Cantina do Délio

| Rank: 7º de 124 | Restaurantes Italiano

A Cantina do Délio traz todo encanto e a simplicidade das autênticas cantinas italianas para Curitiba. Um lugar para os amantes da boa comida.

Assim que compramos as passagens para Curitiba eu pedi dicas aqui no blog sobre qual restaurante visitar na cidade e recebi uma enxurrada de mensagens com a mesma indicação: Cantina do Délio. Não deu outra, reservamos este restaurante para nosso primeiro dia na cidade!

Chegando na antiga casa verde (uma das últimas de madeira da região) e ficamos encantados pelo cuidado com que o jardim é mantido, o prédio é rodeado de plantas.

Ao entrar no restaurante é impossível não ficar meio perdido olhando as paredes cobertas de achados e antiguidades. Tem de tudo, desde utensílios domésticos até matérias de jornal, é bugigangas por todos os cantos.

Esta decoração de época é clássica das antigas cantinas italianas, hoje chamada de vintage, deixa tudo no ambiente mais simples e encantador.

O recepcionista nos explicou que haviam vários espaços disponíveis, podíamos escolher entre o salão principal, próximo à entrada, um outra sala, à direita, o porão da casa… Optamos pela charmosa varanda envidraçada.

O teto lotado de garrafas de vinho Chianti penduradas nos impressionou muito. Durante a noite perguntei para nosso garçom a origem das garrafas e ele nos mostrou que todas tem a data e o nome das pessoas que beberam, geralmente em uma ocasião especial.

Tudo neste local tem um ar nostálgico e romântico, neste ambiente pudemos presenciar comemorações em família, reuniões de amigos e encontros românticos. Nos pareceu que todos estavam aprovando a varanda.

Fomos atendidos pelo amável Celestino, que demonstrou um grande conhecimento do cardápio e estava sempre atento às mesas.

O cardápio da Cantina do Délio é bem objetivo, composto de massas, acompanhamentos e carnes. A carta de vinhos é extensa, com cerca de 90 rótulos, os preços são bons, alguns rótulos são mais baratos do que o valor praticado em outras capitais. (Preços em 04/2015)

Para começar a festa gastronômica Celestino nos recomendou o Trio di Bruschetta – Servida com caponada de legumes, tomate e mussarela de búfala. – R$ 22,80 (04/2015) – Os pães são grelhados e crocantes, deliciosos. Os recheios frios contam com ingredientes como manjericão e tomates frescos regados com um ótimo azeite de oliva.

Já imersos no ambiente, curtindo a trilha sonora que rodou jazz a noite toda e depois de nos deliciar com as bruschettas partimos para os pratos principais.

Conchiglioni al Gorgonzola e Mignon: Massa recheada com queijo gorgonzola servida com molho branco, gratinada com parmesão e acompanhada por cubos de filé mignon. – R$ 49,20 (04/2015) –

O prato é muito bem servido, depois da entrada, alimenta um casal sem problemas.

O Cantina do Délio faz parte do seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Uma das características da associação é que ao pedir o Prato da Boa Lembrança você recebe de presente um prato de porcelana pintado a mão. Na decoração da casa é possível ver exemplares de vários lugares do Brasil.

O prato de 2015 é o Pesce alla Grillia con Tagliatelle: Peixe da estação grelhado com tagliatelle salteado nos legumes e manteiga. – R$ 69,00 (05/2015) – Repleto de cores e aromas e com um sabor de comida caseira bem caprichada este prato me surpreendeu. A salada que acompanha é igualmente deliciosa.

Para sobremesa o cardápio é da Bella Banoffi a confeitaria/bistrô que fica bem à frente e também pertence ao grupo do restaurateur Délio Canabrava.

Pedimos uma Torta Banoffi: Com biscoitos, doce de leite, banana e nata. – R$ 13,90 (04/2015) – Simplesmente deliciosa. A comida é muito farta, se eu não tivesse pedido entrada acho que pediria mais uma torta Banoffi.

A outra sobremesa foi uma Torta Truffi: feita com casquinha de chocolate crocante, mousse de chocolate e cobertura de ganache. – R$ 13,90 (04/2015) – Outra delícia inexplicável, só comendo para entender.

Para saideira um espresso. – R$ 5,20 (04/2015) –

O Cantina do Délio é uma ode ao comer bem, comida farta e de acordo com as tradições da culinária italiana em um ambiente super romântico, aconchegante, iluminado por velas e acompanhado por um ótimo atendimento.

O preço é de acordo e o lugar é tão agradável que mesmo após o jantar ficamos um bom tempo por ali apenas conversando.

Servem uma comida italiana muito gostosa, e com um atendimento impecável. Aconselho experimentar como sobremesa o Banoffe deles, que é maravilhoso. O ponto alto deles é que eles são super rápidos para atender os pedidos, o que é bom porque você não precisa ficar esperando muito, principalmente quando esta com fome.

É um lugar muito agradável com excelente atendimento! As massas são sensacionais. O carneiro também é muito bom e muito bem servido. Com diversas opções para todos os tipo de gosto. Um dos melhores lugares em Curitiba para comer comida Italiana! As bebidas também são boas, o chopp é bem gelado! Super recomendo.
Foto opinião do Ana Carolina Ribeiro Góes sobre Cantina do Délio
Provável que essas avaliações com 5 estrelas sejam de amigos puxa-saco ou deles mesmo fazendo perfil fake depois de eu ter feito meu comentário. Eu até tenho um pouco de amizade com umas pessoas que trabalham na cantina, mas nem por isso vou mentir. Moro perto e sempre tive curiosidade de conhecer. Foi no aniversário de minha irmã que resolvemos jantar na cantina. Fomos em 3 pessoas, cada um pediu o seu prato que demoraram bastante e o movimento estava fraco no dia. Chegaram 3 pratos, e cada um comeu o seu, pois estava esfriando na mesa enquanto o dela não vinha. Esperamos e nada, o garçom havia esquecido dela e ficou fazendo piadinha de mal gosto machista cantando ela. Decidimos ir embora e ela não comeu, pagou tudo sem reclamar, porque ela não gosta de fazer barraco, inclusive o prato que não veio, e fomos embora. Todas as vezes que eu puder falar mal dessa cantina eu vou falar. Fomos mal atendidos desde a chegada até o final. Poder ser por preconceito racial, mas mesmo assim, não recomendo mesmo.

Para saideira um espresso. – R$ 5,20 (04/2015) –

Foto opinião do Fábio Junior Alves sobre Cantina do Délio

Fui la com minha namorada para jantar.
O ambiente eh muito bonito, com velas e aquele blablabla todo que elas gostam.
O atendimento eh muito bom. O garçom que nos atendeu nos deu opiniões valiosas para a escolha do nosso prato e do vinho em questão.
Apesar do alto padrão, não eh muito caro (levemente mais barato que o Mangiare Felice, por exemplo, mas também não tao bom quanto) e os pratos atendem perfeitamente um pessoas.

Restaurante super gostoso para jantar com aquela pessoa especial ou com amigos queridos. Cardápio que agrada diversos gostos, sobremesas da Bella Banoffi, garçons simpáticos (ainda que enfrentem dificuldades com o celular-comanda). De cervejas especiais, só vi a Franciskaner, que estava meio 'salgada'. Pedi um mignon com molho de gorgonzola com talharim na manteiga. DELÍCIA! O preço é super compatível com a qualidade e a quantidade dos pratos.

Fui apenas uma vez no restaurante, no horário do almoço, e gostei do ambiente! Na ocasião provei um macarrão com salmão, se não me engano, e achei uma delícia! Molho bem leve, sem aquele excesso de tempero que vemos por aí. Pretendo voltar :)
Você conhece o Cantina do Délio? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral