Cervejaria São Jorge

Bares e Botecos

Este local está fechado

O São Jorge fica em um lugar estratégico para os trabalhadores do centro de SP, ao lado de pontos turísticos (edifício do Banespa, Vale do Anhanabaú) e numa praça com lindos coretos.

Por dentro, o ambiente é bem de boteco chique, tradicional, com uma decoração bacana, caricaturas de diversas personalidades consagradas.

O cardápio é de dar água na boca, mas como não sou chegada em carne fiquei na batatinha. Também confesso que não inovei na hora de beber, mas a música e o ambiente foram ótimos para papear com a galera e conhecer gente nova. Super descontraído!

Imaginem um bar clássico, daqueles que fazem parte de inúmeras listas, do tipo, "Bares que você deve conhecer antes de morrer" e por aí vai...a Chopperia São Jorge se encaixaria, perfeitamente, à estas listas, aliás não sei como demorei tanto para conhecê-lo. O bar fica muito bem localizado, a menos de 5 minutos da estação São Bento do metrô, é um bar gigantesco (03 ambientes) e mais mesas que tomam conta da calçada da praça onde está instalado, sem contar da ótima sensação de estar no Centro Velho da cidade, bem em frente à Bovespa, um dos cartões-postais da Terra da Garoa.

Realmente me surpreendi com tanta "quinquilharia"- no bom sentido- que está ali exposto: garrafas dependuradas no teto, lustres que mais pareciam candelabros, placa de rua na parede, charges, frases agradecendo São Jorge por isso ou por aquilo coladas pelos espelhos que revestem as colunas, telefone do início do século passado, pôsteres do Choppe Brahma, latas de produtos antigos- não tem como não reparar na lata de Leite Ninho da década de 1970- e garrafas de refrigerantes da década de 1990, intactas, óbvio que impróprios para o consumo, mas muito bacana como souvenier, para mim só o ambiente já ganharia nota 10, mas soma-se a isso um banheiro impecávelmente limpo e um atendimento solícito dos garçom, que ao perceberem seu copo vazio tratavam de enchê-lo logo, nota 10 é pouco, acho que pela primeira vez gostaria de dar uma estrelinha a mais de bônus à algum estabelecimento, pois eles merecem.

Eles servem vários tipos de petiscos e comidas de boteco, provei a tal da carne de panela com batatas e pimentas-de-cheiro que vem acompanhada de farofa, pães e molho de pimenta ($29,00) e de brinde o cliente ganha uma Cerveja Bohemia, porém pedi para ser trocada por outra de meu gosto e o garçom imediatamente me trouxe a outra, muita rapidez e agilidade, gostei bastante do tempero da carne e meu amigo que me acompanhava gostou também, para acompanhar a deliciosa carne uma cervejinha gelada (a Skoll sai por $6,80 e a Serramalte sai por $7,80, foram as duas marcas que tomamos) e para fechar com chave de ouro, provei a famosa caipirinha que vem acompanhada de um picolé caseiro, que é uma das melhores que já provei.

Realmente um lugar para se rasgar elogios, e voltar inúmeras vezes, só uma pena eles fecharem cedo, por volta das 23 horas, por isso chegue cedo, principalmente se quiser um lugar na disputada calçada.

Alguns passeios em São Paulo e a curiosidade de conhecer esta cervejaria cresceu com o passar do tempo. Recentemente tive a oportunidade, porém com pouco tempo disponível mais muita curiosidade resolvi almoçar por aqui mesmo.

Dei uma olhadinha básica no cardápio que está exposto na entrada, e logo o garçom veio me atender e explicou como funcionada as opções de grelhados/empanados, onde era possível “montar” o próprio prato, e há várias opções. Na porta mesmo escolhi a combinação do prato e indiquei o lugar onde me acomodaria.

Acomodei-me em uma das mesas do lado de fora, que dispõe de vista para a BOVESPA, e para o antigo prédio do Banespa, os clássicos quiosques de engraxates etc. A vista é bem agradável e era aproximadamente 13:30. Um dia de ensolarado muito agradável.

Escolhi um 'File de Frango Grelhado', acompanhado de 'Arroz Biro-Biro'.
O prato é bem apresentável, porém o "montinho" de arroz se desfez no caminho até à mesa. Vêm também como acompanhamento algumas "gotinhas" de pimenta biquinho.

Como de costume, já perguntei ao garçom se havia disponível Wi-Fi e gentilmente me disponibilizou a senha. Logo acessei o aplicativo do Kekanto e fiz o Chekin.

O filé de frango grelhado é bem diferente de muitos que já experimentei em vários bares e lanchonetes de São Paulo. Este é realmente bem melhor e muito saboroso. Infelizmente não consigo descrever muito bem o ‘Arroz biro-biro’, e nem me lembrei de perguntar ao garçom, mas achei muito saboroso. A pimentinha “biquinho” com ardência discreta vem como acompanhamento, dá um sabor muito especial e agradável.

Depois do almoço agradável fui acomodar-me lá dentro para apreciar um bom café espresso.
O ambiente interno é realmente admirável. Brevemente me foi servido o cafezinho.

Infelizmente tinha pouco tempo, mas valeu muito a experiência de ter visitado o lugar e incitar ainda mais a vontade de voltar em um dia de sábado com uma companhia agradável.

Preços:
'File de Frango Grelhado' – 15,80
'Arroz Biro-Biro' – 3,90
'Espresso' – 3,50
23,80 + 2,30 (10%) = 25,52
Foto opinião do Dener Feliciano sobre Cervejaria São Jorge
Você conhece o Cervejaria São Jorge? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral