Quer receber ofertas do(a) Bar do Toninho?

Se há um bar que podemos falar que todos os moradores de Santos já foram ou conhecem é o Bar do Toninho. Não só os moradores, mas inúmeros turistas vão à busca de um espaço no boteco para experimentar sua gula famosa e beber uma cerveja gelada.

Em Santos é costume ter um Rei / Rainha para tudo. Temos a Rainha do frango à passarinho, Rei da picanha ao alho, Rei da chuleta e de tudo o que você imaginar. O Toninho não podia ser diferente e tem o título de "Rei do Bolinho de bacalhau". Este título vem desde os tempos de infância do glutão. Uma das imagens dela é meu pai falar que iria buscar uns bolinhos no Toninho. Sempre morei no Embaré, então na volta da praia nos finais de semana, meu pai passava em um boteco de esquina, na Epitácio Pessoa - atrás da Igreja, para pegar uns e levar para casa. Meus pais amavam aquilo e realmente achavam o melhor da cidade. Este boteco, que não cabia 30 pessoas, era o Bar do Toninho. A fama foi crescendo e, por volta de 2000, o Toninho aumentou uns 800% e comprou um espaço de esquina grande, umas quadras para frente.

Nascia ali o "novo Bar do Toninho". Desde então não existe um dia que ele esteja vazio. Talvez em algumas horas do dia e nos dias de semana (com um movimento normal), mas nos finais de semana e "nas férias" (de verão ou inverno) o bar é extremamente lotado. Muita gente, muitos garçons para tentar atender os fregueses da melhor maneira possível e uma tradição para defender. Este é o cardápio maior do Toninho. Como falei acima, ainda é um boteco. Mesas de plástico, várias cadeiras e um espaço tentando comportar um número bacana de pessoas para todas curtirem o mesmo momento. O atendimento vai depender da lotação do bar, obviamente. Mesmo em número elevado de garçons, a demora em uma cerveja ou uma gula a mais, vai ser proporcional à lotação. Mas nada que vai te fazer levantar e ir embora. Além do que, devido ao bar ser conhecido e bem movimentado, os fregueses mais assíduos são amigos dos garçons e isso transforma o ambiente em algo mais tranquilo e amigo. Outro ponto interessante é que a conta é feita "na hora", pois o bloco de anotações está com o garçom e ele tem anotado a sua mesa e vai "atualizando" a conta ali, no momento do pedido. Depois ele faz a conta rapidamente e te entrega. Nada de ir ao caixa ver! Curioso e engraçado!

Chega de história e ambientes... O papo é Gole & Gula e vamos a eles. O carro chefe da casa é a Brahma e até reza a lenda que o bar ganhou da Ambev um "prêmio" por ser o local que mais vendia Brahma no Brasil (!!!!!). Se for lenda ou não, o fato é que é o gole que mais saí no Toninho é a Brahma e sempre está gelada e no ponto. Caso você prefira, tem as cervejas normais de botecos e com os preços iguais ou um pouco mais caros / baratos, dependendo do tipo da cerveja. Caipirinhas são famosas e muitas mesas pedem para matar a sede de glutão também. Já perdi as contas das vezes que tomei umas e também as batidas de pinga, que são famosas.

Como ele é o rei do bolinho de bacalhau, não pode faltar no cardápio (e na mesa do glutão). Não sei se é o melhor de Santos, pois isto é um prêmio um tanto complexo. Posso dizer que o bolinho, nesta visita, estava maior e saboroso. Outra gula extremamente pedida são os pastéis. Tradicional dos botecos de Santos, tem nos sabores clássicos e sempre quentes, a qualquer hora. A maravilha - salgado tipicamente Santista - também está presente, como o enrolado de presunto e queijo (melhor custo x benefício do Toninho). Existem as porções básicas de boteco, mas que me lembre eu nunca comi. Talvez uma batata ou uma isca qualquer, mas sempre que sento nas mesas, é salgado a gula escolhida. Coisa que glutão curte!

É um boteco tradicional que têm algumas coisas boas e outras ruins (como a lotação e a demora em conseguir mesa em determinados horários), mas é uma parada obrigatória caso você esteja de passagem na cidade e com sede em uma tarde qualquer. Aproveite e curta, pois a tradição ainda está viva.
Famoso pelos mini pastéis - que não são minis!
Local agradável, bar mesmo, estilo boteco, com pouco glamour. O atendimento é feito por aqueles garçons gente boa, estilo bar.
Os pastéis são gostosos, no entanto, eles ficam aguardando numa estufa para serem servidos, então, o ideal é perguntar quais os últimos que foram fritos, são os mais gostosos. O preço é convidativo, ideal para happy hour.
Infelizmente, depois de algumas cervejas você descobrirá que o banheiro não é tão limpo quanto poderia ser.

Bar totalmente sem frescuras - estilo botecão clássico - mas com as melhores porções e salgados de Santos. Serviço simpático e atencioso e ótimo custo benefício. Ótimo lugar para tomar uma cerveja e comer os famosos bolinhos da casa.

Apesar do bolinho de bacalhau (que é uma delícia) ser o carro chefe da casa, meu snack preferido é o croquete de siri deles. Super recomendo!

Além dos bolinhos e croquetes (bacalhau, camarão, siri, carne, em torno de R$ 5), eles também servem mini pasteis super bem recheados (em torno de R$ 4 cada) em mais de 10 sabores.

Lugar simples mas que funciona muito bem!

Ocupamos as mesas do lado de fora e tinha somente um garçom atendendo nossa área. Podia ter sido um desastre, mas o rapaz era ágil e simpático! Os pedidos chegavam rapidamente na mesa!

Pedimos uma porção de batata, que tem a opção de vir em palitos ou em enormes lascas finas. Pedimos a segunda opção. Super crocante, uma delícia!

O cardápio tem diversas bebidas alcoólicas e algumas sem álcool. Muitos petiscos, pastéis, salgados, bolinhos de camarão, carne seca, bacalhau e até siri.

Os preços são bem em conta. O pastel sai por R$3,50. Pedi uma empada de palmito, que custava R$4. Suco de manga com 500ml por R$6. A porção de lascas de batata por R$18.

Só tirei uma estrela pq o suco estava bem doce e a empada, bem salgada. Mas o pastel estava sequinho, crocante e bem recheado.

Se cheiro de cigarro te incomoda, indico as mesas de dentro, pq na parte externa havia muitos fumantes.

Este que por quase três décadas foi um boteco de esquina sem a menor expressão ou atrativo, sem ter feito qualquer reforma ou alteração em seu cardápio de repente foi descoberto pelos jovens universitários da classe média e daí em diante a historia do lugar mudou por si só.
Ao longo do tempo foram inseridos pasteizinhos de carne e queijo ao cardápio e com o aumento e cada vez melhor padrão dos frequentadores foram enfim inseridos os bolinhos de bacalhau.
De repente o local está muito mais bonito mas sem luxo excessivo. Apenas um lugar de classe, com maravilhosos tira gostos e uma equipe de garçons super atenciosos e ágeis, já que o movimento hoje em dia é muito grande praticamente todas as noites do ano.
Foto opinião do Douglas Costa sobre Bar do Toninho

Um lugar para se desligar de tudo, pois se for em busca de qualidade no atendimento e sossego, escolheu o lugar errado. O atendimento é ruim, o local é barulhento e as acomodações são sofríveis, mas mesmo assim os pastéis de carne seca são ótimos, além de ser despojado como um bom boteco tem que ser.
O bolinho de bacalhau, que é a marca registrada do lugar, está muito massudo e pesado. Já comi outras vezes e estava bem melhor.
Vale mesmo para reunir os amigos, tomar uma cerveja gelada, bater papo e esquecer da vida. Também fique atendo para a demora em vagar uma mesa. Chegue cedo ou tenha paciência.

O Bar do Toninho é um estabelecimento muito famoso em Santos, e sua propaganda é ter o melhor bolinho de bacalhau e o pastel mais delicioso da baixada. Fui no sábado à tarde para conhecer, havia algumas mesas vazias. O ambiente é de um boteco tradicional, muito movimentado. Pedi o tão famoso bolinho e não achei graça, não era saboroso e a temperatura poderia ser maior. Um bolinho comum, e sem dúvidas já provei melhores no mercado Municipal de São Paulo. Pedi um pastel de camarão e também não estava saboroso, parecia um pirão com bastante farinha. Estes não são fritos na hora, ficam em uma estufa. O atendimento é muito eficiente.

É ponto de encontro de muita galera, lota diariamente! Serve como esquenta para alguma balada, serve para curar dor de cotovelo rs, serve até para curar ressaca! rs
Brincadeira a parte, o bar é ótimo pra sentar pedir uma bebida gelada, uma porção ou pastel de sua preferencia e sentar-se numa mesa rodeada de amigos para conversar, ou assistir um joguinho!

Muito bom!
Foto opinião do Raphael Melo sobre Bar do Toninho
O serviço é excelente, os garçons são solícitos e o proprietário está sempre presente. Tem um cardápio variado, de todos os tipos de carne, ave e frutos do mar. Tem todas as sobremesas que eu adoro! Excelente restaurante, com preço honesto e comida muito boa. Ambiente acolhedor, muito limpo, e agradável.
Foto opinião do M.Cris sobre Bar do Toninho

Tradicional Bar , um dos mais conhecidos da Cidade ! bem localizado e conta com um ambiente típico de boteco familiar ! o Bolinho de Bacalhau é Excepcional ! não tem como comer só 1 ; a variedade do cardápio agrada muito ! Cerveja bem Gelado , ambiente familiar ! Enfiim um boim local para se ir com os amigos bater aquele papo legal !

Você irá passar em frente ao bar e o fato de ter muita gente em volta vai te chamar atenção.
Pois então: confia e vai! rs
O ambiente não é lá essas coisas mas se atente as porções: uma mais deliciosa que a outra. Sou fã da porção de bolinho de bacalhau: melhor bolinho de bacalhau da cidade. <3
Perfeito pra ir com os amigos para um happy hour e jogar conversa fora.
O Bar do Toninho é um dos bares mais tradicionais da cidade, é quase um ponto turístico. rs
Só tente chegar o mais cedo possível porque lota muito fácil.
Porção de bolinho de bacalhau
"Porção de bolinho de bacalhau "

Um dos bares mais "badalados" de Santos. Sempre cheio, mesmo com seu ambiente de boteco, é uma boa pedida para um happy hour com os amigos. Cerveja sempre gelada e não pode deixar de citar os pastéis. Ótima opção.
Você conhece o Bar do Toninho? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral