Museu Nacional Honestino Guimarães

Endereço Setor Cultural Sul, lote 2 - Esplanada dos Ministérios, Brasília , DF - Brasil - 70310-000

Telefone (61) 332... Clique para ver

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
O Museu Nacional Honestino Guimarães está situado na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O museu que tem a forma de cúpula foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e foi inaugurado no dia 15 de Dezembro de 2006, quando Niemeyer completou 99 anos de idade.
O museu tem uma área de 14,5 mil m² e recebeu como primeira exposição Niemeyer & Niemeyer e Brasília - Patrimônio da Humanidade. O espaço é utilizado para mostras itinerantes de artistas renomados, palestras, exibição de filmes, seminários e outros eventos.O edifício mais a biblioteca formam o Complexo Cultural da República João Herculino.
Vale a pena conferir as exposições!
Inaugurado em 15 de Dezembro de 2006, o Museu Nacional de Brasília veio para somar beleza na capital com sua forma especial projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no mesmo dia em que o arquiteto completou seus 99 anos de idade.O Museu Nacional está localizado na Esplanada dos Ministérios, no “coração do Brasil”, entre a Biblioteca Nacional e a Catedral de Brasília.
Como praticamente toda obra de Niemeyer, tem curvas e formas geométricas (no caso, a enorme cúpula branca que mais parece um iglu mesmo) que parecem flutuar na paisagem. O grande pátio (sem uma árvore sequer, o que torna insuportável ficar ali sob o sol, mas aqui é o conceito que importa, não é mesmo?) tem um pequeno lago no concreto (sujo e mal cuidado por sinal). Suba a rampa e curta as exposições e o espaço interno, que pessoalmente acho mais interessante que o externo. A programação está em: http://www.museus.gov.br/.
É uma das obras arquitetônicas que mais gostei, achei futurista. Estive numa visita guiada, muito instrutiva, quando havia a exposição "À sua saúde", conheci todo o complexo, de cima a baixo além do anexo, que tem subsolo. A estrutura toda é grandiosa e na parte de baixo há um auditório, mas a acústica não é muito boa. O museu localiza-se numa ampla praça de concreto que possui alguns lagos circulares e próximo da Biblioteca nacional.
Não encontrei locais muito próximos para almoçar.
Gente é muito legal esse museu, ate mesmo pela sua arquitetura diferenciada, sempre esta tendo exposições maravilhosas e divertidas, recomendo para quem gosta de fazer um programa sem gastar nada e divertido. Vale muito a pena conhecer o museu da nossa cidade. Arte é vida gente! Tão esperando o que vamos conhecer o museu nacional !
Do prédio às obras, tudo respira e é arte. Um bom passeio para os fins de semana!
Da arquitetura, das vigas, do interior do prédio e do teto oval, tudo no Museu é arte. Sempre com exposições itinerantes, o local é uma ótima indicação para levar os amigos turistas ou para se conhecer o que é a arquitetura de Niemeyer. Foi lá que conheci azulejos de Bulcão pela primeira vez. Amei. Vou sempre que tenho visitas ou quero espairecer num domingo de chuva ou tempo nublado. A entrada é gratuita. A equipe de atendimento e recepção sempre tem informações e detalhes para repassar!
Pela arquitetura sou apaixonada, acho a construção linda. Porém não dá pra ficar lá fora em dias mais ensolarados.
O espaço lá dentro é bom, porém a minha decepção foi com as obras. No dia que fui não tinha nada de interessante e esperava algo muito legal.
Acho importante que todos conheçam, até porque cada um tem sua opinião. Mas para quem quer arte, recomendo ir para o CCBB.
Eu particularmente amo exposições! E nunca deixo de ir ao museu nacional. Exposições incríveis já passaram por lá e o espaço é super agradável. Além de aproveitar o museu, pode-se aproveitar o espaço externo ao museu, onde a galera se reúne para andar de skate e patins ou somente brincar, e volta e meia tem shown ou eventos pra criançada.
O Museu Nacional Honestino Guimarães é um local incrivel,de fácil acesso, gratuito, as esposições são sempre impactantes e interativas de diversas formas, o espaço é confortavel e ao redor do local ocorre festivais e movimentos em prol da cultura muito importantes para a cidade, como: a Jam do Museu, ponto de encontro de varios dançarinos profissionais e os não profissionais para socializar, compartilhar conhecimento e dançar mais e mais. Entretanto o Museu não esta sendo valorizado da forma que deveria, devido a falta de divulgação de seus projetos e o desinteresse da população.
Além de ser um lugar muito bonito o museu nacional de brasília e uns dos pontos mais visitados por pessoas locais e gringos a passeio, o Museu tem muitas historias a oferecer para quem o visita, um lugar maravilhoso pra quem gosta de historias passadas e para quem gosta de história e o mais fácil e chegar lá por que e do lado da rodoviária do plano, e se você tiver um tempo visite la que você vai adorar.
Você conhece o Museu Nacional Honestino Guimarães? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado
Atrações O que fazer
Baixe o app grátis Veja mais