Data da viagem: Ver tarifas
Em parceria com: Booking

Endereço: Rua Júlio César Setenareski, 2351, São José dos Pinhais , PR - Brasil - 83085-290

Para verificar com chegar ao Caminho do Vinho, acesse: http://www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho/comochegar.php

Fiz este passeio quando estive em Curitiba. O tour pelo Caminho do Vinho começa em um ônibus, do próprio tour, que sai do Shopping São José. A partir daí, paramos no portal da Colonia Mergulhão, fomos a um café colonial e visitamos várias vinícolas, com degustação de vinhos e produtos coloniais. Gostei muito de conhecer este local tão interiorano, apesar de estar bem perto de Curitiba.

Adorei fazer este maravilhoso passeio, que para mim foi um aprendizado. Embarquei no ônibus no ponto do Shopping São José que nos levou para conhecer vinícolas, uma delas foi a Mergulhão. Tivemos como guia uma pessoa que mora e conhece bem o local, a Rosana. Vimos o artesanato local, provamos vinho e salames, enfim foi uma delícia e para fechar findamos o belíssimo sábado num café colonial. Maravilha!!!

Gostei muito de conhecer este local. Achei sensacional o contato com a natureza, as belas chácaras e casas da região. Os locais para se adquirir produtos artesanais, como o vinho, são inúmeros, vc pode escolher pelo melhor preço, pela melhor marca ... enfim, tudo varia conforme o gosto das pessoas.
Eu prefiro os vinhos secos, mas não dispenso os suaves também.

Adoro quase tudo, pois não fui a todos os lugares, mas aos que já fui adoráveis . Restaurante VOVO JOÃO, comida ótima caseira com fartura a variedade. Café Colonial CASA DE BELLA , variedades de salgados e doces, aquela sopa quentinha maravilhosa. Atendimento ótimo com cortesia e educação.
Um passeio delicioso. com certeza onde aproveitei o melhor cafe colonial. nas viniculas tem muita degustação de vinhos de diferentes tipos, sucos de uva, queijo e embutidos tb. otimo lugar pra comprar pimentas e conservas em geral, mas atenção tudo fecha bem cedo entao aproveite o dia.

São José dos Pinhais possui uma tradição muito grande de colônias, foi assim que a cidade surgiu e assim que cresceu, porém de uns tempos para cá (10 anos) começou-se a explorar esse potencial como atrativo turístico, dando estrutura para a região e atraindo turistas de diversas partes.

O Caminho do Vinho conta com vinícolas , chácaras, e cafés coloniais típicos da região com iguarias gastronômicas e paisagens bucólicas sem igual na RMC, vale a pena conferir com tempo e disposição algumas atrações, além de comprar quitutes e os vinhos coloniais da região. Em Agosto tem a Festa do Vinho, vale a pena comparecer.

A muito tempo atrás, mas muito mesmo, eu tinha uns 14 anos, quase todo sábado, a gente ia até uma colonia de italianos comprar vinho ( quem comprava era o meu chefe na época, a piazada só gostava de ir experimentar os vinhos, e voltar rindo a toa.), e já naquele tempo eu imaginava que podia ser uma ótima opção de turismo, o que não era pela falta de estrutura.
Ainda bem que outras pessoas pensavam igual.
Em 18 de junho de 2004 foi criada a ACAVIM (Associação Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão), surgindo da necessidade de organizar os empreendimentos envolvidos na rota de turismo rural “Caminho do Vinho”, na área de abrangência da Colônia Mergulhão e arredores, buscando preservar a identidade rural da região, trazida principalmente pela etnia italiana.
Assim eles puderam organizar a rota de turismo, cobrar apoio da prefeitura, investir na compra e melhoria de equipamentos e dos espaços para receber os visitantes.
Hoje tem uma infra-estrutura para receber turistas, de fora e da região, excursões, eventos e festas como a já tradicional festa do vinho.
Conta hoje com 11 cantinas, 11 restaurantes e cafés coloniais, 10 chácaras de lazer( inclui pesk-pague e um "velocross" Lanchonete e pista de motocross).
MINHOCÁRIO onde você aprende como funciona e pode comprar humus, por kilo ou sacos de 20 kg, e minhocas para pescar e criar em casa.
18 espaços para eventos, grupo folclórico italiano Cuore D'Italia que faz apresentações nas festas e eventos, Semanalmente (sábado à noite) o grupo reúne-se na sua sede, local cedido pelo Sr. Arvito Pissaia, em sua propriedade: Vinhos Vô Vito, possui uma empressa que organiza e produz festas, eventos e passeios, a VINTAGE TURISMO & EVENTOS.
para chegar vindo pela Av. das Torres, passar pelo Portal de entrada de São José dos Pinhais e pela Nutrimental, seguir pela BR-376 sentido Joinville/SC, no sinaleiro do Bradesco, cruzar a BR-376, seguir pela rua que inicia ao lado do banco, a Alameda Bom Pastor, e passar pelo portão 2 da PUC-S.J.P.
No Casarão do Milho (logo após a PUC) virar à esquerda, seguir pela Rua João Zarpelon, que finaliza na Rua Dr. Murici, de paralelepípedo (calçamento), seguir por ela, passando em frente ao CAIC e 17º Batalhão da Polícia Militar, seguir por baixo da trincheira (BR-116 / Contorno Leste) em asfalto, e continuar na Rua Dr. Murici (calçamento) passando ao lado da Consduspar e após o Frigorífico Juliatto, virar à esquerda, na Praça Ticiano Prendin, ao lado do Armazém do Mazza.
Inicia-se a Rua Julio Cezar Setenareski, principal via da Colônia Mergulhão- Caminho do Vinho e visualiza-se a seguir o Portal Italiano, pareca complicado, mas todos da região conhecem, na duvida é só perguntar.
Nas fotos vou incluir um mapa para facilitar, nas próximas resenhas vou escrever sobre os lugares, vou ter muito o que escrever.

O nome já diz tudo caminho do vinho, mas não é só vinho que tem lá, uma variedade de restaurantes com costela de chão e vários café coloniais. O preço é bem atrativo e o pessoal que atende todos gente simples mas com bom gosto muito bom pra quem gosta de de uma comida caseira pra almoça no domingo.

No caminho do vinho não somente melhores vinhos, como também queijos, doces, bolachas, tudo artesanal feito pelos colonos do bairro, como também tem uma das melhores casas de café, e pesque e pague. Muito divertido e familiar, só a paisagem já vale a ida até lá.

Ola vc que gosta de um bom vinho tanto seco quanto tinto esse é o caminho, vinho feito sem maquinários suave é o melhor vinho, sao varias adegas uma melhor que a outra, e nao se tem so vinhos sao varios produtos caseiros, aproveite e passa la para tomar um cafe colonial também tudo caseiro em um lugar agradavel

É uma passeio interessante de se fazer, mas eu tinha outra outra ideia.Achei que os estabelecimentos tivessem mais proximos uns dos outros.Em alguns momentos a estrada é de terra, sem sinalizações.Eu fui por conta, sem utilizar o onibus turistico que sai do centro da Cidade de SJP
Lembro que a parte mais legal do passeio foi conhecer o Pesque Pague do Cachimbo, que por sinal o proprietário estava lá presente e existe um desenho deste senhor na parede do estabelicimento que é fiel a sua pessoa.
Fui comer no Vô Joao.Achei comida ok.Nada de espetacular ou diferente para ser indicado
Você conhece o Caminho do Vinho? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Consulte o preço e reserve o Caminho do Vinho