Parque da Juventude

Endereço: Av Zaki Narchi , 1309, Santana - São Paulo , SP - Brasil - 02029-001

Telefone: (11) 6223-0019 (11) 6223-0895

Quer receber ofertas do(a) Parque da Juventude?

Cadastre-se grátis agora
Realmente, um dos melhores investimentos da região.
Foi construído onde antes era o Presídio do Carandiru, e tem um espaço super grande e super legal.
Tem várias quadras poliesportivas, com gol e tabelas de Basquete, e ainda dá pra colocar rede de vôlei nelas. Tem uma pista de Skate que foi reformada há pouco tempo, depois que os skatistas conseguiram a ajuda do Chorão e do SPTV para alertar o governo sobre a necessidade da reforma, e agora está em condições muito melhores. Nos finais de semana a pista está sempre cheia, o pessoal vem de vários lugares da cidade pra andar lá, como tem o metrô do lado, é bem fácil de chegar, de qualquer lugar.

Tem um super espaço verde, com árvores, onde o pessoal senta para fazer piquenique, leva as crianças, o cachorro... dá pra andar de bicicleta, de patins, tem um parquinho para as crianças brincarem e em alguns dias da semana tem atividades específicas, como judô ou kick boxing, por exemplo.
De domingo as pessoas organizam encontros de cães, então se você passar por lá no domingo de manhã provavelmente vai encontrar um monte de Golden Retrievers correndo pra lá e pra cá (o que eu acho lindo, inclusive!).
Não é difícil ver eventos acontecerem lá. Já foi palco de vários eventos com shows ao ar livre, tudo muito legal.

Pra quem gosta de história, no meio do parque tem uma área que foi mantida do antigo presídio. Sabe aquele espaço por onde os guardar passavam pra ir de uma guarita pra outra, bem no alto? Então, você ainda pode passar por isso lá, só que agora você vê todo o parque, bem mais legal que o presídio.

Além de tudo isso, tem também uma ETEC, que tem cursos de artes, história, fotografia, além de informática, claro. Tem uma biblioteca super bacana pros alunos usarem também, e algumas lanchonetes.

Ah, e você, fotógrafo, que acha que lá é um lugar pra tirar fotos: cuidado.
Tem um lugar específico no canto do parque onde você pode fotografar. Se você vai lá pra perto da pista de skate ou das quadras corre o risco de ser barrado, eu já fui. Pra fotografar lá precisa de autorização da diretoria e tudo mais, bem chato. Então, fica na área livre que tá tudo certo!
Passo todos os dias em frente ao Parque da Juventude, pois trabalho perto. Antigamente, até o ano de 2002, funcionava no local a Casa de Detenção de São Paulo, também conhecida como Prisão do Carandiru, mas ainda bem que foi demolida e aí surgiu o parque, que deu uma nova cara e um novo clima à região.

É um parque muito bonito, com uma grande diversidade de plantas e árvores (inclusive é lindo quando está na época dos ipês brancos *-*). Lá costuma acontecer shows e eventos ocasionalmente. Na parte da frente, próximo da estação, muitos adolescentes (devem estudar na ETEC que tem no local) andam de bicicleta e skate. Costumo ver policiamento no local, tendo policiais em grupos e às vezes até cavalaria. Apesar disso, não considero um lugar muito seguro, então fique de olho!
Particularmente gosto muito do trabalho paisagístico feito no Parque da Juventude.

Para quem desconhece a história do Parque, antes era o local da Penitenciaria do Carandiru. O espaço recebeu uma reforma excelente pós desativação do presidio.
Nele foi construído um espaço cultural, aonde pode-se realizar pratica de atividades de diversas vertentes artísticas. E praticas desportivas são bem vindas no local também, com pistas para circulação de ciclistas, quadras e aparelhos para exercício pela extensão do parque.
Gosto do parque, é bem amplo e sabe misturar o ar livre com a paisagem urbana que temos dos carros passando e predios, avenidona e tal. Não sei se ainda tem, mas antes rolava uns cursos gratuitos de skate e outras coisas, vale a pena dar uma olhada.
Gosto muito da biblioteca de lá, é grande, limpa, bonita, bem iluminada e aconchegante.
O lugar onde se encontrava o antigo presídio do Carandiru dá lugar ao lindo Parque da Juventude nos dias de hoje. Com quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica, aulas das mais diversas e extenso gramado, abre oportunidade para pic-nics, shows, encontros de forró, e brincadeiras como patins, patinete e bola que podem ser bem aproveitados em dias de sol.

Abriga ainda uma ETEC que utiliza um antigo pavilhão do presídio e a belíssima Biblioteca de São Paulo, em que o acervo inclui versões para deficientes auditivos e visuais. De frente pra estação que recebeu o nome do presídio, o parque tem duas entradas principais, uma na Cruzeiro do Sul e outra Avenida Zaki Narchi e pode ser frequentado todos os dias das 7h às 20h.
Quando fui no parque da Juventude não gostei muito da experiência, achei lá bem abandonado, o chão estava enlameado, sem muitos cuidados, tirando que tem construções inacabadas do que seria o carandiru II, achei isso bem assustador, no geral o parque é enorme, tem um riozinho sujo que cruza ele e tem bastante opções de laser. Eu fui para um evento do F.J e vi o parque extremamente lotado e ele atendeu muito bem a expectativa de público. Achei poucas opções de sombra, ele é enorme mesmo e eu acabei não conhecendo ele a fundo. Posso estar enganada em algumas opiniões porém eu não voltaria no momento.
Fui ao Parque da Juventude algumas poucas vezes, mas posso dizer que é um lugar bem grandão e bonito, fico muito feliz que um lugar que já foi cenário de tantas coisas ruins, hoje seja esse parque tão bonito, com biblioteca, escola, e tudo mais!
O acesso é a coisa mais fácil do mundo, o metrô te deixa praticamente lá dentro! Só não se assustem (como eu), porque, a região tem alguns moradores de rua, mas, se você for mais sortudo do que eu, fica tranquilo, que nenhum deles vai seguir você e seus amigos, xingando como se vocês fossem a personificação do mal, e tentando atacar objetos em nós, afinal, não podemos culpar a insanidade, não é? (Ou será que sim? Rs)
Aproveitem o parque! =]
Você conhece o Parque da Juventude? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Quais hotéis em São Paulo estão promoção? Ver hotéis