Museu da Casa Brasileira

| Rank: 10º de 68 | Museus
Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av Brigadeiro Faria Lima, 2705, Pinheiros - São Paulo , SP - Brasil - 01452-000

O único museu brasileiro dedicado a design e arquitetura.

Quer receber ofertas do(a) Museu da Casa Brasileira?

Baixar Grátis

Museus tem exposições transitórias e exposições fixas e, além da estrutura, o que define um bom museu são as exposições que tem por lá.

Eu fui ver uma exposição e acabei não gostei. Passei praticamente reto por toda ela. Depois fui ver a exposição fixa que fixa no primeiro andar da casa, apesar de um pouco mais interessante, não gostei muito porque realmente não fiquei interessado. Eles possuem o projeto Casas do Brasil, resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.

Eles possuem móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje e uma mostra que que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado.

Tem um restaurante também que parece bem gostoso de almoçar e um jardim enorme de aproximadamente 6.000 metros quadrados chama a atenção em meio à densa massa de concreto da região onde está o solar. Abriga aproximadamente 200 espécies de árvores brasileiras e várias espécies de pássaros.

Pois é, sinto um vazio até ao escrever este review. Mas realmente saí do Museu da Casa Brasileira sentindo um "vazio" enorme, porque nada me tocou, como acontece com praticamente todos os outros museus de SP. Explico...

A casa é linda, com um jardim de 6 mil metros quadrados que é praticamente um oásis na Faria Lima. Lá existe um restaurante contemporâneo, requintado e mega-gourmet. Não almocei por lá, mas dizem ser ótimo.

Mas, não é só de um bom jardim e uma casa imponente que se faz um museu. É principalmente de sua curadoria. Eu fui em uma exposição de Op-Art e, de quebra, havia uma sobre o Carandiru, inspirada no livro do Dr. Drauzio Varella. Se não fossem estas duas exposições, que estavam ok, eu sairia mais decepcionada ainda.

Achei que o espaço ia me ajudar a ter mais referências sobre as casas brasileiras, arquitetura, etc. Sabe aquele programa da GNT? Aprendo mais em 20min de programa que numa visita a este museu. No acervo permanente, havia somente móveis e objetos decorativos da família Silva Prado, proprietária da casa. E só.

O museu parecia mais um "ode à família Silva Prado" que uma homenagem aos vários estilos que formam a "casa brasileira".

Eu não cheguei a entrar, mas passei um tempão fotografando a parte externa. Estava numa saída fotográfica, e o professor conversou e conseguiu permissão. A galera foi gente boa, nenhum estresse.

A programação é bastante interessante, mas moro muito longe, então não voltei mais. Percebi que é uma casa bem bonita, com um belo jardim. Pra quem curte tranquilidade no meio da selva urbana, é uma boa escolha.

Quando fui conhecer o museu da casa brasileira, esperava que fosse somente uma exposição parada com peças e fotos que contam a história da arquitetura brasileira.

Mas quando cheguei lá descobri que este lugar é muito mais que isso! Além de contar história, o museu da casa brasileira também tem um ótimo lugar pra eventos e um ótimo restaurante. Tudo em um ambiente muito agradável e relaxante.

É um ótimo lugar pra quem procura relaxar em um sábado à tarde.

O MCB é um pequeno paraíso no meio do agito da Avenida Brigadeiro Faria Lima, possui exposições permanentes de móveis de época e atualmente sedia a X Bienal de Arquitetura, além disso sempre ocorrem apresentações musicais.
Há um restaurante muito charmoso e disputado nos finais de semana, o jardim dos fundos é muito bonito e bem cuidado bom para conversar ou até mesmo ler um ler um livro.
Você conhece o Museu da Casa Brasileira? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral