Catedral Metropolitana de São Paulo

Igrejas

O estilo neogótico presente na arquitetura e nos inúmeros detalhes nas esculturas, nos mosaicos com ilustrações de passagens bíblicas, nos pilares e triunfos, na dimensão em diagonal a partir da entrada aonde o altar vira o centro de tudo... a visita torna-se interessante quando a história do quinto maior templo neogótico mundo é o observada.

Quer receber ofertas do(a) Catedral Metropolitana de São Paulo?

Sempre passei na frente da catedral, mas nunca cheguei a entrar. Dando umas andadas por lá mais uma vez, resolvi parar para visitar. Estava tendo missa e fotos não eram permitidas na hora da missa.

Mesmo assim fui vendo a construção e os detalhes da igreja e fiquei bem impressionado com o nível de detalhes, tanto da parte de fora quanto a de dentro. E como é alta! Queria poder ir até a torre do sino e ver São Paulo de lá.

O que estraga são os pedintes e pessoas mal encaradas. É melhor tomar cuidado e estar sempre de olho.
Foto opinião do Nobu Tateoka sobre Catedral Metropolitana de São Paulo

Quando se visita abadias, igrejas, dominus em qq outra parte do mundo e até mesmo no Brasil é ponto turístico de qualidade melhor que a Sé. Um lugar que poderia ser sim LIMPO, SEGURO E TURÍSTICO. Já foi palco de cenas de crimes como uma cabeça cortada e um mendigo morto por um louco. Além de feder a xixi é impossível andar por ali sem ter receito de assalto. Quanto dentro da Igreja outra decepção pois um dia fui abordada pelo segurança dentro da Catedral num momento muito difícil da minha vida onde estava desabafando c um amigo querido e ele colocou a mão no meu ombro apenas p dar apoio. O segurança nos abordou e disse que era p parar com aquela "pouca vergonha". E que o padre viu e teriamos que deixar a Catedral!!!! Simplesmente pq NA CASA DE DEUS É O LUGAR DOS AFLITOS E NEM UMA MÃO NO OMBRO DE APOIO PODE. Ridículo !!!!!!!!!
Minha opinião NÃO VÃO PERDER TEMPO E SE ARRISCAR. Não temos segurança p nada. Quando se visita a Igreja de Galdi na Espanha ou em Paris aí sim da pra ver o q é visitar ponto verdadeiramente turístico,limpo,organizado e SEGURO! Mas se desejar ir mesmo assim vá de metrô, fique alerta e
não se exponha c objetos chamativos!

Impossível ir a São Paulo sem visitar este local. Mas o mais interessante dele (e pouco divulgado) é a cripta da catedral. Uma espécie de pequena catacumba com os túmulos dos primeiros bispos de São Paulo (incluindo um dos pioneiros da moderna aviação... por incrível que pareça.. rs).

Na última vez em que fui havia uma réplica idêntica ao sudário de Turim (diz a tradição que essa peça foi supostamente a mortalha que envolveu Jesus Cristo após a crucificação), além de um belíssimo altar, esculturas de bronze em auto-relevo e uma estátua de mármore numa das passagens.

Além de tudo a catedral possui exposta diversas obras de arte sacra e um órgão de aprox. 10.000 tubos (não-operacional... infelizmente, e com diversas ofertas para venda, mas todas recusadas). E sua belíssima arquitetura heterogênea.

As imediações dela é um pouco perigoso, por isso é bom estar muito atento mesmo havendo um posto da guarda civil e uma base comunitária móvel permanente no local. Eu mesmo já presenciei muitas brigas e alguns furtos. Mesmo assim vale a pena.

Um problema do local é a falta de recursos para manutenção e reparação. Muitos criticam a igreja de ter recursos para ajudar, mas a catedral não recebe nada dependendo de doações e do recebimento de visitas da cripta que mencionei. Para se ter uma idéia a funcionária disse que para manter a conta de energia a catedral precisa arrecadar aprox. 2.000 reais por mês.
Foto opinião do Frozen King sobre Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral Metropolitana, localizada na Praça da Sé, é um marco arquitetônico e histórico. Fica na zona central, possui um estilo estilo neo-gótico, e é uma das igrejas mais antigas da cidade, foi fundada em 1913, e passou por uma restauração a partir do ano 2000. Seu interior tem também uma bela arquitetura.

Quem é religioso não pode deixar de visitar a Catedral da Sé, a Catedral é linda, existem vitrais que enchem os olhos de qualquer pessoa com seu colorido. Bem de frente a Catedral há um espaço enorme aonde um monumento histórico chamado marco zero, lugar usado como referencia da cidade de São Paulo para se fixar ruas, e distancias entre os lugares e a Cidade de São Paulo. Existem muitos bancos, comércios, tribunais próximo a Catedral, e ainda uma estação de metro chamada Sé, que facilita o acesso das pessoas que querem visitar a Catedral. Ótima dica de passeio para os mais religiosos.

Esse lugar é mágico demais. Edificação história e surpreendente, um clima muito legal, grande Catedral.
A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 1591. Em 1913 iniciou a construção da Catedral como é hoje. Localizado na Sé, próximo à diversas outras atrações.
A Catedral da Sé é irretocável, por ser muito linda, com uma arquitetura de deixar de boca aberta. É uma construção muito oponente. O metro passa bem próximo a Catedral. Mais se você for conhecer, tome muito cuidado, não leve objetos em demasia e fique bem atento, pois ocorre muito roubo naquela região.

A catedral é linda, aliás, como muita coisa ali no Centro de São Paulo e eu lamento muito mesmo o descuido com a região. Ela tinha tudo para ser um dos points preferidos dos paulistas, no entanto o medo não deixa.

Eu passo por ali correndo e prendendo a respiração. Primeiro porque morro de medo dos trombadinhas nóias, segundo porque o cheiro de mijo é é muito forte, provoca ânsia de vômito.

Mas, voltando a Catedral, como nunca vi movimentação de casamento por ali, achei que a igreja não celebrasse estes eventos. Para minha surpresa, uma reportagem no Jornal Hoje me mostrou ao contrário. Eles não só celebram casamentos, como estavam convidando noivos a casarem na Catedral, oferecendo inclusive condições especiais de parcelamento (porque como em toda igreja, é pago).

Deve ser incrível se casar ali. Quer dizer, da porta pra dentro. E aí, pensando bem, entendo porque a baixa procura do local para casamentos. Como colocar seus convidados ali sem que eles corram riscos de assalto? Infelizmente, não dá né!

Eu adoro visitar igrejas. Confesso que já havia visto diversas ao redor do mundo, mas a da minha própria cidade, nunca!
E que surpresa foi finalmente visita-la.
A igreja da Sé é realmente linda e bem grande por dentro, ao estilo gótica, apresenta muito requinte e sofisticação, bem contrastante com a realidade da porta desta para fora, na qual vemos muitos moradores de rua e população carente, dormindo nos degraus, pedindo dinheiro, e até mesmo, assaltos ocorrendo pelos arredores. Chega a ser trágico ver sem-tetos para o lado de fora da casa de Deus, enfim..
Voltando a igreja, dentro vemos pinturas dos séculos passadores, imagens de Santos e religiosos, tudo remetendo ao poder e luxo da igreja católica.

A energia de lá é bem bacana, recomendo uma visita.
Foto opinião do Laila Saboya sobre Catedral Metropolitana de São Paulo

Havia décadas que não entro nesta catedral, um dos símbolos e cartão postal do capital paulistano. Por recomendação assisti a cerimonia de coroação da Nossa Senhora, realizada sempre no primeiro sábado do mês. Foi realmente um evento suntuoso e emocionante, realizado sob sons de trompeta, acompanhado por devotos em trajes bem no estilo medieval.
Foi um belo espetaculo merecedor de ser visto por mais vezes.

Apaixonante. Achei que no dia que entrasse lá olhariam pra mim como se eu estivesse no lugar errado, achei que só quem entrava ali eram pessoas no intuito de rezar, sei la.

Não.

Quando vi uma movimentação grande na igreja, sempre com vontade de conhecer aquele monumento por dentro, tomei coragem e fui. Você fica sem ar com a beleza e com a imensidão do local! É lindo, tudo muito conservado e cheio de mistérios. Você não pode conhecer nem metade do que você ve por fora da igreja, e eu como sou curiosa pelo menos, morro de vontade de subir em cada torre, conhecer cada canto da igreja, mas infelizmente não pode.

Mesmo assim vale muito a pena ir conhecer de perto, dar uma volta e bater bastante foto, porque cada detalhe é impressionante, considerado o tempo em que foi feita a arquitetura, e ver o quanto que a catedral conserva da nossa história e da história da arte <3

Um lugar extremamente lindo, ponto de parada obrigatória para quem vai a São Paulo (capital), vale apena estar lá dentro, seja pela arquitetura, seja pela arte, seja para um momento de oração.
Fui agora no inicio de Maio e está lá um replica do santo sudário, além claro de um exposição completa daquele momento que Cristo salvou toda a humanidade, a cripta é linda também as sextas tem celebração da missa lá e a capela também é muito linda.
Acredito que nesse caso o kekanto tinha que criar mais estrelas porque 5 é pouco.

A Catedral da Sé é um Cartão Postal de São Paulo, pena que o em torno continua horrível, frequentado por pessoas sem o mínimo de educação e respeito pela cidade e pelo local santo.
Você conhece o Catedral Metropolitana de São Paulo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral