Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Igrejas

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Asa Sul - Brasília , DF - Brasil

Uma das igrejas mais bonitas de Brasília

Quer receber ofertas do(a) Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida?

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é a catedral metropolitana de Brasília, capital do Brasil. É a sé arquiepiscopal da Arquidiocese de Brasília. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília.
Foto opinião do Katia Cristina Fonseca sobre Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
A belíssima Catedral de Brasília foi projetada pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer, assim como diversos outros monumentos e edifícios da capital. Sua forma é única (hiperboloide), com 16 pilares de concreto e vitrais preenchendo seus espaços. No começo da rampa de acesso encontram-se três estátuas dos evangelistas, de Alfredo Ceschiatti. Internamente, três estátuas dão a impressão de anjos sobrevoando a nave. Outros importantes artistas brasileiros, como Di Cavalcanti e Athos Bulcão deixaram suas contribuições na catedral. Visita obrigatória para quem visita Brasília.
Anjos
"Anjos"
Espaço importante e recomendado na visita a Brasília. Arquitetura impecável de Niemeyer, vitrôs coloridos que atingem uma luminosidade estupenda ao cai da tarde. Quanto ao estacionamento realmente é complicado, porém há sempre uma brecha entre um espaço e outro. O que acaba perturbando, são os vendedores ambulantes que ficam na frente da igreja e são insistentes para compra de souvenirs. Fica quase junto a Esplanada dos Ministérios.

No meu primeiro dia de visita, fui conhecer a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, ou melhor, Catedral de Brasília. Ela fica localizada no Eixo Monumental, entre a Esplanada dos Ministérios e o Museu Nacional. É um dos edifícios mais impressionantes do arquiteto Oscar Niemeyer e também um dos mais visitados de Brasília. Foi inaugurada em 31 de maio de 1970, a Catedral possui 40 metros de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d'água. E a cruz metálica de 12 metros de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI, doador do altas.

Ao lado, na torre do Campanário, ficam quatro sinos de tamanhos diferentes que foram doados pelo Governo da Espanha. Os sinos recebem os nomes de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica, em homenagem às caravelas de Cristóvão Colombo.

Na entrada, destacam-se as esculturas dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, todas de Alfredo Ceschiatti e Dante Croce.

Para ter acesso à nave da igreja é necessário seguir por uma rampa que segue pelo subsolo. Depois de percorrer o túnel escuro, é marcado pelo contraste de luz e sombra à medida que se adentra a igreja. O interior da catedral é simplesmente fantástico, e os vitrais de Marianne Peretti são LINDOS DEMAIS!

Ali dentro também estão as esculturas de três anjos pendurados por cabos de aço, que simbolizam os 3 Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. As esculturas são de Alfredo Ceschiatti.

Depois de apreciar os vitrais, não deixe de observar Um painel em cerâmica de Athos Bulcão no batistério, a réplica da Pietà de Michelangelo, as obras da Via Sacra do pintor brasileiro Di Cavalcanti e a cruz de madeira sob a qual foi rezada a primeira missa na nova capital. Se quiser comprar lembrancinhas da Catedral, visite a lojinha que fica no interior da nave, quase que escondida atrás do pilar onde se encontram as obras da Via Sacra.

A Catedral Metropolitana de Brasília é linda e o interior é simplesmente fantástico!

CURIOSIDADE!!! Uma amiga minha que mora em Brasília disse que a de dentro você fala de um lado na parede e do outro alguém te ouve. Mas voce fala baixinho olhando para parede e o outro alguém lá do outro lado te ouve perfeitamente como se estivesse falando do seu lado, no seu ouvido.

Fica aberta à visitação diariamente das 08:00 até 18:00, exceto nos horários em que houver missa.
Não tenho religião, mas posso dizer que o que mais me atrai nas igrejas é a arquitetura, e essa é uma das mais bonitas e peculiares do mundo. Linda por dentro e por fora, os vitrais dão um efeito muito bonito de dentro. Tem o truque da acústica das paredes, se você fala de um lado, dá pra ouvir lá do outro, bem legal para mostrar para as crianças.
Foto opinião do Bruna Louise Azevedo sobre Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados no DF,não paga para entrar,fácil acesso,pertinho da rodoviária,ms tem ônibus que para perto,funciona como as demais igrejas católicas,tem batismo,casamentos,missas.Arquitetura moderna e também é muito bonita.Há ambulantes na frente que vendem réplicas como lembrancinhas.
Foto opinião do Cris sobre Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Obra lindíssima por dentro e por fora e um dos principais cartões postais da cidade. Quem vem visitar Brasília não pode deixar de conhecer a catedral. Em meses com eventos especiais como Outubro Rosa e Novembro Azul, a catedral ganha uma iluminação combinando com cada evento e torna o ambiente ainda mais legal. Visita imperdível.

Visitar a catedral de Brasília é uma experiência emocionante tanto para religiosos quanto para amantes de arquitetura como eu (garanto que nunca verão nada parecido em qualquer lugar que forem). A localização é boa, no eixo monumental, você pode em apenas uma manhã visitar todos os pontos turísticos principais de Brasília seguindo uma só avenida reta.

A Catedral é um marco na cidade. Ponto turístico obrigatório. Projetado é claro pelo nosso Oscar Niemeyer.
Na entrada da igreja encontram-se as esculturas do italiano Alfredo Ceschiatti – Os Quatro Evangelistas, referindo-se a João, Lucas, Marcos e Mateus. Alguns dizem que esses eram os apóstolos preferidos de Oscar Niemeyer e, por isso, somente eles foram homenageados com as esculturas de quase 3 metros de altura. Outros, contudo, afirmam que os quatro apóstolos representados foram os que difundiram os ensinamentos de Jesus com os quatro evangelhos.
Ao lado, na torre do Campanário, ficam quatro sinos de tamanhos diferentes que foram doados pelo Governo da Espanha. Os sinos recebem os nomes de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica, em homenagem às caravelas de Cristovão Colombo.
Para ter acesso à nave da igreja é necessário seguir por uma rampa que segue pelo subsolo. Depois de percorrer o túnel escuro, o contraste com o interior claro e colorido proporcionado pelos vitrais da artista franco-brasileira Marianne Peretti é evidente — e surpreendente!
Os tons de verde e azul dos vitrais ganham ainda mais destaque em função dos pilares brancos e do piso de mármore. No projeto inicial da Catedral os vitrais eram transparantes, mas após uma reforma, ganharam um belo colorido, estudado e aprovado por Niemeyer.
Mesmo com pilares de concreto, a Catedral mostra-se incrivelmente clara, serena e leve. Leveza, aliás, mais acentuada pelos três anjos suspensos também esculpidos por Alfredo Ceschiatti.
Depois de apreciar os vitrais, não deixe de observar a réplica da Pietà de Michelangelo, as obras da Via Sacra de autoria de Di Cavalcanti e a cruz de madeira sob a qual foi rezada a primeira missa na nova capital.

Um ponto turístico obrigatório para quem vai visitar Brasília. Acredito que a Catedral Metropolitana seja uma das obras mais bonitas de Niemeyer.

A igreja é meio subterrânea. Essa parte que você vê de fora é só a coroa da igreja, os bancos, o altar ficam abaixo do nível do solo. É muito interessante.

Quando visitar a igreja, não deixe de conhecer o recinto que fica abaixo do altar. É uma outra sala de cerimônia bem mais simples mas muito curiosa.

Catedral..um ótimo lugar para encontrar um pouco de paz..um lugar para meditar e relaxar..amo muito ir lá e poder olhar todas aquelas obras e principalmente entrar na capela..amo muito...das pessoas que vem aqui sempre procuram a linda catedral..e claro é um ótimo lugar para se visitar vindo em Brasília.

Pra quem está só visitando ou para quem mora aqui a Catedral Metropolitana de Brasili é parada obrigatória!

Alguém me falou uma vez que ela é a única Catedral do mundo que para entrar você tem que descer uma rampa, e não subir uma escada igual as outras todas. Não sei se é verdade mas, de fato o espaço interno dela é no subsolo.

Os casamentos e missas ali são lindíssimos.

Do lado de fora sempre tem ambulantes vendendo pequenas lembranças e pedintes querendo dinheiro. Além das estátuas dos evangelistas.

Dentro temos a escultura de 3 anjos "voando", lindos! Vale lembrar também que as obras que representam a Via Sacra são de Di Cavalcante.

É uma experiência e tanto!

Acho que é o melhor lugar para começar a avaliar. Projetada por Niemeyer este é um dos destinos indispensáveis pra quem visita a cidade sede politica do Brasil. O estado de conservação do local é muito bom, o acesso é bem facil (pra quem chega de onibus são alguns poucos metros). No interior há figuras de anjos e vitrais.
Você conhece o Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer
Atrações O que fazer