O Komka não é nenhuma novidade por aqui. Todo mundo sabe que nós 3 somos loucos pelo lugar.Ambiente simples, gente alto astral, o olhar do Deco sempre em cima, cerveja gelada e carne boa. Estas são só algumas das características marcantes de lá.Pois dia desses, o Komka recebeu algumas visitas ilustres.

A chef e amiga deste blog, Roberta Sudbrack, veio a Porto Alegre para um evento e tinha algumas horas para o almoço. De quebra ela convidou nada mais, nada menos que Jonathan Nossiter, o diretor do excelente documentário Mondovino. Junto com o Nossiter, vieram nossos amigos da Vallontano.

Eita, que time! Completavam a mesa: Diogo, Fernanda, Geraldo, eu, Sâmia, Mari e Manoel.Antes mesmo de qualquer um pensar em comer, já tinha pedido umas polentas recheadas e umas polentinhas fritas pra mesa. Chego a sonhar com elas…O Diogo rebateu com três tipos de salada de maionese.

A normal, uma com frango e uma com atum.Mais uma surpresa, o Luiz Henrique Zanini da Vallontano trouxe uma garrafa do espumante que leva o seu nome, uma Extra Brut. Desceu muito bem.Taí, tinha esquecido que um dos motivos que me faz adorar o Komka é a qualidade dos acompanhamentos.

As carnes nem tinham pintado na mesa e já estava tudo a mil maravilhas. Ainda mais com esse feijãozinho mexido.Nisso, o Diogo me pede uma massinha a bolonhesa. Sério? Sério mesmo? Não acreditei. É tipo pedir sagu em restaurante chinês (né Lela!). Mas o guri bateu no peito confiante e disse que valia a pena. Tive que provar e me redimo aqui do preconceito que me arrebatou na hora.

A tarde estava espetacular. Comida de primeira, gente de primeira, bebida de primeira. Podia ficar ali por muitas horas mais. Ainda mais quando o Luiz apresentou pra gente o Era dos Ventos, um vinho branco feito com a exclusivíssima uva Peverella.Nesse momento, olhei pra TV e vi o espaço kids bem monitorado.

Entendi na hora porque a Alexandra curtiu o lugar.Tanto é que fui lá ver a gurizada. Quase comprei umas fichas pra jogar…

Tá bom, chega de firula! Vamos pras carnes! Começamos pela excelente costela.Logo após, experimentamos o vazio.E pra terminar, o incrível lombinho com queijo.Nem vou falar nada sobre as carnes. A cara dá Roberta babando diz tudo.Quando a gente acha que não pode ficar melhor, vem o Nossiter com um vinho escondido no casaco. Trouxe direto da França um Corral Nou 2008. Esse eu deixo pro Geraldinho In Spirits comentar.Pra fechar com chave de ouro, o sempre presente sagu com creme. Chora Lela!Uma tarde como essa ficará pra sempre na nossa memória, assim como o Komka estará pra sempre na nossa lista de favoritos.

O Komka é uma daquelas unanimidades em Porto Alegre. Em uma categoria que a concorrência é fortíssima na capital dos gaúchos a experiência, tradição e boa comida deste restaurante se destacam.

Na ativa desde 1967 e com o prédio recém reformado este ambiente simples e despretensioso conquistou gerações de clientes. O lugar é de médio porte, cabem cerca de 150 pessoas bem distribuídas no salão. O estilo familiar é nítido na forma como os clientes se relacionam, cada novo casal ou família que chega vai cumprimentando as pessoas que já estão acomodadas, praticamente todos clientes se conhecem e são frequentadores assíduos.

Acredito que este sucesso esteja muito ligado ao empenho do proprietário, Deco Komka, filho do casal de fundadores, Eduardo e Therezinha, que tem uma verdadeira obsessão em oferecer itens de primeira qualidade para seu público, sem nunca abrir mão dos cortes provenientes de rebanhos das raças hereford e angus, temperados somente com sal grosso e assados em uma churrasqueira a carvão.

Outro fator de sucesso são os funcionários de longa data, tem gente que trabalha lá a mais de 20 anos, isto com certeza deixa o atendimento mais intimista para quem frequenta e mantém um padrão de qualidade.

A área de recreação do Komka conta com muitos brinquedos e jogos eletrônicos, tudo com a supervisão de uma recreacionista e o monitoramento por câmeras. O cardápio traz pratos divertidos para os menores, como as batatas em forma de sorriso.

Fomos conhecer o Komka em uma quarta feira no final do mês de fevereiro, época em que o movimento de Porto Alegre ainda é muito baixo, chegamos no restaurante às 20h (abre às 19h) e já estava lotado, ainda bem que tínhamos reserva! Fica a dica: A reserva é indispensável, a casa está sempre cheia e com filas.

O garçom William já chegou com os cardápios e um sorriso estampado no rosto. O menu é diferenciado. Esta é uma churrascaria que não serve espeto corrido, é tudo à la carte. Mas também não é uma steakhouse já que as carnes vem à mesa no espeto. É uma churrascaria a moda antiga com serviço de carnes feito no método tradicional gaúcho: na churrasqueira a carvão.

O cardápio conta com muitas opções de entradas e aperitivos, pode-se optar por pratos à base de frango, churrasco, grelhados na chapa (gado, frango e porco), uma extensa opção de massas e acompanhamentos. Tem de tudo e tudo muito bem feito. Entre outros diferenciais, no Komka você pode montar sua salada e pedir meias-porções.

Para entrada pedimos uma porção de Polenta Frita (palito) com Queijo Parmesão – R$ 8,80 (02/2015) – Pode pedir sempre a polenta frita (super crocante) não tem erro.

Aproveitamos para conhecer outro clássico do lugar: Polenta Recheada com Queijo – R$ 3,50 a unidade (02/2015)

Pão com Alho – R$ 5,00 (02/2015) – O pão com alho do Komka não é seco e esfarelento como é comum em churrascarias, aqui é macio e com tempero suave. Um acompanhamento perfeito para as carnes.

E não podia faltar também a Provoleta: Queijo Provolone com Orégano na chapa – R$ 8,80 (02/2015)

Para os pratos principais escolhemos o 1/2 Espeto de Picanha – R$ 35,00 (02/2015) – e o 1/2 Espeto de Entrecot – R$ 27,00 (02/2015)

E não podia faltar a alegria da criançada: 1/2 porção de Coração de Galinha com Queijo – R$ 9,80 (02/2015) - Assado no espeto e envolto no queijo ralado.

No menu de saladas optamos pela Maionese com Frango – R$ 13,80 (02/2015) – A maionese é especial, não tem aquele sabor forte e enjoativo, é super leve e o frango dá um toque especial. Tem que comer para saber.

Caprichamos também nos acompanhamentos, um Feijão Mexido – R$ 9,80 (02/2015) – e um Arroz – R$ 8,80 (02/2015) – que casaram perfeitamente.

Para finalizar este jantar maravilhoso um Panino com Sorvete Crocante – R$ 8,80 (02/2015)

Uma deliciosa Torta de Sorvete Stella Alpina – R$ 9,00 (02/2015)

E o famoso Sagu com Creme – R$ 8,80 (02/2015) – O sagu feito pela simpaticíssima Roselaine, que além de ajudar a manter o restaurante em ordem é uma “saguzeira” de mão cheia. Rose, teu sagu com creme é melhor que o da minha mãe. Principalmente para quem vier de outro estado e visitar o Komka, use isto como regra: Tem que experimentar o sagu da Rose!

A Churrascaria Komka já virou um ponto turístico de Porto Alegre, quando um amigo de fora chega na cidade o pessoal já chama para jantar ou almoçar aqui. É um daqueles lugares que os locais amam, tanto pelo preço (excelente custo-benefício) quanto pela qualidade da comida.

Depois de ler várias críticas positivas, optamos pelo Komka para conhecer o churrasco gaúcho. Pedimos a polenta recheada com queijo (3,50 a unidade) e uma porção de polentas fritas acompanhadas de parmesão (8,50). A primeira estava meio sem sal, já a porção estava muito boa.
Os pratos principais foram duas carnes: 1/2 vazio (22 reais/300 gramas) e 1/2 entrecote (25 reais/300 gramas). Os preços comparados a Sp são maravilhosos e as carnes estavam deliciosas!
Chegamos ao restaurante às 20h e esperamos na fila por uns 5 minutos (já estava lotado!), então se estiver com fome ou em grupos grandes chegue cedo.
Você conhece o Churrascaria Komka ? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral