Museu do Escravo

Endereço: Praça da Matriz - s/n, Belo Vale , MG - Brasil

Museu dedicado a preservar peças e artigos que demonstram de alguma forma o cruel tratamento que escravos recebiam no Brasil no período em que a escravatura era permitida.

Quer receber ofertas do(a) Museu do Escravo?

Localizado na bonita cidade de Belo Vale, já perdi a conta de quantas vezes visitei esse museu. Tendo minha família origem nessa cidade, volto lá sempre e até já fui, certa vez, guia em uma visita da escola onde estudava aqui em BH, numa escurão por essa cidade e esse museu.

O museu retrata exemplarmente essa realidade histórica, por reunir significativo acervo, composto por aproximadamente 3000 (três mil) peças, no qual se destacam equipamentos domésticos, de uso pessoal, de devoção e de culto, instrumentos de castigo e penitência, que são, em sua totalidade, vestígios da cultura material produzida e experenciada pelo escravo negro.

Apesar de dedicado ao escravo, o Museu reúne um acervo bastante variado: arte e objetos sacros, mobiliário de diferentes épocas e estilos, maquinário (relógios, máquinas fotográficas e de escrever, rádios, telefones, etc.) arte e utensílios indígenas, achados arqueológicos, objetos de montaria, instrumentos de trabalho, armaria, instrumentos musicais, utensílios e ornamentos domésticos, louça e prataria, dentre outros.

Em números reduzidos, o acervo de referência exclusiva ao escravo compõe-se de instrumentos de castigo, cópias de documentos iconográficos, objetos de arte afro-brasileira, objetos de uso pessoal, além de montagens museográficas como de um escravo sendo castigado em pelourinho, localizado no pátio externo; indumentária, moradia e utensílios, usados na produção do filme "Zumbi - Quilombo dos Palmares", doados pelo cineasta Cacá Diegues, expostos na construção em U no pátio externo, onde também está localizado um túmulo ao escravo desconhecido.

Eu não tenho conhecimento de nenhuma outra experiência parecida de preservação de material diretamente focada na vida e na cultura de uma população escravizada. Boa parte do que vi nesse museu nas vezes em que o visitei são extremamente chocantes, e eu considero muito interessante preservar esse conhecimento, até mesmo para estimular a capacidade de revolta das pessoas com esse tipo de realidade e de exploração.

Além desse museu, a cidade tem outras atrações e encantos, que qualquer outra hora resenharei também, e vale a visita.
Você conhece o Museu do Escravo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral