CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo

| Rank: 9º de 73 | Clubes

Estabelecimentos neste local

Filtrar: Todos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0-9

Esse é clube esportivo para alunos e funcionários da USP. Quem é aluno e funcionário pode utilizar o clube de graça, sendo que ex-alunos podem usar mediante o pagamento semestral de R$250.

O clube é bem completo, com instalações que acomodam mais de 30 modalidades esportivas. Entretanto, apesar de conservadas e bem limpas, essas instalações são antigas e carentes de uma reforma de atualização.

Eles oferecem vários cursos para a comunidade USP, e dos que participei (karate e natação) a qualidade pareceu alta. Para fazer esses cursos você deve pagar uma taxa semestral que ficava na faixa dos R$20, e deve ter sido "sorteado" caso o número de interessados tenha superado o de vagas.

No geral, é um clube que não fica muito cheio. Mas durante o período de aulas, nos horários em que há cursos - 7h às 9h, 11h às 13h e 17h às 20h - ele fica bem cheio. O estacionamento é bem grande, acomodando centenas de carros; porém, da mesma forma, nos horário de pico é difícil achar lugar.

Um problema no clube - como em toda a USP - é a falta de opções para alimentação. Se não me engano, hoje há apenas uma lanchonete (boa para lanches) disponível com preços exorbitantes. Antigamente, havia uma outra maior e mais completa que foi fechada. Boatos dizem que pela vigilância sanitária. Lá também há uma loja de artigos esportivos e uma outra lanchonete pequena onde se vende sorvetes e sucos.

De forma global, o CEPEUSP é bom clube. Ainda mais quando você é da comunidade USP e pode usá-lo gratuitamente.

Foto opinião do Adan Oliveira sobre CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo

Hoje o CEPE é o local onde acontecem as grandes festas da USP..... pelo é a visão para quem é formado e não pode praticar esportes lá =/

Para falar verdade ex-alunos até podem usar o CEPE pagando uma taxa semestral de R$ 250 e eu achei um pouco caro (mais caros que a maioria dos clubes).

Quando era bixo joguei handball e vôlei nas quadras do CEPE e achei as cobertas super boas. As descobertas eram um pouco mais detonadas.

Nos outros anos usei algumas vezes as quadras para jogar futebol, inclusive o velódromo que era péssimo pois a bola ia muito longe e cansava ficar pegando. Usei bastante as quadras de tênis e o bom é que tem tantas quadras que sempre tinha alguma vazia. Eles também tem um paredão na parte de trás de uma delas, lugar onde perdi umas 4 bolinhas.

Alunos conseguem emprestar bolas de futebol e tênis usando a carteirinha e não tem muita frescura.

Difícil opinar sobre o CEPE como um todo. Mas aí vão questões sobre o pouco que pratiquei.

As quadras de tênis, todas rápidas, são ótimas. Se não me engano, no total são 6 quadras, as mais do fundo talvez um pouco menos conservadas, tem algumas poucas rachaduras no chão. As da frente, pintadas de marrom, são mais bem tratadas. Mas como um todo, é bom demais ter 6 quadras à disposição, nunca encontrei superlotado. Eles dão aulas também, mas não sei como funciona. Em geral, muito bom.

A parte de tênis-de-mesa é totalmente esquecida. Fiquei mais ou menos um ano ajudando a dar treinos para o IME nas mesas do CEPE. Se é que dá para chamar de mesas. Ficam em volta do velódromo (na verdade não sei se existem ainda, pois usei faz alguns anos), mesas descascando de tão velhas e, por estarem num espaço aberto e meio alto, sofrem com o vento e chuva. Ou seja, não tem tênis de mesa no CEPE.

Treinei baseball também por quase dois anos. Antes, podíamos usar o gramado que fica no centro da pista de atletismo para treinar. Era um piso muito irregular, mas alguns trechos eram mais lisos e dava para treinar decentemente. Também havia umas grades, que provavelmente eram usadas para arremessos-de-alguma-coisa no atletismo, e usávamos para treinar rebatidas. Era um espaço bom o suficiente e muitos times o usavam. Hoje, a área está em reforma e, aparentemente, não vão mais permitir o uso da área central para baseball, o que é extremamente lamentável, já que não existe outra área boa para treino.

A pista de atletismo, antes da reforma, não estava tão bem cuidada, mas era boa. Costumava correr lá. Fora isso, para corridas de distância, existe um "traçado" de terra/gramado que percorre quase o perímetro do CEPE, nunca fiz ele completo, mas hoje também está bloqueado por causa das reformas.

Nos outros esportes de quadra, a estrutura parece ser muito boa, apesar de ter usado pouquíssimas vezes. Infelizmente, os alunos dos esportes mais "populares" são beneficiados, enquanto outros tem que aproveitar um restinho de espaço, ou nem isso.

O CEPEUSP é uma ótima opção para os alunos e funcionários da USP relaxarem. Seja no começo do dia, no finzinho da tarde ou nos finais de semana.

Além de uma longa lista de atividades nas quais vc pode se inscrever para cursar durante o semestre, também pode fazer atividades livres e aproveitar todo espaço que o CEPE oferece. Como por exemplo fazer uma caminhada ou corrida (pra quem não gosta ou tem medo de correr no meio das ruas da USP), fazer uma musculaçãozinha, dar uma nadada na piscina, uma jogadinha nas quadras (é possível pegar bola emprestada com a carteirinha) ou apenas ficar lá de boa.

A disposição dos usuários tem vestiários, uns 3 ou 4 para cada gênero (masculino e feminino rsrs). Os vestiários femininos (os masculinos devem ser iguais, imagino) são bem amplos, com bastante chuveiros de água quente. Tem vários armários para guardarmos nossas coisas, mas é necessário que cada um leve seu cadeado.

Lá dentro tem dois caixas eletrônicos (Santander eu acho), uma lojinha e roupa e acessórios de ginástica e uma lojinha de doce.

Para quem leu até aqui e ficou triste pq não faz parte da comunidade USP, agora vai a boa notícia: Comunidade externa tb pode fazer os cursos que o CEPE oferece!
Tem atividade pra todo mundo: infanto-juvenil, adultos, terceira idade e tb para pessoas com necessidades específicas. No site tem informações importantes com relação ao período de inscrição, número de vagas e valores.

Em quatro anos de curso frequentei bem pouco o CEPEUSP, o que é uma vergonha, pois é ao lado de onde moro; sou muito preguiçosa e sedentária.

Nós, alunos, somos privilegiados por ter esta estrutura; conheço várias universidades públicas que mal tem uma quadra para os momentos de lazer. No "Cepe", várias atléticas levam seus times para treinar em diversas modalidades. Há esportes oferecidos pelo centro, com inscrições sempre no começo de cada semestre. E também os frequentadores que vão só pra relaxar, manter a forma, ou só passar o tempo mesmo.

Para frequentar a piscina é necessário fazer uma avaliação rápida, no cepe mesmo, que sai por R$ 10,00 e te dá o direito de frequentá-la por 3 meses. Lembrando que a piscina fica fechada entre os meses de junho e agosto, por causa do frio.

O velódromo, atualmente, é usado para festas e eventos de grande porte (a maioria realizada pelos Ca's, grêmio e atlética da Escola Politécnica). Gosto de frequentá-las, mas às vezes os preços dos ingressos são abusivos.

Logo na entrada do cepe, há uma lojinha com artigos esportivos (bolas, raquetes, maiôs, sungas), roupas, alguns cosméticos, etc. É bem útil pra quem aparece por lá e esquece o bronzeador ou a toalha em casa.

Infelizmente, como várias estruturas da USP, o CEPEUSP é precário em alguns setores (a lanchonete por exemplo, está fechada há anos), mas temos um sinal de esperança com o anúncio de reformas em breve.

Bom complexo esportivo, mas poderia ter uma manutenção melhor. Há uma grande variedade de instalações para a prática de inúmeras modalidades esportivas, mas em geral são mal cuidadas e precisam de reforma. O que está em melhor estado são as piscinas e o campos gramados. Poderiam melhorar também a oferta de serviços como lanchonetes e lojas, há 1 ou 2 opções e, sem muita concorrência, o incentivo para melhorar é limitado.

O ponto positivo é que é gratuito (para o pessoal da USP) e há estacionamento abundante. O CEPE é dividido entre as várias escolas da USP. Entretanto, algumas escolas possuem instalações próprias como é o caso da Faculdade de Medicina (de longe a que oferece os melhores recursos esportivos aos seus alunos através da AAAOC) e da Faculdade de Direito (ao lado do antigo Detran na 23 de maio).

Eu queria, queria mesmo dar cinco estrelas pro CEPE, a única coisa que me impede é o estado de algumas das áreas do clube. O Velódramo por exemplo, tinha tudo pra ser a menina dos olhos do clube, mas ta pedindo por uma boa reforma há anos!

Tirando esses "detalhes" o clube como um todo é muito bom. A área é maravilhosa, ampla, cheia de verde, sem prédios em volta, parece até que você está bem longe da cidade grande.
A grama e o jardim costumam estar sempre bem cuidados. Lá dentro também tem uma lanchonete com mesinhas externas, lugar super agradável pra tomar uma vitamina depois de uma sessão de exercícios.

Na questão de exercícios o clube oferece diversas aulas dos mais variados tipos de exercícios, body jump, yoga, aeróbica, pilates, em fim, há uma grande variedade. As aulas tem um custo bem pequeno. É uma taxa simbólica que deve ser paga na matrícula.

O clube conta com campo de futebol, ginásios poliesportivos, quadras de tênis, campo de volei de praia, estrutura completa para os esportes. Quem tem tempo, não tem desculpa para não entrar em forma, com um clube desses a disposição.

O Centro de Práticas Esportivas da USP é sem dúvida um dos lugares mais atrativos da Universidade. Muito bom para se manter saudável e relaxar durante sua (possivelmente muito longa rsrs) estadia na USP.
Vejo que algumas reviews falam do estado de conservação de aparelhos e quadras, mas acredito que, comparando com os padrões de outros serviços públicos, o CEPE é muito bem conservado.
Único ponto negativo é a falta de uma lanchonete. Fazer esporte normalmente nos deixa muito faminto!

O CEPE é um centro de práticas esportivas da Cidade Universitária. Foi projetado para ser palco de alguma Olimpiada, portanto tem um pouco de tudo! Porém a estrutura é antiga.
Recentemente tem passado por muitas reformas, como as quadras e o tetanus (sala de musculação de uso livre)! E agora a pista de atletismo também está em reforma! E como praticante desse esporte maravilhoso fiquei super feliz! :D
Há muitos anos ocorriam boatos sobre a reforma e finalmente saiu do papel! E dizem q havera reformas no velódromo tambem!

Adoro o os vetiários, o chuveiro é otimo! Tem um super gramado que em dias de verão e sol sempre há pessoas pegando uma corzinha!

E ainda tem as picinas, diversos cursos, banquinhos debaixo de arvores para ler um livro ou tirar um cochilo e muito mais!

Adoro estar por aqui!

O CEPE, como o próprio nome diz, é o local onde os uspianos podem praticar atividade física com um pouco mais de infraestrutura do que no restante do campus.
Fica localizado perto do portão 1, ao lado da Faculdade de Educação, e todos os ônibus que entram/saem da USP passam por lá. Tem estacionamento, mas à noite as vagas costumam ser raras e falta iluminação, tome cuidado se parar por lá.
Não sei a que horas fecha, mas recentemente descobri que abre às 6h45 (cheguei 6h30 e já tem uma galera esperando).

O acesso é restrito à comunidade USP. De manhã cedo vejo várias pessoas que devem participar de programas da terceira idade.

Apesar de as opiniões anteriores terem falado bastante da má conservação do CEPE, neste ano (2012) algumas melhorias estão acontecendo. A pista de atletismo, que estava bastante desgastada, está sendo reformada e trocaram os aparelhos da academia que fica sob o velódromo.

Se você pretende tomar banho lá recomendo não esquecer do chinelo para evitar pisar diretamente no chão que nem sempre está limpo. Se quiser/precisar também dá para levar secador de cabelo (tem tomada para usá-lo).

Independente de tomar banho por lá, leve um cadeado para poder guardar sua bolsa/mochila nos armários dos vestiários enquanto treina.
O Centro de Práticas Espostivas da USP é um lugar bastante frequentado e é ernome. Possui várias quadra entre elas, tennis, basquete, futsal, volei

Se for é aluno ou funcionário você tem direito de usar e e vale muita a pena usar. Eu costumava usar as piscinas, a parte que o atletismo pratica os treinos e a parte que fica as mesas de tenis de mesa. As piscinas são boas e é uma pena que não possui uma aquecida. As mesas de tenis de mesa, algumas eram boa e outras é bem ruim. A parte do atletismo, a pisca é mais ou menos...

Perto do velódromo você pode "alugar" alguns equipamentos e no final você devolve
Você conhece o CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em São Paulo?