Universidade de São Paulo (USP)

Faculdades

Universidade localizada na Cidade Universitária, no bairro do Butantã. Conta com três entradas - sendo uma na Avenida Politécnica, outra na Corifeu de Azevedo Marques e a principal na Afrânio Peixoto. Entre em contato pelo telefone 11 3815-0427.

Quer receber ofertas do(a) Universidade de São Paulo (USP)?

Estabelecimentos neste local

Filtrar: Todos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0-9

Aaah USP! Eu amo a USP. Vim aqui pela primeira vez em 2008 fazer um curso no Instituto de Química.
Simplesmente me apaixonei e decidi que iria tentar a prova para o mestrado aqui.
Comecei a estudar aqui em 2010, após me formar em 2009. Eu gosto muito da USP, apesar de agora ela estar falida.
Temos muitas opções para prática de esportes e como ela fica fechada ao público (somente alunos e funcionários entram) a partir do sábado as 14 horas e no domingo o dia todo, gosto de pedalar aqui pois fica bem tranquilo.

Falar de uma universidade como a USP não é nada prático se considerarmos que ela abriga centenas cursos, entre graduações, pós, mestrados e doutorados, oferecendo serviços diferentes, com qualidades diferentes e atendimentos também diferentes. Assim, começo dizendo que minha opinião aqui se limita a falar sobre o ambiente do campus Butantã. E, sendo bem sincero? Ele não impressiona muito, não!
Acho que todo estudante do ensino médio, ou pelo menos a maioria, idealiza a USP do seu próprio jeito, afinal, só se ouve os professores falando de Fuvest pra cá, listas de chamada pra lá, e isso pode causar uma imagem bem diferente do que a universidade é hoje: um denso matagal a céu aberto, muito mal iluminado em diversos pontos (sério, não queira pegar o ônibus tarde da noite ao lado do velódromo) e cujos prédios precisam de uma reforma urgente. Os banheiros, às vezes, não têm sabão ou sequer papel; nem todas as matérias mais práticas de todos os cursos possuem a estrutura tecnológica necessária e, ainda por cima, o lugar vive cheio de ratos e baratas.
O pior problema, entretanto, é um pouco mais complexo: ao invés de cobrar melhorias e um maior repasse do Governo do Estado, uma grande parte da população prefere culpar os alunos pelos problemas da USP. Mas é obrigação do aluno cortar a grama? Ou dedetizar o campus? Ou comprar os produtos básicos de higiene para que todos os banheiros estejam sempre alimentados? Eles quem devem fazer a limpeza do local, ou tapar os buracos nos prédios, ou garantir que suas estruturas estejam ótimas? A resposta à tudo isso é "não". A responsabilidade deles é, no máximo, prezar pelo espaço e garantir que se cumpram as melhoras.

Desde a época da escola, entrar em uma universidade pública era o meu objetivo, mas entrar na USP era um sonho. Sempre que eu visitava São Paulo e passava pelo portão 1, ficava imaginando se um dia eu conseguiria tamanha proeza, e esse dia chegou, em 2010.

A Universidade de São Paulo é referência em ensino e estrutura no Brasil e na América Latina; a maioria dos seus alunos são de São Paulo (a capital e o estado), mas também é grande o número de alunos de outras regiões e até de outros países (inter-cambistas latinos são muitos aqui!). Como toda instituição pública, há sérios problemas de espaço físico, gestão e ensino, mas pude conhecer outras universidades do país e tenho plena certeza que a USP está anos-luz à frente.

O espaço, denominado Cidade Universitária, antigamente era uma grande fazenda no bairro do Butantã, que foi desapropriada para a instalação da universidade que já existia, mas estava espalhada em prédios individuais pela cidade. Alguns exemplos são a Escola Politécnica, a Faculdade de Odontologia, a Faculdade de Ciências e Letras e o Instituto de Geociências...Hoje, somente a Faculdade de Direito e a Faculdade de medicina e Saúde Pública continuam nos seus respectivos prédios originais, fora da Cidade Universitária. Em São Paulo, ainda há a EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidade), localizada na zona lesta; no interior há os diversos campus (alguns maiores outros menores): Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, São Carlos e Bauru.

No Butantã, campus principal por abrigar a maioria dos cursos e a reitoria, ficam as melhores estruturas: CEPEUSP, as melhores bibliotecas, circulares que são integrados ao metrô, Hospital Universitário, Hospital Veterinário, quatro bandejões, CRUSP, IEB, museus, festas, eventos, centros acadêmicos, atléticas, etc. É (e foi) aqui que os melhores professores e pesquisadores do país se formaram e desenvolveram suas pesquisas e projetos. Alguns exemplos: Aziz Ab'Saber, Milton Santos, Fernando Henrique Cardoso, Delfim Neto, Fernando Haddad, entre outros.

O diferencial é o incentivo à pesquisa; em todos os cursos há inúmeros projetos e professores empenhados em produzir conhecimento e, apesar das burocracias que a própria universidade impõe, só não pesquisa quem não quer!

Sinto muito orgulho em fazer parte desta estrutura e fico muito feliz por conseguir realizar o meu sonho (às custas de muito esforço, claro). O ideal seria que todos os brasileiros pudessem desfrutar também da universidade, pois sendo pública, pertence a todos. Ou, pelo menos, que toda universidade pública do Brasil fosse tão boa quanto a USP.
Praça do Relógio
"Praça do Relógio"

via mobile

Minha vida toda morei no interior de São Paulo. Quando me mudei para a capital para fazer faculdade tudo era novo para mim. As buzinas dos carros, os imensos prédios e uma quantidade de informação que meus olhos jamais seria capazes de processar. Dentro desse liquidificador pulsante, lá estava a cidade universitaria, um local agravel que me fazia lembrar da minha infancia, colhendo amoras no pé e apreciando o por-do-sol. A Cidade Universitaria é meu local de estudo, trabalho e lazer, me sinto sortuda e feliz em saber que isso ainda e possivel nos dias de hoje. Recomendo para quem gosta de passeios em locais arborizados e até para quem gosta de esportes radicais.

via mobile

Melhor lugar do mundo, ir estudar de segunda a sexta nesse lugar me faz acreditar que sou abençoada, nossa cidade universitária é um mundo a parte, é um sonho, tem árvores, um clube, bibliotecas espléndidas, pessoas de mente aberta e sem preconceitos, um ensino de tirar o folego e pra completar, as melhores festas da cidade e muitas vezes de graça, basta chegar com os amigos e ser feliz, dançar até o dia raiar e beber bastante com pouco dinheiro.
A USP não é uma universidade é um estilo de vida!

via mobile

Estudar lá é uma dádiva, é oferecida toda uma infraestrutura para os alunos. Para os alunos de escola e curiosos os museus são mto legais. Pra quem quer andar de bicicleta, tem bastante trânsito mas ainda é melhor que no resto das avenidas por São Paulo. Na rua do portão principal (Alvarenga, acho) a turma da Run Base Adidas se reúne pra treinar corrida junta sob q orientação de educadores físicos - geralmente têm estrutura para oferecer tb como guardar as coisas e tênis pra corrida higienizados.

A universidade é um verdadeiro parque, serve para fazer caminhadas piqueniques e tem uma intensa vida cultural. Festas de todos os tipos e para todos os gostos musicais com comida e bebida baratas; museus teatro e cinema de graça, apresentações artísticas, apresentações da orquestra e eventos científicos e esportivos abertos à comunidade. à noite, a vigilância e iluminação poderiam ser melhores,

via mobile

A melhor universidade desse país. Se quer garantir uma formação invejável, ter anos e experiências inesquecíveis, ser respeitado na sua futura profissão e ter orgulho de si mesmo para sempre, vale a pena cada dia de estudo dedicado a vencer o vestibular mais concorrido do Brasil.

Só precisa melhorar um pouco o local por onde os pedestres andam, mas de resto, ótimo lugar para caminhada e referência em educação na América Latina; o hospital é maravilhoso. Meu pai que esteve internado foi super bem atendido e saiu 100%. Recomendo.

via mobile

Ótimo lugar para passar a tarde, assistir a um filme do cinema alternativo passado ou até mesmo namorar...
É deficitário em sanitários, mas há lanchonetes e barracas de cachorros quente que ficam espalhadas pelo campus.
Recomendo a visita durante a semana!

via mobile

Adoro a USP por ter boas lembranças do tempo em que estudava, continua sendo minha primeira opção para eventuais cursos e também por ter uma estrutura para lazer como uma caminhada, andar de bicicleta, aeromodelismo... etc...

Mais uma vez classificada como uma das melhores Universidades, agora da America Latina. Onde se aprende não só a ser um pesquisador Acadêmico mas na vida, na busca da informação e no posicionamento crítico daquilo que se lê, ouve e aprende.
Você conhece o Universidade de São Paulo (USP)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral