Museu Nacional Honestino Guimarães

Endereço Setor Cultural Sul, lote 2 - Esplanada dos Ministérios, Brasília , DF - Brasil - 70310-000

Telefone (61) 332... Clique para ver

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Inaugurado em 15 de Dezembro de 2006, o Museu Nacional de Brasília veio para somar beleza na capital com sua forma especial projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no mesmo dia em que o arquiteto completou seus 99 anos de idade.O Museu Nacional está localizado na Esplanada dos Ministérios, no “coração do Brasil”, entre a Biblioteca Nacional e a Catedral de Brasília.
Eu acho tão difícil falar dos monumentos de Brasília e isso acontece porque não vou muito . #confissão

Antes o Museu era, pra mim, um ponto de encontro com meus amigos, um lugar para escutar músicas da cidade (do lado de fora). Nunca tinha entrado. Achava lindo, mas neca de entrar. Um absurdo, né?

Pois bem, tenho uma irmã de 11 anos que estava louca para conhecer o Museu e lá fomos nós. Peguei um ônibus com ela e fomos até a rodoviária. De lá seguimos andando até o Museu. (É bem perto e a maneira mais fácil de chegar). Era sábado e estava muito quente. Assim que entramos no lugar, sentimos uma paz e ar fresco. Heheh

Gratuito, com exposições e onde você deixa seu nome, valorizando o patrimônio da cidade. Foi uma experiência incrível. O lugar proporciona isso! No dia, tinha 2 exposições, não lembro de quem, mas sei que a do térreo era uma coisa meio abstrata e a do piso superior era contando a vida do Gil. Sim, do Gilberto Gil. Maravilhosa! Contava toda a história dele e todos os discos estavam disponíveis para escutar ali mesmo. Uma delícia. Tinha uma parte interativa, que minha irmã adorou. Muita cultura linda.

Saímos de lá renovadas. Eu conseguia ver o brilho no olho da minha irmã e espero que ela seja melhor do que eu, mais interessada. Hahaha
Como praticamente toda obra de Niemeyer, tem curvas e formas geométricas (no caso, a enorme cúpula branca que mais parece um iglu mesmo) que parecem flutuar na paisagem. O grande pátio (sem uma árvore sequer, o que torna insuportável ficar ali sob o sol, mas aqui é o conceito que importa, não é mesmo?) tem um pequeno lago no concreto (sujo e mal cuidado por sinal). Suba a rampa e curta as exposições e o espaço interno, que pessoalmente acho mais interessante que o externo. A programação está em: http://www.museus.gov.br/.
É uma das obras arquitetônicas que mais gostei, achei futurista. Estive numa visita guiada, muito instrutiva, quando havia a exposição "À sua saúde", conheci todo o complexo, de cima a baixo além do anexo, que tem subsolo. A estrutura toda é grandiosa e na parte de baixo há um auditório, mas a acústica não é muito boa. O museu localiza-se numa ampla praça de concreto que possui alguns lagos circulares e próximo da Biblioteca nacional.
Não encontrei locais muito próximos para almoçar.
Gente é muito legal esse museu, ate mesmo pela sua arquitetura diferenciada, sempre esta tendo exposições maravilhosas e divertidas, recomendo para quem gosta de fazer um programa sem gastar nada e divertido. Vale muito a pena conhecer o museu da nossa cidade. Arte é vida gente! Tão esperando o que vamos conhecer o museu nacional !
Do prédio às obras, tudo respira e é arte. Um bom passeio para os fins de semana!
Da arquitetura, das vigas, do interior do prédio e do teto oval, tudo no Museu é arte. Sempre com exposições itinerantes, o local é uma ótima indicação para levar os amigos turistas ou para se conhecer o que é a arquitetura de Niemeyer. Foi lá que conheci azulejos de Bulcão pela primeira vez. Amei. Vou sempre que tenho visitas ou quero espairecer num domingo de chuva ou tempo nublado. A entrada é gratuita. A equipe de atendimento e recepção sempre tem informações e detalhes para repassar!
Pela arquitetura sou apaixonada, acho a construção linda. Porém não dá pra ficar lá fora em dias mais ensolarados.
O espaço lá dentro é bom, porém a minha decepção foi com as obras. No dia que fui não tinha nada de interessante e esperava algo muito legal.
Acho importante que todos conheçam, até porque cada um tem sua opinião. Mas para quem quer arte, recomendo ir para o CCBB.
Eu particularmente amo exposições! E nunca deixo de ir ao museu nacional. Exposições incríveis já passaram por lá e o espaço é super agradável. Além de aproveitar o museu, pode-se aproveitar o espaço externo ao museu, onde a galera se reúne para andar de skate e patins ou somente brincar, e volta e meia tem shown ou eventos pra criançada.
O Museu Nacional Honestino Guimarães é um local incrivel,de fácil acesso, gratuito, as esposições são sempre impactantes e interativas de diversas formas, o espaço é confortavel e ao redor do local ocorre festivais e movimentos em prol da cultura muito importantes para a cidade, como: a Jam do Museu, ponto de encontro de varios dançarinos profissionais e os não profissionais para socializar, compartilhar conhecimento e dançar mais e mais. Entretanto o Museu não esta sendo valorizado da forma que deveria, devido a falta de divulgação de seus projetos e o desinteresse da população.
Além de ser um lugar muito bonito o museu nacional de brasília e uns dos pontos mais visitados por pessoas locais e gringos a passeio, o Museu tem muitas historias a oferecer para quem o visita, um lugar maravilhoso pra quem gosta de historias passadas e para quem gosta de história e o mais fácil e chegar lá por que e do lado da rodoviária do plano, e se você tiver um tempo visite la que você vai adorar.
Nota geral Você conhece o Museu Nacional Honestino Guimarães? Escreva uma opinião! Dê sua nota!
Título da opinião

Conteúdo relacionado
Atrações O que fazer
Baixe o app grátis Veja mais