Adega Pérola

| Rank: 24º de 706 | Bares e Botecos

Quer um boteco pé sujo, premiado e com clientela cativa em Copacabana? A resposta é Adega Pérola. É desconfortável (mesas e banquetas sem encosto pregados no chão), pequeno, com decoração kitsch (garrafas e garrafões de vinho barato estão espalhados em estantes de madeira que cobram as paredes; recortes antigos de jornais com resenhas sobre o bar emoldurados e pendurados nas paredes), e não tem um serviço muito bom (demoram para vir às mesas, distinto de quem está bebendo em pé na calçada em frente, perto do balcão, que tem um rápido atendimento). É caro, muito caro, se comparado a bares e restaurantes do bairro ou mesmo de Ipanema. Famoso pelo chopp bem tirado, mas não posso atestar por não apreciar esta bebida. A julgar pelo que vi nas mesas lotadas, o chopp vale a visita. Em um balcão estão expostos mais de cinco dezenas de petiscos, a maioria vendida por quilo (preços por cada 100 gramas indicados no extenso cardápio). Tais petiscos têm origem em terras portuguesas ou espanholas. A limonada suíça é muito boa. Fresquinha, servida gelada, com muito açúcar. Para comer, experimentei quatro petiscos: aneis de lula fritos - feitos à dorê, estavam sequinhos, mas com textura levemente borrachuda; polvo à escabeche - ácido no ponto, textura ótima; pérolas do mar - vieiras, camarão, polvo e mexilhão, também à escabeche, com ótima textura e tempero agradável; bolinhos de bacalhau - porção com seis unidades grandes, quentes, levemente crocante por fora e com abundância de bacalhau. Gostei da experiência gastronômica, mas pelo preço cobrado, o bar poderia oferecer mais conforto e melgor serviço (só havia dois garçons atendendo um bar lotado). Ficar meia hora sentado naqueles banquinhos redondos sem encosto pode render uma nada agradável dor nas costas.

Já tinha ouvido falar tanto que resolvi ir hoje, em um grupo de 05 pessoas. Provamos o polvo à vinagrete (ótimo), sardinha frita, sardinha escabeche, bolinho de bacalhau (excelente) e linguiça de avestruz.
Porções de 100 gramas, variando de 18,00 a 24,00. Alguns petiscos não são cobrados em porções e sim em unidades. Não é barato para a quantidade que é servida, mas a casa também oferece pratos no almoço a preços bem razoáveis.
Chopp a 7,00. Fui de Stella (super, super gelada) também a 7,00.
Esse ano preferiram não participar do Comida di Buteco -não caiu no meu gôsto, mas reconheço que é forte candidato pela tradição (mais de 50 anos) e variedade de petiscos.
Aceitam cartões de crédito. Quase em frente ao metrô Siqueira Campos.

Tenho 61 anos. Adega perola querida. Embora nao frequente a algum tempo. Decadas atraz, anos 70, 80 era parada obrigatoria da minha rapaziada. Posso assegurar, la alem dos petiscos o romantismo ainda esta presente.

Um por todos, e todos por um ! Partimos para mais uma visita ao festival Comida di Buteco. A Adega Pérola é o bar de tapas mais conhecido da zona sul, quiçá de toda a província do Rio de Janeiro. Não tem conforto e o serviço não chega a ser um primor apesar de sempre atencioso. As mesas são ou deveriam ser compartilhadas pois assim como as banquetas de madeira são fixas ao solo.

O que leva hordas de botequeiros ao local é realmente a variedade e qualidade de seus petiscos expostos no balcão. Os preços variam numa média de R$ 20 a porção mínima de 100 gramas. A Adega não serve há algum tempo a meia porção e portanto o ideal é juntar os amigos para petiscar sabores diferentes.

O prato concorrente leva o nome de Buraco Quente, composto por um pão sacadura recheado de catupiry e picanha suina grelhada e temperada com ervas finas. A porção é pequena podendo ser compartilhada por duas pessoas. Um curioso molho barbecue veio acompanhando o prato e dividiu as impressões do nosso grupo. Não gostei da combinação com barbecue que sobrepõe ao gosto, preferindo adicionar gotas de limão e ainda solicitei a cozinha um reforço no catupiry para melhor degustar o prato.

R$ 20,00 o Buraco Quente
Nota do blog: 5