Cantina Gigio

Restaurante italiano familiar movimentado com ótimo custo benefício
| 3º melhor em Restaurantes Italianos de São Paulo   3º melhor em Restaurantes Italianos de São Paulo

Tudo começou em 1971 no Brás, mas a unidade de Pinheiros foi inaugurada em 1995 por Luigi Salvel, mais conhecido como Gigio. A cantina Gigio traz uma grande bagagem italiana, em um ambiente elegante e requintado. Com produção própria de massas e molhos a casa oferece exclusividade em seus pratos, sempre fartos e com excelente custo-benefício. O restaurante ganhou medalha pelo Guia Kekanto como o 3º melhor de São Paulo, na categoria.

Promoção

Aniversariante ganha uma sobremesa como cortesia.

Especialista em Restaurantes Italianos com 15 opiniões na categoria

A Cantina Gigio é bem tradicional, esta unidade é mais nova que a do Brás e segundo algumas opiniões possui melhor comida e atendimento que a matriz. Se quiser ir de metrô, a estação Fradique Coutinho está a apenas 3 quarteirões do restaurante! :)
Foi minha primeira visita a Gigio e como li que aos fins de semana há fila de espera, eu e meu marido fomos num horário intermediário para almoçar: 16h! Foi ótimo, pois entramos e sentamos direto. No começo o atendimento foi um pouco confuso e demorado, mas depois os garçons acertaram os ponteiros. Aceitamos o couvert da casa (R$ 7,00 por pessoa) e não nos arrependemos, aliás, só nos arrependemos de ter comido tanto! rsrs É servida uma farta cesta com pães italianos frescos e uma travessa com sardela, alichela e manteiga. Muito bom, bem saboroso o couvert!
A carta de vinhos é democrática, há vinhos nacionais e importados, 1/2 garrafa e inteira. O preço é justo. Pagamos R$ 70,00 por uma garrafa de vinho tinto italiano Luccarelli Primitivo Puglia. Muito bom! Combinou muito bem com o prato que pedimos: talharim alla italiana. Molho de tomate fresco com filé mignon e cogumelos. Meia porção por R$ 71,00. Se você comer o couvert, meia porção alimenta 3 pessoas muito bem. Meu marido e eu comemos o couvert, então sobrou macarrão! rsrs A massa veio mais mole do que gostaríamos, mas Imagino que o público em geral goste da massa mais mole, nós preferimos "al dente", da próxima vez me lembrarei desse detalhe e pedirei al dente.
Nossa conta ficou em R$ 182, já com o serviço. Gostamos da comida, é gostosa e farta como deve ser em uma cantina! :)

Vim jantar com minha família e pedimos apenas dois pratos. Os dois pratos foram mais que suficientes para nós 6! Cada prato da para até quatro pessoas. Pedimos um nhoque ao molho basílico é um fettuccini ao molho sugo. Recomendo muito esse molho básico. Aos finais de semana, venha cedo, o restaurante costuma encher.
Salão
"Salão"

Tive duas experiências já aqui em horários diferentes. Na primeira (fotos que posto aqui são dessa ocasião) foi um almoço. E que almoço! Se eu tivesse planejado que iria vir aqui, não teria tomado um café da manhã tão reforçado. Algumas dicas básicas:

1) Este é um lugar que NÃO se recomenda ir sozinho. Na boa...
2) Não se assuste com os preços do cardápio que ali estão os valores das porções INTEIRAS que alimenta bem cerca de quatro pessoas (e ainda sobra). Logo: meia porção para duas pessoas.
3) cantina italiana. Se você quer um lugar calmo com pessoas falando com tom normal de voz ao invés de berros, este também não é o lugar. Aceite as regras do jogo e você é que tem que se adequar ao tipo de lugar e não o lugar a você,

Na minha primeira ida, fomos em seis pessoas almoçar e entrei no clima do lugar, conversando e falando como se não houvesse amanhã inclusive com gente do outro lado da mesa redonda enorme e que exigia um pouco dos meus pulmões. Pedimos risoto ao funghi (meia porção, naturalmente) e um penne al salmone. Meia porção de saladinha que deduzíamos que viria em tamanho econômico e veio no padrão americano em termos de quantidade. O horror, o horror! (no melhor de todos os sentidos).

Já no último sábado um grande amigo de Santa Catarina veio me visitar em São Paulo e saímos para jantar e colocar a conversa em dia. A espera até que durou pouco por mais que a gente não tenha ouvido o número da nossa senha ter sido anunciando pelo garçom. Sim, porque há fila de espera, prepare-se. E como era muito assunto para falar e as mesas ficam muito próximas uma das outras, era impossível não estar compartilhando mesmo que involuntariamente das conversas dos vizinhos de mesa, isso sem falar no barulho generalizado que da primeira vez não me incomodou, mas nesta ocasião me causou uma bela dor de cabeça e desconcentração.

Na minha primeira experiência, tudo veio muito rápido. E com o movimento intenso, decidimos pedir uma entrada antes do prato principal porque deduzíamos que ia demorar. Não sei precisar quanto tempo levou para nossa entrada chegar, mas tive a sensação de que se passou uma eternidade. Mesmo com muita fome, eu e meu amigo não chegamos a um consenso sobre a alcachofra recheada com farinha de rosca, alcaparras, azeitonas pretas, aliche e salsinha que custa algo em torno de R$25,50 a porção. Fiquei com a sensação que teria valido mais pena a gente ter se servido de buffet de saladas e frios a R$9,90 cada 100 gramas (eufemismo para quase cem pratas o quilo!)

Mas a meia porção de pasta Alla Italiana, meus amigos... smack! De lamber os beiços: no capricho, quentinho, saboroso, no ponto.. impecável. Vinha com iscas de filé mignon, champignon e molho de tomates frescos. A porção INTEIRA custa R$115,50. E cafezinho na saída, já que as sobremesas - apesar de bela e atrativas - não me apeteceram muito.

Eu retornaria com certeza, mas já preparado que posso enfrentar esses dois tipos de situações.
Foto opinião do Lucas Nobre sobre Cantina Gigio

O atendimento ficou um pouco a desejar no quesito bom humor dos garçons, dicas de lanches, enfim, como existem muitas opções, acabamos ficando um pouco perdidos no meio de tanta informação. Faltou um cara de bom humor e atencioso com os clientes, pois ali é clima gostoso. Tem muito lanche, muito pedido e muita gente, ou seja, os garçons estão sempre desesperados......................................................................................

Uma hamburgueria que existe desde 1963 merece o nosso respeito. A fama que ela conseguiu na cidade de São Paulo não é à toa. Recomendamos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A Cantina Gigio é antiga sim, ha anos atuando no mercado como restaurante italiano e segue super moderna preservando suas massas e molhos divinamente. é muito frequentada e nos finais de semana, quando o encontro de familias e amigos é garantido, pode usufruir do bar e tomar uns drinques pois a fila de espera é grande.

O gigio é super famoso tanto pelo local quanto pela comida tipicamente italina. O ambiente é super aconchegante e bem temático, além do mais sempre fomos super bem recebidos . O que nos impede de ir mais vezes é o preço que é um pouco salgado , mas de vez em quando vale a penas gastar um pouco mais e saborear uma verdadeira pasta italiana

Gostamos do restaurante. Bom serviço e lugar tranquilo, para familias e casais. O preço benefício muito bom. Meia porção da para 2 pessoas e não é tão caro. O carro chefe estava a 154R uma porção. Pedimos meia porção do Penne ao vodka e não dimos conta. Tivemos que pedir o sobrante para levar. Muito bom. Recomendado.
Foto opinião do Rodolfo Cerda M sobre Cantina Gigio

Cantina tradicional da cidade de São Paulo, possui duas casas, uma em pinheiros e outra no centro, otimas opções de massas, molhos e antepastos, boas entradas, porções fartas e muito bem servidas, carta de vinhos poderia ser melhorada, atendimento rapido e atencioso, custo compativel com a qualidade, na data visita esta unidade nao tinha musica ao vivo, na unidade do centro possui musica ao vivo.

Frequento este restaurante desde 1995, sempre com excelente atendimento. Adorava o japonês cantando música italiana este era um dos motivos para ir aos sábados a noite, mas o tempo passou . Continuo indo não com tanta frequência, mas para mim tudo lá é muito bom desde o recebimento com os antepasto maravilhosos, carta de vinho e pratos suculentos. Os garçons também sempre solícitos. Localização ótima. Preço condiz com.o oferecido. De sábado é bom chegar antes das 20hs assim evita espera demasiada.

São Paulo é uma cidade maravilhosa, cheia de opções para todos os gostos, mas é impressionante a dificuldade de encontrar um restaurante aberto segunda a noite. Conheço bem as dificulades de manter uma casa aberta todos os dias da semana, como o maior número de funcionários, escalas de folgas alternadas dificultando a padronização na execução, problemas de tempo para realizar as manutenções necessárias, etc, mas esse dia internacional da folga dos funcionários de restaurante as vezes complica a vida de quem quer jantar fora neste dia.

Nesta segunda feira, depois de ir em diversas opções na Vila Madalena e Pinheiros e encontrando todos fechados, tivemos a grata surpresa de ver aberta a Cantina Gigio, na Rua dos Pinheiros.
A cantina inicialmente instalada no Brás, tem esta segunda unidade, bem espaçosa e com um estacionamento próprio, que custa 12 reais. Neste restaurante, a cozinha fica bem na entrada, separada da rua apenas por um balcão para entregas delivery e um janelão de vidro.

O bar fica em frente à cozinha em um ambiente separado do restante do restaurante.
A decoração é das cantinas elegantes de antigamente, com móveis e forros de madeira escura, além das cadeiras de couro antigo.

O couvert é oferecido antes de ser servido e está no cardápio por 6,50 por pessoa. Nem sei se tem reposição porque já colocam uma quantidade enorme de pães italianos, uma sardela muito gostosa e uma alichela com pedaços grandes de aliche, que se você pedir reposição com certeza não come mais nada.

Além do couvert, você pode escolher outras opções de entradas como as torradas giggio, umas quase torradas de pão italiano, servido com manteiga, alho e orégano, ou se aventurar em um buffet de antepastos, a 79 reais o kilo. O buffet também é uma boa forma de comprar a sardela para levar...

A casa foi feita para receber mesas grandes. As porções alimentam até 5 pessoas facilmente. Tivemos duas oportunidades de provar a comida da cantina, na primeira vez, só eu e a Laura, pedimos meia porção de nhoque ao funghi, mas pedimos para trocar o molho branco por vermelho, o que foi feito prontamente, sinal que o molho lá é fresco e não um caldeirão cozinhando a noite toda e pronto desde antes de abrir o restaurante, ponto pro Gigio.

O nhoque estava maravilhoso, o funghi com sabor e textura para mastigar, além de um ótimo molho de tomates, muito fresco. O parmesão oferecido também de ótima qualidade e ralado grosso, muito bom.

Na segunda visita, também em uma segunda feira já que é meu dia de folga, fomos em 4 pessoas e pedimos duas meia porções. Um excelente fetuccine verde marinara, feito com molho de tomates e frutos do mar em abundância, com diversos camarões , lulas e uns mariscos divinos,

...e um saltimboca a la romana, um filé recheado de presunto crú e sálvia na manteiga, vinho branco, molho roti e servido com purê de batata. Neste caso o filé estava maravilhoso, mas o molho estava com muito amido.

De sobremesa, as porções também não fazem feio, provamos um maravilhoso pudim de leite, intenso e bem consistente. Quase em dois não conseguimos terminar.

A Cantina Gigio é uma excelente opção de cantina na cidade. Suas massas são um espetáculo e tudo é feito artesanalmente. Além disso, é ótima para quem não quer gastar uma fortuna, mas quer comer uma bela massa.
E se quiser receber em casa, eles surpreendem na distância em que aceitam os pedidos...na dúvida é melhor ligar e perguntar!
Foto opinião do André Leiras Prujansky sobre Cantina Gigio

Ótimo custo benefício da cidade, por isso mesmo um dos seus grandes problemas é ter uma fila enorme de pessoas em busca da massa perfeita. Superada essa etapa ou driblada indo num horário mais "friendly" para a visita aproveite para escolher uma boa massa com um bom vinho.

A casa serve todo tipo de massa, com algumas especialidades em molhos, sou muito fan de fusili, mas prefiro as massas recheadas da casa, como o conchiglione ou o rondeli, servem muito e servem bem...ah, um aviso, uma meia proção serve muito bem duas pessoas, por aí tire a média de quantos pratos pedir na hora, pois em alguns casos, como as massas que vem carnes ou saladas, chegam a servir uma porção inteira, mais de 4 pessoas! O que é ótimo, sempre sobra pra levar pra casa. 50$

Tá com muita fome e/ou sem tempo para as entradas? Existe um sistema de buffet de entradas que você serve, pesa e paga por quilo, são boas as opções de queijos e patês.10$

Os vinhos tem boa variedade e atende todos os bolsos, existe até boas 1/2 garrafas pra quem está em número reduzido ou não quer beber demais.50$

O atendimento é um dos pontos fortes da casa, excelente! Atencioso, prestativo, informativo e educado, difícil não imaginar alguém que não se sinta bem dm voltar ao Gigio, nem que seja só pelo atendimento.

A comida em geral é boa (***), mas fica na média das boas cantinas. O ambiente segue a tradição do formato, mas antigo e com mesas grandes e toalhas de pano.

A cantina Gigio é um lugar bem aconchegante, a comida é bastante variada, o preço é um pouco alto, porém o prato serve fartamente duas pessoas, além de contar com sobremesas muito boas e vinhos maravilhosos; boa pedida para almoço ou jantar em família, boa opção para vegetarianos por contar com amplo cardápio de massas.

Especializado em massas, restaurante que tem um ambiente muito familiar e pratos que servem bem com um preço muito razoável - sendo que a qualidade não está longe de outras casas que têm um preço muito maior. A decoração é de um restaurante italiano clássico, sem frescuras.
Você conhece o Cantina Gigio? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral