Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Igrejas

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Asa Sul - Brasília , DF - Brasil

Uma das igrejas mais bonitas de Brasília

Quer receber ofertas do(a) Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida?

A belíssima Catedral de Brasília foi projetada pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer, assim como diversos outros monumentos e edifícios da capital. Sua forma é única (hiperboloide), com 16 pilares de concreto e vitrais preenchendo seus espaços. No começo da rampa de acesso encontram-se três estátuas dos evangelistas, de Alfredo Ceschiatti. Internamente, três estátuas dão a impressão de anjos sobrevoando a nave. Outros importantes artistas brasileiros, como Di Cavalcanti e Athos Bulcão deixaram suas contribuições na catedral. Visita obrigatória para quem visita Brasília.
Anjos
"Anjos"

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasília, sem sombra de dúvidas é um dos principais pontos turísticos de Brasília. Moro na cidade de Brasília a mais de 30 anos e sempre que posso vou visita-lá. Gostaria de escrever um breve relato sobre a Catedral de Brasília.
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasília, foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre 1959 e 1970, e faz parte do conjunto inicial de edifícios que compõem o Eixo Monumental da capital brasileira.
O edifício é definido pelos seus dezesseis pilares de concreto em forma de bumerangue, que partem de uma planta circular de setenta metros de diâmetro, rodeada por um espelho d’água, e sobem inclinadamente até tocar uns aos outros. O cálculo estrutural desse e dos demais edifícios projetados por Oscar Niemeyer para o conjunto original de Brasília foi feito por Joaquim Cardozo.
O contraste entre o que foi visto externamente e o interior que se faz presente é supreendente. Os vitrais que fazem os fechamentos entre os pilares dotam a nave da catedral de abundante luz. A monumentalidade interna parece estar além da majestuosidade externa.
Ao lado do edifício da Catedral está o campanário, cuja solução estrutural é novamente inusitada. Uma barra linear, que apoia sobre ela quatro sinos, sustentada por um único ponto central, que descem formando quatro pilares em suaves curvas.
Do lado oposto está o batistério, finalizando a estrutura tripartida do conjunto. Assim como a Catedral, ele também é um espaço enterrado, mas, ao contrário daquela, sua coberta é uma casca ovóide opaca, levemente iluminada por aberturas laterais.
A Catedral de Brasília é sua obra paradigmática, onde a concepção arquitetônica é reduzida ao mínimo, à sua estrutura, ao mesmo tempo que a concepção estrutural é levada ao máximo de suas possibilidades. Como disse o próprio arquiteto: “quando a estrutura está feita, o edifício está pronto”.

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é a catedral metropolitana de Brasília, capital do Brasil. É a sé arquiepiscopal da Arquidiocese de Brasília. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília.
Foto opinião do Katia Cristina Fonseca sobre Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida é sem dúvida um local que você jamais deve deixar de visitar se estiver de viagem a Brasília. Tem uma arquitetura diferente e interessante, mas seu interior é o que a faz mais especial, com o belo altar e as esculturas dos anjos que parecem voar sobre nossas cabeças. Uma curiosidade, são as paredes da Catedral, que pelo seu formato diferente ou talvez pelo material de que são feitas, permite que, caso se fale alguma coisa em uma ponta da parede, outra pessoa do outro lado da catedral, se estiver com o ouvido próximo, consegue escutar. Foi bem legal brincar com isso! kkkkk
Foto opinião do Rafael De Faria Ferreira sobre Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, encanta desde fora. Com arquitetura única, com os sinos externos, as estátuas dos Apóstolos na entrada. Em seu interior os vitrais encantam a todos. Mais uma obra do gênio Oscar Niemeyer. É sem dúvida algumas um dos cartões postais de Brasília. Considero a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida uma das Igrejas mais famosas e mais bonitas do Brasil e do Mundo.
Sem palavras para descrever a beleza da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida por dentro e por fora. No interior da igreja tem anjos pendurados por cabo de aço e que se movimentam com o movimento do ar. Há também uma parede curvada onde é possível duas pessoas na extremidade se comunicarem em baixo tom de voz. Fato muito interessante e curioso.

Um dos pontos turísticos mais frequentado de Brasília, e ninguém se decepciona em conhece - la, uma das igrejas mais bonitas do Brasil, com uma arquitetura singular, projetada para que o som círcule facilmente. A entrada é franca, fique atento nos horários de visita. na entrada vedem objetos de lembranças de Brasília, como miniaturas dos monumentos.
Foto opinião do Renan Souza sobre Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Espaço importante e recomendado na visita a Brasília. Arquitetura impecável de Niemeyer, vitrôs coloridos que atingem uma luminosidade estupenda ao cai da tarde. Quanto ao estacionamento realmente é complicado, porém há sempre uma brecha entre um espaço e outro. O que acaba perturbando, são os vendedores ambulantes que ficam na frente da igreja e são insistentes para compra de souvenirs. Fica quase junto a Esplanada dos Ministérios.

Numa construção muito diferente de outras tantas igrejas católicas no país, quando você entra na mesma desce um pouco e tem uma sensação de que não é ninguém no mundo, já que o espaço acima de você é bem grande, com grandes anjos pendurados no alto e um ambiente que remete a paz e a faz pensar na vida.

A catedral metropolitana, destacasse tanto no exterior como no seu interior uma das maravilhas de Brasília, a arquitetura é deslumbrante com as estátuas dos anjos pendura dos embelezando o interior da catedral, achei interessante é a parte curvada aonde alguém fala de um lado e outra escuta com se fosse um telefone.
Você conhece o Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer
Atrações O que fazer