A minha curiosidade e fascínio pela maçonaria me levou a descobrir a cidade de Óbidos, em Portugal, que é maçônica e por isso as casas foram pintadas em branco e azul-hortência; cor tradicional da Maçonaria Simbólica. Assim como Óbidos, Paraty também foi urbanizada pelos maçons e por este motivo, os casarões que ocupam 33 quarteirões foram pintados de branco e azul. Logo, numa visita rápida ao Rio de Janeiro, aproveitei para conhecer Paraty, e posso dizer que é incrível.

Cercada por correntes que impede a passagem de carros para preservar o local e garantir o clima colonial, Paraty conta com vários sobrados com desenhos geométricos em relevo. Hoje em dia, tais sobrados abrigam várias pousadas, restaurantes e cafés, livrarias e lojas de souvenir. Obviamente, trouxe comigo umas lembrancinhas. Artesanatos incríveis! Na ocasião estava acontecendo a 5° edição do Festival de Cinema de Paraty e aproveitei para curtir um filme na Casa da Cultura. Nesse local costuma sempre haver shows, exposições, peças teatrais e eventos durante todo o ano.

Andar pelas ruas de pedras irregulares não é tarifa muito agradável para quem está de chinelo e muito menos para salto alto. Esqueça essa ideia ou vai torcer o pé. Pelo fato de a cidade estar localizada quase ao nível do mar, as ruas são inundadas pela maré de tempos em tempos. Almoçar no centro histórico custa entre R$ 30,00 e 90,00 para duas pessoas.

Próximo à igreja, é possível passear em embarcações, lanchas, traineiras e escunas. Para tal convém se programar com antecedência. Além disso, ao cruzar a ponte da cidade histórica, tem a Praia do Pontal, que fica a poucos metros dali. A água é calma e a rasa profundidade faz com que até os que não saibam nadar fiquem um bom tempo na água.
Infelizmente eu não explorei todas as possibilidades da cidade, pois estava só de passagem, mas Paraty oferece passeios ecológicos, passeios pelo mar, merguho e passeios culturais. A vida noturna é agitada e bacana pra curtir.

Cidade histórica com muitos detalhes encantadores, as ruas do centro não são recomendadas para se passear de salto alto , coloque um tenis confortável e não se arrependerá do passeio, muitas lojas, restaurantes e bares.
O pessoal bem cordial, nos ajudaram dando dicas de passeios, onde estacionar, e comer.

Muitas opções de comidas e bebidas muitas pessoas, clima muito agradável e as pessoas muito hospitaleiras !
Fomos a uma pizzaria que estava muito cheia (foi muito difícil encontrar um lugar que tivesse mesas disponíveis) então recomendo muito chegar mais cedo e comer mais cedo porque depois das 8 já é muito difícil encontrar lugar.
Gostei muito

Caminhar pelo centro histórico é um verdadeiro desafio olímpico, as pedras completamente irregulares, causando transtornos a crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Se você estiver de chinelo esqueça. Os preços dos restaurantes são muito acima da normalidade e o aspecto geral do centro histórico pede melhorias urgentes.
Foto opinião do José Machado sobre Centro Histórico de Paraty

Paraty é muito aconchegante, bem familiar!
Mulheres SALTO NÃO, pois vão sofrer rs
Não achei paraty um lugar muito barato não e pelo que ouvi dos moradores não está segura como antigamente, mas fui no carnaval e não tive problemas!
Dá para ir com familia, de casal, sozinho, com amigos...
Tem vários barzinhos, lojinhas bem legais, artesanatos..

É obrigatória a visita ao centro histórico de Paraty, com suas ruas de pedras, com suas casas e igrejas antigas, bem conservadas, o centro histórico é uma viagem no tempo, é possível se perder entre suas ruas do centro histórico, impossível não sem impressionar com a arquitetura.
O Centro histórico também é rodeado de bares, restaurantes e cafés, recomendo uma visita.
Foto opinião do Igor Leonardo Pereira da Silva sobre Centro Histórico de Paraty

Eu simplesmente adorei o centro histórico.
Estava para conhecer há tempos e atendeu bem as minhas expectativas. Fiquei apenas um final de semana, mas quero voltar com mais tempo.
O local é lindo, a arquitetura do local é maravilhosa, você viaja ali naquelas casinhas, de tão fofas. O calçamento é antigo, por isso vá de tênis ou um sapato confortável para andar. Nem pense em ir de salto, é uma cidade pra bater perna mesmo.
Há muitos comércios ali no centro, além de lugares em que você pode alugar barquinhos e passeios para conhecer a cidade.
Vale a pena, lugar bem gostoso ;)

Paraty é um lugar lindo , praias lindas e muito tranquilas , águas cristalinas . Particulamente amei tudo de lá . Lugar perfeita pra quem quer descansar ,quer tranquilidade eu to doida pra voltar ! Todo ano no mês de agosto acontece o festival da cachaça lá em Paraty então vão gente de todo canto , fica lotado é muito bom

Um dos meus lugares preferidos sem duvida é a cidade de paraty, sobre o seu centro histórico podemos dizer que é uma experiencia maravilhosa poder percorrer suas ruas, conhecer suas historias, alem de oferecer uma serie de restaurante para todos os gostos, oferecendo uma culinária principalmente a base de frutos do mar, alem de uma quantidade enorme de lojinhas para se comprar de tudo desde camisa a souvenir.

O cento histórico é super conservado e lindo.
Várias lojinhas de artesanatos e restaurantes.
A cidade não é tão bonita, mas o centro histórico é um show!
É uma ótima pedida para um passeio a pé e para contemplação.
E se der não deixe de parar em um dos restaurantes para experimentar a deliciosa culinária de Paraty
Foto opinião do Chayanne B F da Silva sobre Centro Histórico de Paraty

O centro historico de paraty, é muito bonito, mas recomendo que voce em alta temporada não deixe para sacar dinheiro na cidade, porque o dinheiro acaba e voce vai ter que ficar mais de 2 horas para sacar, mas fora isso esse lugar é muito bonito e cheio de cultura, em cada cantinho da cidade tem uma historia interessante. Lugar muito bonito.

Eu amo demaaaaaaaaaaais esse lugar. Acho um charme as casinhas e lojas coloridas e rústicas. A cidade inteira junto com as igrejas são super charmosas. As fotos ficam lindas em qualquer lugar da cidade. As ruas são de pedras, um pouco difícil de andar as vezes rs principalmente a noite... Se tiver pensando em ir de salto ou sapato que seja alto e possa se desequilibrar, desista! Vale a pena ir de sapato baixo, vai ser bem mais confortável.
Foto opinião do Laynara Azevedo sobre Centro Histórico de Paraty

Se você estiver pensando em visitar Paraty, não deixe de conhecer o centro histórico da cidade. Lugar rústico , que mantem sua arquitetura antiga, um lugar cheio de história e cultura, com museus, restaurantes deliciosos, sorveteria, creperias, lojinhas e muito mais. De lá, saem os barcos que fazem passeios pelas belas praias e ilhas da região.
Foto opinião do Luciana P sobre Centro Histórico de Paraty

Lindaaa, Paraty sempre Linda, desde seus encantos naturais ao centro histórico, você andando no meio dela parece estar dentro de uma novela, pois é bem diferente do que você geralmente está acostumado se vive em cidade grande... Muito charmosa, quando fui estava tendo uma passeata no meio dela, vários restaurantes bem chiques. É um programa bem romântico.

Não sou muito de cidades históricas, mas paraty ganhou um pedaço memorável em minhas viagens brasil a fora. E ainda pra fechar com chave de ouro, fizemos um passeio de barco, com valor bem atrativo por dentre as ilhas em volta de paraty. Foi um dia perfeito!
Você conhece o Centro Histórico de Paraty? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Paraty?