O Casa da Suíça é a fusão de um ambiente muito agradável, excelente atendimento, excelente gastronomia e a habilidade do chef Volkmar Wendlinger: Austríaco de nascimento, carioca de coração e suíço de “profissão”.

Já passava das 20:30 quando chegamos ao restaurante Casa da Suíça, um imponente prédio no bairro da Glória, onde também funciona o Consulado Geral da Suíça.

Assim que entramos no restaurante, um radiante: “Oláaaa Senhores!” ecoou. Foi o nosso primeiro contato com o carismático chef Volkmar Wendlinger.

Nos acomodamos em uma mesa super agradável, ao lado de uma grande janela, com vista para o jardim de inverno.

O ambiente é requintado, imponente, aconchegante, rustico e já nos ganhou na chegada, com o aroma dos pratos já servidos. Estar aqui é como fazer uma viagem no tempo. O mobiliário é muito confortável com grandes cadeiras estofadas em couro.

O atendimento é feito com cordialidade, sofisticação e tranquilidade. Cada cliente sente-se único com a atenção dada por toda a equipe.

A noite toda teve como trilha sonora um jazz suave. O cardápio chegou e impressionou com a capa em couro com imagens variadas feitas com a técnica de pirogravura, outro trabalho do artista Volkmar.

O Couvert foi servido rapidamente: Uma seleção de vegetais frescos, azeitonas pretas, um prato de pães variados , entre outras iguarias deliciosas. – couvert facultativo – R$ 16,50 (03/2015) –

O Casa da Suíça tem uma culinária diversificada, me surpreendi muito ao encontrar pratos de países como Alemanha, França, Itália e Áustria. Outro detalhe é que parte do menu muda a cada estação, buscando sempre o que há de melhor qualidade.

Embora a especialidade da Casa da Suíça continue sendo o fondue, Volkmar Wendlinger consegue provar aos cariocas que a culinária suíça é muito mais do que isto. Encontramos no cardápio pratos como o Basler Wurstsalad, uma salada de salsicha a moda de Basileia e o Jambon de Parme et Poire fraiche, nada mais, nada menos do que presunto cru e pera fresca.

Com tantas opções variadas, só mesmo pedindo ajuda para o mestre. O chef nos recomendou como entrada um queijo Raclette – R$ 36,30 (03/2015) - Como estávamos em três pessoas, os pratos foram fracionados para que todos pudéssemos experimentar, um mimo extra que só restaurantes muito comprometidos com os clientes conseguem proporcionar. Voltando ao raclette, este queijo é original do cantão de Valais, eu ainda não conhecia, e acabei me apaixonando. No Casa da Suíça ele é servido derretido, com consistência relativamente firme e ao mesmo tempo macio e cremoso. O sabor é médio, frutado e o prato é muito aromático.

Para prato principal escolhemos da seção “À Votre Table” do cardápio. Estes pratos são preparados à mesa, pelo próprio Chef Volkmar. Funciona como uma espécie de apresentação culinária privée, para quem gosta de cozinhar é uma grande aula. A comida é preparada, temperada, finalizada e servida na frente dos comensais e atrai não só os olhares de quem ordenou o pedido, mas também das mesas ao redor. Culpa das labaredas, que alcançam mais de 1 metro de altura.

O primeiro, Crevettes Sir Williams: Uma explosão de sabor! O camarão é a estrela do prato e com ingredientes como maçã, alho e pimenta verde fica divino! O prato tem sabor marcante, com uma picância moderada. – R$ 158,40 (03/2015)

O segundo prato principal escolhido foi Laminas de filé mingon “Dourado”, este é o Prato da Boa Lembrança de 2015 do Casa da Suíça. Também preparado à mesa, esta obra de arte tem como base um filé mignon cortado em laminas bem finas, salteadas e, depois, flambadas com Jaegermeister (destilado de ervas alpinas). O molho é feito com cebola, presunto cru e ervas frescas, vinho madeira seco e um pouquinho de creme de leite fresco. Estava dos deuses! Por todos os czares e moscovitas!

Para a sobremesa entra em cena mais um grande artista. O maître-sommelier Arnaldo de Paula Souza Filho veio até nossa mesa para preparar uma Cereja Flambée com vinho tinto e sorvete. – R$ 44,00 (03/2015) – Não sei do que gostei mais, se foi da sobremesa preparada com perfeição ou da ótima conversa que tivemos durante a preparação. Arnaldo é uma pessoa incrível e as cerejas foram as melhores da minha vida!

A possibilidade de ter grandes chefs finalizando pratos ao seu lado é inesquecível e um exemplo difícil de ser seguido!

Tudo tem um toque de cordialidade inigualável. Até o cafezinho é um charme, feito na própria mesa e acompanhado com trufas de chocolate.

Ambiente bonito, com decoração típica, com muita madeira (parecia que estava nos Alpes). Comida saborosa. Recomendo o steak tartare. Preparado na mesa, na frente do cliente. Saborosíssimo. O fondue de queijo estava delicioso. O fondue de carne apresentava uma variedade de bons molhos, com pouca quantidade de cada um. As porções de fondue são adequadas para uma pessoa cada. Boa carta de vinhos, com preços um pouco caros. Excelente atendimento!

O local é muito bom e o serviço também. Essencialmente pelo clima romantico e conforto que a Casa da Suiça traz aos casais, sem contar no delicioso fondue que acompanhado por uma boa taça de vinho deixa a noite dos namorados perfeita.

SUÍÇA PERTINHO DE VOCÊ,
Restaurante tradicional, já vivi bons momentos, como comemoração de aniversário de nascimento, casamento, encontros românticos, encontros com pessoas vindas do exterior. Enfim, pelo cardápio variado internacional, com bons vinhos e sobremesas , para deixar vontade de voltar.
Ambiente fino, com manobrista, funcionários com educação suíça.
Recomendo Fondue (não tem igual).
Quando eu morava na Gloria, a casa Suíça era a minha melhor opção. Agora moro em Jacarepaguá, volto sempre que posso.

Gostei da casa da suiça é um restaurante que tem os 3 b's , sim bonito lugar, um bom cardapio e uma boa qualidade na comida, o seu valor é medio alto, pelas suas qualidades compensa , para quem gastar um pouco mais , vale a pena , para ir e conhecer, mas o seu preço é justo pelo menos eu achei de acordo com lugar e comida.
O ambiente é bastante agradável; o estilo único. Tem bastante qualidade e variedade e o clima é familiar.. Para quem tem filhos, ou quer fazer um passeio no final de semana com a família o lugar é excelente. Também indicaria para encontros profissionais, confraternizações, aniversários. Eles tem um espaço muito bom.

Um dos melhores restaurantes do Rio, comi as laminas de file mignon dourados, uma tentação, sem falar no ambiente que é lindissimo. otimo atendimento do Sr. Bem. quero voltar mais vezes.
Uma verdadeira culinária franco-suica. Vale a pena presenciar as finalizações de pratos realizadas pelo proprietário feitas a mesa, algo extremamente raro hoje em dia. Ambiente ideal para um jantar romântico.
Você conhece o Casa da Suíça? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral