28 opiniões Nota 3.7 de 5

Santa Clara Batataria

Restaurantes

| Rank: 686º de 7464
Santa Clara Batataria

Endereço Rua Áurea, 361 - Vila Mariana, Vila Mariana - São Paulo , SP - Brasil - 04015-070

Telefone (11) 508... Clique para ver

Preço por pessoa $$$$  (De R$26 até R$50)

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Localizada bem no meio da Vila Mariana, a Batataria Santa Clara, especializada em batatas rosti, possui um ambiente descontraído que faz sucesso e, por isso, vive lotada. Se a ideia é conseguir lugar sem reserva, chegue cedo. Para quem mora nos arredores, uma opção é fazer o pedido por telefone e ir buscar pessoalmente, o que demora menos do que o delivery através dos sites e aplicativos especializados.

As batatas são, claro, o destaque e vêm com recheios generosos - carne com cheddar e peito de peru com gorgonzola são especialmente deliciosas. Elas vêm em dois tamanhos e as pequenas recebem o acompanhamento de salada caprese, verde ou brie. Para acompanhar, a caipirinha de laranja com alecrim não faz feio. Já as sobremesas são gostosas, mas bem básicas, como brownie e sorvete.
A Batataria tem um ambiente lindo, aconchegante e super charmoso, ótimo para ir a dois, mas o lugar é pequeno, então tem que chegar cedo.
Acho os preços um pouco caro, mas as batatas vem bem recheadas, bem feitas, então no final vale a pena.
Realmente o atendimento não é nada demais, é OK, você não é bem atendido, mas também não é mau atendido.
Esta localizada em uma região péssima para estacionar e as opções em volta são caras.
Durante uma noite em que um dos glutões visitou a cidade de São Paulo à trabalho, nada melhor do que visitar um local não relatado pelo Gole & Gula, certo? A escolha da vez foi a Santa Clara Batataria, sendo um local que já muito visitado, enquanto este mesmo glutão morou na cidade de São Paulo e no bairro da Vila Mariana.

Com uma ambientação intimista e voltada para o rústico, a Santa Clara Batataria é formidável para ir com seus amigos, familiares e, principalmente, com algum companheiro (a), principalmente, nas noites de sextas e sábados, quando rola um jazz ao vivo. No dia em questão, era uma quarta-feira e, infelizmente, não havia música ao vivo que, sinceramente, faz muita diferença na experiência em si.

Como o próprio nome já diz, o local é especializado em batatas, sendo daquelas recheadas, sendo uma gula formidável e bem diferente do usual de outros locais. Por ser especializada nesta gula, a Santa Clara Batataria não possui um cardápio com tantas opções, porém, além dos diversos sabores de batatas recheadas, existem opções de saladas e algumas porções. No dia em questão, a escolha da vez foi uma batata recheada caprese, sendo do tamanho grande (500g) e que pode ser divido entre duas pessoas que não estão com tanta fome. Além disso, existe a opção de batatas pequenas (300g) que vêm acompanhadas de salada à sua escolha. Como já experimentei vários sabores no local, cabe destacar que a qualidade dos ingredientes vale a experiência da gula. Só não é tão barato assim, viu? Para terem uma ideia, uma batata grande recheada custa na média de uns R$30.00 a R$35.00. Além da batata em si, como podem ver pela foto, foi pedida uma porção de bruschetta de tomate com queijo, sendo algo bem simples, mas cujo sabor valeu a pedida e sendo algo em torno de uns R$22.00.

Já que falamos dos goles, não podemos deixar de lado os goles, certo? Neste aspecto, sinceramente, a Santa Clara Batataria poderia conter mais opções, principalmente, de cervejas. Apesar da carta de vinhos e de algumas opções de caipirinhas, o local deixa a desejar nas opções de marcas de cerveja, possuindo algumas opções de long neck e outras de garrafa de 600ml como a Patricia ou Nortenã. No dia em questão, o glutão acabou tomando uma heineken long neck, pois a Malzebier estava em falta, e uma caipirinha de pinga Seleta de uva verde com pimenta rosa. No aspecto das caipirinhas, cabe destacar que você pode escolher entre algumas opções de pinga, o que é interessante. Com relação aos preços, estes não são tão convidativos assim, pois a long neck saiu por R$8.00, enquanto que a caipirinha foi por volta de R$18.00.

Em paralelo aos goles e gulas, pode esperar por um ambiente bem limpo e organizado, e um atendimento preciso, sem muitos rodeios e objetivo, e sem àquela costumeira amizade que os glutões tanto mencionam e gostam que acabe ocorrendo.

Em suma, a Santa Clara Batataria é um local diferenciado e que vale a visita, seja pela sua ambientação, música ao vivo, gulas e/ou até mesmo pela experiência diferenciada que é proporcionada.
Um lugar pequeno e aconchegante, foi a primeira impressão que tive da Batataria Santa Clara. A segunda impressão é a de que o lugar está escondido para ninguém achar!

O lugar realmente é pequeno, com poucas mesinhas de madeira, um garçom e uma garçonete para atender na hora do almoço. A área de fumantes é ótima para se esparramar entre as almofadas coloridas (sei disso porque aproveitei para deitar depois de comer) para descansar um pouco.

Resolvi conhecer a Batataria depois de assistir uma matéria na Ana Maria Braga sobre a batata rosti. O preparo parece ser fácil, daqueles que não exige nada, a não ser paciência. Cozinhar a batata, esperar um dia, ralar, deixar descansar… é o tipo de receita bacana para fazer para uma turma, com várias pessoas ajudando ou para quem está com muita vontade de comer as tais batatas e não pode (ou não quer) desembolsar R$ 30 para comer batata.

Não achei o link pra matéria (não tive paciência para procurar nem memória suficiente para lembrar o nome do culinarista) … mas separei um ví­deo com a Chef Rosalie Hafeli ensinando o preparo.

De entrada, até as batatas ficarem prontas – o tempo de espera é de 30 minutos - escolhemos os bolinhos Santa Clara (R$ 12,80) – são bolinhos de batata (claro!) com queijo. Deliciosos, ficam melhores com os molhinhos (tomate, mostarda e maionese verde). Se não fosse voltar a trabalhar, tinha escolhido uma cervejinha bem gelada e ficado por lá, mas acabei no refrigerante (R$ 4,10) para matar a sede e o calor infernal de sexta-feira.

Curiosidade: O nome original desta receita é batata rí¶sti – lê-se rí¢sti – que em suí­ço-alemão significa crocante e dourado. As batatas eram consumidas nas fazendas, no café da manhã.

Um recado imporante: o lugar é caro! Gastei quase R$ 50 nesse almoço…

Veja outros lugares aqui: http://aventurasgastronomicas.com.br/testado-e-aprovado/batataria-santa-clara
Aqui se serve uma batata diferente: cortada em tiras finas (tipo cenoura ralada grossa), recheada e gratinada.

Provei o com recheio de camarão e requeijão, bom demais!!!
Tem os tamanhos pequeno e médio, que diferem de uns 2 ou 3 reais apenas, mas (descobri depois que chegou) que só a pequena vem acompanhada de uma saladinha. A média dá para servir duas pessoas que comem médio, uma que come muito.

O ambiente é muito show! Meia luz e velas nas mesas, muito bonito.
Atendimento também é bastante atencioso.

Tem várias opções de sucos naturais também, o que não é muito fácil de se encontrar.

O probleminha de lá são os preços: a batata média de camarão e requeijão saiu por uns R$42. Um suco, R$7. No fim, a conta saiu R$37 por pessoa (para comer médio, como disse acima). Se cada um pede uma batata, deve subir para uns R$50 tranquilamente.

Vale a pena conhecer e provar, apesar do custo um pouco alto, a batata pode mesmo surpreender.

Adoro batata de todas as formas. Sempre quis conhecer essa batataria.
Fica numa parte bem movimentada da região Vla Mariana e Ana Rosa.
Ambiente simples, algumas mesas em parte varanda e dentro. É pequeno,mas para um jantar numa quarta feira com amigas foi bem agradável.

Entrada pedi meia porção de bruschetta tradicional, que estava boa, mais lascas de batata com queijo (gostoso,mas prefiro guardar a fome para a batata na próxima vez).

Opção de batata pequena com salada (verde, caprese ou brie) e a batata média (que é um tamanho bom se sobrar, leva pra casa!).

Pedi uma de filet mignon com cheddar. Ela vem bem sequinha e com bastante recheio e cremoso. Adorei!!! A diferença de preço entre a batata pequena e média não chega a dois reais. Essa média foi cerca de 43.
Tem alguns sabores apetitosos: carne seca com requeijão, três queijos, camarão com requeijão, frango ao curry, cogumelos......

O problema que achei é que foi difícil parar o carro. Não possui valet (não sei se tem no fim de semana) e tive que parar na rua mesmo,mas rodei bastante.
Conta por pessoa R$ 67. (um pouco caro).
Eu só conhecia a unidade da Vila Madalena que infelizmente fechou.
Este fim-de-semana jantei na unidade da Vila Mariana e recomendo esta casa tanto quanto recomendaria a outra.
A localização é de fácil acesso, mas estacionar é um desafio.
O ambiente é ideal para curtir a dois, com direito a luz de vela e tudo.
O atendimento é cordial.
A bruscheta de entrada é uma excelente opção.
O cardápio oferece deliciosas opções da batata suíça. Eu sempre peço a que tem recheio de ricota, nozes e pesto de rúcula. Nunca me arrependo. A de cheddar e filé também é bem aceita.
E para acompanhar eu sempre peço uma caipirinha. O barman capricha.
Outro ponto alto da casa é a música ao vivo. Os músicos (geralmente piano e contrabaixo) são sempre muito bons.
Vou torcer para que a unidade da Vila Madalena seja reaberta.
O frio pede pratos consistentes. E uma das melhores opções nesta época gelada do ano é a batata röstie, que por aqui ganhou novos recheios – a versão original leva cebola e bacon – e ficou conhecida como batata suíça.
Das duas casas dedicadas à especialidade que conhecemos em São Paulo, a melhor é a aconchegante Santa Clara Batataria.

Fica na Vila Mariana, pertinho da hoje agitada rua Joaquim Távora, e atrai principalmente os moradores da região.
Oferece 16 opções de recheio paras as batatas pequenas ou médias, com destaque para as deliciosas versões de filet mignon com cheddar (R$ 19,80 a pequena e R$ 21,70 a média) e camarão com requeijão (R$ 22,50 e R$ 25).
Quem opta pela batata pequena (que a foto atesta não ser tão diminuta assim), tem direito a escolher uma das criativas saladas para acompanhar.

A dica é pedir a mistura de folhas verdes, queijo brie e fatias de pêra, combinação perfeita, sobretudo com um molho de mel por cima.
E se num dia de calor a fome não estiver das maiores, vale sentar em uma das poucas mesas ao ar livre e ficar só na salada, que sai por R$ 16,90 quando pedida à parte. Isso se você conseguir resistir às batatas.

Brincando de Chef – www.brincandodechef.com.br
Uma opção diferente...

Batatas raladas que envolvem os mais diversos tipos de recheio, que vão desde shitake e shimeji até filet mignon com Cheddar...

As batatas acompanham salada, o atendimento é bom, é comum ouvir um pianista e um violoncelo tocando chorinho aos finais de semana.

Ambiente agradável, boa música ( não quer dizer que eu gosto, minha preferencia é rock), bom atendimento, preço justo.
Já faz um tempinho que fui à Santa Clara Batataria, em julho para ser mais exata hehehe.
E o post sai só agora, que vergonha!!!

Fui comemorar meu aniversário, nunca tinha visitado o restaurante e AMEI! As batatas vem com dois molhinhos e saladinhas muito boas como acompanhamento.

Você pode escolher entre a pequena e a grande. As pequenas sempre vem acompanhadas com as saladas. Pedimos duas pequenas de Frango com alho poró + Salada Caprese e Frango com requeijão + Salada Brie.

Estavam deliciosas, nada de óleo em exagero, crocantes, com recheios na medida e macio!

Fomos no restaurante da Vila Mariana, mas você encontra também na Vila Mariana.

Só pecou num detalhe: era meu aniversário e perguntamos se ofereciam algum agrado. O garçom ficou de ver (então não deve ter) e não voltou para avisar. Fomos embora sem saber mesmo! Achei um pouco de falta de educação, pois nenhum restaurante é obrigado à oferecer esse tipo de agrado, mas por favor fala se tem ou não. Não finge que quer enganar os clientes. =P
Você conhece o Santa Clara Batataria? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Baixe o app grátis Veja mais