Terminal que está localizado distante dos demais, necessitando usar o transfer para ir e voltar entre eles, disponível regularmente entre os mesmos, de forma gratuita para quem tem passagem, utilizado exclusivamente por algumas companhias aéreas. Boa estrutura para os passageiros e bem seguro já que faz parte do maior aeroporto do país.

Usei pela primeira vez o Terminal 4 de Guarulhos, recentemente.
Hoje, somente Azul e Passaredo operam por lá. Vindo de São Paulo é o primeiro terminal.
É um terminal bem funcional. Há poucos portões de embarque mas a estrutura é boa.
Lojinhas, lugares para comer e espaço amplo no salão de embarque e também na área dos guichês.
Peguei pouca fila na Azul, mas senti falta de mais maquininhas de self check-in. Essas são uma benção quando você está quase atrasado e não tem mala para despachar.
Mas mesmo assim, gostei da estrutura.

Uso o terminal 4 para pegar vôos domésticos da Azul e gosto bastante, pois ele fica mais isolado da bagunça, é mais calmo e rápido para passar na segurança. O estacionamento oficial fica bem perto e é descoberto.

Caso tenha que se locomover entre terminais, precisa pegar o ônibus gratuito. Ele chega em no máximo 15 minutos, mas cuidado pois o trajeto pode demorar (T4 => T1 => T2 => T3).

Por aqui o melhor lugar para comer eu achei a temakeria Makis Place. Mas tem também Empada Brasil e Casa do Pão de Queijo.
Foto opinião do Bruno Yoshimura sobre Terminal 4 (TPS4) - GRU

O terminal 4 de Cumbica atende somente vôos domésticos de algumas empresas como a Passaredo e a Azul. O considerei pequeno se comparado aos outros e não há tantas opções de lojas e restaurantes ou lanchonetes.
O movimento de passageiros é bem menos intenso e por consequência, mais tranquilo para checkin e circulação, enfim, sem grandes filas.
Ele fica um tanto distante dos terminais 1,2 e 3, (uma distância que não dá para ser percorrida a pé) e os ônibus municipais de Guarulhos não vão até ele; somente um circular da própria empresa administradora do aeroporto que percorre todos os terminais levando passageiros gratuitamente, a todo momento. O tempo máximo de espera não chega a 10 minutos.
Há bastante oferta de táxi no local.

Acho péssimo algumas empresas realizarem embarque e desembarque somente pelo terminal 4, mas entendo que o principal está super lotado. Se você vai viajar de Azul ou Passaredo, fique atento, pois o terminal 4 não é muito perto do terminal 2 (principal) e corre o risco de perder o voo. Deveriam ter mais opções de locomoção para o terminal 2.

Eu tenho um apego especial com esse terminal porque eu, literalmente, o vi nascer. Aposto que de vocês, fui a primeira pessoa a pisar lá dentro, até mesmo antes da inauguração no dia 08/02/2012.

O terminal 4 nunca foi muito completo. Ficou um pouco nos trambiques durante o primeiro ano de funcionamento, somente servindo para desafogar um pouco o movimento dos terminais 1 e 2. No começo só haviam duas unidades da laselva café e uma revistaria na sala de embarque. Durante os primeiros 8 meses, atendeu exclusivamente à extinta webjet.

Depois algumas melhorias foram realizadas e foram implantadas máquinas de café, bebidas e salgadinhos no esquema de auto atendimento e por um valor bastante acessível. Outros fast foods foram chegando ao TPS 4 ("puxadinho"), para os mais chegados) e dando mais estrutura a ele.

Agora operam lá voos da Azul e da Trip e de fato, a expansão ajudou bastante tanto aos passageiros, quanto aos funcionários e à concessionária operante no aeroporto.
Há translado gratuito aos TPS 1/2 a cada 10 minutos. Os ônibus municipais não sobem até lá, somente os circulares e um intermunicipal com destino ao metrô Tatuapé, já em São Paulo.

Na foto, a solidão na sala de embarque às 04h da manhã em meados de 2012.
Foto opinião do Isabelle Biasetto sobre Terminal 4 (TPS4) - GRU

Terminal utilizado pelas companhias menores, como Azul, Passaredo, entre outras. Por movimentarem um número menor de passageiros, raramente o Terminal está tumultuado.

O fluxo é bem mais fácil, desde o acesso até o embarque, que é feito pela pista, porque o terminal é pequeno para abrigar rampas e passarelas.

Há poucas opções de comércio, mas não considero isso um empasse, considerando os preços abusivos cobrados no aeroporto, é até bom que não disponibilize tantas opções.

Terminal de embarque da Azul Em Guarulhos, o terminal está pequeno para a quantidade de passageiros que embarcam la diariamente.
A sala de embarque estava lotada e não havia assento disponível. As opções para comer são poucas, mas, pelo menos, são boas. Tem Bobs, casa do pão de queijo, casa da empada, além de mais 3 opções deaconhecidas mas bem agradáveis.

Pois sim...taxista desatento me deixou na entrada tradicional do Aeroporto Internacional de Guarulhos...e eu, nada de achar o balcão da Azul, qdo me informaram que o embarque da referida.companhia é pelo Terminal 4, cujo trajeto foi feito de ônibus gratuito, durou cerca de sete minutos; sorte que estava com tempo de sobra. O Terminal tem.boa infraestrutura, mas senti falta de melhores opões para refeição.

É um terminal do aeroporto de Guarulhos relativamente novo. Por isso a praça de alimentação dele é meio pobre, só tem três lugares para se comer. Se quiser mais variedades tem que atravessar para o outro lado, mas se você estiver em cima do horário do seu voo não dará tempo e terá que escolher uma daquelas ali mesmo!
O terminal é menor que os outros que conheço. Mas é tranquilo, o acesso para o avião é pelas escadas mesmo, se tiver chovendo, você se molhará um pouco..hehe!
Único inconveniente que vejo mesmo é a falta de opção para comer e além do preço alto (normal de aeroportos). Mas comparando com os voos do aeroporto de Congonhas, parece-me que este é mais em conta! Só que dependendo da onde você estiver, é demorado para chegar até ao aeroporto, então saia bem antes para garantir que não perca seu voo!
Já passei várias vezes nesse terminal do Aeroporto de Guarulhos. O terminal é grandinho e todas as vezes que fui, estava tranquilo o movimento. Existem poucas opções para quem quiser comer enquanto espera alguém e não há muitas cadeiras.

O que mais gostei desse terminal é a integração com o estacionamento. Você pode deixar o seu carro no estacionamento e uma van leva você ao terminal e vice-versa. Isso é muito bom quando você tem bastante bagagem para carregar.
Você conhece o Terminal 4 (TPS4) - GRU? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral