Endereço: Rua Graúna, 137 - Moema, Moema - São Paulo , SP - Brasil - 04514-000

O Original possui um ambiente daqueles de bares antigos, com azulejos na parede e mesas escuras. O local trata com carinho o chopp servido aos clientes. Ele vem na temperatura ideal e com o colarinho fresco. Além disso, oferece como petiscos coxinhas de sabores super diferenciados, inclusive doces (brigadeiro em formato de coxinha com limão dentro).

Conheça também Patrocinado
saiba como
BECO 203 Na noite da Augusta, Só o Beco Salva! BECO 203 Na noite da Augusta, Só o Beco Salva! Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo! Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo!

Fui conhecer o Bar Original em um sábado à noite por volta das 20h e demos sorte de conseguir uma mesa grande, uma das últimas do local. O bar é bem espaçoso, super bem decorado e tem uma ambiente agradável para um happy hour com amigos.

O destaque aqui está no petisco chamado Buraco Quente que pode vir em forma de porções com pão francês recheado de carne moída, molho segredo e queijo derretido - o melhor petisco que comi este ano (R$ 26 um pão inteiro ou cortado em porções). Tão bom que pedimos 3 na mesa.

Também experimentei a coxinha de rabada que achei melhor que as coxinhas normais de frango. Custa R$ 9 a unidade ou R$ 21 a porção com 5. Ela vem até que vem gordurosa de óleo e não é nada light :).

Para acompanhar tomei chopp Brahma Black (R$ 7,90) e experimentei os drinks e todos estavam excelentes! A caipirinha chamada Princesa que é uma mistura de frutas é perfeita (~R$ 20).

O Original é um Boteco em Moema bem legal para ir com amigos. O preço de tudo é caro e o lugar é bem cheio.

Recomendo o Buraco Quente. Um dos melhores petiscos que comi no ano! Apesar de caro, vale muito a pena.

O chopp é brahma com aquele colarinho gigante que a bebida pede.

É tranquilo achar vaga nas ruas paralelas a Rua Graúna. Se não se importar de andar uns 2~3 quarteirões, essa é a melhor pedida.
Foto opinião do Allan P. sobre Original

Bom gente, estive no Original bar numa tarde de domingo. O lugar é agradável e traz em sua decoração uma mistura de moderno com antigo. É lindo de se ver. Fotografias espalhadas pelas paredes da casa, penduricalhos pelo teto, azulejos que enfeitam o ambiente, enfim é bem decorado e de uma forma muito bacana. O carro chefe da casa é o chopp brahma, que é deliciosamente cremoso e desce delicioso o preço do chopp é padrão 6,90 o garotinho (240ml). Além do chopp, o cardápio também conta com uma variedade de caipirinhas e drinks. Para beliscar, tem os petiscos, mas também comidinhas desde saladas, até costelinha completa. São pratos bem servidos e com o preço justo. Super indico conhecer o bar original, vale a pena e deixa um gostinho de quero mais!
Fomos degustar 3 coxinhas diferentes, sendo 1 de brigadeiro com recheio de um creme de limão. Todas eram pequenas, digamos 1 cm menos que a do Rancho, no comprimento.
1. Recheio de rabada: muito pouco recheio, tanto que não deu nem pra sentir muito o recheio. A massa, disseram que era de mandioquinha, mas estava fraquinha quanto ao sabor. A casquinha foi a que salvou, pois estava sequinha e crocante. A coxinha veio quentinha, mas não achei saborosa.
2. Recheio de joelho de porco: sinceramente, acho que foi dum joelho de um filhotinho, de tão mirrado era o recheio. E pra dizer que vem pouca carne, puseram 2 pimentas biquinho na minha coxinha, as quais ocuparam 30% do espaço do recheio. E se não fosse a pimenta, o tempero teria deixado a desejar.
3. Um brigadeiro moldado no formato de uma coxinha e com recheio azedinho. Achei que combinou bem, o brigadeiro estava no ponto, bom para os amantes do doce, que não foi o meu caso. Inclusive comentei com a Manu que era brigadeiro de " verdade" , feito com leite condensado e chocolate e não daqueles de lata.
As coxinhas de rabada e a de joelho custam 19 reais uma porção com 5 e as com recheio de bobó de camarào custam 22 reais. Tem a opção de mix.
Pedimos o jacaré de linguiça, um sanduiche de pão francês, um pouco maior que o normal, e era pra vir com queijo provolone, mas veio o cheddar no lugar, salgado demais a linguiça, e não vale os 25 reais. Experimentamos o de pernil, e achamos muito fraquinho, não recomendo de forma alguma.
O bar parece aqueles antigos, dos anos 60, com azulejos na parede. Mesas escuras de madeira, mais frequentado na maioria por um público acima dos 30 anos.
O atendimento é ok, nada acima da média.
Foto opinião do Gloria sobre Original

O chopp é muito bom mas o atendimento é precário. Você chega, esperar liberar mesa, bebe de pé. Quando libera mesa você é convidado a sentar e faz seu pedido para acompanhar o chopp. No final você pede uma saideira e o garçom faz cara de paisagem. A mesa do lado recebe a saideira e o garçom bota a culpa no gerente porque você não recebeu. O gerente nem apareceu na nossa mesa. Não somos gente chata, feia ou arruaceira, antes que me interpretem assim.

Estive neste buteco de aparência simpática por ocasião do happy hour dos ganhadores do segundo Coxinha Tour Kekanto. Iluminação bem agradável, mesas bem próximas umas das outras (cuidado moças 'cadeirudas' como eu na hora da circulação, rs) e cheiro de cigarro como plus se está próximo à porta...

Pois bem, o que ele ganha de admiração na aparência ele perde em decepção no atendimento... ô bando de garçons desatentos e esquecidos! A única coisa que eles faziam sem pedidos e à exaustão era servir chopp, que na minha opinião sempre vinha ligeiramente com um dedo a mais de colarinho... para sair as tais coxinhas que iríamos experimentar foi quase um parto! Acho que a complicação maior era entender que se chegasse mais uma pessoa, obviamente aumentava o número de coxinhas... olha, foi difícil...

Experimentei um teco da coxinha de frango com catupiry e raspas de limão siciliano de uma colega lá, e até que eu achei saborosa porém pequena para o preço praticado, mas as demais coxinhas que eram de rabada com agrião e joelho com pimenta biquinho eu achei sem graça... sabe quando o cozinheiro quer concentrar tudo e mais um pouco em um único prato? Tipo isso... talvez, na minha cabeça de bagre, coxinha seja só de frango... no máximo o catupiry entra na história... mas qualquer outro tipo de recheio já é invenção... e sou contra a modernidade nessa iguaria, rs. A coxinha de brigadeiro com mousse de limão tarra boa mas eu particularmente não pediria, pois sou da turma do salgado...

Para complementar o espaço deixado no estômago, pedi um lanche de pernil à estadão... estava gostoso mas não ganha do original. Pedi também uma tal caipirinha lá que nem lembro do que era, só sei que era amarga pela casca do que eu acho ser kinkan... porém achei que não valeu o valor pago, que passou dos R$ 25,00... Por fim dividi com a galera uma porção de batatas e essas eram deliciosas, no estilo chips, bem sequinhas e crocantes. A conta bateu a casa da garopa, e achei que não valeu a pena... se tivesse ido a um pé-sujo certamente sairia mais feliz e satisfeita...

Banheiros super limpos e nada acessíveis, pois há dois degraus altos para se chegar até lá e depois de um certo contorcionismo entre as mesas... dificilmente volto.

Meu mais recente achado na região de Moema! Em um clima de mercearia de interior, o bar tem um happy hour badalado, que pode resultar em uma pequena espera pela mesa. Mas a opção de trocar a espera por sentar ao balcão é ótima para quem está em apenas 2 ou 3 pessoas. O que, aliás, proporciona uma atendimento até um pouco mais rápido por estar mais próximo da cozinha. Falando em cozinha, a casa oferece combinados "de balcão", que são petiscos de boteco servidos em porções menores entre 3 ou 5 variedades por pedido. O chop sempre gelado decepciona um pouco pelo colarinho exagerado de quase meio copo.
Você conhece o Original? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral