Conheça também Patrocinado
saiba como
Conheça Bravo Burguer Conheça Bravo Burguer Conheça Bravo Burguer Conheça Bravo Burguer

Depois de muito tempo retornei ao Xapuri na ressaca de ano novo para começar o ano com a boa comida mineira feita no fogão a lenha.
Exceto pela minha idade pouca coisa mudou e a qualidade e os sabores permanecem os mesmos, com porções bem servidas e muito sabor!
Como a fome era grande fomos logo para o prato principal que foi costelinha acompanhada de arroz, couve, mandioca (perfeita!) e tropeiro. A porçao foi bem servida para duas pessoas e estava excelente.
Resumindo, tudo continua ótimo no Xapuri porém para visitar ou vá em datas que a cidade esteja vazia ou tenha muita paciência pois outra coisa que não mudou foi a super lotação da casa. Tem fila, mas vale a pena!
Foto opinião do Fred Baião sobre Restaurante Xapuri

Um dos primeiros restaurantes especialistas em culinária mineira em BH.Desde 1987 ,com sua fundação pela matriarca familiar que hoje já sucedido pelo seus dois filhos.Local estilo fazenda muito espaçoso com vários recantos,espaço infantil,lojinha e hípica.Com um atendimento impecável,extremamente rápido e profissional.Com a sofisticação nos pratos típicos ,supera a maioria neste estilo em sabor,apresentação e qualidade.Com um cardápio imenso em variedade,referência na culinária mineira.Os preços das refeicões são altos mas vale à pena ir e pelo menos comandar uns bons petiscos com valores na média tomando uma cervejinha bem gelada e um aperitivo.O local é repleto de vegetação,nos dando um ar verdadeiro do campo,com refrescância ,luminosidade e tranquilidade.Sanitários amplos,completos e muito limpos.Violeiros percorrem as mesas cantarolando moda de viola,um show à parte.Decoração rúistica,bem equilibrada e harmoniosa.Estacionamento com manobrista cobrado à parte.Aberto de terça à domingo para almoço e jantar..Reservas com antecedência para todos os tipos de eventos.
Foto opinião do haroldo porto lima sobre Restaurante Xapuri

Já estive no Xapuri algumas vezes. O ambiente é legal, bem rústico, parecendo aquelas fazendinhas mineiras. A comida também é de qualidade, apesar de achar que já foi melhor, mas alguns pontos precisam ser ressaltados: Fui desta vez participar de um rodízio de caldos vendido através de um site de compras coletivas. Tinham alguns que estavam bons, apenas bons, mas acho que o preço cobrado pelo cupom (R$ 29,00), incluindo uma taça de vinho que não era de boa qualidade já estava muito bem pago. Um dos destaques é o mexidão. Ok, ele é farto, possui um bife e até ovo, porém cobrar mais de R$ 90,00 por um mexido é surreal. Uma porção de linguiça aberta que é outro prato famoso custa R$ 41,00. Acho que perderam um pouco a noção dos preços. Há outros restaurantes mineiros na cidade tão bom quanto ou até melhor que cobram preços mais justos. O atendimento também deixa a desejar. Em determinado momento, demorou mais de cinco minutos para um garçom nos atender. Acho que o Xapuri deve rever esta postura de restaurante de luxo, o que não é definitivamente.
Foto opinião do Junior Guimaraes sobre Restaurante Xapuri

O Xapuri é enorme, com vários ambientes diferentes (espaço lateral, em frente à cozinha, playground, uma varandinha..), todos bem rústicos e bonitos.
Pedimos os bolinhos de mandioca com queijo (R$18,60) e a abóbora recheada com carne seca, couve e arroz (R$116 p/ 2). A porção foi bem sem graça, só valeu para experimentarmos as pimentas da mesa, e a carne seca estava muito aguada (faltou um purê, um queijo, não sei, algo para equilibrar o sabor). Vimos algumas porções enormes de carne passando e acredito que sejam opções melhores para o prato principal.
Já a sobremesa foi bem legal. Há um buffet (R$8 cada 100g) com muitos doces caseiros (figo, laranja, abóbora, goiabada, doce de leite, quindim, maracujá, cocadas diversas e muitos outros).

Comida mineira muito boa, otimo lugar para se apreciar a mesma,diversas opções e porçoes muito saborosas, dentre eles pratos como a Moranga com Carne Seca, Frango Jeca, costelinha, tudo muito bem preparado.
Atendimento bom.
Ótimo espaço para criancas, com animais e ambiente que lembra uma fazendinha, com grandes mesas e area verde, tem até redes para um descanço.
Chegue cedo, geralmente a fila de espera é enorme.

Ao visitar Belo Horizonte pela primeira vez nos surpreendemos com a organização da cidade, com o acolhimento dos mineiros e também com a qualidade dos restaurantes.

Fomos ao Xapuri após um jogo do Brasil (Copa do Mundo 2014)..

Ambiente tranquilo, porém, não muito confortável.. o lugar onde ficamos tinha irregularidades no piso e o tempo todo tive a sensação que a qualquer momento cairiamos... a altura não tinha muita relevância, mas, ficar o tempo todo se preocupando com alguma coisa além de 'encher o garfo' é desconfortável.

A comida é muiiittooo bem servida.. nossa.. comemos, comemos, comemos e pedimos embalagem pra viagem, confesso que esperava um pouco mais do tempero... mas, em uma avaliação geral estava delicioso.

Os atendentes muito atenciosos, um desafio para a quantidade de pessoas.

Destaque para o buffet de doces.. uma perdição.. doces de todos os tipos e para todos os gostos, dos regionais aos menos populares.

Dica, cuidado ao pedir entrada e pratos.. como disse, as porções são bem generosas.

Fui conhecer o lugar por indicação de um amigo do meu marido que mora em BH. Restaurante com clima de fazenda, bem cheio, ficamos na fila de espera mas nem sentimos o tempo passar, pedimos uma porção de pastel de angu (queria comer toda hora, bom demais) e cerveja backer, muito boa!
Pedimos costelinha frita e bisteca com cebola caramelizada, acompanhados de arroz, purê de abóbora com requeijão e tutu de feijão. Estava tudo muito saboroso, o atendimento é ótimo e o ambiente agradável.
Mas o melhor foi a sobremesa! Uma mesa com todos os tipos de doce, minha vontade era de experimentar todos, mas me contive e coloquei só o que cabia no prato rsrs.
Próxima visita à BH voltarei ao xapuri!

Você conhece o Restaurante Xapuri? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral