Aya Japanese Cuisine

| Rank: 353º de 878 | Restaurantes Japonês

Inaugurado em 2011, o Aya é um restaurante de culinária japonesa de ambiente clean, moderno e requintado. O cliente pode escolher sentar em mesas ou no balcão. O sistema é o à la carte. O tartare de atum com azeite trufado é uma boa pedida. O menu degustação de sushi e sashimi também é uma boa escolha. Além disso, a casa possui uma boa carta de saquês e chás. O carro-chefe é o carpaccio de peixe branco.

Especialista em Restaurantes Japoneses com 79 opiniões na categoria

Fui conhecer esse restaurante japonês que fica na Av. Pedroso de Moraes e quase na Av. Rebouças. O restaurante foi aberto em 2011 e já passei algumas vezes em frente, mas nunca tinha reparado que tinha esse restaurante.

Para quem passa a pé, a entrada do restaurante é de chamar a atenção, com portas altas e todo iluminado e ao mesmo tempo, mantendo uma simplicidade de tal forma que fica muito harmonioso . Ao chegar no local, você notará que não é qualquer restaurante japonês, todos os funcionários possuem rádio com fone de ouvido e te dão a máxima atenção possível.

O local possui mesas e balcão, fiquei meio indeciso em qual ficar, mas optamos por balcão. O balcão do lugar é super agradável e super confortável, nunca vi nada parecido com isso. O ambiente é todo harmonioso e com algumas esculturas. A escultura que mais me chamou a atenção foi um Samurai que ficava do lado da sala de espera, que por sinal, ficou muito bem alocado e eles trabalharam bem as luzes do lugar.

Demos uma olhada no cardápio e decidimos pegar sushis à la carte mesmo. Lembrando que o lugar oferece 3 tipos de menu de degustação que gira em torno de R$ 190,00 a R$ 240,00.

Para começar, pedimos uma entrada, que era tipo uma massa crocante com lula e logo em seguinda pedimos torô, buri torô, anchova negra, anchova negro empanado, takô, cavalinha marinada, robalo, marisco, atum, salmão, kobe beef, tentáculos de polvo e unagui. Todos os sushis que experimentamos estavam ótimos. O de salmão não parecia ser salmão, foi o melhor sushi de salmão que experimentei até hoje, mas o que achei que mais se destacou entre os que comi foi a cavalinha marinada, esse é sem comentário. E um que me surpreendeu e me chamou muito a atenção foi o de marisco. A consistência é de polvo, mas não tina gosto de polvo, mas era muito bom. Outro que me surpreendeu foi o e kobe beef. O tempero desse sushi estava tão harmonioso que ficava meio difícil de identificar que era uma carne, gostei bastante. Os sushis que eram oferecidos no cardápio giravam entre R$ 8,00 a R$ 23,00.

Para acompanhar, pedimos inicialmente água mineral e depois sakê. O cardápio de sakê deles oferece tanto sakes nacionais quanto importados e para todos os tipos de bolso e gosto. Pedimos uma dose do sakê hakushika Junmai Chokara (+-R$ 30,00). Esse sakê não é tão forte e nem tão fraco e acompanhou bem os sushis. Para finalizar, pedi um pudim de coco que estava muito bom.

Esse restaurante é ótimo e todos os sushis estávam impecavéis, além do todo cuidado que o sushiman teve para preparar os sushis, e como manda a etiqueta japonesa, sushi é para comer com a mão, pois o próprio sashiman tempera o sushi para você, e antes de apreciá lo, comer um pouco com gari, para ressaltar o sabor. Embora eu goste do gari um pouco mais branquinho, o gengibre em conserva deles é muito bom. Sem falar do arroz, estava perfeito. Lembrando que o lado do peixe deve entrar em contato com a língua e colocar o sushi inteiro na boca, nada de quebrar em pedaços, senão o sushiman vai ficar bravo com você, afinal, ele fez uma verdadeira arte para você.

É sem dúvida nenhuma um dos melhores restaurantes japoneses da cidade. Sempre que vou peço o menu degustação (OMAKASSE), seja no almoço ou no jantar. Começa com uma entrada (normalmente um tartar de salmão) e na sequência começa o show com os sushis preparados na sua frente e apresentados um a um. A qualidade dos peixes é muito boa, assim como o arroz. São especialmente bons os sushis de vieira, de anchova negra, anchova negra empanada com mel, camarão levemente empanado, enfim... um melhor que o outro.

Especialista em Restaurantes Japoneses com 48 opiniões na categoria

O Jura, dono do Aya, aprendeu todas as técnicas com o famoso Jun Sakamoto. É até difícil não comparar ambos restaurantes pois o ambiente, técnica, esquema de sentar no balcão e ser servido pelo chef da casa são bem parecidos.

O Aya em si é bem gostoso e é um ótimo lugar para comemorar ocasiões especiais. Recomendo reservar com alguns dias de antecendência e pedir para ser servido pelo Jura.

Pedi o menu degustação e o Sushi top para mim foi o salmão selvagem do Alasca. Simplesmente fantástico e totalmente diferente dos salmões que já provei. A sobremesa de sorvete de mel também é muito boa.

A única coisa que não gostei muito foi que o sushiman nos serviu muito rápido. Acredito que ele pode servir os sushis mais lentamente para que os clientes degustem com mais calma.
Foto opinião do Allan P. sobre Aya Japanese Cuisine

Especialista em Restaurantes Japoneses com 79 opiniões na categoria

Sake Hakushika + Água + entrada
"Sake Hakushika + Água + entrada"

Especialista em Restaurantes Japoneses com 81 opiniões na categoria

Sushis impecáveis com toques de temperos especiais que fazem todo sentido com os cortes dos melhores peixes! Fazia tempo que queria conhecer o Aya, um belo restaurante japonês de um ex-sushiman Jun Sakamoto chamado Juraci que trouxe sua experiência para montar um restaurante com proposta semelhante: garçons com rádio de fone de ouvido, porta alta na entrada, sushibar pequeno com dois sushimans, peixes de qualidade excepcional e montagem de niguiris perfeita! O Jun fica a linha um pouco mais tradicional e o Juraci já parte para montagens mais modernas com vários ingredientes trufados, sais do himalaia ralados na hora, tempurá de anchova negra e mel.

O ambiente é super agradável com alguns lugares no balcão e apenas algumas mesas. Luz branda de spots que iluminam as mesas deixam o ambiente bem agradável para uma degustação. Resolvemos pedir niguiris à la carte aceitando todas as sugestões do suhiman dos melhores peixes, ou como ele diz, dos mais gordos do dia. E assim começamos com torô (R$ 19,50), buri torô (R$ 12,50), anchova negra, todos derretendo na boca! A anchova negra foi a primeira vez que pedi e estava deliciosa, muito superior aos primos (prego e agulhão) e bem gordo mesmo. Gostei tanto que acabei comendo três, sendo um deles feito empanado igual tempurá e com mel trufado.

Outro destaque vai para o salmão que sempre é feito com a parte da barriga. A qualidade é impecável e você não vai encontrar este sabor e textura em restaurantes comuns, só tinha experimentado algo neste nível no próprio Jun. Ele vem com toque de limão que combina perfeitamente.

Experimentei também a lula super bonita (R$12,50), o takô (polvo R$11,50), cavalinha marinada (R$14,50), robalo (R$ 8,50), atum e salmão maçaricado com flor de sal e unagui. Desses os que eu mais recomendo são os maçaricados e o robalo.

Recomendo que sente no balcão para ver a arte dos sushimans preparando os niguiris. Conversamos bastante sobre os ingredientes e conhecemos mais sobre o que estávamos degustando. Por aqui não se usa shoyu nem hashi nas mesas, o próprio niguiri já vem temperado pelo sushiman e você apenas pega o niguiri com a mão e come invertendo para que o peixe fique do lado da língua.

Os preços de cada niguiri variam de R$ 8 até R$ 20 e se pretende comer bastante pegue o menu degustação de 16 peças que vem com entrada e sobremesa e sai por volta de R$ 200. Acabamos gastando cerca de R$ 280 por pessoa pois pedimos entrada, sakê (R$ 28) e sobremesa.

Meu veredicto? Melhor que Kinoshita (que é o top 1 pela Veja) e tão bom quando o próprio Jun. O preço é cerca de 10 a 15% mais barato que o Jun, mas assim assim bem alto.
Torô
"Torô"

Especialista em Restaurantes Japoneses com 16 opiniões na categoria

Ontem 18/10, fomos saborear o menu degustação de sushi, a reserva era as 19:30 e o restaurante estava vazio, a carta de saque não é grande o predomionio é da marca hakushika. Pedimos o Hakutsuru Tukusen especial, que acompanhou muito bem, sem interferir com menu, as opções de champagne e espumantes tem belos rótulos. Demos preferencia a ficar na mesa, em vez do balcão para que pudessemos conversar, o atendimento foi impecavel do inicio ao fim, discreto e eficiente, todos os pratos eram explicados de maneira objetiva. Os sushi não são tão exóticos como no Kinoshita e nem tão conservadores como no Jun Sakamoto mas são tão boms quanto. Uma experiencia maravilhosa que não foi perfeita porque a sobremesa era uma bola de sorvete de creme com frutas flambadas, podia ser algo mais elaborado para fechar com chave de ouro, até fizemos um repeteco de alguns sushis por pura gula. Altamente recomendavel. Mas a conta do menu degustação mais uma garrafa de sake e algumas garrafas de agua podem estragar o resto da noite.

Simplesmente uma decepcao. Um chef mal humorado, que manda um menu degustacao sem nem mesmo o cliente pedir e que não explica o que estamos comendo. Um preço absurdo pelo que oferecem.
Infelizmente é um restaurante que quer tentar se comparar a outros restaurantes top como Jun Sakamoto ou Kinoshita, que apesar de cobrarem um preço alto, prezam pelo atendimento, mas que nunca chegara nem perto deles.
Dica ao chef Jura: Melhor mudar a postura...senão vc acabara fechando as portas antes do final do ano.
Você conhece o Aya Japanese Cuisine? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral