Quer receber ofertas do(a) Centro Histórico de Paraty?

A minha curiosidade e fascínio pela maçonaria me levou a descobrir a cidade de Óbidos, em Portugal, que é maçônica e por isso as casas foram pintadas em branco e azul-hortência; cor tradicional da Maçonaria Simbólica. Assim como Óbidos, Paraty também foi urbanizada pelos maçons e por este motivo, os casarões que ocupam 33 quarteirões foram pintados de branco e azul. Logo, numa visita rápida ao Rio de Janeiro, aproveitei para conhecer Paraty, e posso dizer que é incrível.

Cercada por correntes que impede a passagem de carros para preservar o local e garantir o clima colonial, Paraty conta com vários sobrados com desenhos geométricos em relevo. Hoje em dia, tais sobrados abrigam várias pousadas, restaurantes e cafés, livrarias e lojas de souvenir. Obviamente, trouxe comigo umas lembrancinhas. Artesanatos incríveis! Na ocasião estava acontecendo a 5° edição do Festival de Cinema de Paraty e aproveitei para curtir um filme na Casa da Cultura. Nesse local costuma sempre haver shows, exposições, peças teatrais e eventos durante todo o ano.

Andar pelas ruas de pedras irregulares não é tarifa muito agradável para quem está de chinelo e muito menos para salto alto. Esqueça essa ideia ou vai torcer o pé. Pelo fato de a cidade estar localizada quase ao nível do mar, as ruas são inundadas pela maré de tempos em tempos. Almoçar no centro histórico custa entre R$ 30,00 e 90,00 para duas pessoas.

Próximo à igreja, é possível passear em embarcações, lanchas, traineiras e escunas. Para tal convém se programar com antecedência. Além disso, ao cruzar a ponte da cidade histórica, tem a Praia do Pontal, que fica a poucos metros dali. A água é calma e a rasa profundidade faz com que até os que não saibam nadar fiquem um bom tempo na água.
Infelizmente eu não explorei todas as possibilidades da cidade, pois estava só de passagem, mas Paraty oferece passeios ecológicos, passeios pelo mar, merguho e passeios culturais. A vida noturna é agitada e bacana pra curtir.
Foto opinião do Leví Selles sobre Centro Histórico de Paraty

O centro histórico de Paraty é um lugar que eu recomendo. Como tem vários estrangeiros voce se sente em outro país, já a atmosfera do lugar é incrível. As construções são maravilhosas. Para os românticos, o lugar é perfeito. Outro destaque do local é a gastronomia, com belos restaurantes, para a mulherada fica a dica, nunca vá de salto devido o calçamento ser de pedras não uniforme. Minha esposa foi de sapato baixo e mesmo assim os pés doeram de caminhar pelas pedras.

Paraty é uma cidade bem pequena.
O Centro Histórico de Paraty é um charme. É um lugar muito bacana para se visitar. Para visitá-lo é bom ir com um calçado confortável e sem salto, devido as pedras das ruas.
O lugar conta com muitos restaurantes, lojas de artesanato, sorveterias, cachaçarias... Algumas lojas contam com pessoas que falam inglês, para melhor atender aos turistas gringos.

Foto opinião do Valeska sobre Centro Histórico de Paraty
O passeio pelo centro histórico é muito bom circular entre os casarões, muitos deles transformados em restaurantes e lojinhas de artesanatos e lembrancinhas. Só recomendo ir de tênis, porque o calçamento irregular pode causar algum acidente com outros tipos de calçados. Também tem a opção de fazer um tour de charrete pelo centro histórico.

O centro de Paraty com suas construções históricas do tempo do Brasil colônia, as ruas de pedras construídas pelos escravos e as luzes acessas a noite, tem todo um charme.

São várias ruas com bares e restaurantes com música ao vivo, cervejarias e lojas abertas deixando o centro movimentado a noite toda.

Adoro cidades históricas e sabia que iria gostar de Paraty. Os casarões estão bem conservados o que mantem o encanto ainda maior. A vista do mar pelo centro histórico é encantadora. Há varias lojinhas de artesanatos, que fica dificil escolher o que comprar, cada coisa linda. Para o passeio recomendo tênis ou sandalia rasteira, pois as pedras são bem escorregadias. Bom também parar em um dos vários cafés da cidade e aproveitar a vista e o clima tomando um delicioso capuccino.
Foto opinião do c.passos sobre Centro Histórico de Paraty

O centro histórico é uma graça, tudo muito antigo sem perder o seu encanto! Tomem muito cuidado com as pedras, vi várias pessoas escorregando, inclusive eu kkkk algumas são lisas e tem areia nelas, então escorrega mesmo. Mulheres: sapatilha ou tênis e esqueçam o salto alto e a rasteirinha. Homens: tênis.

Local interessantíssimo, muitas histórias interessantes. Arquitetura típica da época.
Ruas com calçamento de pedra e caimento para escorrer a água.
Um dos extremos dos caminhos da Estrada Real.
Não deixe de passear de charrete! Parece uma dica boba e infantil, mas os condutores são guias e vão vão mostrando e explicando os pontos turísticos. O passeio dura de 20 à 30 minutos e custa R$20,00 por pessoa.
Outra dica boba e bem óbvia: devido ao calçamento de pedras e seu inclinamento, não é recomendável o uso de salto alto.
O mais tradicional passeio da cidade é o de escuna. Dura cerca de 5 horas e você conhece várias ilhas e praias.
Existem vários restaurantes, mas em geral não são baratos. Preparem-se.
Foto opinião do Wagner Almeida sobre Centro Histórico de Paraty

Apesar do título, que é ponto que precisa prestar atenção devido ao piso tombado historicamente, aqui tudo é muito bom.
O piso de Paraty, no centro histórico é daqueles que você precisa ficar olhando atento para o chão. Ele é feito de pedras gigantes, como se fosse um chão de paralelepípedo. Mulherada não venha de salto, venha com um Tênis, algo bem confortável para andar.
As casas são tombadas e viraram Patrimônio Histórico. Não é para menos, são muito bonitas e únicas. As paredes das casas são bem grossas (que nem permitem o sinal do celular entrar nelas) e as portas pintadas com cores vibrantes.
Existem diversas lojas, desde cachaças até bares e restaurantes.
Vale muito a pena andar aqui. Venham na epoca de São João e curtam as festas típicas da região. Vale a muito a pena.

Esse centro é o point dos turistas, lá tem de tudo, pessoal fazendo teatro, shows, etc. As vezes fica até cheia a rua, só de gente passeando! É muita gente! (mas depende, lógico, da época que você vai, eu por exemplo fui no final do ano, o que explica a superlotação). As ruas são todas de pedras, as vezes meio molhadas, fazendo uma galera escorregar.

Os restaurantes, bares, lojas de artigos, são todos aconchegantes, a maioria de madeira deixando o ambiente extremamente agradável.

Se for pra Paraty, não deixe de visitar esse centro!

Cidade simplesmente gostosa de ficar, o clima perfeito, gente tranquila, educada enfim quanto mais andamos mais temos vontade de continuar!!!!
As ruas de pedras irregulares dão um charme sensacional a cidade com seus casarões de beleza inegualável. Local surpreendente, toda vez q programo uma viagem se deixarem vou à Paraty pois não me canso nunca!!!!!!!
E o engraçado é q lá sempre tem uma novidade portanto faz com q seja sempre um atrativo uma ótima opção de passeio!!!!!!!!
Você conhece o Centro Histórico de Paraty? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral