Catedral Metropolitana de São Paulo

Igrejas

O estilo neogótico presente na arquitetura e nos inúmeros detalhes nas esculturas, nos mosaicos com ilustrações de passagens bíblicas, nos pilares e triunfos, na dimensão em diagonal a partir da entrada aonde o altar vira o centro de tudo... a visita torna-se interessante quando a história do quinto maior templo neogótico mundo é o observada.

Quer receber ofertas do(a) Catedral Metropolitana de São Paulo?

Sempre passei na frente da catedral, mas nunca cheguei a entrar. Dando umas andadas por lá mais uma vez, resolvi parar para visitar. Estava tendo missa e fotos não eram permitidas na hora da missa.

Mesmo assim fui vendo a construção e os detalhes da igreja e fiquei bem impressionado com o nível de detalhes, tanto da parte de fora quanto a de dentro. E como é alta! Queria poder ir até a torre do sino e ver São Paulo de lá.

O que estraga são os pedintes e pessoas mal encaradas. É melhor tomar cuidado e estar sempre de olho.
Foto opinião do Nobu Tateoka sobre Catedral Metropolitana de São Paulo

Quando se visita abadias, igrejas, dominus em qq outra parte do mundo e até mesmo no Brasil é ponto turístico de qualidade melhor que a Sé. Um lugar que poderia ser sim LIMPO, SEGURO E TURÍSTICO. Já foi palco de cenas de crimes como uma cabeça cortada e um mendigo morto por um louco. Além de feder a xixi é impossível andar por ali sem ter receito de assalto. Quanto dentro da Igreja outra decepção pois um dia fui abordada pelo segurança dentro da Catedral num momento muito difícil da minha vida onde estava desabafando c um amigo querido e ele colocou a mão no meu ombro apenas p dar apoio. O segurança nos abordou e disse que era p parar com aquela "pouca vergonha". E que o padre viu e teriamos que deixar a Catedral!!!! Simplesmente pq NA CASA DE DEUS É O LUGAR DOS AFLITOS E NEM UMA MÃO NO OMBRO DE APOIO PODE. Ridículo !!!!!!!!!
Minha opinião NÃO VÃO PERDER TEMPO E SE ARRISCAR. Não temos segurança p nada. Quando se visita a Igreja de Galdi na Espanha ou em Paris aí sim da pra ver o q é visitar ponto verdadeiramente turístico,limpo,organizado e SEGURO! Mas se desejar ir mesmo assim vá de metrô, fique alerta e
não se exponha c objetos chamativos!

Templo maravilhoso,arquitetura fantástica,excelente para um passeio e visitação.Igreja para oração e recolhimento,imagens espalhadas pelos altares são belíssimas,participar de uma missa é muita emoção,uma experiência inesquecível.Belo ponto turístico da cidade de São Paulo. É preciso tomar cuidado no entorno,gente de rua e usuários de droga.

Impossível ir a São Paulo sem visitar este local. Mas o mais interessante dele (e pouco divulgado) é a cripta da catedral. Uma espécie de pequena catacumba com os túmulos dos primeiros bispos de São Paulo (incluindo um dos pioneiros da moderna aviação... por incrível que pareça.. rs).

Na última vez em que fui havia uma réplica idêntica ao sudário de Turim (diz a tradição que essa peça foi supostamente a mortalha que envolveu Jesus Cristo após a crucificação), além de um belíssimo altar, esculturas de bronze em auto-relevo e uma estátua de mármore numa das passagens.

Além de tudo a catedral possui exposta diversas obras de arte sacra e um órgão de aprox. 10.000 tubos (não-operacional... infelizmente, e com diversas ofertas para venda, mas todas recusadas). E sua belíssima arquitetura heterogênea.

As imediações dela é um pouco perigoso, por isso é bom estar muito atento mesmo havendo um posto da guarda civil e uma base comunitária móvel permanente no local. Eu mesmo já presenciei muitas brigas e alguns furtos. Mesmo assim vale a pena.

Um problema do local é a falta de recursos para manutenção e reparação. Muitos criticam a igreja de ter recursos para ajudar, mas a catedral não recebe nada dependendo de doações e do recebimento de visitas da cripta que mencionei. Para se ter uma idéia a funcionária disse que para manter a conta de energia a catedral precisa arrecadar aprox. 2.000 reais por mês.
Foto opinião do Frozen King sobre Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral Metropolitana, localizada na Praça da Sé, é um marco arquitetônico e histórico. Fica na zona central, possui um estilo estilo neo-gótico, e é uma das igrejas mais antigas da cidade, foi fundada em 1913, e passou por uma restauração a partir do ano 2000. Seu interior tem também uma bela arquitetura.

Quem é religioso não pode deixar de visitar a Catedral da Sé, a Catedral é linda, existem vitrais que enchem os olhos de qualquer pessoa com seu colorido. Bem de frente a Catedral há um espaço enorme aonde um monumento histórico chamado marco zero, lugar usado como referencia da cidade de São Paulo para se fixar ruas, e distancias entre os lugares e a Cidade de São Paulo. Existem muitos bancos, comércios, tribunais próximo a Catedral, e ainda uma estação de metro chamada Sé, que facilita o acesso das pessoas que querem visitar a Catedral. Ótima dica de passeio para os mais religiosos.

A Catedral da Sé é irretocável, por ser muito linda, com uma arquitetura de deixar de boca aberta. É uma construção muito oponente. O metro passa bem próximo a Catedral. Mais se você for conhecer, tome muito cuidado, não leve objetos em demasia e fique bem atento, pois ocorre muito roubo naquela região.
Grande atração turística e histórica, além de contar com roteira na cripta e o badalo do carrilhão de hora em hora.Visitas monitoradas diariamente, inclusive à cripta, onde ainda estão sarcófagos de Bispos e Arcebispos. Além dos restos mortais do Cacique Tibiriçá e do Regente Feijó.
Linda arquitetura neo-gótica. Uma pena é a degradação nos arredores.

Esse lugar é mágico demais. Edificação história e surpreendente, um clima muito legal, grande Catedral.
A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 1591. Em 1913 iniciou a construção da Catedral como é hoje. Localizado na Sé, próximo à diversas outras atrações.
Só a arquitetura da igreja já faz a visita inteira valer a pena, é tudo extremamente lindo.
Não a visitei em dia de missa, então não estava muito cheia. A energia é muito bacana, o ambiente se torna muito agradável.
Infelizmente a Praça da Sé não transmite segurança, até para tirar uma foto na frente da igreja fiquei com medo, mas ainda assim recomendo a visita.

A catedral é linda, aliás, como muita coisa ali no Centro de São Paulo e eu lamento muito mesmo o descuido com a região. Ela tinha tudo para ser um dos points preferidos dos paulistas, no entanto o medo não deixa.

Eu passo por ali correndo e prendendo a respiração. Primeiro porque morro de medo dos trombadinhas nóias, segundo porque o cheiro de mijo é é muito forte, provoca ânsia de vômito.

Mas, voltando a Catedral, como nunca vi movimentação de casamento por ali, achei que a igreja não celebrasse estes eventos. Para minha surpresa, uma reportagem no Jornal Hoje me mostrou ao contrário. Eles não só celebram casamentos, como estavam convidando noivos a casarem na Catedral, oferecendo inclusive condições especiais de parcelamento (porque como em toda igreja, é pago).

Deve ser incrível se casar ali. Quer dizer, da porta pra dentro. E aí, pensando bem, entendo porque a baixa procura do local para casamentos. Como colocar seus convidados ali sem que eles corram riscos de assalto? Infelizmente, não dá né!

Eu adoro visitar igrejas. Confesso que já havia visto diversas ao redor do mundo, mas a da minha própria cidade, nunca!
E que surpresa foi finalmente visita-la.
A igreja da Sé é realmente linda e bem grande por dentro, ao estilo gótica, apresenta muito requinte e sofisticação, bem contrastante com a realidade da porta desta para fora, na qual vemos muitos moradores de rua e população carente, dormindo nos degraus, pedindo dinheiro, e até mesmo, assaltos ocorrendo pelos arredores. Chega a ser trágico ver sem-tetos para o lado de fora da casa de Deus, enfim..
Voltando a igreja, dentro vemos pinturas dos séculos passadores, imagens de Santos e religiosos, tudo remetendo ao poder e luxo da igreja católica.

A energia de lá é bem bacana, recomendo uma visita.
Foto opinião do Laila Saboya sobre Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral da Sé é um Cartão Postal de São Paulo, pena que o em torno continua horrível, frequentado por pessoas sem o mínimo de educação e respeito pela cidade e pelo local santo.
Você conhece o Catedral Metropolitana de São Paulo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral