Endereço: Av Plinio Brasil Milano, 1053, Higienópolis - Porto Alegre , RS - Brasil - 90520-001

Tem vezes que quanto pior a comida, melhor. Entenderam? Tipo dando chance pro azar, abastecendo o organismo da mais pura baixa gastronomia e indo atrás da chapa perfeita que faça jus ao binômio risco-retorno.A minha saga em busca da maionese perfeita segue a todo o vapor.

To fazendo uma incursão frenética pelas chapas da cidade em busca de um aumento representativo no meu índice de gordura corporal que anda muito normal pro meu gosto.E novamente, graças a mais uma dica do cara que mais manja de xis e cachorro-quente no velho oeste, Floriano Spiess, fui conhecer o 14 Bis e descobrir que Porto Alegre não deve nada pra Canoas (que segundo o Guilherme Atencio, é a capital mundial do xis).Interessante perceber que o glamourizado conceito de “cozinha a vista” foi difundido há muito mais tempo pelas lancherias especializadas em comidas cura-ressaca como o Cachorro do Bigode e a Tia Zefa (só pra citar alguns).

É a alta gastronomia aprendendo com a baixa. #choraferranadriàInterrompemos nossa programação para transmitir um aviso gastronômico gratuito obrigatório: a mostarda nem era tão forte assim. Não dá nem pra largada como a da rib’s, por exemplo. Agora voltamos com a nossa programação normal.A carta de bebidas é padronizada, exatamente como deve ser uma “carta de bebidas” de lancherias por aí afora. Mas talvez caiba aqui uma segunda e última reclamação dessa junk food experience: refrigerante, só em lata ou garrafa pet. Cadê os refris em garrafinha de vidro?

Pô seu 14 Bis, então me dá uma tamanho família, pra combinar com o tamanho da minha fome.Quando fiz meu pedido lembrei na hora do querido amigo Marcelo Katsuki, responsável por me alertar que “coração de galinha” só não é uma comida exótica pro Andrew Zimmern e para nós, gaúchos. Inclusive, quando o Kats teve aqui, fez questão de provar o Xis Coração da Tia Zefa.Em homenagem a ele então, pedi um Xis Coração com ovo e bastante maionese. Cara, esse rango é surreal. Épico.

É a minha sopa de legumes, minha canja, meu soro, minha água com açucar.A draga do Floriano, que diga-se de passagem nem tava com tanta fome assim, segundo o próprio, foi de Xis Acebolado. Em outras palavras, é um Xis salada Turbo. Tem a cara da Lela esse lance.Sempre lembrando que duas folhas não são suficientes pra limpar suas mãos nem aqui nem na casa da mãe do badanha, terminamos os dois litros de Coca-Cola e ficamos filosofando sobre os benefícios que um Xis bem feito agrega na vida de todos nós.Fiquei meio reticente em ir ao 14 Bis porque na verdade eu já o conhecia de outros carnavais. Nunca pessoalmente, já que somente havia pedido por tele. Mas ó: NUNCA mais peço tele, que vem sempre meio úmido e desbeiçado, como todos os outros. O Xis do 14 Bis, pessoalmente, é de cinema não só no sentido de “programa imperdível” como também no preço, pois gastamos 13 reais cada um.

Adoro esse Xis, infelizmente não posso ir com a frequência que gostaria por morar longe, mas sempre que bate muita vontade vou até lá comer um xis bacon delicioso com a boa maionese.
O espaço é simples, bem iluminado, o sistema de senha é legal, nós deixa apreensivo será que o meu é o próximo.
mas o que chama mesmo atenção é o sabor do xis.
Você conhece o 14 Bis Lanches? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral