O Pirajá é um bar que proporciona ao seus clientes a sensação de estar em um característico boteco carioca. Mesas na rua oferece um clima bem descontraído ao local. O serviço é muito prestativo e, tanto os chopps, quanto os petiscos, são servidos na medida. O bolinho carioca e o croquete de pernil são boas escolhas. A casa também serve almoços.

Promoção

Caipirinha: pede uma e leva outra do mesmo sabor.

Conheça também Patrocinado
saiba como
Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo! Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo!

Conheci em julho, num domingo desses que fez 30 graus em São Paulo. Estava lotado e com fila de espera. Fila em botequim diferencia e muito o Pirajá dos bares cariocas que ele pretensamente alude. Ia desistir, mas milagrosamente sobrou uma mesa. No canto do canto mais quente da área externa, mas 30 graus é moleza pra mim. Fiquei.
Caipirinha muito boa, chopp digno, petisco decente (linguiça calabresa na cachaça).
Banheiros no segundo andar, mas há um no térreo para cadeirantes. Fui nesse mesmo. Botequim com banheiros acessados por escadas; não gosto muito.

Já falei aqui que o Pirajá é um pedacinho do Rio em SP e um dos meus lugares preferidos. Voltei recentemente no almoço e peguei um prato executivo: milanesa no Capricho com arroz, feijão preto e batata palito. Por 39$ tem direito a entrada (salada da foto) e uma sobremesa simples (queijo com doce em calda). O prato é bem servido para uma pessoa.

Cheguei por volta de 13:25 e esperei 10 minutos por uma mesa para três pessoas. O ponto alto do movimento é de 12:30 a 13:20, então evite esses horários. E é claro, se for em um grupo muito grande vai demorar mais.

Visitamos o Pirajá pela primeira vez e foi amor a primeira vista (visita).

O ambiente é irretocável com decorações emblemáticas do Rio de Janeiro antigo e atual. A impressão que o Pirajá deixa é que todos os detalhes foram analisados, pensados e executados para agradar e satisfazer seus clientes.

O Pirajá pertence ao maior grupo de bares do Brasil: A CIA TRADICIONAL DE COMÉRCIO. A qualidade do grupo é atestada em todos os bares da rede: ORIGNAL, LANCHONETE DA CIDADE, ASTOR, SUBASTOR, QUINTAL DO BRÁZ, BOTTAGALO, PIZZARIA BRÁZ.

O Pirajá está localizado em uma importante avenida de São Paulo, e de muito fácil acesso. Existem diversos estacionamentos nos arredores do bar. Para aqueles que preferem parar na rua é preciso ter um pouco de paciência e perseverança para encontrar uma vaguinha.

Chegamos no Pirajá por volta das 21h40 em uma bela noite de sábado e nos impressionamos com o local. O calçadão é inspirado e porque não dizer copiado, ou melhor, reproduzido de maneira fiel ao de Copacabana. Isso chama atenção logo de início. Não tem como passar por ela e não compará-la ou apreciá-la.

No que entramos no bar, os garçons nos abordaram de maneira muito eficiente, nos levando diretamente para uma mesa no ambiente externo ao salão principal. Mas nessa hora já estávamos hipnotizados com a decoração do bar. Como no próprio site do Pirajá diz: "uma declaração de amor ao Rio de Janeiro". Essa é sim a definição do Pirajá.

Mas o Pirajá tem uma figura SENSACIONAL que é o maitre RAY. Ele é de uma simpatia sem igual. Uma pessoa que parece trabalhar com muito amor e prazer no que faz. Tivemos a oportunidade de conversar com Ray por muito tempo e gostamos muito. Ele já saiu em várias reportagens de várias revistas. O seu Hobby são os broches / pins / bottons. Então se você tem um desses em casa e tá pensando em visitar o Pirajá, não deixe de presentear o Ray. Ele vai adorar.

Começamos a noite com muita sede e dá-lhe chopp. O chopp é servido na Caldereta e vem gelaaaaado e cremoso. É um chopp com drinkability. Você bebe, bebe e bebe mais um pouquinho e não fica saturado com a bebida. Você para de beber porque tá na hora de ir embora ou porque já gastou demais, mas NÃO porque tá com a bebida parada na garganta. O Chopp do Pirajá é nota 10.

Um dica para o estabelecimento: Servir em caldereta personalizada do Pirajá, afinal de contas a marca Pirajá é bem forte.

