Mais na região Como chegar

Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul. Em 29 de dezembro de 1982, o governo do Estado adquiriu o Majestic do Banrisul e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. No mesmo ano, através da Lei 7.803 de 8 de julho, recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado.

A obra de transformação física do Hotel em Casa de Cultura, entre elaboração do projeto e construção, desenvolveu-se de 1987 a 1990. O projeto arquitetônico foi assinado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski, os quais tiveram o desafio de planejar 12.000 m2 de área construída para a área cultural, em 1.540m2 de terreno. Em 25 de setembro de 1990 a casa foi finalmente aberta.

Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Avaliar
Salvar
Compartilhar


Dicas rápidas Ver todas as dicas
Opinião em destaque

via Android

Os amantes das artes e da grande tela não podem deixar de visitar a Casa de Cultura Mário Quintana, que homenageia o nosso grande poeta, e de assistir a pelo menos um dos vários filmes escolhidos a dedo por quem entende do babado.
Sozinho ou acompanhado, você terá uma experiência ímpar que só a magia do bom cinema pode proporcionar.
avaliações recomendadas
   
Selecione uma nota

via Android

Os amantes das artes e da grande tela não podem deixar de visitar a Casa de Cultura Mário Quintana, que homenageia o nosso grande poeta, e de assistir a pelo menos um dos vários filmes escolhidos a dedo por quem entende do babado.
Sozinho ou acompanhado, você terá uma experiência ímpar que só a magia do bom cinema pode proporcionar.
Foto opinião do Eunice Magali Peruchi sobre Casa de Cultura Mário Quintana
Compartilhar experiências reais é nosso objetivo. São filtradas resenhas spam, ofensivas, que não se refiram ao local ou que sejam/pareçam resultado de conflito de interesse.

Este local possui muita história. É um hotel antigo que foi transformado na casa de Cultura Mário Quintana. Cada sala é uma descoberta incrível e uma viagem no tempo. Possui cinema no térreo e um acervo bem interessante da Elis Regina e o quarto de Mário Quintana. Não abre nas segundas. Passeio cultural super tranquilo.

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), funciona no prédio que originalmente era o Hotel Majestic, é um prédio histórico brasileiro e um centro cultural da cidade de Porto Alegre, um dos maiores e melhor aparelhados do Brasil. Conta com salas de cinema, teatro, biblioteca, cafés. É um excelente ambiente para um programa cultural.
Foto opinião do Mailan Moraes sobre Casa de Cultura Mário Quintana

Passeio para se conhecer a arquitetura do que na antiguidade de Porto Alegre foi um hotel, não me encantou muito, acredito que por falta de conhecimento a respeito do local. Vou estudar a respeito e voltar lá. Há atrações no local, exposições, recomendo a visita para que cada um tire a sua própria opinião a respeito do local que tem bibliotecas, uma praça....

É um lugar impar em Porto Alegre e um dos destinos preferidos tanto dos turistas que viajam para esta cidade, quanto dos moradores, que vêem o antigo hotel Majestic e agora casa de cultura, como uma lembrança nostálgica. Esse espaço cultural possui um café em seu terraço, e é bem espaçoso. Vale visitar o quarto de mário quintana, poeta gaúcho que leva o nome da casa e se hospedava no antigo hotel na década de 80.

A casa de cultura Mario Quintana é um local que se respira história, conta nos mínimos detalhes de como foi a vida de um dos maiores poetas do Rio Grande do Sul.

É uma construção muito grande tendo espaço para Literatura, Musica, Teatro, Cinema, Aulas e muitas exposições, que na sua maioria são de Mario Quintana

O local de Porto Alegre onde você irá respirar cultura. Cinema, teatro, exposições, dança, oficinas, um belo jardim no quinto andar, cafeteria e muitas vezes tem feiras por ali. Tem o principal, que é o quarto de Mario Quintana. Um local pra você ir sozinho ou acompanhado e passar o dia todo ali. Opções não faltam. Aproveite cada andar!

Gosto muito de visitar a casa de cultura Mario Quintana. Geralmente, vou para apreciar a sala de cinema, que passa alguns filmes diferentes dos que estão no cinema. Geralmente, passa alguns filmes mais antigos ou de menor aceitação pública. O café no terraço é muito bom, com uma linda vista de Porto Alegre. Recomendo!
Tu volta ao passado, o local passa muita paz a quem visita, me senti parte da família, e consigo "ver" o Mario Quintana criando. Não deixe de ir ao quarto do escritor, mantido harmoniosamente para fazer seus visitantes voltarem ao passado. Biblioteca, museus, acervos, discoteca, galerias, teatro e cinemas. Reserve uma tarde inteira para poder aproveitar a visita.
Exibindo 14 opiniões | Total de 200 opiniões
10 opiniões não são recomendadas
Você conhece o Casa de Cultura Mário Quintana? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Passe o mouse pelas estrelas clique para dar nota

Opinião
Para enviar fotos ou preencher os campos adicionais, faça seu (Você não perderá a opinião escrita)

Baixe grátis o app do Kekanto Escolha sua plataforma: