Museu da Língua Portuguesa

Endereço: Praça da Luz, s/nº - Centro, Bom Retiro - São Paulo , SP - Brasil

Utilizando tecnologia avançada e recursos audiovisuais, o Museu da Língua Portuguesa entrega uma experiência sensorial sobre nosso idioma, o sexto mais falado no mundo. Acima da estação da Luz, o visitante terá um amplo conteúdo sobre a história, as línguas que ajudaram na formação e a utilização na literatura brasileira. Tudo em diferentes mídias, o que garante maior interatividade.

Promoção

Aos sábados, a entrada é gratuita.

O Museu da Língua portuguesa na linda Estação da Luz é um exemplo de preservação do patrimônio cultural nacional. Tudo lá está em ótimo estado de conservação e as exposições são conduzidas com o maior cuidado e atenção. Isso é perceptível pelo nível de organização do museu, das exposições com obras dispostas de maneira intuitiva e muito instrutiva! O museu tem um tom moderno, mas o acervo é de diversas épocas, que retratam e relatam tanto o patrimônio material, quanto o imaterial da nossa língua portuguesa. Para quem gosta de ler, de escrever, para quem quer dar um passeio, o Museu da Língua Portuguesa é uma ótima opção de cultura em São Paulo.

As exposições são bem variadas e expressam muito da nossa cultura nacional. Vamos valorizá-la. Visite o museu!
O grande diferencial desse museu em relação aos demais é a utilização de recursos de interatividade e tecnologia para apresentar os conteúdos. A visitação começa no auditório do terceiro andar, onde fica a Praça da Língua Portuguesa, em que a riqueza do idioma é ressaltada. Passa para o segundo andar em que projeções simultâneas de filmes explicam a influência de outros idiomas no nosso idioma. E, no primeiro andar, sempre tem uma mostra temporária. Por lá já passou a exposição Cazuza, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
Ao visitá-lo não deixe de conhecer a arquitetura da Estação da Luz, que é riquíssima em história e detalhes. Inaugurado em 1901, conta até com um jardim. A estrutura foi trazida da Inglaterra e copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. E, do outro lado da rua, tem a incrível Pinacoteca do Estado. É o mais antigo museu de arte da cidade e tem uma infraestrutura linda. Não à toa, após passar por reforma entre 1993 e 1998, Paulo Mendes da Rocha, o responsável, acabou ganhando o prêmio de arquitetura Mies Van der Rohe, que é concedido de dois em dois anos aos que se destacam na arquitetura da união europeia.
O ingresso ao Museu da Língua Portuguesa custa R$ 6,00 e a meia-entrada custa R$ 3,00. Aos sábados, como em todos os museus, a entrada é grátis.
Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.
O Museu da Língua Portuguesa é um lugar fantástico. É uma proposta diferenciada... um local bem diferente de tudo o que a gente conhece em termos de museu. A aposta principal é na interatividade. É tudo muito dinâmico.
Fora isso, está localizado em um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade de São Paulo: a Estação da Luz.
Há exposições temporárias o que torna o Museu sempre um passeio diferente.
Não dá para ir a São Paulo e não conhecer.
Eu me apaixonei pelo museu da Língua Portuguesa!! Apesar de adorar museus, eu tenho uma certa dificuldade em descrevê-los por que eles sempre me passam uma coisa mais sentimental... Acho que eu vejo museus de uma forma meio subjetiva, sempre (que resenha mais piegas..kkkkk)
Fui principalmente para ver a exposição sobre o Cazuza (que por sinal é DEMAIS!!), mas o museu ao todo é maravilhoso.
Não preciso nem dizer nada sobre o prédio, pois fica na estação da Luz, pertinho da saída do metrô e da CPTM. De domingo e de terça a sexta é cobrada uma entrada baratérrima (algo em torno de 6 ou 7 reais), mas aos sábados é gratuita. Não abre as segundas.
No primeiro andar, ficam as exposições temporárias, que é onde está a do Cazuza. Já o segundo e terceiro andar, fazem você mergulhar no mundo das palavras, de forma completamente interativa. O museu parece nos fazer saborear cada palavra, nos trazer para a delícia que é o nosso idioma. Você passeia pela origem, pelos sotaques, pelas culturas num único dia e isso é fantástico!! Há computadores onde são mostradas palavras que são de certas regiões do nosso país. Há também alguns painéis que mostram objetos com nomes que são originários de algum outro país do mundo, tipo soutien, abajur, que vem do francês, mas foi completamente inserida e modificada para a nossa língua e virou sutiã!!!
Enfim, não dá para descrever numa resenha esse museu!!
É maravilhoso!! Só indo mesmo para poder desfrutar!!
O atendimento é maravilhoso e a sensação é única!!
Super recomendo!
"Entrada do museu"
O museu da Língua Portuguesa é tudo aquilo que falam e um pouco mais. Sempre ouvi falar desse museu, e de passeios à este lugar quando criança. Enfim, nunca tinha ido.

Fui em um dia bem frio de domingo, e talvez isso tenha ajudado a diminuir o público. Mas nem tanto, lá é bem lotado.

Adorei todos os andares. O primeiro, composto por quadros e por frases/citações de grandes nomes da literatura brasileira, é espetacular e vale a pena ir com tempo para ler tudo.

O segundo andar começa a parte mais interativa. Logo no começo o futebol das palavras entrete tanto crianças quanto adultos.

Fiquei impressionada com o mega telão logo depois. É lindo! E o que é passado é precioso! Não pode deixar de sentar e assistir.

Na parte de cima, 4° andar, fomos no cineminha e depois uma apresentação de "luzes" e vozes. Muito interessante!

Esse museu é daqueles que se vai várias vezes!

Você, paulista que ainda não foi: vá! E os turistas, também não deixem de ir!
Visitei em 2010 e posso dizer que até hoje está na minha lista de Top 5 Museus!
Na época rolava uma expo do Fernando Pessoa - "Plural como o universo". Além de contar toda trajetória, organizaram suas obras desde a forma tradicional até a mais criativa e em linha do tempo para não perder nenhum detalhe. Ficava logo na entrada e era bem interativa, assim como a proposta do museu.

Aliás, uma das salas rola um "game" fixo com as palavras "voando" em uma mesa multimídia onde você monta versinhos e descobre a origem de cada termo. Bem bacana! É uma das atrações mais divertida para as crianças que disputam um espaço na mesa.

Em outras salas havia uma expo fixa sobre a origem da família linguística no mundo, fazendo conexões com as culturas de cada país, com artigos indígenas, entre outros.

Vale muito a pena a visita e vá com tempo para ver com calma!
O Museu da Língua Portuguesa é parada obrigatória para todos os admiradores da língua e da literatura brasileira. O museu é todo interativo, com vídeos, jogos etc. O ingresso é super baratinho, o que faz valer ainda mais o passeio.
Em um dos andares encontram-se vários totens onde cada um traz conhecimento sobre as línguas que tiveram influência na criação da nossa língua. Pode-se descobrir a origem de algumas palavras que utilizamos hoje e também conhecer um pouco mais sobre a cultura do local da língua original.
A compra do ingresso dá direito à assistir um curta sobre a língua portuguesa. Logo após o filme acontece um momento que pra mim foi o mais emocionante de toda a exposição. Todos se dirigem para um espaço atrás da tela onde observamos projeções por todo o espaço e ouvimos a narração de diversos textos e poemas de nossos escritores. A sensação é indescritível! Mexeu comigo e espero que tenha esse efeito em todos os visitantes! Experiência única! Amei esse lugar!
Você conhece o Museu da Língua Portuguesa? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Quais hotéis em São Paulo estão promoção? Ver hotéis