Pra quem vai ao Pirajá pela primeira vez, tudo é novidade e tudo impressiona. O banheiro é algo impagável (vejam as fotos). Há inúmeros barris de chopp no lugar da tradicional pia do banheiro. A torneira da água é como se você tivesse tirando Chopp. Nota 1000 para o banheiro, sem contar a limpeza. Gostamos muito da limpeza e da novidade.

Outra novidade foi o livro do Pirajá que estava a venda. Um belíssimo livro que custa R$ 50,00. Ali estão presentes todas as referências cariocas que existem no Pirajá. É cultura pura. Obviamente a gente saiu de lá com o livro na mão. Um obra prima, sem contar as ilustrações que são fenomenais. Um verdadeiro gol de anjo, um verdadeiro gol de placa....

O cardápio do Pirajá está no TOP 3 da nossa listinha de "melhores cardápios". É um livro, um jornal, uma revista...... Ali tá a história do Pirajá, as referências cariocas. O Cardápio é espetacular. Cada página que você vira é uma surpresa. Destaque para a homenagem que eles fazem ao Jornal "O GLOBO"....D+

Já estava na hora de pedir um petisco. O Pirajá tem um petisco clássico: Bolinho Carioca. Portanto quem vai ao Pirajá pela primeira vez tem a obrigação de comer tal bolinho... Trata-se de um bolinho de abóbora com carne-seca. Ele já virou clássico, do tipo parada obrigatória no roteiro gastronômico da cidade de São Paulo. Tem que comer!!! Custa R$ 21,00;

Além desse petisco tradicional, nós queríamos provar algo novo, algum petisco mais atual. E lá estava no cardápio o tal do "Fio Maravilha". É um celestial croquete de pernil. São 6 unidades por R$ 21,00 também. Ele vem com um copinho contendo um molho de jiló e azeite. DIVINO!

Resumindo, o Pirajá é um daqueles botecos que você tem que ir para desfrutar, curtir, contar para os amigos, tirar fotos, beber, beber mais um pouco, enfim, se divertir do começo ao fim.

Apesar do Pirajá ser a embaixada carioca em São Paulo, ela agrada todos sem exceções e sem preconceitos. O Pirajá apesar de carioca é democrático. Apesar de cheio de carioquices, ele é clássico. Recomendamos muito.
Foto opinião do Vânia MG sobre Bar Pirajá

Estive pela segunda vez no Pirajá e não me arrependo, atendimento ótimo, garçons atenciosos e uma comida de boteco muito boa, fui no sábado e recomendo, bom para conhecer pessoas, para sair em turma, realmente ter uma tarde gostosa sem compromisso, ver gente bonita e ser visto, principalmente nessa época de carnaval. As vezes alguns bloquinhos passam por lá, mas chegue cedo.

Fui para o bar numa sexta feira a noite e gostei bastante do ambiente... a decoração é o que mais chama a atenção, mesas na calçada na frente do bar, um espaço agradável no verão. Agora os garçons, nem tentaram ser amáveis ou atenciosos; para começar tivemos que esperar na porta até uma das mesas liberar, nesse periodo poderiam ter trazido um chopp enquanto estávamos aí, eles mesmos entregam uma comandinha na que vão marcando-os. Depois de sentar pedimos muitas muitas vezes pelo cardápio, de novo nada, os garçons passavam por cima sem nem olhar a mesa, finalmente trouxeram o cardápio, e antes de conseguir decidir o que queríamos já estavam levando ele embora.
Pedimos uma porção de coxinhas (~25 reais), o sabor foi bom dá para dividir em 2 pessoas se não tiver muita fome, e chopp (~7 reais cada).
Pessoalmente já não faz parte dos top lugares para voltar...

Um pedaço do Rio, mas precisamente de Copacabana, para os cariocas que como eu vivem ou passam uma temporada em SP, possam matar a saudade da Cidade Maravilhosa.
Na "orla do Pirajá", há mesinhas de madeira típica de boteco e uma reprodução do calçadão de Copa e o clima é bem despojado mexxxxxmo.

Fiz 2 visitas com experiências diferentes. Primeira, em um happy hour badalado, provamos porções de carne seca na farinha + linguiça na cachaça e aipim para 3 pessoas. Achei ambos saborosos mesmo a carne seca com farinha sendo um pouco seca.
Na outra ocasião, fui de feijoada no almoço. Não vi o valor exato, mas o prato serve dois e conta deu com bebidas ( 01 chopp + 02 sucos + red bull) R$ 112 aproximadamente.

No geral os valores praticados são altos, especialmente os chopps (não tem cerveja de garrafa), mas ta se tornando um dos meus lugares preferidos. Tem os petiscos que gosto e boa carta de cachaças e drinks.

Apesar das 2 visitas, ainda tenho muuuito para conhecer e por isso dou apenas nota 3.

Por alguns minutos, dá pra se sentir no Rio. =)

Fui como cliente oculto e quanto ao atendimento foi tudo bem. O bar é muito bem organizado e limpo. O que me deixou chateado dessa vez foi o prato. Pedi o prato do dia strogonoff. O garçom foi atencioso deixou eu trocar a batata chips por batata palha. A minha supresa foi o tamanho do prato. Muito pequeno para o valor que eles cobram R$ 44,00 . O sabor era bom, até queria mais, mas não tinha!

Gosto muito do Pirajá pelo atendimento diferencial que você recebe na casa. Sempre tem um atendente próximo a você para saber sua opinião ou ainda atender seu novo pedido. Quanto ao pratos, gostei da bolinho de costela e da meia parmigiana (essa irresistível) . Já fui algumas vezes e o atendimento e os pratos continuam muito bons. Tem Wifi a casa para os internautas e para negócios.

"Cara, puta bar maneiro aí! Saca só, ele não é nada tossssco!''

Pois é Paulistas, o Rio de Janeiro está em Sampa! Bom, pelo menos um pedaço dele. O Pirajá é isso: Uma bar com uma pegada carioca em uma esquina na Vila Madalena. Os caras brincaram demais com a temática, deixando o estabelecimento com uma pegada carioca, presente desde os garçons até o banheiro, que por sinal eu achei show! A pia está em formato de tonéis, muito bacanininha. Dá pra aproveitar bem o lugar, tanto a parte de fora, quanto a de dentro. Acho que a dica aqui é a seguinte: quem quiser curtir um samba, fique no interior do bar. Quem quiser rir e ver a galera, é só curtir as mesas ao ar livre.

O pessoal que frequenta o bar é barulhento e engraçado. Acho que a maioria está lá pela faixa dos 30 e poucos anos, mas não é difícil encontrar uma galera mais velha... Ou mais nova, o que é meu caso hahaha O importante é o espírito jovial na atmosfera.
Sobre a comida, eu pedi um Castelão. Sanduba pra pedreiro, manja? Com calabresa, queijo e bem grande. O clássico da casa é um sanduíche-iche-iche de pernil com abacaxi, muito gostoso também. O preço, já não achei tão saboroso assim, na faixa dos R$ 20 a R$ 40 dilmas.

No geral, vale muito a pena conhecer e voltar lá. Não sei se rola uma roda de samba, mas acho que ficaria mais ainda com a cara do Rio.

É um bom bar, com uma área externa bem agradável na calçada. O Chopp (R$ 6,50 em 09.2014) mais gelado que já tomei até hoje, já que chopp nao costuma vir muito gelado. Contudo, eles usam a velha tática de metado do copo com colarinho e se vc pede sem, obviamente eles não sevem, já que viria mais chopp e eles não lucrariam tanto. Dá pra pedir com menos colarinho, aí ok.

A porção de filé a milanesa com molho de queijos é muito boa (R$ 36,00 em 09,2014) contudo, trata-se de um filé pequeno de mignon. Dá pra uma pessoa só.

A porção de passarinho à pirajá (frango a passarinho com farofa em cima) não gostei muito (R$ 26,00 em 09.2014) confesso que a farofa atrapalhou e a porção vem pouco.

Ao que parece, as porções são pequenas, então, os pontos positivos ficam por conta do ambiente e da temperatura do chopp.

Por fim, o atendimento é mediano, já que, algumas horas era bom e outras ruim (garçons desatentos. Atentos apenas na hora de trocar seu copo de chopp mesmo ele ainda estando na metade, cuidado.)

Ótimo bar da mesma família que o bar Original, eu não sei muito bem a relação entre os dois bares mas o chopp segue o mesmo nível de qualidade, porém uma versão mais jovem a badalada. O chopp é sensacional e os petiscos muito bons. A carne desfiada com farofa é um ótimo prato e muito bem servido. Ótimo para ir em turma para colocar a conversa em dia.
Você conhece o Bar Pirajá? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral