199 opiniões Nota 4.4 de 5

Museu do Futebol

Museus

| Rank: 7º de 72
Museu do Futebol

Endereço Praça Charles Miller - Estádio do Pacaembu, São Paulo , SP - Brasil - 01234-010

Telefone 11 3664-... Clique para ver

Museu do Futebol é um museu temático dedicado ao futebol. Foi construído no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio Municipal do Pacaembu, na Praça Charles Miller, bairro do Pacaembu, pela Prefeitura de São Paulo.

Promoção

Toda terça-feira a entrada é gratuita.

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Fui lá há algum tempos atrás ,fiquei admirado com as fotos e histórico do futebol no Brasil e todos os jogadores desde o inicio do futebol no Brasil ,seus jogadores,campeonatos que o Brasil ganhou,etc.Como não sou muito de futebol não prestei muita atenção em muitos detalhes,lento me de ter visto mui
itas fotos em painéis gigantes,e fotos pequenas também,também assisti aum filme em 3D de um jogo de futebol,numa salinha pequena,só que o lugar para sentar era uma arquibancada de cimento,local pequeno que não cabe muita gente(fornecem na entrada óculos 3D.O que mais gostei foi da história do cinemas,novelas no Brasil ,os artistas como Mazzaropi,Grande Otelo,Regina Duarte e outros.Várias fotos nas paredes,painéis ,etc..As bolas de futebol que com o passar dos anos foram mudando um pouco,maquetes de campos de futebol,etc.Uniformes da seleçao tambem,que mudaram muito com o passar dos anos.Paga se para entrar.Lembro me que tinha um mini campinho com gol pra criançada chutar(não me lembro se tinha algo mais e se adulto também podia).
Até pra quem não é fã de futebol vale a pena ir conhecer. É animal! Eu não gosto de futebol, não conheço os jogadores, não assisto jogos, não fico ouvindo comentários e quase não assisto o Globo Esporte porque fica a maior parte do tempo no fut. Mas é impossível negar que o futebol é esporte mais popular do mundo e o mais apreciado no Brasil, logo, que tenha um museu apropriado a ele.

Aos sábados é de graça e o museu fica no Estádio do Pacaembu. Todas a peças ficam sob a arquibancada, logo, é possível ver toda a estrutura do estádio por baixo.

- O museu conta com uma parte interativa, onde você pode jogar futebol num campo projetado no chão com uma bola digital. Muito legal!

- Um outro campo com uma bola para chutar e medir a velocidade com que a bola chega ao gol. Muito legal para competir com os amigo para ver quem tem o chute mais forte

- você pode ver as jogadas mais célebres do futebol nacional e internacional narrado e comentado por celebridades explicando porque aquele gol foi tão marcante para ele.

- há uma sessão com painéis apenas sobre curiosidades relacionadas ao futebol. Todas muito interessantes.

Acho que ficaria muito cansativo eu descrever todas as salas do museu, mas as que eu citei acima realmente valem a pena ir para ver. É um passeio que você pode fazer em uma hora (passando rápido) e pode durar umas três fácil, fácil. Visite! é um lugar 5 estrelas com louvor!
"Sessão de curiosidades do futebol"
O Museu do Futebol realmente merece 05 estrelas. Eu que nem sou fã do esporte curti demais. O Museu é mantido pela Fundação Roberto Marinho e segue o padrão alta tecnologia e multimídia. Está localizado dentro do Estádio do Pacaembu e tem entrada gratuita no sábado.

Os setores são mega variados e decidi dividir por itens aqui:
- Ao subir as escadas, você já vê um grande painel com craques e algumas informações;
- As boas vindas é dada pelo Pelé, em uma projeção que se estende pela escadaria do Museu (no hall de acesso);
- Ha uma sala onde você conhece o Gol mais emocionante de sua vida, pela visão de diferente jogadores, locutores, técnicos etc;
- Setor dos Locutores: onde você ouve narrações nas ondas do rádio, desde 1936. Achei geinal!
- Campo de Futebol Virtual!
- Labirinto com infgormações diversas sobre futebol
- Vista do Estádio (lindo!)
- mais outros 10 setores com informações sobre os craques, copas do mundo etc

Porém, a melhor parte para mim foi a visita embaixo da arquibancada, onde são projetados áudios e imagens de várias torcidas. Lá, você realmente sente a exaltação dos torcedores, parece que você está no meio da torcida - enfim, é uma sensação incrível!

Mesmo não sendo fã do esporte, vale a visita!
Ser brasileiro e não conhecer um pouco da história do futebol é um crime. Brincadeiras a parte, realmente o futebol é esporte do Brasil. As crianças crescem e já começam a sonhar serem jogadores. No museu você poderá ver um pouco dessa história desda Inglaterra até hoje em dia. Tem as diversas bolas usadas, roupas, etc Vale a pena sentir como era. É possivel, através da tecnologia bater um Penalt contra um goleiro e ver como foi seu desempenho depois e também levar uma foto.
Fui ao Museu do Futebol em 2009. Se eu não me engano, no mesmo dia a que fui ao da Língua Portuguesa. Confesso que me dirigi até lá com grande expectativa, tamanhos eram as críticas elogiosas ao local feitas por parte de diversos órgãos de mídia, visto que o local havia sido inaugurado há bem pouco tempo.

Gostei bastante do museu. Minha parte preferida foi numa sala escura, com jeito de local em construção, onde havia um telão em que eram projetados imagens de torcidas com seus cânticos.

Senti falta de algumas coisas. Adoraria ver, por exemplo, sei lá, "a primeira chuteira do Garrincha", "a bola do gol mil"... esse tipo de coisa. Mesmo assim, pretendo voltar em breve.
O Museu do Futebol está localizado sob as arquibancadas do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo. O valor do ingresso é R$ 6,00 e às sextas-feiras é gratuito. Você pode solicitar acompanhamento do museu, apesar de terem guias e seguranças espalhados pelo local.
Ao entrar, o primeiro ambiente contém vários objetos falando dos registros em papel, como cartas, autógrafos, ingressos de copas anteriores, revistas, etc. Conforme vai avançando nas salas, as temáticas vão se diferenciando, de modo muito interativo. Há ambientes que você pode ver relatos dos eventos marcantes da história do futebol brasileiro e em outros muitas imagens e fotografias.
Não sou fã de futebol. Nem um pouco. Sou do time do vôlei!
~~ 100% vôlei, vôlei na veia!!! ~~
Maaaaaaaaaaas, esse museu vai muito além do futebol, ou pelo menos, vai além do que a gente acha que sabe sobre o futebol. De cara, você já entra numa sala MUITO MANEIRA, cheia de luzes e espelhos, luz negra e etc, mas a parte mais legal, é quando você entra na salinha da arquibancada!
GENTE AQUILO ARREPIA!
É muito incrível, os gritos, as imagens, e o lugar é até climatizado (bem abafadinho).
Eu super voltaria pro Museu do Futebol, já recomendei pra uma penca de gente!
Não sei se é fácil de chegar, porque fui de carro. Tem o estacionamento com zona azul (eu acho), e é bem no estádio do Pacaembu =]]
Ontem fui conhecer o Museu do Futebol e me surpreendi. Não sou fã do esporte e estou bem longe de ser (rs), mas fui pois estava incluso em um planejamento que preparamos para levar nossa prima estrangeira.
O museu foi criado embaixo das arquibancadas do estádio e conta com informações históricas do futebol, jogos de pebolim, brincadeiras, telas interativas, telões com alguns momentos marcantes, narrações e curiosidades.
Todo o local é bem refrigerado, mas você não chega a sentir frio lá dentro, o único ponto aberto onde é possível perceber que estamos embaixo das arquibancadas é extremamente quente e abafado, mas vc passa por ele rapidamente e se quiser, pode ficar ali, assistindo uns trechos de comemorações/ gritos de torcida.
O único ponto ruim são os "flanelinhas", que vendem 1 zona azul de 3 horas por 20,00 e como tem muito estrangeiro lá, que não conhecem, acabam sendo enganados e isso, para mim, é vergonhoso. Quando minha prima viu que estavam oferecendo o zona azul por esse preço, ela comentou: "Mas no Ibirapuera, a gente pagou 3,00. Tudo no Brasil é assim". O pior é que eu tive que concordar.
Falei para o rapaz que não pagaria 20,00 e ele abaixou o preço para 10,00. Paguei com medo do que ele pudesse fazer com o carro, mas recomendo falarem que já compraram com outro flanelinha e pegarem o zona azul na bilheteria, que custa o valor correto.
Acredito que deveria ter policiamento no local impedindo este tipo de "Roubo".
De resto, gostei de tudo.
Obs. Agora no final do ano, a entrada é gratuita.
Só poderia ser mesmo em SP este museu a despeito de o Maracanã ser considerado o templo do futebol brasileiro. Pois bem, preparem-se para uma fascinante viagem no tempo, na qual poderão conhecer os fatos mais marcantes do surgimento do futebol no Brasil. Sem dúvida alguma este Museu supera todas as expectativas e é único no mundo, recebendo, frequentemente, pesquisadores estrangeiros curiosos em conhecer o local. Também para servir apenas como diversão o local é nota mil, com uma perfeita estrutura, ótimas atrações para todas as idades. Por isso e muito mais SUPER RECOMENDO ESTE LOCAL!!
Nunca tive interesse em visitar o museu do futebol, afinal, não gosto de futebol. Porém, no final do ano resolvemos ir para acompanhar duas pessoas que estavam a passeio por São Paulo e me surpreendi. O museu tem várias salas, com tudo relacionado ao futebol no Brasil e no mundo (mas principalmente no Brasil). São álbuns de figurinhas, carteirinhas dos primeiros sócio torcedores, revistas, áudios, etc. Tudo muito interessante. A entrada custa R$6,00. O estacionamento da Praça Charles Miller é zona azul (uma folha, que custa R$3,00, dá para deixar o carro estacionado por 3 horas). A única coisa que achei bem chata, ainda mais por estar com 2 turistas estrangeiros no carro, é que logo que entramos na praça um monte de flanelinhas vieram nos abordar tentando vender o papel da zona azul por R$ 20,00. Comprem o papel na bilheteria do museu.
Vista aérea do Estádio do Pacaembu. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.

Localizado no bairro de Higienópolis, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940 e até hoje é utilizado pelos principais clubes da capital paulista.
Seu nome é uma homenagem ao Paulo Machado de Carvalho (1901-1992), chefe da delegação da seleção brasileira nas copas de 58 e 62. O Pacaembu (como é conhecido por todos), hoje, tem capacidade para receber até 40 mil pessoas, em jogos oficiais. Recentemente, recebeu duas finais da Copa Libertadores da América: em 2011, entre as equipes de Santos e Peñarol (URU), e em 2012, entre Corinthians e Boca Juniors (ARG), ambos os jogos vencidos pelas equipes brasileiras.

Hoje, o estádio recebe jogos das equipes do Corinthians, Palmeiras e Santos, além da decisão da Copa São Paulo de Juniores. Porém ele é conhecido como a casa do Timão, pois a equipe é o time que mais jogou no Pacaembu, na história.

Museu do Futebol. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.
Museu do futebol. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Em 29 de setembro de 2008, foi inaugurado o Museu do Futebol. O projeto ocupa área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do estádio. Sua arquitetura se destaca por integrar os espaços: o teto é a própria arquibancada, uma passarela liga os lados leste e oeste do prédio e permite uma bela visão da Praça Charles Miller.
Três eixos norteiam o passeio pelo museu: Emoção, História e Diversão. O visitante começa o percurso no saguão de entrada, batizado de Sala do Torcedor, onde estão reunidos objetos utilizados pelos torcedores como chaveiros, cinzeiros, flâmulas, broches e bandeiras.

Depois de torcer, é hora de se sentir entre os ídolos. A pessoa circula entre grandes painéis suspensos da Sala Anjos Barrocos, nos quais são exibidas as imagens em movimento de craques como Pelé, Falcão, Zico, Bebeto, Didi, Romário, Ronaldo, Gilmar, Gérson, Sócrates, Rivelino.

Personalidades como Zagalo, Armando Nogueira, Galvão Bueno, Juca Kfouri, Arnaldo César Coelho, Daniel Piza, João Gordo, Marcelo Tas e Ruy Castro narraram seus gols preferidos. Suas vozes podem ser ouvidas na Sala dos Gols. Gravações originais de Ary Barroso, Fiori Gigliotti, Oduvaldo Cozzi, Waldir Amaral, Jorge Cury e Osmar Santos estão disponíveis na Sala do Rádio.

No eixo “História”, a Sala das Origens mostra a importância da fusão étnica em nosso futebol com fotos e um vídeo. Na Sala dos Heróis são apresentadas personalidades brasileiras que marcaram o século, entre elas jogadores como Leônidas da Silva e Ademir da Guia. Dentro de um túnel fechado, o visitante experimenta a sensação do “Rito de Passagem, a copa de 50”. Taças gigantescas formadas por quadros e telas de cristal líquido mostram as principais características do país nos períodos entre as Copas do Mundo. A Sala Experiência Pelé e Garrincha é uma homenagem aos craques que nunca perderam uma partida jogando juntos.

Museu do Futebol.
Para os amantes do futebol nada melhor que um museu que relate toda a sua história, não é mesmo? Então ver ingressos de finais de todas as Copas do Mundo, fotos que rementem ao tempo da bola de capotão e arquibancadas com 150 mil pessoas é sempre uma boa pedida. Grandes cronistas e jornalistas esportivos como Armando Nogueira e Juca Kfouri dão seus depoimentos sobre momentos que marcaram suas vidas através do esporte. Bateu saudade das narrações de Fiori Gigliotti, Ary Barrroso, Osmar Santos, entre outros? Você pode ouvi-las num espaço destinado às narrações. O que pode melhor remeter ao seu tempo de criança senão o pebolim?! (não sou tão velho assim hein rsrs)4 mesas estão disponíveis ao público para se divertir. Ao final do passeio pode ir à arquibancada do Pacaembu e admirar a vista de um mais belos e charmosos estádios da capital paulistana.
Você conhece o Museu do Futebol? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Título da opinião

Baixe o app grátis Veja mais