Quer receber ofertas do(a) Biblioteca Central dos Barris?

Localizada no bairro de Barris, em Salvador, a biblioteca abriga hoje um grande acervo de livros e tambem é muito bem organizada,uma excelente opção para pesquisa e conhecimento.
Quem não conhece deve conferir

Uma das principais bibliotecas da cidade, estando situada no bairro dos Barris e contando com um bom acesso. Se não souber chegar, é só pra perguntar para qualquer pessoa na rua, já que a biblioteca é um ponto de referência da região.

Possuindo cerca de 200 anos, conta com um imenso acervo de livros, abrangendo uma vasta diversidade de áreas do conhecimento, incluindo algumas raridades (e com acesso mais restrito, à pesquisadores) bem como uma grande sessão de jornais e revistas antigas para quem deseja compreender melhor determinados períodos de nossa história. Fiz alguns trabalhos na faculdade e o material que existe lá com notícias do passado foi de grande valia para as pesquisas. O atendimento é bom, com profissionais dispostos a responderem às suas solicitações, além de contar ainda com sessões para deficientes visuais, com material em braille, e um espaço infantil.

No local costumam ocorrer uma série de eventos culturais, como apresentações teatrais e de dança no Espaço Xisto, sendo este um teatro anexo ao prédio da biblioteca (a entrada fica por uma das laterais, ao fundo). Dispõe também de duas salas de cinema, bem como a Galeria Pierre Verger, na qual são realizadas exposições fotográficas.

Biblioteca com ambiente acolhedor, bem organizada e com diversos recursos disponíveis.
Seção de periódicos atualizada, área infantil e local para eventos.

Recomendo para uma boa leitura, ou para assistir às apresentações.

Uma saudade de quando eu não tinha computador e ia nas bibliotecas fazer pesquisas e trabalhos escolares *-*.

A biblioteca Central do Barris é bem grande,existe vários setores e todos eles bem organizados e distribuídos, se não souber onde encontrar , é só pedir uma ajudinhas as funcionárias do local, nem sempre estão de bom humor mas vão ajudar.

No local também acontece exposições e até mesmo desfiles. É realmente uma pena locais como esse, com grandes informações serem esquecidos pela população e serem substituídos pela tecnologia.

Quem não gosta de ler um bom livro? Certamente alguns falarão que não gostam mas, lá no íntimo, todos nós admitimos que uma boa leitura é relaxante, construtiva, introspectiva e desalienante (permito-me o neologismo porque li há pouco João Cabral de Melo Neto). Seja em prosa ou em verso, livros constroem pessoas e nos transcende deste mundo cão que vivemos. Sou suspeito a falar de livros.

Porém deixarei essa prosa de livros para outrora. Tenho que dissertar sobre a maior e mais antiga biblioteca da Bahia. Com seus 200 anos recém completados, a Biblioteca Central encanta não só pela estrutura, mas também pelo acervo que a pertence. Desde lançamentos a raridades, é lá que você acha as maiores pérolas do conhecimento.

Começo a falar do Teatro Xisto, que é localizado ao lado da Biblioteca e a manutenção está sobre a sua responsabilidade. É um teatro aconchegante, um pouco modesto e recatado, mas com grande opções de espetáculos a preços populares e que não são divulgados na "grande" mídia.

Entrando no espaço da biblioteca em si, a mesma possui um hall onde recepcionistas te orientam para onde você deve ir — confesso que, as vezes, perco-me lá — dependendo do seu objetivo lá. Por exemplo, a seção de revistas e jornais é no primeiro andar, salvo engano.

Possui também uma área aberta no meio da Biblioteca que é conhecida como quadrilátero. Por vezes, lá ocorre shows gratuitos e palestras. Bom também para passar o tempo lendo um livro ou batendo um papo com os amigos.

Entre seus vários setores, cito o de registros de obras e direitos autorais. Muito bem organizado, é lá que um escritor(a) deve registrar suas produções. Por ela ter convênio com a Biblioteca Nacional, o registro do seu texto será feito com a maior garantia de que seus direitos autorais não serão violados.

Portanto, recomendo a todos — leitores assíduos ou não — para visitarem esse lugar maravilhoso. Pesquisas, leituras, conversas, são as mais proveitosas possíveis lá na Biblioteca Central. Ela é um patrimônio meu, seu, e de todos que vivem neste estado.

O mundo do aprendizado, da cultura é fascinante, e ter acesso a ele, sem "custo benefício" é melhor ainda. ter um local desses na capital que abriga conhecimento nos mais variados campos é fenomenal, então para quem quer estudar, participar de exposições, conhecer sua cultura, a Biblioteca Central é sem dúvida um excelente lugar.

A biblioteca tem um acervo fantástico, mas a grande parte dele não é acessível ao público. Poucos funcionários lá realmente são interessados em trabalhar e ajudar. Para completar o local é muito mal administrado. Seria um lugar fantástico com uma boa administração
Você conhece o Biblioteca Central dos Barris? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral