Caixa Cultural

nota 4.4 de 5 em 15 opiniões
| Rank: 123º de 1041 | Atrações - O que fazer


Dicas rápidas Ver todas as dicas
Opinião em destaque

Um prédio histórico imperdível se estiver turistando no centro histórico de São Paulo, o Conjunto Cultural da Caixa tem uma bela arquitetura bem conservada, além de guardar lindas exposições, vale apena conhecer e verificar a programação, pois as vezes tem algumas apresentações, vale apena se informar antes.
avaliações recomendadas

Um prédio histórico imperdível se estiver turistando no centro histórico de São Paulo, o Conjunto Cultural da Caixa tem uma bela arquitetura bem conservada, além de guardar lindas exposições, vale apena conhecer e verificar a programação, pois as vezes tem algumas apresentações, vale apena se informar antes.
Compartilhar experiências reais é nosso objetivo. São filtradas resenhas spam, ofensivas, que não se refiram ao local ou que sejam/pareçam resultado de conflito de interesse.

Duma matéria da Veja que comentei em outro checkin para visitar um restaurante, passamos por aqui para conhecer a história que foi mantida da Caixa.
Fica em frente a praça da Sé, entrada franca porém monitorada pois é possível passear pelos departamentos mantidos que contém diversos objetos de diversas épocas de sua existência.
Vale circular calmamente pelas salas e conhecer tudo o que fez parte da história da Caixa e as monitoras sempre prestativas para esclarecimentos.
Geralmente existem outras exposições também gratuitas no prédio mas por este dia optamos em ficar apenas neste andar :-)
Foto opinião do Cleber Baglioni Silva sobre Caixa Cultural

Ah! A Caixa Cultural é sempre uma boa pedida para quem curte cultura. Acredito que todas as exposições são gratuitas. Se não forem, as pessoas devem pagar uma besteirinha, tipo uns R$ 5 no máximo. Além das exposições o lugar recebe shows. Apesar de nunca ter ido em um, olho a programação e vejo que sempre são legais. Além de tudo isso tem um museu da própria Caixa contando a história do banco e uma vista legal da Catedral da Sé. Ao ir na Catedral, vale muito passar na Caixa, já que são lugares praticamente do lado. Não deve dar sem passos de um para o outro.

O local tem todas essas facilidades e mais: fica na saída do metrô. É bem na boquinha da saída mesmo. Fico com um pouco de medo de ir ali no fim de semana, mas sempre que fui tinha carros da polícia ou da guarda municipal no local. Olhem, no fim de semana é um programa bem concorrido. Dependendo da exposição então, aí que fica lotado mesmo. Não consegui entrar, por exemplo, na exposição da Divina Comédia, com quadros do Dalí que retratavam a obra de Alighieri. Fora que para pegar o catálogo foi outra novela. Esse é o problema: tem que chegar cedo por ser tudo bem disputado, mas depende do dia, hora e popularidade da exposição.

Recomendo muito o passeio!

Sensacional! Gratuito, fácil acesso, lindo lugar...que remete ao passado do Brasil. Fomos na Exposição do Joan Miró, com obras lindas... e da Street Art com obras do Banksy, super organizado, excelente atendimento dos funcionários. Não é cheio, então vc pode ficar horas admirando as obras. Superrrr Recomendo!!!
Foto opinião do Carolina Martins sobre Caixa Cultural

Conheço o edifício Centro Cultural Caixa Econômica a pouco tempo, e fiquei encantada com a arquitetura, com as exposições de alto nível apresentadas pela instituição e sobre as peças de teatro assisti "Felinda", foi maravilhoso, sai de lá encantada, gostaria de fazer uma visita guiada a este belo edifício.
Cris Costa

Trata-se de um local que abriga tudo o que um amante da arte mais preza, desde sua beleza arquitetônica e histórica, até a pluralidade linguística das exposições que ele abriga.
O espaço encontra-se em um dos locais mais acessíveis de São Paulo, e o melhor, entrada franca!.
São três andares que periodicamente traz um pouco de cada expressão artística, tais como pintura, escultura, debates e oficinas, além da exposição fixa que traz um pouco da história da própria caixa econômica mesclada com a história da cidade.
Um espaço perfeito para conhecer novas linguagens e novos artistas, sem perder a elegância da arte tradicional.

Quer viajar pra um tempo onde os depósitos eram feitos com saquinhos de moedas? Em cardenetas escritas a mão? E os cartazes? De outro mundo! Sim, um vasto campo para curiosidades da antiga São Paulo, de como os trabalhadores e bancários tratavam a vida financeira e como encaravam a vida na nova metrópole. Vale a pena conferir.

Fica num belo prédio de mármore preto no coração da cidade, Praça da Sé.

Quando eu fui , o centro estava em reforma, então várias áreas estavam interditadas e não tinha muito coisa em exposição. Mas ainda assim pude conhecer o museu da caixa.

É um espaço bem original. São salas antigas que remetem aos anos 20, 30 e tem diferentes tipos de moedas brasileiras, os modelos de roletas que eram usados pela caixa, algumas máquinas antigas e a história da instituição.

Também pude ver a um documentário sobre animação, a sala é pouco estruturada, apenas uma sala normal com cadeiras do tipo de "escritório" e um telão com um projetor...
Mas como nunca tem muitas pessoas lá para assistir dificilmente você vai passar por momentos desagradáveis.

O prédio, antiga sede do banco Caixa Econômica Federal (criado por Decreto Imperial de 1861 por Sua Alteza Imperial Dom Pedro II), este prédio da Era Vargas foi inaugurado no ano de 1939 e mantém todas as suas características. Foi construído no lugar de uma igreja e onde se localizava o altar-mor, hoje há um lindíssimo vitral retratando a vocação agrícola brasileira do início do século XX.

Fica de fronte à Praça da Sé e à Catedral Metropolitana, com fácil acesso de metrô, ônibus e trollebus. Próximo de lá há outros locais importantes a se visitar como o Solar da Marquesa de Santos, Páteo do Colégio, dentre outras opções.

Visitei 4 opções (3 transitórias e 1 permanente do próprio banco), todas igualmente interessantes:
Klumb - A Corte e o Brasil (vida cotidiana da corte imperial brasileira)
Gepetos de Praga (exposição de marionetes da República Tcheca - é imperdível)
Xilogravuras de Márcio Pannunzio (não me impressionou, gostei mais de conhecer os instrumentos para a criação da xilogravura)
Exposição Permanente (fica no 6o. andar do prédio e conta a história do banco e das loterias)

Vale muito a pena visitar.
"Exposição: Os Robôs de Alomón no C.C. Caixa Econômica"
Exibindo 14 opiniões | Total de 15 opiniões
1 opiniões não são recomendadas
Você conhece o Caixa Cultural? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Passe o mouse pelas estrelas clique para dar nota

Opinião
Para enviar fotos ou preencher os campos adicionais, faça seu (Você não perderá a opinião escrita)