67 opiniões Nota 4.3 de 5

Museu da Casa Brasileira

Museus

| Rank: 10º de 73
Museu da Casa Brasileira

Endereço Av Brigadeiro Faria Lima, 2705, Pinheiros - São Paulo , SP - Brasil - 01452-000

Telefone (11) 303... Clique para ver

O único museu brasileiro dedicado a design e arquitetura.

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Eu não cheguei a entrar, mas passei um tempão fotografando a parte externa. Estava numa saída fotográfica, e o professor conversou e conseguiu permissão. A galera foi gente boa, nenhum estresse.

A programação é bastante interessante, mas moro muito longe, então não voltei mais. Percebi que é uma casa bem bonita, com um belo jardim. Pra quem curte tranquilidade no meio da selva urbana, é uma boa escolha.
Concilia história, modernidade e espaço para relaxamento. Em seu acervo fixo, fica-se conhecendo muito sobre a fase em que a cidade se desenvolveu. Os cômodos originais do casarão possuem paineis fotográficos e amostras do mobiliário da família de alta classe que o habitou no início do século passado. Suas mostras temporárias são focadas no design de objetos do nosso dia-a-dia. Frequentemente há boas mostras fotográficas e eventos de lançamentos de livros. O jardim da propriedade é um convite ao relaxamento, com seu belo paisagismo. Por um instante nos esquecemos da movimentada avenida Faria Lima, logo em frente.
Quando fui conhecer o museu da casa brasileira, esperava que fosse somente uma exposição parada com peças e fotos que contam a história da arquitetura brasileira.

Mas quando cheguei lá descobri que este lugar é muito mais que isso! Além de contar história, o museu da casa brasileira também tem um ótimo lugar pra eventos e um ótimo restaurante. Tudo em um ambiente muito agradável e relaxante.

É um ótimo lugar pra quem procura relaxar em um sábado à tarde.
Nas exposições e eventos em que la fui, sempre sai maravilhado, pois alem do belo local, espaço enorme, bem cuidado, nos fundos tem um terreno enorme, e um restaurante muito bom e preços acessiveis, alem de que o estacionamento ate o ano passado era gratuito, ainda acho que é, e com manobrista. Também é um ótimo local pra quem gosta de fotografar, la tambem tem uma exposição fixa de moveis antigos, com a mobilia da casa aonde é explicado e contada toda historia da familia Silva Prado, uma importante familia do ciclo do café paulista, e a região é muito bonita com belas praças e monumentos. \pra quem gosta ainda pode tomar um café da Alta Mogiana ali no Otavio, que é da familia do ex-gov. Orestes Quercia.
Museu bastante pequeno sobre as casas brasileiras e coisas que você costumava encontrar dentro delas. Na minha opinião, infelizmente a melhor parte desse museu é na verdade o restaurante que fica nos fundos, onde tem uma área ao ar livre bem agradável e com bastante verde. Não cheguei a provar a comida, só tomei um suco pois é um restaurante caro.

Vale a visita se já estiver passando por perto.
O Museu da Casa Brasileira é o antigo solar (ou solarium) do casal Fábio da Silva Prado (ex-prefeito da capital Paulista) e Renata Crespi Prado, cujas iniciais estão entrelaçadas na fachada da antiga casa construída na década de 1940 em estilo clássico grego que reproduzem as linhas do Palácio Imperial de Petrópolis. Totalmente ornamentada, com arcos e colunas jônicas, a arquitetura ia na contramão do desenvolvimento da Capital. Seu interior, porém, adotou padrões de modernidade e funcionalidade da época. A construção é toda de alvenaria de tijolos rebocados, seu revestimento interior é de arenito de Minas Gerais e mármore português, portas de madeira nobre e mosaicos italianos ornamentando os banheiros. A obra somente foi concluída em 1945.

O casal viveu no endereço por tão somente 15 anos e durante este período foi local de recepções oficiais onde recebeu e hospedou hóspedes ilustres como a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Phillip, dentre outros.

O endereço deixou de ser residência com a morte de Fábio Prado em 1963, sendo que a viúva em 1968 transferiu a posse do solar à Fundação Padre Anchieta, sendo este um desejo expresso do ex-prefeito. Desde 1972 este é o endereço do Museu da Casa Brasileira.

O jardim, que perdeu 9.000 metros quadrados de área, contando atualmente com somente 6.000 metros quadrados, abriga cerca de 200 espécies de árvores brasileiras e várias espécies de pássaros.

O Museu da Casa Brasileira abriga uma vasta coleção de móveis com 4 séculos de história que conta um pouco mais dos hábitos e estilos de vida dos séculos XVII (anos 1600) até os dias atuais. Há também palestras e debates, além de cursos e oficinas sobre design e arquitetura.

Eu conservo especial carinho ao lugar pois nele eu realizei o lançamento de meu primeiro livro, "O Céu de Baco - Uma viagem aos prazeres do vinho" (Editora Baraúna, 2012, Danilo Bueno) e foi uma experiência enormemente agradável, o lugar atribuiu requinte ao evento.

Indico e recomendo que todos conheçam-no.
"Foto da parte de trás do MCB"
En mi opinión pese a que es muy pequeño el acervo del museo, las exhibiciones temporales que llegué a ver en el museo fueron muy interesantes pues siempre fueron temas actuales de profundo interés para un mismo Paulistano. De ahí una deliciosa comida en el restaurante del museo es ideal para acabar el recorrido junto con un vaso de jugo de capim santo bien frío en el jardín del museo.
Você conhece o Museu da Casa Brasileira? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Título da opinião

Baixe o app grátis Veja mais