Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade - São Paulo , SP - Brasil - 01504-000

O CCSP é um dos principais espaços público de cultura da cidade de São Paulo. Mantém programação nas áreas de artes visuais, cinema, dança, literatura e poesia, música popular e erudita e teatro, além de propor projetos e atividades educativas e sediar algumas das mais importantes bibliotecas de São Paulo.

Quer receber ofertas do(a) Centro Cultural São Paulo?

Esse local é um encanto!

Mas, em que pese ser enorme, sou completamente apaixonada pela área de arte sequencial (revistas em quadrinhos, livros de histórias em quadrinhos, etc.). Não saio de lá!

O Centro

Saindo pela estação Vergueiro do metrô, você já dá de cara com a rampa de acesso ao Centro Cultural, ou seja, a localizado é excelente. Pra mim, que moro em cidade da Grande São Paulo, acho super fácil o acesso.

O Centro Cultural é um espaço público (entrada gratuita) com quatro pavimentos para o desenvolvimento de atividades culturais, técnicas e de lazer. Isso vai desde sentar em uma das muitas mesas disponíveis para estudar, ler ou jogar de xadrez a assistir um espetáculo teatral.

Nos pavimentos há biblioteca, gibiteca, biblioteca de música, filmoteca, lanchonete, dentre outros. Inclusive, a biblioteca Sérgio Milliet é a segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, a única que é aberta aos domingos e feriados. Informação importante: lá tem copiadora para fazer "xerox" de livros e afins.

É comum também haver, ao longo dos pavimentos, instalações artísticas e exposição de obras de arte. Lá frequentemente tem programação (gratuita ou a preços populares) de "espetáculos de teatro, dança e música, séries voltadas à literatura e à poesia, mostras de artes visuais, atividades ligadas aos acervos, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e palestras", como informa o site do Centro.

Na área externa superior há uma espécie de jardim, com cadeiras espreguiçadeiras. Lugar ótimo para relaxar ou bater um papo.

Horários de funcionamento

De terça a sexta, das 10h às 20h;
Sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.

É bom observar os horários antes de ir ao Centro porque eles mudam. Link: http://www.centrocultural.sp.gov.br/Bibliotecas_horarios.html

Foto opinião do Mari Araujo sobre Centro Cultural São Paulo

Trata-se de um espaço público de cultura e convívio. Aberta durantes todos os dias da semana, com diversas atrações para diferentes faixas etárias.
Um dos maiores atrativos deste lugar, é o jardim aberto ao público. Este jardim fica aberto de terça a domingo(incluindo feriados) das 10h as 18h. Você pode levar o seu amor e apreciar o pôr-do-sol ou até fazer um piquenique, é um ambiente maravilhoso para diversas atividades.
Neste mesmo ambiente é possível ver uma horta que um grupo de pessoas cultiva, o tratamento da horta é feito aos domingos e divulgado por todos os meios de comunicação com antecedência.
Outro atrativo, é a incrível biblioteca. Há milhares de livros, organizados e em bom estado, desde científicos à ficções. O ambiente reservado para ter acesso a eles é bem elaborado, não é permitido entrar com bolsa (mochila, frasqueira e afins). Caso você vá estudar lá, só poderá levar o seu material na mão. Para segurança da biblioteca, há antenas anti-furto ("detector de roupas pelo código de barras") localizadas na entra e na saída. Para seu conforto, existe muitas mesas e ambientes inusitados para experimentar. Uso de exemplo um tronco de árvore (envernizado) que pode entrar, deitar e ler. Ou uma tenda, onde é possível espreguiçar-se entre os tapetes e almofadas, durante a sua leitura.
Para os apaixonados por música, está disponível uma cervo com diversas musicas. Você consegue ouvir um vinil e saborear o desatino da estática, que ocorre entre a agulha e o disco vinil.
Outros atrativos, são as abundantes exposições que o CCSP proporciona. Não espere somente tema atuais em debate, pois é retratado muitos assuntos que podem não ser o seu conhecimento.
Ao andar pelo CCSP, prepare-se para o choque com diversas culturas, há espaços onde as pessoas dançam, ensaiam coreografias e peças teatrais. Se você gosta do que está vendo, pode sentar e contemplar a apresentação. Peça para participar, com toda certeza será uma experiência única. Acaso você decida ir até o CCSP de bicicleta, fique tranquilo pois eles possuem um bicicletário!

Centro Cultural São Paulo [http://www.centrocultural.sp.gov.br/]

São lugares como o CCSP que fazem de São Paulo, a cidade maravilhosa que é.
Próximo a estação Vergueiro do metrô, o CCSP é um centro cultural bem grandes dimensões. Rola de tudo um pouco lá. Exposições de arte, teatro, shows de rock, gente estudando, jogando xadrez, e até fazendo compras na lojinha que tem lá.
É um espaço público daqueles que dá gosto de ficar e curtir o tempo passar.
Não abrem na segunda (descobri isso ao chegar lá) e a abertura das exposições depende muito do dia da semana, então vale a pena checar antes de ir para lá.
Mas de qualquer maneira, mesmo que seja apenas para apreciar a arquitetura do prédio, já está valendo :)
Foto opinião do Rodrigo A. sobre Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural é um ótimo lugar para se visitar, pois é um ambiente que te faz sentir bem.
Já assisti vários shows naquele espaço e acho muito legal porque o contato banda e público é sensacional.
Todo ano o local sedia sessões do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, evento este que não perco nunca!
Ali também você pode conferir exposições, dança, teatro, biblioteca, utilizar o wifi ou admirar o final de tarde no gramado.
Foto opinião do Évelin Karen sobre Centro Cultural São Paulo

Além da excelente estrutura que permite que desenvolva grande parte de atividades de estudos sem nenhuma dificuldade por deter uma boa biblioteca e serviço de Internet gratuita, o Centro Cultural de São Paulo detém de um espaço com boa vastidão de uma espetáculo é oficinas culturais.
Observação : O espaço detém banheiros e bebedouros abertos ao público, junto a vigilância privada.

O espaço é muito muito bacana , super democrático e aberto a população lá dentro você encontra de tudo . Desde estudantes debruçados nos livros dentro da biblioteca, pessoas observando as exposições , dancarinos de break dance treinando nos corredores , cursos de desenho ao ar livre e etc. Lá há também um restaurante bem simpático, vale a pena conhecer , é bem pertinho da estação de metrô Vergueiro.

O centro cultural de São Paulo é um lugar para quem gosta de ler um bom livro, ouvir uma boa musica, dançar, se divertir, ver algumas exposições e relaxar. O centro cultural é bem grande, tem uma área externa que tem a vista para a 23 de maio, dentro tem vários lugares para conhecer e sentar, algumas coisas para comer e é bem próximo do metro Vergueiro, se informe dentro do metro, por que tem uma saída que vai direto para o centro cultural e o melhor, não paga nada pra entrar.
Foto opinião do Bruna Souza sobre Centro Cultural São Paulo

Meu refúgio em São Paulo. Não tem um cantinho que eu não goste nesse CCSP <3

É um espaço enorme, que logo de entrada você ve vários grupos de pessoas diferentes, uns jogando RPG, outros estudando, uns casais, grupos de dança e teatro (aliás, tem um auditório na parte inferior, e os ingressos sempre são super baratos). Houve uma época que ia lá todo final de semana pra ficar na biblioteca, lendo HQ, porque lá tem uma gibiteca! E além disso tudo ai, que já é coisa pra caramba, também tem exposições e intervenções lá, sempre por meio de videos, obras ou músicas. Tem espaço pra voce sentar e ouvir um som tambem, numas poltronas confortáveis.

Cara, é muita coisa boa num lugar só! Subindo a escada vermelha ao fundo do CCSP você tem acesso a uma área verde linda demais, rodeada por predios, mas a vista é sensacional! E ao fundo do CCSP também tem mais espaço com mesas, e ate aconselho quem vai lá pra estudar, que fiquei no espaço dos fundos, é muito mais tranquilo!

Enfim, é bom pra andar, pra passear com alguem, ficar sozinho, estudar, dançar...lá é o point!

Foto opinião do Barbara Câmara sobre Centro Cultural São Paulo

Muito legal para ir com amigos ou até mesmo sozinho para estudar. Contém uma biblioteca e espaço destinado ao estudo. Tem internet grátis e possui lanches/café. Fecha um pouco cedo aos domingos à parte da leitura. Para entrar na biblioteca você precisa levar sua identidade. Não esqueça! Recomendo!! Fica próximo à estação vergueiro de metro.

Um ótimo lugar para passar o dia, ou um fim de tarde após o trabalho ler um bom livro marcar encontro com amigos, fins de semana para acessar internet, ta ai uma lan house a céu aberto.
Vasto espaço com teatro, cinema onde também ocorrem vários eventos culturais e exposições no decorrer do ano.
Ponto de encontro de vários guetos e gostos e estilo e pessoas, lá onde vivenciamos a multidiversidade de nossa cidade.

Fui ao Centro Cultural de São Paulo porque meus queridos e maravilhosos amigos fizeram o show de lançamento do EP na famosa ''Quinta na Faixa" que é um projeto do CCSP, em que todas as quinta-feiras acontecem shows de graça, mas dou uma dica: em determinados shows, mesmo gratuitos, são distribuídos ingressos, pois a sala tem lotação máxima de 622 pessoas! =]
Não sei como funcionam todos, mas o dos meus amigos aconteceu na Sala Adoniran Barbosa, é um palco fundo, com cadeiras em volta, a arquibancada na parte de cima, bem bonito e aconchegante! O Centro por si só é muito bonito, tem arte em cada metro quadrado, uma energia muito boa! Vou postar algumas fotos, mas nenhuma foi tirada por mim, porque eu estava la embaixo na boca do palco curtindo muito, hahaha.
Pra melhorar, fica um pulo da estação Vergueiro do Metrô, dependendo da saída que você pega, a única coisa a fazer é atravessar a rua =]

Esse é um local muito bacana, com uma biblioteca maravilhosa, onde se pode pesquisar sobre qualquer coisa. Ainda conta com teatro (a preços muito populares), lanchonete, oficinas variadas, pontos de encontro e muito mais. E é amplo o bastante para acolher várias tribos da cidade. Vale uma tarde por lá!

É um importante lugar pois preserva os aspectos culturais e acervos em meio a um pais cheio de caos, trânsito, violência... Temos que ter lugares assim onde você pode passear levar a familia - ai sim.
Você conhece o Centro Cultural São Paulo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral