Alambique Butiquim Mineiro

Restaurantes Brasileiro

Este local está fechado

Endereço: Rua Paraná, 183, Santos , SP - Brasil - 11075-320

Preço: $$$$  (Até R$25)

O Butiquim Mineiro é um amplo restaurante típico de culinária mineira. Com dois ambientes e uma área externa, a casa comporta muitas pessoas, sendo um espaço bem legal para eventos e aniversários, já que o salão dos fundos é imenso, apesar de que eu acho a aparência desse salão meio "largada", algo meio galpão, que poderia ser muito melhor, muito mais bonito, com uma decoração bem legal, já que o espaço é imenso no fundo... A comida é otima, otima mesmo! Tem opções de carne, espetos, escondidinho, pães, porções, batata, polenta. Recomendo!

Foto opinião do Rodrigo Fernando Sargo dos Passos sobre Alambique Butiquim Mineiro

Um do melhores que já fui.
Tem 2 ambientes . na frente tem música ao vivo e namo interno (fundo) um amplo salão que da pra levar uma galera! Bem mineiro, tem a mobilia em madeira velha, porções tradicionais e claro ...cozinha mineira. Vários tipos de cachaças, drinks, cerveja gelada e sucos naturais. Os preços são compatíveis... Vale a pena ,pois as porções e pratos são bem servidos.
Não tem estacionamento.
Aceita todos os cartões de crédito e debito, só não perguntei se aceitava tickets.

O Butiquim Mineiro é um local que possui um diferencial que deve ser o principal de qualquer estabelecimento comercial, o atendimento, sempre muito bom com grande atenção e hospitalidade, as porções são muito saborosas e de ótima qualidade, as bebidas são muito boas e o local muito bem frequentado e possui um ambiente muito agradável.

Tirei a noite de sexta-feira para conhecer um bar novo em Santos. Depois de conversar com alguns amigos, decidimos ir ao Butiquim Mineiro. Um bar sensacional, "fora dos locais comuns de bares" da cidade, mas que te oferece uma incrível experiência de Goles e Gulas.

Admito que gostaria de falar da Gula primeiramente, mas para explicar todo o contexto dela, preciso ambientá-los na questão de atendimento. Estávamos com fome (o glutão aqui não tinha almoçado) e começamos a olhar o cardápio e suas opções. Papo vai, papo vem... Escolhemos uma porção e fomos pedi-la ao garçom. Ele nos vira e fala "Não!", assustei e pensei que estava em falta e tudo mais, mas ele vira e fala "Essa é muito pequena e vocês não vão poder saborear tudo bem. Pede a de frango com molho gorgonzola que é mais barata e é bem mais servida!". Comecei a rir e achei extremamente fantástico. Ponto altíssimo de um bom atendimento. O garçom não deixou barato e ainda lançou "A gente ganha conforme os pedidos, mas o cliente tem que ficar satisfeito... Senão, não dá!". Posso falar? Melhor atendimento do século! Foi o Butiquim logo no início fazendo escola.

Já que falei dela. A gula escolhida foi a isca de frango com molho gorgonzola. Pelas fotos vocês conseguem ver que é bem servida. Típica de glutão e realmente saborosa. Como meu amigo já tinha avisado tudo parece perfeito. Depois outro amigo chegou mais tarde e pedimos uma porção de fritas com queijo e bacon. Apesar de "básica", também estava bem feita. Batatas sequinhas, queijo derretido corretamente e o bacon dando o ar de "perfeição" no prato. Acredite que tudo é bom no Butiquim Mineiro. Tudo.

Os goles foram de cerveja, como o glutão aqui gosta. Nada melhor que rever amigos e brindar muitos copos relembrando os bons momentos. Junto com um atendimento rápido e tranquilo, as cervejas vinham na velocidade certa e não deixou os glutões passando sede. Mais um dos pontos de destaque do bar. Na verdade o butiquim é uma cachaçaria e, como o nome destaca, as cachaças são um grande ponto de respeito na casa. Porém, nesta noite não fomos, por conta das cervejas antes e da quantidade de glutão que bebemos hehehehehe... Mas da próxima vez, não vou fugir não! O preço é bacana em tudo (tanto em Gole como na Gula). Nada caro (e olha que eu pensei que fosse) e realmente o "custo x benefício" é fantástico e merece mais um destaque aqui.

Por fim, mas não menos importante, o ambiente! Na parte "externa" as mesas são as mesas das máquinas de costura antigas. Sim, lembra aquela máquina da sua avó ou da avó de um amigo? Pois é... Todas elas são assim. Algo nostálgico e com certa dose de humor (beber onde vovó costurava!), achei realmente bacana. Na parte de dentro, enfeitando o bar, as máquinas de costura em cima dão um toque especial. Esta parte que ficamos é mais "barulhenta". Muita conversa, muita risada e até música da rua... Caso o glutão prefira algo mais tranquilo, o Butiquim Mineiro não te deixa na mão e possuí também um salão interno bem mais sossegado e que você pode curtir um momento mais agradável e até em família.

Como dá para perceber, um ótimo bar. Uma excelente surpresa e uma perfeita dica para uma noite que você queira ter uma boa experiência de bar em Santos. Sem arrependimentos e com certeza satisfatória.
Foto opinião do Matheus Monteiro - Gole & Gula sobre Alambique Butiquim Mineiro

Localizado numa rua tranquila e fora dos conhecidos circuitos de bares de Santos, o Alambique Botequim Mineiro é um bar, como o nome diz, onde a temática é toda voltada ao estado de Minas Gerais, incluindo decoração e gastronomia, proporcionando ao cliente uma impressão de estar bem longe da Baixada Santista.

O ambiente é o diferencial da casa, com decoração rústica em madeira, mesas que trazem embaixo toda uma engrenagem de máquinas de costura antigas. Adornos que remetem ao estado de MG, panelas de barro, prateleiras com tonéis de cachaça, um quadro com triângulo que lembra a bandeira de Minas, luminárias com estrutura feita de rodas de bicicleta e outros. Possui um belo e grande balcão com cadeiras mais altas, um excelente deck na entrada com telão. Na parte traseira um salão que acomoda facilmente 50 pessoas sentadas e conta com outro telão com projetor de alta definição, ideal para assistir jogos de futebol e shows.

Chef e proprietário da filial santista, Luiz Piruka comanda a cozinha, trazendo no amplo cardápio pratos como as Almôndegas Mineiras, Joelho de Porco Defumado, Torresmo de Barriga, Caldinho de feijão, entre outras opções.

Uma boa pedida é a Porção Mista (R$25,00), que vem numa minichapa, inclui mandioca e linguiça calabresa acebolada, decoram o prato algumas pimentas biquinho, que ainda era acompanhado de cesta de pães. Outra porção muito apreciada é a de Batata Frita (R$20,00) com queijo cheddar e bacon.

Cervejas (a partir de R$5,00), drinques, sucos, refrigerantes e as conhecidas cachaças mineiras completam o ótimo menu.

Possui um atendimento rápido e muito simpático, muitas vezes o próprio Luiz vem lhe servir, aproveitando para explicar e saber sua opinião sobre o prato servido, além claro de bater um papo
agradável.

Situado nas proximidades da Avenida Ana Costa e arredores do Hospital Beneficência Portuguesa, talvez ainda não tenha alcançado grande parte do público etílico-gastronômico da cidade de Santos, mas certamente fará grande sucesso, pois tem tudo que um bar precisa para alçar grandes voos.

Vale a pena conhecer.

Para ver outras resenhas acesse: http://baressantos.blogspot.com/

A visita foi feita em uma sexta-feira, em um happy hour com a galera do serviço. Quando chegamos a trilha sonora não nos agradou (tocava pagode, e nem eu e os meus amigos curtimos – gosto não se discute, se lamenta), e torcemos para que outra máxima fosse confirmada, que toda cachaçaria boa tem música ruim, que dirá a Água Doce. Tomamos coragem e entramos, o lugar é bem decorado, com paredes de tijolos a vista, vários artigos antigos, como máquinas de costura, máquinas de escrever, ferros de passar, alambiques… parecíamos que estavámos em um casarão de fazenda de Minas Gerais.

Fomos acomodados e o primeiro pedido foram 4 doses de cachaça Germana e para comer, uma porção chamada ‘Bambu Amigo’, que nada mais é que uma porção combinada de Carne de Sereno, Picanha, Linguiça Defumada, Torresmo e Batata Frita ou Mandioca Frita, tudo isso servido em um pedaço de bambu. É quase um quilo de comida, e comida boa… deliciosa, ainda bem umas pimentas biquinho para complementar a porção. As carnes bem temperadas, a linguiça apimentada no ponto, torresmo crocante, mandioca sequinha. É um combinado de respeito, uma das porções mais completas que já comi por aqui. Também pedimos uma costela ao molho barbecue, que estava muito boa (e eu não sou fã de costela… então devia estar uma maravilha), um caldinho de feijão que servia duas pessoas, pois vinha em uma panelinha, e uma batata frita empanada, que se pudesse eu comeria uma porção por dia, de tão gostosa que é, melhor batata frita que já comi.

O atendimento foi muito bom, os garçons muito atenciosos, davam dicas do cardápio, atendiam com rapidez, as coisas na cozinha demoravam um pouco pra sair, mas eu desculpo pois o chef veio até a nossa mesa perguntar se tínhamos gostado dos pratos… primeira vez que isso acontece, me senti importante!
Você conhece o Alambique Butiquim Mineiro? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral