Pinacoteca do Estado

Endereço Praça da Luz, 2, Bom Retiro - São Paulo , SP - Brasil - 01120-010

Telefone (11) 332... Clique para ver

Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo e um dos maiores de São Paulo, assim como a OSESP, ela foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo. O prédio possui um arquitetura muito charmosa e sempre tem exposições encantadoras.

Promoção

Entrada gratuita nas quintas, sabádo e domingo.

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Uno de los últimos días que estuve en Sao Paulo me llevaron a conocer la Pinacoteca, que es como uno de los museos de arte más importantes de la ciudad. Para llegar fuimos en metro, tiene una estación justo a la entrada, se puede ingresar con cámaras pero no se puede grabar con gopro ni usar flash, y tiene una cafetería abajo donde compramos agua porque hacía mucho calor. La cafetería no es cara a pesar de estar dentro del recinto (en chile suele ser carísimo, el triple por lo bajo).

El edificio es impresionante, yo pensaba que el palacio de Bellas Artes de Chile (nuestro museo principal) era bonito y grande pero este es otra cosa. Es realmente un castillo colonial, tiene pedazos de ladrillo a la vista y está restaurado respetando la forma original del lugar, tiene techos altísimos, balcones, y un patio interior, a pesar de todo eso es MUY amplio, y a la salida trasera da a una plaza encantadora, bien cuidada, con escaleras enormes. Cuando veo edificios así me encanta imaginarme los propósitos originales, una sola familia viviendo ahí donde hoy en día meteríamos a 100 familias si pudiéramos.

El arte se dividía en 3 tipos según yo: el moderno que eran expositores más bien abstractos con temas muy urbanos, como las maletas perdidas en los viajes y los aeropuertos, uno de ellos hacía representaciones con distintos planos (planos de construcción), había de estadios, de cuarteles, de tiendas, de casas, de todo, y también había un sector con objetos que se podían tocar.

La parte 2 eran las réplicas renacentistas o evocaciones, más que nada muchas estatuas, no tan antiguas, de períodos más modernos pero no actuales. Similares a las venus, muchas figuras humanas en mármol y en bronce envejecido.

La parte 3 (mi favorita total) es de artistas brasileños del periodo de la colonia (mi periodo estético favorito para toda américa latina). Me llama mucho la atención entender la situación por la que pasó la gente de cada país a través del arte que queda de esa fecha. Habían cuadros con temáticas de liberación, esclavitud, trabajo duro, y fiestas reales (royalties) que en chile no se vio mucho porque no hubo esclavos como tales, sólo servidumbre, y tampoco tuvimos un rey propio, sólo virreinatos y luego gobernadores.

En cuanto a ese arte colonial, pude conversar y preguntar sobre los emperadores y reyes (que tenían sus propios retratos en exposición), sobre las costumbres de las fiestas y vestimentas, y sobre cómo llevan hoy en día el tema de la esclavitud y la separación de razas. (En chile casi no había hasta 1990 personas de raza negra, la mezcla acá fue de indígenas mapuches, onas, alacalufes y españoles y alemanes, entonces la distinción no fue tan grande).

Me encantó que el museo muestre un poco de cada época, lo recomiendo como visita obligatoria si están en sao paulo y se interesan por el arte y la historia de latinoamérica y brasil
Falando sobre a Pinacoteca é um ambiente mitigador do senso crítico enquanto contempla as exposições e obras, sejam itinerantes ou não, permite um auto-questionamento sobre o que é obra, o que é conceito e o que deabos estou fazendo aqui aehaeaaeuaue.
O prédio é amplo permitindo apreciar todos os seus cômodos porém o horário é restritivo durante a semana e por este motivo em exposições de grande visitação são constantes e sacrificantes as filas para conseguir apreciar a arte do expositor.
Existe outro prédio próximo, possivelmente 200 metros, chamado Estação Pinacoteca situado no prédio da Estação da Luz com exposições menores porém não menos interessantes e com um amplo estacionamento sendo de todas as vagas dois níveis só de vagas cobertas a um ótimo preço de R$11,00 por até 3horas, considero o estacionamento mais indicado pois com o ingresso da Pinacoteca ganha-se o acesso à Estação Pinacoteca , é ou não uma maravilha ?!
A Pinacoteca possui um pequeno café com boas opções para beliscar, observe que comento em beliscar pois se optar por fazer uma refeição ou perder o controle do que está escolhendo terá uma dolorosa surpresa XD.
Já falando da exposição talvez pela superexposição a visitação é volumosa pois não conseguimos entrar no domingo(30/11) e mesmo numa terça-feira havia uma pequena fila para o acesso.
Percebi um preciosismo exagerado nesta exposição com regras em demasia, do tipo "Não pode foto com flash", "não pode retornar à ala já visitada", "não pode sair e entrar da sala, precisa pegar fila novamente", "não pode avançar o braço além da demarcação do chão".
Desconheço os motivos para tamanha melindrisse desta exposição, é sempre gratificante uma visita pelas suas alas mas esta visita foi exaustiva para poucos momentos de contemplação.
Cara, que lugar incrivel!
Começa pelo fato de ser exatamente ao lado do metrô, e então você chega e ve toda aquela imensidão que por si só já conta muito da história de são paulo. Muito bem conservada, todos que visitam (ou quase todos) parecem colaborar muito com isso, e as exposições fixas e temporárias de lá são muito bem pensadas e realizadas. As salas são espaçosas e te direcionam para que você não se perca no que já viu ou não, podendo assim ver tudo sem cansar e repetir :D

E o melhor de tudo, aos sábados é gratuito! :)

Fui na exposição quinta feira, que no caso estava de graça (fica também aos sábados porém lotado) por volta das 19:30, a fila estava grande mas foi rápido entrar (menos de 40min), vale o esforço!

A exposição de Ron Mueck é perfeita, a pinacoteca acolheu as obras muito bem! Só achei que foram poucas. No final tem um curta mostrando todo o processo das esculturas. Eu não sei até quando vai ficar por lá, mas se vc tiver a oportunidade de ir, eu recomendo 100%
Uma das lembranças que tenho da minha primeira viagem a São Paulo é de descer na Estação da Luz e me deparar com um local encantador, logo na saída vislumbrei a Pinacoteca e decidi expiar o que tinha ali dentro. A entrada foi gratuita e eu passei bem mais de um hora buscando cada andar e corredor do local.

A arquitetura de tijolinhos já chamavam bastante atenção, no pátio central tinha uma exposição de globos terrestres girando em cima das vitrolas, as conotações para aquilo eram tantas que eu fiquei olhando durante um tempo. Centenas de esculturas chamavam a atenção e eu queria fotografar todas para guardar a sensação, já que a lembrança se esvai muito fácil.

Lembro que não é permitido entrar com sacolas, mas há um guarda-volumes no local. A entrada gratuita é apenas para dias específicos, às quintas, após as 17h, e aos sábados o dia inteiro. Nos outros dias, o ingresso é R$ 6,00.
Caara, que incrível é este lugar!!
Esta aí um local ótimo pra se conhecer. È uma viagem do momento que você entra até a hora de ir embora. Quando fui tinha um quadro (não sei se está lá ainda), que parecia muuuito verdadeiro!!! Tanto é que eu tirei uma foto, e várias pessoas me perguntaram se era real o que estavam vendo! hehehe
Sem contar as esculturas que parecem aquelas estátuas vivas da 25 de março kkkkkkkkkkk
Se você estiver passeando em São Paulo, não perca a oportunidade de conhecer a Pinacoteca..
O lugar é de tirar o folego!! O prédio antigo tem uma arquitetura magnifica, tanto dentro como fora, na parte de fora os tijolos a vista contrastam com as artes coloridas.
Há também um parque ao lado onde ficam algumas artes, estatuas e uma carverna com uma cachoeirinha muito bonita.
A entrada para o museo é R$ 6,00 e eles aceitam cartão.
Dentro há as exposições, no salão principal agora está tendo uma de obras realistas, com manequins em tamanhos gigantes e pequeneninhos.
Nas outras salas estão expostos os quadros em diferentes temas…
No piso inferior há uma cafeteria que serve lanches e almoço.
Um lugar incrivel!!! ao lado da estação de metrô!!! não tem como errar!
A Pinacoteca é um dos museus na Luz que eu acho lindo! A arquitetura, as exposições, os quadros, tudo muito bonito.
O museu é relativamente grande, e você pode passar uma boas horas ali. Recomendo se você estiver na Luz, é um ótimo passeio, e obrigatório para quem mora em São Paulo.
Às quintas-feiras, o ingresso é gratuito, das 18h às 22h ;)
Editado em 17.12.2014: Estive semana passada para ver a exposição do Ron Mueck. Essa exposição conta com 7 obras do autor, e são bem interessantes.
A organização da fila estava boa, mas para não pegar tanta fila, recomendo ir durante a semana de manhã.
O local também está com inúmeras exposições de outros artistas.
A Pinacoteca do Estado está abrigada no antigo prédio do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e atualmente preserva um acervo com mais de 9.000 peças, entre elas as 26 obras de importantes artistas que atuaram na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva, transferidas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, sendo o mais antigo museu da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado, e colabora, atualmente, com a popularização na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.
A Pinacoteca realiza aproximadamente 30 exposições e recebe um público de mais de 500 mil pessoas anualmente, um número possível pela sólida trajetória do museu e pela sua proposta de mostrar a arte brasileira, acadêmica ou atual, além de dialogar com o visitante tanto por suas itinerância de arte internacional quanto pela abertura que o mesmo tem com a sociedade, os ingressos são baratíssimos e as obras presentes no acervo são extremamente interessantes, além das propostas curatoriais totalmente didáticas, mesmo em se tratando de arte contemporânea.
Fundada em 1905, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.

Localizado em área estratégica da cidade de São Paulo, tem um bom atendimento e público frequentador seleto.

Ambiente é bonito, aconchegante e inteligente.

Gostei muitíssimo de lá e, em breve, devo passar por lá mais uma vez.
Nota geral Você conhece o Pinacoteca do Estado? Escreva uma opinião! Dê sua nota!
Título da opinião

Baixe o app grátis Veja mais