Era Domingo e estava em um conexão em Porto Alegre com 6 horas de espera, peguei o trem que fica em frente ao aeroporto e fui para o Centro de Porto Alegre para visitar o Mercado Municipal, que estava fechado por ser feriado. Fiquei sem entender porque agora os lugares turísticos das cidades ficam fechados nos feriadões, deve ser para espantar os turistas. Só falta fechar tudo na copa e não deixarem nem os turistas gastarem no Brasil porque vai ser feriado.
Enfim, como tinha que almoçar em algum lugar lembrei do Chalé da Praça XV, um bar e restaurante dos mais tradicionais de Porto Alegre, montado em uma construção histórica bem em frente ao mercado municipal. Era meio dia e o lugar estava abrindo, mas como o termômetro batia 35 graus fui me sentar na sombra do Chalé.

Em pouco tempo vários turistas desavisados também vinham ao único lugar decente aberto no centro de Porto Alegre. O Chalé da Praça é um famoso ponto de encontro para o Happy Hour e salvou minha visita de 6 horas na cidade.

Aguardei em um ambiente gostoso, ao meio de árvores e tomando um chopp weiss da eiseinbahn perfeito. Já tinha andado várias quadras pelo centro antes do Chalé da Praça abrir e este chopp foi providencial.

O foco do lugar são os petiscos e o menu de pratos se resume em comerciais com variações nas carnes. eles também oferecem um pequeno buffet que não me apeteceu. Preferi comer um legítimo carreteiro gaúcho em terras gaúchas. o carreteiro veio em uma linda panela de ferro e acompanhado de tutú de feijão preto. A porção era farta e achei o prato simples mas bem saboroso.

Fiquei durante horas neste recanto até dar o meu horário para pegar o avião e seguir viagem. Lembrei do ano que morei em Porto Alegre e dos queridos amigos que fiz por aqui.O lugar tem acessibilidade e o site do Chalé da Praça é super bem feito, contando todos os fatos históricos que ocorreram por aqui.

Local muito bem localizado, no centro de Porto Alegre, próximo ao Mercado Público. Atendimento cordial e eficiente. Preços razoáveis. Pratos deliciosos. Sugiro experimentar o bauru com batata frita. O local oferece música ao vivo. No entanto, achei que a música é muito alta. Recomendo a visita. Aproveite.

Um dos mais tradicionais bares de Porto Alegre, inaugurado em 1885 o prédio faz parte do Patrimônio Histórico Municipal de Porto Alegre desde 1988. Entre os clientes da casa a alta sociedade na época da inauguração e tempos mais tarde intelectuais e boêmios. Originalmente construído em madeira o prédio foi reconstruído e passou por diversas reformas por alguns períodos ficou fechado. Excelente comida e atendimento em um local repleto de História.

Ambiente agradável, agilidade no atendimento, mas sempre tem um porém. Um pouco antes da copa fui jantar com meu marido e como era o lugar mais perto resolvemos entrar, o cardápio é ótimo mas não se pode ir com fome (achei bem pouco) pedi um frango com vegetais e meu marido um risoto de tomate seco e mais a bebida que foi uma tônica e um refri por "tudo isso" pagamos cerca de 100 reais achei bem caro pois saí de lá com fome.

Sou muito apaixonada por este lugar!!
Logo que cheguei a POA, depois de 23 anos sem pisar aqui... queria muito ir ao Chalé...lembrava de bons passeios por lá, com minha vó e depois das minhas aulas nas Dores...aquela bandinha básica pelo Mercado e uma voltinha no Chalé....
Depois, ele meio que decaiu.... Mas enquanto eu estava fora, me comunicava com meus amigos daqui, que me diziam que o Chalé tinha voltado a ser um lugar aprazível.
Cheguei e fui. Não podia ter sido num dia melhor, pois marquei de reencontrar minha ex-cunhada(ex-namorada do meu irmão) que eu adorava. Foi uma noite massa!!! Nos divertimos e até bebi(pq não bebo álcool) Aliás, rodamos os bares do centro!! kkkk
No chalé, tomamos um chopp delícia (um, não! VÁRIOOOOS!!) pedimos petiscos e escutamos uma música maravilhosa.
Tinha música ao vivo, tocando MPB!!
Foi um happy hour que virou noitada!!
Muito bom!!!
Foto opinião do Lysianne Salgado sobre Chalé da Praça XV

Fui encontrar uma amiga para um happy hour durante a semana e isso foi depois do chalé ter sido remodelado ja.
Acho que o atendimento deixou a desejar,embora nós tenhamos ficado numa mesa na rua a direita de quem entra pelo largo Glênio Peres.
Chopps não muito gelados e um petisco enorme que nos serviu de bom grado.
Não ficamos até muito tarde devido ao movimento dos sem teto ao redor depois que escurece, mas o final de tarde foi bastante agradável.
Aconselho ir de transporte público ao centro pois o estacionamento em frente só é liberado após as 20h.
Existe também o couvert dos músicos que ali se apresentam.
No geral não sai muito em conta mas vale conhecer e curtir um lado do centro que não vemos normalmente na correria do dia.

O lugar da um show no centro da cidade, sempre que passava ficava namorando e falava com o marido um dia quero ir ali, ate que um dia resolvemos entrar o lugar é lindo e bem grande com vários ambientes música ao vivo, achei o cardápio bem variado porém o custo beneficio alto, e as porções são mínimas, ideal para quem ta de regime rsrsrrs que não era meu caso, mas valeu a pena conhecer

O chalé é um local bem conhecido por quem passa pelo centro pois fica bem na frente do Mercado Público mas é meio escondido pelas árvores e pelo caos. Fui já diversas vezes tomar um chopp com amigos e amigas, escutar um som ao vivo e assistir jogos durante a copa. Além da bebida, tem uma variedade grande de comidas e sobremesas. Provei uns filés e achei divino.
Foto opinião do Andressa Peralta sobre Chalé da Praça XV

Lugar show de bola para uma reunião com amigos, do trabalho ou até encontro à dois, música ao vivo, lugar ao ar livre, show mesmo!!!
Comida: todos os pratos e petiscos são muito bons!
Atendimento: todas as vezes que fui ao Chalé, o atendimento sempre foi 100% eficiente.
Preço: os preços de alguns petiscos valem muito a pena, mas tem alguns (dois ou três) que poderiam ser revistos, pois ficam um pouco altos.

Lugar legal de se conhecer no centro de Porto Alegre. O ambiente é bem show, a comida é bem boa, destaque pra polenta.
O atendimento deixou a desejar, cuidem de suas bebidas, os garçons levam sem tu ter terminado.

Merece destaque por ser no centro, local pouco explorado na cidade
Você conhece o Chalé da Praça XV? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral