Endereço: Tocopilla, 331, Sólor , Antofagasta - Chile

Telefone: +56 9 5525 - 6931

Restaurante com pratos típicos locais, música ao vivo, aberto para almoço e à noite.

Dentro das opções oferecidas pela cidade, considero o melhor custo benefício que encontrei na viagem!
O Restaurante Barros fica em uma esquina movimentada (embora não haja realmente um trânsito intenso na cidade, e é fácil de encontrar. Do lado de fora não se pode perceber nem desconfiar do ambiente rústico, descontraído, familiar e aconchegante que vai encontrar ao entrar.
A maioria das mesas, e também vários dos bancos e cadeiras, são feitos de madeira rústica, bem artesanais, e todo o acabamento é de madeira e um tipo de barro. Na verdade, todas as construções do centro histórico da cidade são deste tipo. Mas ali foi onde encontrei o ambiente que mais me transportou para o clima de uma cidade no deserto.
As pessoas são muito cordiais e atenciosas, te recepcionando desde a porta com um largo sorriso, sempre dispostas a explicar cada prato, bebida, ou qualquer palavra do cardápio, fazendo de tudo par superar as barreiras da língua. Tudo bem que o português é muito parecido com o castellano, mas presenciei a conversa dos atendentes com vários turistas europeus, norte americanos e asiáticos.
Na primeira vez em que fui havia uma dupla fazendo voz e violão de músicas típicas e outras internacionais. Ficaram pouco tempo, pediram um agrado e saíram para ir tocar no próximo restaurante. Pelo que vi em outros lugares, é comum, mas não incomodam nem ficam nas mesas insistindo.
A comida, das duas vezes que fui ao restaurante, sempre muito bem preparada e em porções generosas! A base dos pratos é sempre um carboidrato, que vem na maioria das vezes em forma de batatas, massa ou arroz, e uma proteína, carne que pode ser peixe, porco, boi ou frango. Mas, assim como em praticamente todos os restaurantes da cidade, é oferecido um menu do dia, que consiste em entrada, prato principal e sobremesa. As entradas geralmente são saladas ou sopas, o prato é bastante variado, e a sobremesa é um doce mais simples. O diferencial do Barros está em oferecer um menu vegetariano, que não é o meu caso, mas é muito interessante.
Os preços, como eu disse lá em cima, são melhores que os de outros locais. O menu do dia estava saindo a CL$4.500,00. O que corresponde a mais ou menos R$26,50 (cotação de dezembro de 2015). Alguns restaurantes oferecem um suco junto com o menu do dia, mas não é o caso do Barros.
Eu não comi o menu em nenhuma das vezes que fui. Pedi uma chuleta a lo pobre, muito bem servida! Mesmo preço do menu do dia. De outra vez pedi o milnesa com espaguete, mais barato e igualmente bem servido.
As bebidas nos restaurantes, de um modo geral, são bem caras. Tomei uma cerveja long neck Cusqueña (Peruana) que saiu por CL$2.000,00 (R$11,75).
Não fui lá no restaurante à noite, mas anunciam música ao vivo e fiquei sabendo por outros brasileiros que encontrei em San Pedro de Atacama que o movimento é bom...

Você conhece o Barros? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral