Museu do Ipiranga (Fechado p/ Reforma)

Museus

Este local está fechado
Museu do Ipiranga (Fechado p/ Reforma)

Endereço: Parque da Independência, Ipiranga - São Paulo , SP - Brasil

O Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) está fechado para visitas devido a problemas na sua estrutura. Não há previsão de reabertura. Mais informações no site oficial www.mp.usp.br

Quer receber ofertas do(a) Museu do Ipiranga (Fechado p/ Reforma)?

Baixe o App do Kekanto e retire oferta desse e outros estabelecimentos!

Baixar Grátis

Aqui comento somente com uma única ressalva pois não há o que reclamar realmente do parque. Muito bem conservado, enorme para você passear, descansar, namorar, praticar alguns esportes, visitar o museu mas na hora de comer meu chapa, prepare o bolso.
A pequena feira de artesanatos e lanches que fica entre os parques pratica preços não condizentes com os produtos, um churros a R$5, um cachorro-quente miserável a também R$5, uma água de 500ml a R$3.50. tá certo que em eventos, feiras e outros os preços costumam ser diferenciados mas daí fazer uma mixaria de porção custar os olhos da cara não tem cabimento,
Já falando do estacionamento é fato não existir atualmente algum que absorva a demanda dos veículos visitantes porém nos arredores do parque não é difícil encontrar vagas, assim como os flanelas pra supostamente cuidar do seu carro, aheaeuuaeuaeu.
Então a dica é um bom café da manhã antes do parque, ficar o dia crocodilando por lá e naquela larica moderar nos lanches ou levar alguma reserva de beliscos, almoçando depois nos restaurantes pelos arredores.
Não lembro o preço de visitação para o prédio do museu mas costuma ser acessível.
Leve seu animal de estimação, toalhas ou outro utensílio para poder esticar-se na grama, leve sua magrela para roletar pelos arredores enfim, considere ficar por lá aproveitando ao máximo aquele refúgio, principalmente pela entrada franca, de nossos dias rotineiramente acelerados XD.

Como demorei para conhecer o Museu do Ipiranga, mas foi além do que eu esperava.
O jardim é suntuoso e bem cuidado.... Só o jardim já vale uma visita minuciosa.... um verdadeiro deleite para os olhos.
O prédio é outro espetáculo: grandioso, tanto nas proporções quanto nas formas... Um deleite para os olhos.
Mas, como ninguém vai ao Museu pelo jardim ou pelas formas, é hora de falar no acervo: estátuas, pinturas, quadro, jóias, moedas, enfim diversos objetos que retratam a sociedade brasileira da época.
Imperdível, uma aula de história viva!

Passeio muito legal para fazer com a Família, principalmente com as crianças, ver e sentir um pouco de História de nosso País, o Museu é bem bacana, com uma arquitetura difícil de se ver nos dias atuais trás muitas relíquias em seu interior, surpresas e memorias aos mais velhos, possui um jardim muito bonito em frente , não deixe de visitar a cripta onde esta´depositado o corpo de D. Pedro, muito legal.

Acho que fui duas vezes neste museu e estava planejando uma nova visita pouco antes de anunciarem, com urgência, o seu fechamento para realização de obras, no último mês de Agosto.
Um museu suntuoso, com uma arquitetura maravilhosa, jardins lindos e um acervo considerável, principalmente com muitas peças relacionadas a Independência do nosso país e também ressaltando a importância de SP na história do Brasil.
Uma das coisas que sempre me impressionou nesse museu era sua escadaria principal e o enorme quadro retratando a Independência do Brasil, intitulado Independência ou Morte, do artista Pedro Américo.
Uma pena saber que nem tão cedo será possível uma nova visita ao local, pois se estiver correta a informação que li num jornal, a previsão de reabertura é no ano de 2044 !!! (Pasmem!!!)

O belo jardim só, vale a visita. belas flores, tudo muito bem cuidado, enche os olhos e a camera, de fotos.
Durante muitos anos ia, anualmente com a escola, visitar, e a cada nova visita, via uma nova surpresa. Os quadros, roupas, louças e demais antiguidades nos enchem os olhos, e um só dia não é capaz de nos mostrar metade do que se tem no museu.
A fachada imponente é excelente para umas fotos, e é uma pena ele estar fechado, restando apenas isto para nossa visita.

É uma pena nosso país não valorizar e cuidar do patrimônio histórico como a Europa, porque o Museu do Ipiranga, além do valor que tem, poderia ser muito mais bonito e bem cuidado. Evitaria ficar looogos anos fechado como está.

A visita que fiz, há uns 4 ou 5 anos, eu gostei bastante, mas não do museu em si. O museu estava mal cuidado, várias salas fechadas, meio abandonado...

O acervo em si tem alguns quadros, dos quais o mais fantástico é o Grito da Independência. Ele é gigante, enorme, é o maior quadro que já vi. Eu ficaria uns 30 minutos admirando o quadro! O restante do acervo não é lá aquelas coisas. Tem quadros muito bonitos, mas nada chamativo ou de alguém famoso (para um leigo em arte).

Algo que achei curioso é que eles fizeram algumas escavações no museu e encontraram pertences e itens da época. E, parece piada, mas eles colocaram em exposição as ferramentas que fizeram parte da escavação. E pasme, uma delas exposta é uma caneta BIC. Será que meu filho não vai saber o que é uma BIC daqui uns 15 anos!? rsrsrs

O jardim do museu é fantástico, mais bem cuidado que o museu e cheio de seguranças e câmeras. É um lugar calmo, cheio de turistas e locais fazendo cooper. De frente ao museu, na rua entre o museu e o Parque da Independência, tem uma feirinha, cheia de comidas e artesanato.
Cachorros no Parque da Independência aos domingos
"Cachorros no Parque da Independência aos domingos"
Você conhece o Museu do Ipiranga (Fechado p/ Reforma)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral