Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Palácio das Indústrias, - São Paulo , SP - Brasil - 03007-010

O museu Catavento proporciona ao público aprender ciência brincando, a partir de novas experiências. Como exemplo do que é proporcionado no local são as possibilidades de tocar em um meteorito de verdade, ver Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou ainda descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece. Só visitando para viver esta experiência! O valor da entrada é R$6.

Quer receber ofertas do(a) Catavento Cultural e Educacional?

Esse museu é maravilhoso! É um museu de ciências para crianças jovens e adultos.
A entrada custa R$6 e aos sábados, é gratuito. Fica perto da estação Pedro II (linha vermelha) e recomendo ir em grupo, pois a região é um pouco estranha. Dá para chegar pela São Bento também, mas é um pouco mais longe.
Além das exposições fixas, há atrações em que você tem de pegar uma senha para assistir (como o submarino, a nave espacial, Lego etc). Tudo está incluso no ingresso. Há também um borboletário, em que não é preciso pegar senha, mas a sessão, se não me engano, é de meia em meia hora. Muita coisa sobre astronomia também, é um excelente passeio para jovens. No lado de fora, há maria-fumaças e aviões históricos.
Recomendo chegar cedo (antes das 9h), para pegar as senhas das atrações e visitar com calma todas as exposições.
Espaço muito interessante para todas as idades! Localizado na região central da cidade de São Paulo, tem arquitetura de destaque. Aos sábados tem entrada gratuita. São vários espaços, sendo necessário um bom tempo disponível para visitar tudo. Além disso, possui atividades extras que podem ser visitadas mediante senha, a ser retirada na entrada em dois horários (9hs e 13hs, recomendo confirmar no site). É possível escolher apenas duas atividades por pessoa.
A fachada
"A fachada"
Um lugar muito legal, super interessante; para quem gosta de ciência é lugar muito bom. Apesar de ser um Espaço Cultural da Criança, o Catavento também atraí muitos adultos. O Catavento mostra a ciência de forma interativa, trata-se de um grande museu de ciência.
O Catavento é divido em quatro sessões; Universo, Engenho, Vida e Sociedade.
O prédio em si é muito bonito, ao redor do prédio contem umas locomotivas antigas, aviões antigos e carrocerias.
É possível ir para o Catavento pelo metro Dom Pedro II, linha vermelha do metro.
Aparenta ser uma região perigosa, então, não de bobeira.
No dia paguei 6 reais no ingresso, e no mesmo dia visitei o Mercadão também.
Recomendo
Foto opinião do Igor Leonardo Pereira da Silva sobre Catavento Cultural e Educacional

Há sempre um bom motivo para visitar o Catavento Cultural! Seja para levar as crianças para passear, fazer alguma atividade escolar, por querer um passeio diferente, para descobrir coisas novas, para conhecer o Borboletário ou simplesmente para tirar fotos!😊
Localizado no antigo Palácio das Indústrias, o museu é super interativo e figura entre os museus preferidos dos paulistas!
Além de todos os bons motivos para visitar o Catavento Cultural e tudo o que o espaço oferece, ainda há novidades! O museu passou a contar com peças do acervo da Embraer, como modelos de aviões e outros objetos. E, seguindo a linha de interatividade do lugar, os visitantes são convidados a entrar na cabine de passageiros de alguns aviões
Mesmo morando no interior de São Paulo já estive diversas vezes no Museu Catavento em São Paulo, e nasci em São Paulo na capital, mas há alguns anos moro no interior, então quando vou visitar parentes realizo visitas ao Museu. É um local muito interativo e divertido divulgando o conhecimento, e não é apenas uma atração para crianças,mas também para adultos. Também fui com excursão de escola, e estava lotado, e não conseguimos vaga, mas paramos no estacionamento de ônibus que fica fora do museu, na área azul para o pessoal que vai fazer compras na R$25,00. O pessoal entrou, mas sem guia, e acho que vou até melhor, pois exploraram muito o Museu, e depois ainda deram uma voltinha na 25 de março. Tem que tomar cuidado, pois ao redor do museu é perigoso, já vi algumas coisas bem ruins. Outra coisa é que você estando com o ingresso você pode entrar e sair quantas vezes quiser, o ruim que ali dentro não tem uma praça de alimentação boa com variedades, é bem fraquinha. Então as pessoas saem para comer nas lanchonetes que tem ali no bairro.

Embora sua localização apesar de ser central, está numa região um tanto feia e perigosa.
Uma vez dentro do museu, vale a pena passar pelo menos 3h conhecendo todas as seções. A última vez que estive aí, havia uma exposição dos planetas e a história de cada uma delas. Neste dia havia várias escolas visitando o museu.
Para quem gosta de ciências, o Catavento é um prato cheio.
Tem estacionamento pago, e o valor cobrado é bem justo.
Ó mercado municipal e a zona cerealista estão a alguns metros e recomendo aproveitar para conhecer estes 2 lugares também.

O catavento fica andando mais proximo a estação do parque Dom I mas a região de final de semana é meio perigosa e optamos de ir pela estação São Bento que é uns 15 min andando.Os ingressos custam R$ 6,00 e crianças de 4 a 12 anos pagam meia(Aos sábados o ingresso é gratuito para todos os visitantes)

Aconselho a chegar cedo para conseguir vem tudo com calma XD...otimo passeio pra fazer com criança que estimula a ver desde como é o sistema solar,corpo humano,ciência,Laboratório de Química com direito a plateia,Parede de Escalada,Áquarios Marinhos e etc(como pode ver nas fotos).O predio do catavento tem várias salas em 2 andares é muita coisa pra ver e com ar condicionado nos ambientes.

Os funcionários são bastante simpáticos tem lugar pra deixa as crianças com monitoras e brinquedos(na primeira hora é de graça depois terá que pagar,não cheguei a questionar o valor) pra caso queira fazer um passeio mais tranquilo.

Tem opção de lugar pra comer do lado de dentro mas achei bem carinho um lanche natural simples R$ 10,00 ou salgado R$ 5,00 :(.

Foto opinião do Lilian Silva sobre Catavento Cultural e Educacional

Uma atração muito legal para quem gosta de história e de física. O museu recebe bastantes visitas escolares pois possui uma atração bem bacana voltada para a área da física e de outros ramos. Ele é divido em 3 sessões que falam de assuntos diferentes, são elas, engenho, vida , sociedade e não me lembro da última. Quando fui tocamos em uma esfera de vidro que levantava os cabelos, foi muito legal !

Lugar muito bonito e cheio de cultura e entretenimento, situado em um prédio históricoc o Palácio das Indústrias (antiga sede da prefeitura de São Paulo) no centro da cidade. Atrações interativas, sistema solar, curiosidades sobre ciência, animais, corpo humano e muito mais. Passeio mais que interessante para toda a família. Estacionamento no local.
Avião de exposição
"Avião de exposição"
O Catavento está situado no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura, no Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo, entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, em frente à Casa das Retortas e próximo ao Mercado Municipal. Ele é um espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente o jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo, trazendo atrações interativas de diversas áreas como artes, história, ciências e geografia.
Nas quatro seções - Universo, Vida, Engenho e Sociedade - vídeos, painéis e maquetes são utilizados como suporte didático, explorando ao máximo a interatividade.
Vale a pena conhecer esse espaço tão especial cituado no centro de São Paulo, quando vocês estiver lá dentro esquecerá de tudo, ficará tão encantado que por algum tempo terá a impressão que São Paulo definitivamente não é ali.
Você conhece o Catavento Cultural e Educacional? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral