Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos - GRU)

Aeroportos

O Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (GRU) Governador André Franco Montoro é o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil e de toda América Latina. Distante 25 quilômetros do centro de São Paulo, comemorou 26 anos de operações em 2011 tendo transportado neste ano, quase 30.000.000 de passageiros.

Estabelecimentos neste local

Filtrar: Todos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0-9

Dicas ao viajantes:
- Vôos domésticos costumam ser mais baratos, pois a taxa de embarque aqui é menor que Congonhas.

- Em saídas de feriados, prefira Guarulhos (se não for muito longe), pois Congonhas sempre tem fila para decolagem e você pode ficar 30/40 minutos esperando. Guarulhos é mais rápido.

- Estacionamentos alternativos: Eu uso muito o BR Express para deixar vários dias, mas ultimamente a van tem demorado um pouco. O preço é super em conta.

- Estacionamentos oficiais: Estacionamento do terminal novo (3) pode lotar, não conte sempre com ele! O do terminal 4 sempre tem vaga. É possível pagar uma taxa "extra" no T1 e T2 para acessar a área mais próxima, ideal para quando está tudo lotado e você vai ficar só uma horinha.

- Transporte: tem translado do Eldorado. Tem opções de usar Uber, que pode sair mais barato que taxi pois não cobra mudança de município.

- Agora eles tem wifi grátis pela Boingo! :)

- Baixe o App Oficial que tem estabelecimentos e vôos (o da Infraero também tem!).

E nós reclamamos do nosso aqui em SSA... É um dos aeroportos de maior movimento da AL. Gigante, como tudo em Sampa, Guarulhos tem fila de pousos e decolagens em horário de pico e em horários "normais" rola um voo por minuto! Loucura isso! São 4 terminais, sendo que os voos da Azul e Trip ficam no 4º, o primeiro vindo de SP em direção à GRU e é bom ficar atento, se errar este terminal tu perde bem umas meia hora voltando pro canto certo. Gostei que as vias de acesso são bem sinalizadas, com indicação de companhia por terminal e tudo.

Com essas dimensões, esperava eu que fosse encontrar indicações melhores lá dentro, ledo engano. Como todos os aeroportos das cidades-sede da copa estão em reforma, pode ser que isso melhore, mas o terminal 1, que foi onde embarquei/desembarquei, é uma bagunça! Falta sinalização direito, no desembarque internacional não há telas com informações dos vôos, a pessoa precisa voltar pro saguão principal, quase e há um amontoado de lanchonetes/cafés bem na saída, em frente ao desembarque doméstico, que fica muito atrapalhado de gente. Tá bom de organizar issaê.

Minha experiência dessa vez não foi das melhores... Estava indo pegar um voo de SP para Poa, e quase tive que ficar nua no detector de metais. Detalhe: usei praticamente a mesma roupa quando fui para SP e nem o detector de metais de Poa e nem o de CWB apitaram. A única coisa que trocou na roupa foi a blusa... Mas no aeroporto de GRU além de tirar o cinto, tive que tirar também as botas... O fecho da minha bota era que estava apintando... Dá pra acreditar?

Se não fosse esse inconveniente eu teria dado 4 ou 5 estrelas, pois apesar da situação chata, fui super bem atendida e muito bem tratada por todos os funcionários do aeroporto que me atenderam.

Esse aeroporto é usado bastante para vôos internacionais.

O aeroporto é grande e espaçoso, porém acho que falta bastante estrutura comparada a outros aeroportos espalhados pelo mundo, principalmente pq esse é aquele aeroporto que quando um estrangeiro chega ao Brasil, ele passa por ele, ou pelo Rio de Janeiro.
O Aeroporto de Guarulhos é um bom aeroporto. É enorme!
Sabe-se que a infraestrutura ainda está um pouco longe de ser a ideal (perfeita), porém, eu acho que é bem estruturado sim! Principalmente porque quando preciso passar por aqui é porque estou viajando, estou de férias, ou chegando na minha cidade preferida, São Paulo. Então, também acaba tudo sendo melhor!
O atendimento sempre que preciso dele, é educado e cordial.
Os banheiros poderiam ser reformados, para ampliação por exemplo, e é preciso uma manutenção de limpeza mais frequente.
O aeroporto está sempre muito cheio, afinal, estamos falando de São Paulo, e, apesar disto, nunca tive problemas com filas muito insuportáveis ou demasiada espera para o que quer que seja (checkin, banheiro, decolagem), sempre dei sorte neste sentido.
A alimentação no aeroporto é caríssima e em qualquer estabelecimento!
O acesso à internet é insuficiente, sendo oferecido apenas 15 min e nada mais.
Eu acho a sinalização um pouco confusa, é provável que a pessoa se atrapalhe um pouco, até se acostumar.
A opção de ter ônibus de qualidade disponíveis para alguns locais estratégicos de SP capital é muito importante! A tarifa sendo R$=4,70, facilita a vida econômica de muitas pessoas.
Utilizei o serviço da última vez em que fui e achei ótimo! Não sabia que tantas pessoas usavam.

É o principal e o mais movimentado aeroporto do país, mas como quase tudo no Brasil, torna-se um caos em alguns períodos do ano.

A localização do aeroporto é excelente, fica afastado do grande centro (mais de 25km) e em área totalmente plana, como qualquer aeroporto deveria ser.

O estacionamento tem o preço bastante elevado e, por constantemente haver atrasos de desembarques, uma esticada na espera pode sair bem cara.

Como na maioria dos aeroportos, as refeições saem bem caras e, as poucas opções que tem mais em conta (e.g.: Mc Donalds) formam imensas filas e o atendimento não é dos mais eficientes.

Não tenho nada contra aeroportos, tenho contra aviões! haha'
Como fica em Guarulhos, o considero um pouco distante. Sempre cheio, pode ser confundido com uma rodoviária! rsrs
Possui diversos serviços, mas os preços são um pouco elevados. Apesar de ser grande, é fácil andar, lá dentro. A única coisa chata, é esperar a bagagem. Sabe aquele presentimento que a gente tem, que a nossa foi a última a ser posta na esteira? Pois é, acho que a minha é sempre a última!! haha'

Eu já conheço de longa data o local, uma vez que cresci em Guarulhos e morei até os 27 anos... na época em que ele foi inaugurado o lugar virou um ponto turístico para as pessoas da cidade, até mesmo porque não existiam tantos aeroportos no Brasil (nem tampouco shopping centers como hoje em dia)... cheguei a passear na área aberta que existia: era uma espécie de mezzanino próximo à pista, mas tempos depois foi fechado, acredito que por questões de segurança.

Quando adolescente eu costumava ir passear por lá, ou para bater perna ou para ver alguma banda internacional desembarcando para shows... havia somente uma meia dúzia de lojas de artigos importados, e algumas lanchonetes... e desde aquele tempo os preços já eram abusivos. De uns três anos para cá, a quantidade de lojas e lanchonetes aumentou, assim como a variedade, porém os preços continuam exorbitantes. Mas isso não é exclusividade só no Brasil: visitei outros aeroportos pela Europa e os preços também eram bem abusivos: para se ter noção, uma água mineral no Aeroporto Internacional de Berlim custava 3,80 euros; a Coca era 3,50 euros! Morri de sede...

Logicamente que a infraestrutura está longe de ser ideal para um país que abrigará três grandes eventos nos próximos anos: Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas... mas confesso que nas minhas últimas viagens eu não sofri com problemas no embarque e desembarque: tudo ocorreu dentro de um tempo razoável. Para se ter uma ideia, na minha última viagem, entre guichê da alfândega, esteira de bagagem, freeshop e o pé na rua eu levei 1h20 (o voo chegou 5h20 da manhã), e tinha mais uns 4 voos internacionais do mesmo porte que o meu (uns 250 passageiros cada um). Só achei ruim a identificação das filas para estrangeiros e brasileiros, e que não acontece no Exterior: tudo é escrito em letras garrafais. Tinha um rapaz gritando em inglês "fila para estrangeiros aquiiiiiii", mas a gringaiada não entendia muito bem e entrava também na fila para brasileiros... mas nenhum deixou de ser atendido.

Acho ruim o acesso ao aeroporto para quem vem de outras cidades, e até mesmo impossível nos horários de pico, por conta do trânsito pesado na Ayrton Senna e Dutra, mas como "nativa" da cidade eu conheço alguns caminhos para desviar do trânsito.... eu recomendo muita, mas muita antecedência aos que vão embarcar nesse aeroporto, já levando isso em consideração. Concordo plenamente que deveria existir uma linha expressa de trem, como existe na maioria dos aeroportos na Europa... isso é o maior "adianto" que pode existir! Mas há boatos de que o lobby das cooperativas de táxi em Guarulhos é muito forte, a ponto de atrasar a implantação dessa linha, já prevista e anunciada aos quatro cantos há muito tempo... acredito que um dia sai, até mesmo porque o caos se instalará definitivamente no trânsito.

Em todas as vezes que utilizei o toillete ele estava limpo, o que já não aconteceu em Congonhas... master hiper mega xexelento. Nunca utilizei o estacionamento pago, porque tenho um conhecido que é taxista da cooperativa e nós utilizamos o estaciomento exclusivo deles, gratuito... que inclusive tem um restaurante bem gostoso e barato, mas que fica a quase 1 kilômetro de distância do terminal de embarque / desembarque, senão me engano, fica em frente ao novo terminal que está sendo construído.

Entre minhas experiências nele próprio e em outros aeroportos, eu o considero bom: não é o pior mas também poderia ser muito melhor.
Foto opinião do Juliana EugeniA Ribeiro sobre Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos - GRU)

Como todo grande aeroporto tem seus problemas, alguns basta organizar melhor , outros de reestruturamento total. Os problemas de violação e roubo de bagagem sempre precisa melhorar, o estacionamento ficou mais caro ainda, pelo menos dá para usar o sem parar. Mas para viagens longas e recomendável utilizar estacionamentos no entorno do aeroporto pesquise pela internet, cuidado que os mais baratos são pequenos e eles te direcionam para o vizinho que é muito caro. Todas tem van para levar e no retorno vc liga e eles te buscam.

Você conhece o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos - GRU)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral