Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Palácio das Indústrias, - São Paulo , SP - Brasil - 03007-010

O museu Catavento proporciona ao público aprender ciência brincando, a partir de novas experiências. Como exemplo do que é proporcionado no local são as possibilidades de tocar em um meteorito de verdade, ver Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou ainda descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece. Só visitando para viver esta experiência! O valor da entrada é R$6.

Quer receber ofertas do(a) Catavento Cultural e Educacional?

Esse museu é maravilhoso! É um museu de ciências para crianças jovens e adultos.
A entrada custa R$6 e aos sábados, é gratuito. Fica perto da estação Pedro II (linha vermelha) e recomendo ir em grupo, pois a região é um pouco estranha. Dá para chegar pela São Bento também, mas é um pouco mais longe.
Além das exposições fixas, há atrações em que você tem de pegar uma senha para assistir (como o submarino, a nave espacial, Lego etc). Tudo está incluso no ingresso. Há também um borboletário, em que não é preciso pegar senha, mas a sessão, se não me engano, é de meia em meia hora. Muita coisa sobre astronomia também, é um excelente passeio para jovens. No lado de fora, há maria-fumaças e aviões históricos.
Recomendo chegar cedo (antes das 9h), para pegar as senhas das atrações e visitar com calma todas as exposições.
Um lugar muito legal, super interessante; para quem gosta de ciência é lugar muito bom. Apesar de ser um Espaço Cultural da Criança, o Catavento também atraí muitos adultos. O Catavento mostra a ciência de forma interativa, trata-se de um grande museu de ciência.
O Catavento é divido em quatro sessões; Universo, Engenho, Vida e Sociedade.
O prédio em si é muito bonito, ao redor do prédio contem umas locomotivas antigas, aviões antigos e carrocerias.
É possível ir para o Catavento pelo metro Dom Pedro II, linha vermelha do metro.
Aparenta ser uma região perigosa, então, não de bobeira.
No dia paguei 6 reais no ingresso, e no mesmo dia visitei o Mercadão também.
Recomendo
Foto opinião do Igor Leonardo Pereira da Silva sobre Catavento Cultural e Educacional

Há sempre um bom motivo para visitar o Catavento Cultural! Seja para levar as crianças para passear, fazer alguma atividade escolar, por querer um passeio diferente, para descobrir coisas novas, para conhecer o Borboletário ou simplesmente para tirar fotos!😊
Localizado no antigo Palácio das Indústrias, o museu é super interativo e figura entre os museus preferidos dos paulistas!
Além de todos os bons motivos para visitar o Catavento Cultural e tudo o que o espaço oferece, ainda há novidades! O museu passou a contar com peças do acervo da Embraer, como modelos de aviões e outros objetos. E, seguindo a linha de interatividade do lugar, os visitantes são convidados a entrar na cabine de passageiros de alguns aviões
Mesmo morando no interior de São Paulo já estive diversas vezes no Museu Catavento em São Paulo, e nasci em São Paulo na capital, mas há alguns anos moro no interior, então quando vou visitar parentes realizo visitas ao Museu. É um local muito interativo e divertido divulgando o conhecimento, e não é apenas uma atração para crianças,mas também para adultos. Também fui com excursão de escola, e estava lotado, e não conseguimos vaga, mas paramos no estacionamento de ônibus que fica fora do museu, na área azul para o pessoal que vai fazer compras na R$25,00. O pessoal entrou, mas sem guia, e acho que vou até melhor, pois exploraram muito o Museu, e depois ainda deram uma voltinha na 25 de março. Tem que tomar cuidado, pois ao redor do museu é perigoso, já vi algumas coisas bem ruins. Outra coisa é que você estando com o ingresso você pode entrar e sair quantas vezes quiser, o ruim que ali dentro não tem uma praça de alimentação boa com variedades, é bem fraquinha. Então as pessoas saem para comer nas lanchonetes que tem ali no bairro.

Embora sua localização apesar de ser central, está numa região um tanto feia e perigosa.
Uma vez dentro do museu, vale a pena passar pelo menos 3h conhecendo todas as seções. A última vez que estive aí, havia uma exposição dos planetas e a história de cada uma delas. Neste dia havia várias escolas visitando o museu.
Para quem gosta de ciências, o Catavento é um prato cheio.
Tem estacionamento pago, e o valor cobrado é bem justo.
Ó mercado municipal e a zona cerealista estão a alguns metros e recomendo aproveitar para conhecer estes 2 lugares também.

O catavento fica andando mais proximo a estação do parque Dom I mas a região de final de semana é meio perigosa e optamos de ir pela estação São Bento que é uns 15 min andando.Os ingressos custam R$ 6,00 e crianças de 4 a 12 anos pagam meia(Aos sábados o ingresso é gratuito para todos os visitantes)

Aconselho a chegar cedo para conseguir vem tudo com calma XD...otimo passeio pra fazer com criança que estimula a ver desde como é o sistema solar,corpo humano,ciência,Laboratório de Química com direito a plateia,Parede de Escalada,Áquarios Marinhos e etc(como pode ver nas fotos).O predio do catavento tem várias salas em 2 andares é muita coisa pra ver e com ar condicionado nos ambientes.

Os funcionários são bastante simpáticos tem lugar pra deixa as crianças com monitoras e brinquedos(na primeira hora é de graça depois terá que pagar,não cheguei a questionar o valor) pra caso queira fazer um passeio mais tranquilo.

Tem opção de lugar pra comer do lado de dentro mas achei bem carinho um lanche natural simples R$ 10,00 ou salgado R$ 5,00 :(.

Foto opinião do Lilian Silva sobre Catavento Cultural e Educacional

Uma atração muito legal para quem gosta de história e de física. O museu recebe bastantes visitas escolares pois possui uma atração bem bacana voltada para a área da física e de outros ramos. Ele é divido em 3 sessões que falam de assuntos diferentes, são elas, engenho, vida , sociedade e não me lembro da última. Quando fui tocamos em uma esfera de vidro que levantava os cabelos, foi muito legal !

Lugar muito bonito e cheio de cultura e entretenimento, situado em um prédio históricoc o Palácio das Indústrias (antiga sede da prefeitura de São Paulo) no centro da cidade. Atrações interativas, sistema solar, curiosidades sobre ciência, animais, corpo humano e muito mais. Passeio mais que interessante para toda a família. Estacionamento no local.
Avião de exposição
"Avião de exposição"
O Catavento está situado no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura, no Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo, entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, em frente à Casa das Retortas e próximo ao Mercado Municipal. Ele é um espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente o jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo, trazendo atrações interativas de diversas áreas como artes, história, ciências e geografia.
Nas quatro seções - Universo, Vida, Engenho e Sociedade - vídeos, painéis e maquetes são utilizados como suporte didático, explorando ao máximo a interatividade.
Vale a pena conhecer esse espaço tão especial cituado no centro de São Paulo, quando vocês estiver lá dentro esquecerá de tudo, ficará tão encantado que por algum tempo terá a impressão que São Paulo definitivamente não é ali.
Você conhece o Catavento Cultural e Educacional? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral