Capela Santa Maria - Espaço Cultural

| Rank: 12º de 37 | Museus

Localizada no centro da cidade, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura Municipal. Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria mantém uma programação permanente de concertos ao longo do ano, trazendo grandes nomes e importantes grupos de música erudita e antiga do Brasil e do exterior. O espaço conta com sala de concertos, salas para ensaios, produção e acervo de partituras, além de importantes instrumentos como o piano Steinway, considerado um dos melhores do mundo. A Capela Santa Maria foi inaugurada em 15 de outubro de 1939, como parte do conjunto de edificações que compunha as antigas instalações do Colégio Santa Maria, que funcionou no local por quase 60 anos.As obras e a nova ocupação da Capela Santa Maria, inaugurada em janeiro de 2008, durante a Oficina de Música de Curitiba, são um marco na preservação da memória e no registro histórico do patrimônio da cidade.

Foto opinião do Edvaldo da Costa Vale sobre Capela Santa Maria - Espaço Cultural

Um lugar com uma acústica invejável onde a concertos e apresentações de corais.
O local todo foi restaurado e transformado em um oratório lindíssimo.
No local você pode participar do coral Curitiba onde você ingressa apos um breve audição se tiver o fim entra e é educado musicalmente por mestres criteriosos. E futuramente participara do coral mais antigo de Curitiba.
Não perca as apresentações fo local sempre são baratas ou em troca de alimentos.

Ainda bem que restou algo do velho colégio Santa Maria... quando mudaram o colégio para o Abranches e a sede antiga começou a ruir por conta das escavações para a canalização do Rio Ivo, fiquei com medo que toda a história daquele belo colégio se perdesse, mas por uma sábia decisão salvaram ao menos a Capela. Sei que é coisa de saudosista, que assistiu muita missa ali... de olho nos padres que controlavam pra não aprontarmos nada... bons tempos, mas o fato é que a Capela do Santa Maria era e continua sendo um lugar muito bonito.
Hoje é uma bela câmara de concertos, onde volta e meia ocorrem recitais, concertos e outras apresentações... se tiver oportunidade de assistir algo ali, não hesite, o espaço merece uma visita.
O espaço foi todo recuperado, depois de alguns anos de abandono, e mantém os vitrais e pinturas de capela, e boa estrutura para concertos.
Como toda região central, estacional ali só nos estacionamentos pagos e, se houver alguma grande apresentação no Guaíra, até isso pode ser um problema.

Mais uma de Curitiba! Localizada no centro da cidade, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura Municipal.
Esta sala que abriga concertos para música erudita, tem 276 lugares, sendo 203 na platéia e 73 nos mezaninos laterais e 1º balcão. O local, sede da “Camerata Antiqua de Curitiba”, passou por uma reforma no ano de 2008. O espaço cultural já foi administrado pelos Irmãos Maristas e, anteriormente, pelas Irmãs de Caridade do Sion, em 1905.
Você conhece o Capela Santa Maria - Espaço Cultural? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Curitiba?