Batchê Batata

| Rank: 14º de 162 | Lanchonetes

Ba Tchê batata, é a casa pioneira de batata suíça do Rio Grande do Sul, inaugurada em 2001 pela família Mozel, que desenvolve receitas com este produto desde 1995. A Ba Tchê veio para a Capital Gaúcha trazendo um novo conceito gastronômico, usando um produto principal, mas diversificando em seus recheios saborosos e únicos.

As batatas suíças são preparadas de forma totalmente artesanal, o processo constitui em usar a batata pré-cozida ralada, montar em uma frigideira, rechear e levar ao fogo para dourar dos dois lados até formar aquela casquinha crocante e deliciosa. Cuidadosamente elaborada

Sou fã de carteirinha de batata!! Adoro e utilizo ela de diversas maneiras, mas normalmente como acompanhamento de algum outro prato. Mas no Ba tchê não, aqui ela é a estrela, o ingrediente principal! :)
O ambiente é lindo, os detalhes do local, do cardápio e toda a decoração conferem um ambiente super aconchegante. Perfeito para ir jantar com um grupo pequeno de amigos, em casal ou em família mesmo. O preço é super em conta, achei barato na verdade! Pelo preço de uma Ala minuta, você desfruta de uma verdadeira experiência gastronômica na Lima e Silva, porém ela não fica localizada bem na muvuca, tem uma entrada charmosa e discreta.

E a comida? Bom, vou tentar ser sucinta... O prato é simples em sua essência...batata ralada, com um recheio a sua escolha (diversas opções) e depois dourar nos dois lados. Essa composição cria uma casquinha super crocante por fora, mas macia e suculenta por dentro.
O cardápio super variado, dispõe de diversos recheios e ainda te permite personalizar um pouco mais o seu prato, adicionando um ou mais ingredientes extra.

Fomos entre um grupo de cinco amigos, todos famintos e não nos arrependemos! Gente, a Batata pequena não tem NADA de pequena!! O prato é tão grande que achei que tinha vindo errado, hahaha. Sério, não consegui comer toda.
Cada um pediu um recheio diferente e todas estavam deliciosas! A minha foi a Barreado, carne de panela desfiada e queijo mussarela e adicionei brócolis. Adivinhem o resultado?DI-VI-NO!!! Provei também a de 5 queijos, é espetacular!!!
O único ponto que não gostei foi o banheiro, não estava muito limpo.

O único ponto que não gostei foi o banheiro, não estava muito limpo.

Então... Sabe aquele lugar que tinha TUDO pra ser DEMAIS, mas que acaba por frustrar tuas expectativas? Pois bem, assim foi a minha "relação" com o Batchê.
Eu cheguei toda cheia de amores, mas o lugar, com meia luz, que era pra ser aconchegante, me pareceu vazio (não de pessoas, mas de decoração).
O clima é tão rústico que se torna frio... Contraditório, não?
Em se tratando de comida, realmente é bem gostosa. Só que né, batata... Ainda que o recheio seja ótimo (pedi de filé com cheddar) e o tamanho considerável (um "médio" dá pra duas pessoas), falta alguma coisa.
Falta GOSTO! Eu gosto de comida temperada e a batata mal tem sal...
Quanto ao atendimento, o garçom deixou um pouco a desejar. Tudo bem que o local é intimista e tudo mais, mas o "moço" podia circular, sei lá, de meia em meia hora, pra ver se alguém quer alguma coisa. Desisti de esperar na mesa e fui até o caixa pedir uma coca-cola.
Assim, pra dar uma variada, acho válido, mas pra virar cliente, só gostando MUITO de batata.

Conheci hj o Batchê Batata...e dai o mineiro aqui vai usar a giria gaucha...BAH TCHÊ...muito boa a batata e em um bom tamanho...um ambiente muito aconchegante, um excelente atendimento, um valor justo e uma boa localização...somente n é 5 estrelas por 2 motivos...1 é a dificuldade para achar local para estacionar o veículo...e o outro é a fraca estrutura na parte d sanitário...

Pois então...
Lugar aconchegante, decoração simples, porém criativa. Comida bem boa e diferenciada. Realmente,vale a pena conferir. Os preços praticados são os mesmos das boas casas do ramo. Faltou o atendimento?? No início da confraternização, tudo transcorria muito bem. Aproximou-se a meia noite, os ventos começaram a soprar num sentido contrário. Eu e minha mulher que havíamos chegado da cidade de Rio Grande para confraternizarmos com uma amiga seu aniversário ficamos "ligeiramente" desapontados.
Ao final uma despesa do casal que ultrapassou R$100,00 e a obrigatoriedade de termos que dispersar o grupo de amigos. Cheguei até pensar em mandá-los plantar batatas, mas seria lucrativo. Né mesmo??

Bahhhhhh....!!!!!! Tchê q batata boa! Sei lá se era o clima que estava favoável a comer batatas pq estava meio friozinho mas achei sensacional o prato! A batata vem bem dourada e crocante por fora e cozida por dentro. Chega bem quente na mesa ( e no meu caso, como eu pedi a de 5 queijos - mais quente ainda). Muito bom esse sabor e o gorgonzola é levemnte pronunciado (podia ser mais, mas.... ta bom). Outra coisa que achei legal são os adicionais. Tem vários tipos de queijo ( requeijão, provolone...) espinafre, brócolis, bacon, tomates secos (eu adionei esse, fica uma boa combinação! e não vem pouco no adinional) dentre outras delícias.

O ambiente é muito legal. Tinha uma musiquinha de fundo que tocava uma MPB (Elis Regina e outros classicos) a um volume muito agradável, o lugar é decorado com frigideiras na parede (achei interessante isso) além de alguns tijolos a vistas e ter o salão nos fundos aquecido ( e tem a'te uma lareira, só não sei se funciona). Bem intimista o lugar e levemente romântico, mas tem famílias e crianças que frequentam tranquilamente. O atendimento é cordial e não demora muito. E de fato... uma batata pequena serve bem a 1 pessoa com fome "normal". Eu diria que a média dá pra 2, dependendo até 3 pessoas. Acho uma opção muito valiosa dentre os lugares que servem batatas ou mesmo pra alguem que procura algo diferente de pizza e xis ou ainda os tradicionais cardápios de boteco na Cidade Baixa. Como a Letícia comentou, a localização é numa parte msio isolada da Lima e Silva, depois um pouco que cruza a Venâncio Aires rumo ao Menino Deus, eu acho q é esse o bairro mais próximo, mas vale a pena ir até la.

A batata Suíça ou Batata Rosti sempre esteve entre minhas preferências gastronômicas, mas sempre como coadjuvante de um prato principal, acompanhando normalmente algum prato de carne. No Batchê Batata entretanto, o prato é o protagonista e, vejam só, dispensa coadjuvantes !!! Fui lá conhecer a casa neste sábado, acompanhado da mulher, filha e respectivo namorado, para jantar.

A batata suíça é prato principal no cardápio, tendo opção de mais de 20 sabores de recheios, que atendem às mais variadas preferências: Italiano (Mussarela de búfala, salaminho italiano e tomates secos), cinco queijos, calabresa, frango com catupiry, bacalhau, peito de peru, camarão (ao alho e óleo com requeijão cremoso), lombo defumado (com queijo provolone e requeijão cremoso), vegetariano entre outros, em dois tamanhos: pequeno, para uma pessoa, e médio, que serve bem duas. Os preços são muito bons: pequenos de R$ 12,60 a R$ 17,40 e médios de R$ 22,70 até R$ 31,50, conforme o recheio escolhido. Há também opção de se pedir recheios extras (com acréscimo de valor) e 3 opções de saladas (que não experimentamos) a R$ 11,50 (exceto a de palmito, por R$ 16,00).

Falando especificamente da comida, a batata é show! Por fora, dourada e crocante, combinando perfeitamente com o interior, "al dente" e cremoso. O atendimento é cordial, como deve ser, e os pedidos não demoram para ser atendidos (pode ser que com casa cheia, demore um pouco mais, mas não sei dizer...) A carta de bebidas oferece variedade de cervejas, destilados, caipirinha, refrigerante e vinhos, inclusive vinho em cálice (Casa Valduga a R$ 5,50/cálice), algo não muito comum nos restaurantes da cidade...

Em resumo, o Batchê Batata é uma ótima opção para uma refeição diferente, bem elaborada e sobretudo, saborosa, num ambiente simples mas acolhedor, especialmente nestes dias de inverno que está chegando: a lareira do ambiente principal adiciona ainda mais charme e sensação de acolhimento!

Sem dúvida uma excelente opção para um encontro entre amigos, jantar a dois ou levar a família, comendo bem sem gastar muito... A casa está aberta diariamente para jantar, das 18h as 23h (inclusive telentrega) e de terça a sábado, das 11h as 14h (somente telentrega).

Ontem era Sexta-feira Santa, e eu cometi uma heresia, não comi peixe. Não sei bem o que acontece com pessoas que não comem peixe nesse dia, mas por enquanto está tudo bem, extremamente bem.

Fui jantar na Cidade Baixa com alguns amigos, e a indecisão sobre onde comeríamos nos dominou. Não tínhamos ideias, mas o certo é que queríamos ir a um lugar onde nunca tínhamos ido. Foi no meio dessa indecisão louca que um desses meus amigos deu a dica, "vamos no Batchê Batata!" Como a fome já nos norteava, fomos rapidamente.

Escondido em uma parte quase deserta da Lima e Silva, o Batchê foi um grande achado. A proposta interessantíssima, batata suíça ralada e recheada. O ambiente, simplesmente lindo, baseado na clássica mistura de bordô e branco, e com a sempre certeira parede com tijolos estrategicamente expostos, quase um restaurante italiano.

Bom, e a comida; preferi reservar um parágrafo só para isso. Começa pelo cardápio lindo e vasto, a variedade de recheios é imensa, tanto que precisei de uns 20 minutos para decidir, e ainda titubiei na hora da decisão final. Acabei escolhendo a certeira mistura de bacon, champignon e requeijão (a tal da heresia), meus amigos não ficaram para trás e escolheram Strogonoff e Barreado, que nada mais é que carne de panel com bacon e queijo.

Pedimos o tamanho pequeno, mas eu e minha alma de gorda ficamos apreensivas, "será que basta?". Gente, não só bastou como sobrou, é muita batata. A pequena ocupa um prato inteiro, e a média é para ser tratada como uma pizza, dividindo entre várias pessoas.

Fiquei simplesmente apaixonada pelo lugar, e recomendo para todos que gostam de comida deliciosa e apreciam o valor de uma boa batata. Nota 10 para a comida, para o atendimento e para o ambiente, o único porém fica na localização. Como é meio escondido, acredito que pouca gente conheça essa jóia rara. Uma pena!!
Foto opinião do Leticia Bastos sobre Batchê Batata

Sem dúvida, é uma opção diferente para quem não aguenta mais pedir pizza e xis pela tele.
Não sei direito como a batata é assada, mas a parte de dentro vem crua, e a de fora, muitas vezes queimada. E como batata por batata é sem graça, a dica é pedir recheios bem condimentados. Combinações mais insossas, como por exemplo, peito de peru ou frango com catupiri, não se destacam no meio da "multidão" de batatas.
Você conhece o Batchê Batata? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral