Para os esportistas de plantão. Temos bikes em todo canto de Porto Alegre. o/
Agora aquela história de que não pode ir a tal lugar por que tá a pé, ou tá sem grana pro bus, é balela.
O BikePoA é um projeto bem bacana implantado em Porto Alegre.
Por toda cidade tem bicicletas espalhadas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa (desde que cadastrada ) . Funciona através de pagamento mensal (R$10) pelo cartão de crédito ou através de passe diário, (R$5) neste caso fica-se com a bike por 24 h.
Depois de feito cadastro no site , tudo certo e tudo pago, ai é só chegar na estação que quiser e retirar a bicicleta .
Bem fácil. Claro que tem que colocar senha para que depois tu consiga usar a bike mais vezes. Mas também é muito fácil. Compensa por que é barato e você utiliza o mês todo. Baita iniciativa.

Eu uso muito bike para andar pra todo lado.
Enquanto a minha estava com problemas, usei muito as bikes do bikepoa, serviço legal incetiva a tirar um pouco dos carros das ruas. Apesar que os motoristas de Porto Alegre não respeitam em nada um ciclista, acham que o ciclista incomoda e só, não sabe que é pro bem dele mesmo que essa bike é usada, vamos ter que passar umas 3 gerações para aprender isso.
Tecnicamente tem alguns probleminhas, mas acho natural que exista, afinal o mecanismo tem essa característica que depende do cuidado dos usuários, e sendo equipamento (bike e estações) realmente sempre podem haver problemas. Como quando retiramos a bicicleta mas ela não destrava, ou quando não conseguimos conexão com o aplicativo...
No geral acho muito interessante o serviço.

Eis que venho falar sobre o BikePoA (e não poderia ser diferente), um belo de um serviço disponível ao porto-alegrenses e que eu A-D-O-R-O!

O BikePoA faz parte da chamada "mobilicidade" do Sistema de Bicicletas Públicas SAMBA, o qual é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre. Com ele, qualquer pessoa pode alugar bicicletas e se locomover para onde quiser, obedecendo, é claro, regrinhas. Para isso, basta ter cartão de crédito, além de fôlego e boa vontade.

Começa-se acessando o site www.movesamba.com/bikepoa, onde é realizado um cadastro. Após, já é possível comprar passe mensal (R$10 durante 30 dias) através do cartão de crédito. Também é possível comprar um passe diário, de uso eventual (R$5 durante 24 horas). Em qualquer uma das opções escolhidas, após cadastro prévio no site (independente do passe escolhido, ele é necessário), é só chegar na estação desejada e retirar a bicicleta através de uma ligação realizada a partir do celular cadastrado. A ligação é gravada, então basta digitar as informações pedidas (senha do usuário, número da estação e número da bicicleta). Em seguida, será acionada uma luz verde, liberando a bicicleta. Assim, facinho facinho!

É importante lembrar: em qualquer um dos passes escolhidos, o tempo de corrida/passeio/viagem é de 1 hora para que seja "de graça" (na verdade R$5 ou R$10). Após os 60 minutos, é necessário intervalo de 15 minutos, deixando a bicicleta na estação para que então se prossiga, caso queira. Caso contrário, são tarifados R$5 a cada hora excedente. A bicicleta pode ser pega em uma estação e deixada em outra, sem problemas, desde que tenha posição livre, só encaixando-a na vaga.

Apesar de ser meio "cagona" para andar no meio dos carros, de já ter pego bicicleta com pneu furado por falta de atenção, de já ter me deparado com estação em manutenção ou sem bicicletas no momento, eu acho uma baita iniciativa. Estimula-se a prática de exercício físico e, mais do que isso, é uma opção para desafogar do trânsito. Além disso, cada vez mais estão sendo pintadas novas faixas de ciclovia (Ipiranga, Diário de Notícias, João Teles, Vasco da Gama, etc), fora as inúmeras estações espalhadas em diversos bairros da cidade. Serviço fácil e barato, agora não tem desculpa pra não se exercitar!
Foto opinião do Carla Garcêz sobre BikePoA
Você conhece o BikePoA? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral