Cidade Del Este

| Rank: 11º de 21 | Pontos Turísticos

É de uma peculiaridade enorme, lá você se depara com um centro comercial enorme, com diversas opções de lojas e galerias que oferecem muitos produtos importados de qualidade e com preços muito mais vantajosos do que no Brasil! Faça o passeio com roupas leves e não dê oportunidade para as pessoas que ficam te abordando no meio da rua, esteja sempre atento ao transitar pelas ruas e busque informações sempre dentro das lojas.

Recomendo que vá mais para conhecer o lugar e se quiser comprar uma "lembrancinha" da cidade compre coisas da rua mesmo, são falsificadas, mas tem loja que lhe mostra produtos originais e depois embala um produto falsificado para você levar para casa, então já que tudo é falsificado pelo menos na rua você sabe disso e o preço é de produto falsificado mesmo. Apesar disso acho que vale muito a pena ir a cidade para conhecer como é o Paraguai

O lugar não é um dos mais bonitos quando se chega pela ponte da amizade mais vale muito conhecer e fazer compras, antes de ir é bom ver alguns vídeos pelo youtube indicando os melhores lugares para suas compras, obs não coma nada nos camelôs e nao pare na rua pedindo informações peça sempre nas lojas

Foto opinião do Renan Gonçalves da Silva sobre Cidade Del Este

Quando eu ouvia falar de Ciudad del Este, acreditava que seria um lugar bacana, realmente um paraíso para as compras. No entanto, a realidade é bem diferente. A Cidade é extremamente bagunçada e muito suja. Encontra-se muitos produtos de qualidade, mais muitas coisas ruins também. O transito é caótico. Os preços podem até ser bons, mais com o dólar nas alturas, não compensa.
Foto opinião do Alex Costa sobre Cidade Del Este

É um dos melhores passeios para compras e lazer no Paraguai. se você tiver dinheiro e poder comprar para aproveitar os preços recomendo que assim o faça. controle de assento com crianças e adultos que vendem vários produtos na rua em que serve para estacionar em locais específicos, ou em outras palavras, é que você tenha recebido como referência de amigos. com toda emoção muito legal para conhecer uma outra cultura e fazer algumas compras de produtos um pouco mais barato.

A cidade assusta na chegada, prédios antigos em mau estado de conservação, muitos produtos de baixíssima qualidade vendidos nas calçadas, para quem quer comprar produtos de qualidades e 100% originais recomendo A Monalisa, um grande shopping da cidade, os preços são mais altos que no comercio, más vale a pena.

Moro em Foz e conheço muito bem o país vizinho. O Paraguai é um grande centro de compras onde você encontra de tudo, e de tudo mesmo, sem exageros.
Alguns turistas vem até ciudad del este e saem com um conceito ruim ou até mesmo com a condição de nunca mais voltar por alguns acontecimentos, iguais ao roubo a turista. Como em qualquer bom lugar existem pessoas querendo tirar proveito, por isso passo alguns cuidados:

1- Não atravessem a ponte a pé, é preferível ir de ônibus coletivo, táxis e etc. Evite mostrar quantias de dinheiro, mulheres nem pensar em ir de bolsas, pulseiras, anéis e colares.
JAMAIS USEM VANS DE TRANSPORTES PARAGUAIAS, NEM NA IDA OU VINDAS!

2- outra questão para segurança é JAMAIS pedir orientação para os entregadores de panfletos, ou ir até onde eles indicam, pois irão oferecer lojas caras e de baixa qualidade, ou até mesmo te levar para algum lugar e te assaltarem.

3- Sobre opções de compras não vão muito na onda de guias e agentes locais, afinal eles ganham comissão e irão te levar também em lojas caras e com produtos de baixa qualidade.

4- Evite ao máximo os ambulantes, além de serem chatos, tem produtos falsificados. Exemplo: Ele te mostra um perfume, e na hora te entrega um frasco de perfume com água dentro. Aparelhos celulares com pedras dentro e por aí vai.

5- Nunca coma na rua, alias sei que não faram isso, pois só de ver da nojo e o local que feita a manipulação do alimento é extremamente anti-higiênico e contaminado.

6- Pesquise sobre o local antes de comprar. Prefira lojas como: Mega Eletrônicos, Nave, Monalisa, China, Macedônia, La petisquera, Madrid Center ou procure lojas dentro de shoppings como: Jebai, Lai-lai, Vêndome, Internacional.

7- Declare seu produto

Esse passos são os principais para você se sair bem em suas compras no Paraguai, quem se deu mal alguma vez em compras no Paraguai certamente não seguiu essas dicas!
Atualmente é mais um local de compras para revenda, tipo 23 de março em SP, do que um destino turístico e compras, como USA. Mas, para quem prefere uma viagem mais perto e rápido, saindo do Brasil, é uma boa opção de compras.
Mas é bom saber os preços nas lojas brasileiras, levar algum valor em dólar, pois em reais o câmbio varia de loja para loja e em cartão pode haver taxas adicionais das lojas e impostos. Assim que se passa pela ponte da amizade já existem diversos shoppings, lojas de rua, ambulantes, bancas na rua oferecendo tudo quanto é produto das mais variadas qualidades. Prefira fazer compras nos shoppings mais conhecidos onde será mais bem atendido e em geral os produtos são originais e com alguma garantia. É bom reservar uns 3 a 4 dias se quiser fazer as compras com calma e não ter pressa de sair comprando na primeira loja. NÃO aceite panfleto na rua e nem ajuda de "guias" que querem te assediar e levar para algumas lojas específicas.

Fui em 2014 e melhorou muito desde a ultima vez q fui em 2009. Ainda precisa cuidar do quesito segurança. Vale a pena comprar algumas coisas lá mesmo com o dólar a 2,44. A boa dica é ir de ônibus coletivo mesmo que custa 4 reais a passagem e toda hora tem. Declarar os produtos comprados é uma escolha sábia.

Vale apena conhecer, uma Cultura diferente, as compras não tem mistério é só procurar grandes lojas e para saber quais são é só perguntar no hotel ou na agência de Turismo.
Você conhece o Cidade Del Este? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral