Ciao! Vino & Birra

| Rank: 45º de 429 | Restaurantes Italiano

Em um salão rústico, intimista e elegante funciona o Ciao! Vino & Birra. A casa possui mais de 40 rótulos de vinhos, além de um belo cardápio de cervejas. Nas comidas, a porção de bolinhos de quatro queijos é a mais pedida. Nos lanches, opções de paninis, massas e até carnes.

O Ciao é um boteco especializado em cervejas. Eles têm uma ampla carta de cervejas importadas. As cervejas têm preço alto, até por serem importadoas, em torno de R$30 a 60 a garrafa, de 300 ml até 1 Litro. Por isso não é o lugar ideal para quem quer sair p bater papo e ficar tomando cerveja. Vá para degustar 1 garrafa lentamente, e pronto.
Eles não servem cervejas regulares como original, bohemia, etc.

Colocam agua gratuitamente na mesa. Ponto para eles.

Comemos um bolinho de queijo chamado de Supli, gostosinho.
E de prato principal dividimos uma Cotoletta, R$ 68 (Sao pratos individuais mas dividimos pois haviamos almoçado tarde). Bem servida, Estava bom, sem estar otimo.

Ponto alto: a sobremesa de brigadeiro de nutela com sorvete de creme. Deliciosa!!!

Preço final R$150 para 2 pessoas, compartilhando o jantar! (1 cerveja, 2 aguas tonicas, 1 entrada, 1 prato principal, 1 sobremesa)

Conclusão: se vc gosta de cervejas especiais é boa opção. O forte deles não é a comida. Voltaria somente para comer a sobremesa!

Foi uma das minhas surpresas gastronômicas de 2012.
Um lugar super agradável, com cardápio cheio de opções incríveis para todos os gostos, além da carta de cervejas bacaninhas.
Logo que você senta, eles dão jarras de água como cortesia da casa, o que já ganha alguns pontos.
Fui de Coruja (nacional) para beber, mas a casa tem uma carta de importadas e vinhos bem grande mesmo. Vale a pena sair provando várias...
As bruschettas são fantásticas, destaque para a Bruschetta di Venezia - com figo, presunto cru, mussarela de búfala e mel (indescritível), mas o que ganhou meu amor foi o Tortelli di Limone (massa recheada com emmenthal e limão siciliano ao molho alho poró, abobrinha e amêndoas. Entrou no meu TOP 10 de pratos preferidos.
Daí, para encerrar e quem gosta de doce muito doce, não tem outra opção que não seja o brigadeiro di Nocciola. Já aviso que dá pra umas 3 ou 4 pessoas comerem e se deliciarem. É um pote gigante de brigadeiro de nutella com cookie de chocolate e sorvete de baunilha.

Se trata de um bar / restaurante, com barra mesmo, assim, indefinido. Serve perfeitamente para ambos os propósitos, para almoços de família, para jantares românticos e para happy hours com os amigos.

Quando cheguei lá, numa terça às 20h para um aniversário, uma grande família japonesa já jantava. Enquanto estive lá, passaram alguns casais e pequenos grupos de amigos, mas em geral a casa estava vazia. Um dos sócios nos disse que de quinta e sexta a casa costuma encher, assim como aos fins de semana.

Fiquei apaixonada pela proposta, pelo cardápio, pela comida, pelo ambiente, pelo atendimento...

O cardápio vem impresso no jogo americano, de maneira simples. É completo e cheio de delicias, mas focamos nossos esforços nas porções: destaque para a patate firenze (batatinhas cobertas com fonduta de queijo e bacon, R$23) e para o suppli di 4 formaggi e capelli d’angelo (bolinho de 4 queijos com cabelo de anjo, derretendo na boca, R$21), que adoramos!

Me disseram também que as massas são ótimas, assim como as bruschettas, cujas porções são um pouco grandes.

De sobremesa, pedimos o brigadeiro di nocciola (brigadeiro de Nutella, que vem num copinho americano com cookies e sorvete de creme, R$15). Eu não sou fã de doces muito doces, e até fui contra quando minhas amigas pediram. Mas a-m-e-i esse doce e voltaria lá só pra comê-lo de novo.

Além das comidas, a casa tem uma ótima carta de vinhos e cervejas. Provamos cervejas variadas de diversos países sem gastar muito. No site dá pra ver a carta de vinhos e cervejas completa: http://www.ciaovinoebirra.com.br/cardapio/. Recomendo a cerveja Leffe blond (R$10), da Bélgica, que é uma das mais baratas e muito gostosa.

O ambiente é simples, bem decorado, com bem italiano e cheio de garrafas penduradas.

O atendimento é informal e muito simpático, e também achei um gesto muito agradável o fato de servirem água à vontade.

Quero voltar lá o quanto antes!
A sabedoria da Coruja

Para quem aprecia cervejas especiais, recomendo a Cerveja Coruja, de Porto Alegre. Experimentei a pielsen artesanal no Ciao Vino & Birra, mas ainda quero provar a ‘Cerveja Viva‘, destaque da cervejaria.

A bebida não-pasteurizada vem engarrafada em um lindo vidro que lembra um medicamento das antigas boticas. E a mensagem no rótulo deste ‘santo remédio’ resume tudo o que desejo dizer neste toast: “Beba com sabedoria“.

A cerveja (R$ 18) acompanhou os paninis de rosbife com queijo (R$ 23) e Ciao! (R$ 26), recheado de suculentos polpettinis bem temperados, molho de tomate e queijo.

(Post publicado originalmente no blog Braun Café em 27 de novembro de 2011)

Beijo ciao!

Quem busca um happy hour ou até jantar gostoso e sossegado pode encontrar abrigo, cerveja, bons vinhos e petiscos italianos no recém-inaugurado “Ciao! Vino & Birra”.

Em uma região tranquila da Rua Tutóia, no bairro do Paraíso, a charmosa 'bottega italiana' aberta no fim de novembro é o primeiro projeto de três chefs de cozinha, que acumulam nos aventais experiências variadas - de eventos a cozinhas internacionais.

O cardápio, prático, já vem impresso no jogo americano oferecendo entradas, massas e petiscos bem ‘Itália lá em casa’ como o molho pomodoro acompanhado de porção de pão italiano - inspirado do estiloso BottaGallo, dos mesmos donos do Astor, do Original e da pizzaria Brás.

O simpático chef Edu, que atende as mesas ao lado dos sócios com muita simpatia, traz passagens por praças como o D.O.M. Restaurante, além de uma temporada de três meses no renomado catalão El Bulli. "Quando me disseram para descascar a pele da noz achei que era trote", conta ele, relembrando a passagem pela revoluncionária e disciplinada cozinha de Ferran Adrià.

O atendimento é muito amigável assim como os preços. Em minha primeira visita provei a saborosa e bem servida porção de brusqueta com molho pesto em pão foccacia (R$ 15) – eu só trocaria o pão, um tanto alto, para equilibrar. Recomendo as lascas de grana padano (R$ 16), acompanhadas de aceto balsâmico, e as cremosas batatas bravas servidas com estilo em marmita de alumínio.

A carta de vinhos traz rótulos da importadora Zahil como o delicioso rose chileno Aquitania (R$ 55) e o surpreendente nacional Pizzato Chardonnay (R$ 42). A casa também oferece cervejas de garrafa (600ml) e long necks, por enquanto restritas às marcas da Ambev.

Na visita mais recente, a Stella Artois de garrafa grande e bem geladinha foi uma boa pedida com a porção de queijos variados (R$ 23), que vale muito a pena. Destaque para o suave queijo de cabra acompanhado de finas fatias de figo desidratado, que agradou a todos. A apresentação também merece nota: os queijos servidos em uma placa de piso cerâmico, segundo Edu, fazem referência ao serviço do El Bulli.

No andar superior há um ambiente aconchegante para pequenos eventos. Pode ser uma boa para dar um ‘ciao’ ao ano que vem por aí. Tenha um feliz e saboroso reveillon!

(Post publicado originalmente no blog Braun Café em 15 de janeiro de 2011)
Você conhece o Ciao! Vino & Birra? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral