Praça Rui Barbosa

nota 3.3 de 5 em 17 opiniões
| Rank: 14º de 45 | Praças

Endereço: Curitiba, Centro - Curitiba , PR - Brasil

Oferta

Quer receber ofertas do(a) Praça Rui Barbosa?

No Kekanto os donos de estabelecimentos podem publicar cupons de descontos para todos os seus consumidores.

Baixe grátis nosso aplicativo e confira as ofertas:

Baixar Grátis
Dicas rápidas Ver todas as dicas
Opiniões dos consumidores

Estando numa região central de Curitiba, esta praça reuni uma enorme quantidade de pessoas por causa dos pontos de ônibus.
Esta praça foi inaugurada no ano de 1973 e a praça desde então ja foi reformulada por várias vezes, mas a grande foi em 1997, quando passou a abrigar a Rua da Cidadania da Matriz.
Próximo da praça esta a Igreja do Senhor do Bom Jesus, a Santa Casa de Misericórdia e o terminal de Transporte Coletivo. Tem tbm as barraquinhas de pipocas.
Durante o dia é normal ver pessoas, correndo para o trabalho, pessoas passeando e sentadas no banco da praça, muitas árvores de várias espécies são encontradas e muitas flores da estação decoram e enfeitam o local, sem contar as presenças marcante dos pombos..
Foto opinião do Giovanna Berghann sobre Praça Rui Barbosa

Essa praça é enorme e ponto principal para os ônibus. Ali, param diversas linhas de ônibus e também, de biarticulados, e, com isso, você pode ir para qualquer lugar de Curitiba a partir dessa praça! Alguns ônibus tem parada na rua Desembargador Westphalen, pois lá tem vários outros pontos e também tubos de alguns ligeirinhos.

Também tem diversas lojas e centros comerciais, lojas de calçados, roupas, Casa China, farmácia, banquinhas de revistas, carrinhos de pipoca, sorvetes, lanchonetes e o Shopping Metropolitan.

Tem um enorme espaço com grama e banquinhos para se sentar e, em alguns pontos de frente para a praça tem a Igreja Bom Jesus e o Hospital Santa Casa. Ainda, conta com a Rua da Cidadania onde existem mais diversas lojinhas, um restaurante popular, entre outros. E um estacionamento pago, porém amplo, com várias vagas e organizado.

Considero como uma das praças mais completas de Curitiba.
Abriga um pequeno centro de comércio, a rua da cidadania com restaurantes, camelódromos, serviços sociais e até uma unidade da Urbs.
Além de servir de ponto para diversas linhas de ônibus.
Possui algumas árvores, alguns bancos para sentar-se e uma paisagem mais limpa em relação as demais praças no centro.
A única coisa que falta, como todas as outra é mais segurança.

Aqui muitas opiniões sobre a praça. Mas a minha é sobre o Estacionamento que existe na Praça, embaixo do mercado Central. Antigamente existiam as garitas bem na entrada e saida da rampa de acesso, eram boas contudo, ruim para parar o carro, principalmente na saída.
Hoje, existe uma catraca eletrônica logo que desce da rampa, e uma ao sair, a que facilitou muito pois não precisa mais parar o carro antes da rampa ou no meio dela.
E há um sistema eletronico que indica onde existe vagas. pois há ponto de luzes em cada vaga , indicando vermelho pra ocupado, azul para idosos e decificientes e os verdes nas vagas livres, sem contar que em cada ruela de acesso há um painelzinho com uma flechinha indicando se ali existe vaga disponivel. Excelente... Estão de Parabens por este sistema. Vale a pena estacionar neste local. E o preço é 5 reais a hora, bom e barato.

Nunca tinha observado apesar de passar sempre nessa praça, existe um monumento em homenagem aos bombeiros,esses cidadãos anônimos que defendem a população sem exigir nada em troca,esse sim um verdadeiro monumento ao herói desconhecido.
Bombeiros,isso sim que é servir sem olhar a quem e na maioria das vezes nem um agradecimento recebem,justa a homenagem com esse monumento.

Se você quer ir a qualquer ponto de Curitiba de ônibus, este é o lugar certo. A Praça Rui Barbosa concentra o maior número de pontos de ônibus da cidade e é o corredor central do transporte coletivo da capital.
Há várias opções de embarque, em especial os alimentadores e os biarticulados. São três linhas dos "vermelhões" que param ali ao todo: Centenário-Campo Comprido, Pinheirinho e Pinhais-Rui Barbosa. Além deles, diversos alimentadores saem para os mais variados pontos da cidade.
Depois de várias reformas, a Rui Barbosa passou a ter uma maior e melhor estrutura para abrigar as linhas, sendo que algumas, durante a reforma desta, paravam ou na Rua 24 de Maio, ou mesmo na Desembargador Westphalen.
Além do transporte coletivo, a Rui Barbosa abriga uma Rua da Cidadania que conta com diversos serviços da prefeitura, além do Restaurante Popular onde você paga 1 real pela refeição. Das vezes que fui no bandejão para almoçar não pude reclamar da comida, é uma experiência interessante para se fazer quando a fome aperta (apesar do ambiente não ser dos melhores).
No entorno da Praça há vários estabelecimentos comerciais: farmácias, lojas de calçados, o Shopping Metropolitan, a Casa China, lanchonetes... Enfim, uma vasta variedade de serviços dentro deste centro comercial.
Por ser uma praça e não propriamente um terminal, não há a possibilidade da integração do transporte coletivo. Ou seja, em caso de desembarque ali, para pegar outro ônibus o pagamento de nova passagem é obrigatório. Nada que tire, no entanto, a importância deste grande corredor de transporte para a nossa cidade.

via iPhone

Dependendo do horário é complicado passar por ali sozinho.
Os policiais que ficam por ali não prestam pra nada.
É como todo terminal de ônibus: tem gente feia, chata, tagarela, dependendo do horário querem te vender bala ou te enganar com papo de que faltou dinheiro pra passagem, tem os malditos chilenos com suas músicas insuportáveis, reuniões de igreja, distribuição de panfletos e programas de TV de apresentadores sanguessugas fazendo cena.
É ótimo quando tem campanha de conscientização.
Todo mundo ignora a Matriz, pra tristeza dos vendedores, que vendem frutas com preços baixíssimos.
Exibindo de 1 a 7
Total de opiniões: 17
Você conhece o Praça Rui Barbosa? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Passe o mouse pelas estrelas clique para dar nota

Opinião
Para enviar fotos ou preencher os campos adicionais, faça seu (Você não perderá a opinião escrita)