Catedral Metropolitana de São Paulo

Igrejas

O estilo neogótico presente na arquitetura e nos inúmeros detalhes nas esculturas, nos mosaicos com ilustrações de passagens bíblicas, nos pilares e triunfos, na dimensão em diagonal a partir da entrada aonde o altar vira o centro de tudo... a visita torna-se interessante quando a história do quinto maior templo neogótico mundo é o observada.

Sempre passei na frente da catedral, mas nunca cheguei a entrar. Dando umas andadas por lá mais uma vez, resolvi parar para visitar. Estava tendo missa e fotos não eram permitidas na hora da missa.

Mesmo assim fui vendo a construção e os detalhes da igreja e fiquei bem impressionado com o nível de detalhes, tanto da parte de fora quanto a de dentro. E como é alta! Queria poder ir até a torre do sino e ver São Paulo de lá.

O que estraga são os pedintes e pessoas mal encaradas. É melhor tomar cuidado e estar sempre de olho.

A Catedral da Sé é sem dúvida um dos mais belos e imponentes pontos turísticos de São Paulo. Costumo passar aqui aos finais de semana, nas minhas idas à Liberdade e limito-me a admirá-la por fora.

Quando era menor, meu tio me trazia aqui para conhecer um pouco mais da história da cidade de São Paulo, ver o marco zero e a parte interna da construção. Eu, pessoalmente, passo meus momentos de reflexão e religião na Capela São Gonçalo, bem próxima da catedral e bem mais simples.

Não gosto dos moradores de rua que ficam causando confusões nos arredores e mesmo nas escadarias daqui. Não condeno a presença deles, desde que não arrumem confusão. Já presenciei algumas brigas e agressões, motivo pelo qual geralmente passo rápido por aqui.

Para quem quer explorar melhor o espaço, há guias que auxiliam e contam um pouco mais da história do lugar e há pastores populares pregando a todo momento, alguns com um número considerável de fiéis. Artistas de rua e outras figuras também marcam presença e não custa nada ficar uns 5 minutinhos assistindo.

Recomendo não passar por aqui à partir das 18 horas, principalmente desacompanhado. Conheço muita gente que já foi assaltada nos arredores, principalmente em eventos como a Virada Cultural. Não é tão seguro e não vale a pena arriscar.

Lugar lindo da cidade de São Paulo. Assim como a Liliane não frquentei a Catedral mas só pela entrada dá pra ver que é muito bonita mesmo. Comento então do que já vi. A praça é cheia de chafariz, palmeiras esplendorosas e belas obras de arte espalhadas no entorno. Pra quem não conhece vale a pena. Lá é o marco Zero de SP.
Bem próxima a catedral tem o prédio do Tribunal de Justiça. Belo projeto arquitetônico.
Enfim, não é preciso ir tão longe para tirar belas fotos de grandes construções antigas tombadas pelo patrimômio.

A Catedral da Sé é um dos pontos turísticos mais belos e importantes de São Paulo. Por estar localizado no centro da cidade, na praça da Sé, ele possui fácil acesso.
Fui apenas uma vez na catedral, em uma visita agendada pela escola em que eu estudava. Foi bastante legal, pois além de conhecer as partes da igreja que todos conhecem, pude entrar em umas partes que são restritas, como por exemplo, a parte em que estão os restos mortais dos padres e bispos. Tinha até uma "cova" vazia, foi meio sinistro.rs
Um problema é que a Praça da Sé possui muito moradores de rua, que no dia em que fui, estavam tomando banho no chafariz. Porém, alguns no máximo vão te pedir dinheiro.
Sua construção começou em 1598, mas só foi finalizada em 1612. A Catedral foi dedicada a Nossa Senhora da Assunção, na qual todo dia 15 de Setembro recebe uma festa em sua homenagem.
Você conhece o Catedral Metropolitana de São Paulo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral