Mocotó

Endereço Av Nossa Senhora do Loreto, 1.100, Vila Medeiros - São Paulo , SP - Brasil - 02219-001

Telefone 11 2951-... Clique para ver

Preço por pessoa $$$$  (De R$51 até R$100)

O nome já diz tudo, o restaurante/bar serve uma suculenta comida nordestina. O Mocotó conquistou diversos paladares mundo a fora, pessoas de toda parte vem provar suas iguarias, há destaque para o Caldo de Mocotó; Costelinha de Porco à moda do Engenho; Tapiocas; Asinha de Pintado e o Pirarucu Assado. A casa possui a receita mais eficiente para ter se mantido por mais de 40 anos ativos, são elas boa comida e hospitalidade.

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
O Mocotó é um restaurante sensacional, que oferece pratos deliciosos com preços justíssimos em um ambiente muito legal. Mas chegue cedo (se possível na hora em que abre), a fila de espera pode ser enorme.
Para começar, pedimos os famosos e muito gostosos dadinhos de tapioca (R$19,90, com 12 unidades), o queijo coalho com melado (R$7,50 a unidade), a porção de torresminhos (R$12,90) e a unidade de torresmo (mais carnudinho, por R$ 5,90). Os torresmos são realmente tudo o que falam, nota dez.
Para acompanhar os pratos principais, pedimos um mini Mocofava (caldo de mocotó com favada, por R$12,90) e um mini Sarapatel (também nessa faixa de preço), ambos deliciosos.
As escolhas principais foram uma tapioca de carne seca com requeijão do norte cremoso e crocante de mandioquinha (R$18,90), a parte mais fraca da refeição, pois veio com pouco recheio, o que fez seu preço parecer muito alto, e a porção de carne de sol com mandioca cozida, jurumin, alho assado e pimenta biquinho (R$44,90). A porção estava ótima, o alho faz toda a diferença na carne, que adquiri um sabor único.
Para finalizar, pedimos três ótimas sobremesas: creme brullé de doce de leite e umburana (R$14,90), pudim de tapioca com leite de coco, leite condensado e calda de coco queimado (R$12,90) e o cartola (banana, queijo manteiga e farofa de açúcar e canela, por R$14,90).
Com 233 opiniões aqui no Kekanto e com diversos prêmios recebidos ao longo de seus 40 anos de funcionamento, o 16° melhor restaurante da América Latina é realmente digno de 5 estrelas! ;)

Por muitos anos o Mocotó funcionou como uma Casa do Norte (casa que vende produtos nordestinos) e era conhecido por servir o melhor caldo de mocotó da Zona Norte. Nessa época quem comandava a casa era o "Seu Zé de Almeida". O filho do "Seu Zé", Chef Rodrigo Oliveira, passou a comandar as panelas do Mocotó a partir de 2004. E aí começou a glamourização do Mocotó! :)

Visitei o Mocotó no dia 11 de agosto de 2013, um domingo, aniversário da minha mãe. Foi uma ótima oportunidade para conhecer a casa! :) Chegamos cedo, 11h20, assim evitamos a tão indesejada fila de espera que pode durar mais de 2 horas aos domingos! Odeio esperar, então prefiro chegar bem cedo ou bem tarde, num horário entre almoço e janta. Fomos encaminhados diretamente para uma das mesas do salão e daí começou o meu dia! rs :) O atendimento feito pelos garçons foi bem atencioso, sempre sorridentes e prestativos.

Para iniciar a refeição pedimos uma porção de dadinhos de tapioca com geléia de pimenta, uma porção de torresminho crocante, uma porção de um torresmo um pouco maior e mais mole (indicação do garçom) e uma porção de chips de mandioca. Todos os petiscos chegaram rapidamente e estavam muito gostosos! O torresmo maior era bem gorduroso, não comemos tudo, não pediria numa próxima visita. Os homens da mesa ganharam 2 cachacinhas bem porretas porque era dia dos pais :D, mesmo os dois sendo apenas pais de gatos e cachorros! hehe
Estávamos em 5 pessoas e pedimos 2 pratos principais para dividir: baião de dois tamanho médio e carne de sol assada (Carne de sol preparada artesanalmente e servida com manteiga de garrafa, alho assado, pimenta biquinho e chips de mandioca). Além dos itens mencionados, serviram farofa e purê de mandioquinha. Tudo estava muito gostoso! O baião de dois é bem saboroso! :) Os dois pratos serviram bem as 5 pessoas e não sobrou nada! rs

Para a sobremesa pedimos 2 pratos também para dividir: pudim de tapioca e gelado de cupuaçu. O pudim de tapioca ganhou o meu paladar :) Mas o gelado também era bom, deixei para o final para tirar a doçura do pudim.

Tivemos uma refeição muito agradável e em dado momento o Chef Rodrigo e seu pai passaram por nossa mesa e conversaram um pouquinho com a gente! Muito simpáticos! :)

Depois do cafézinho pedimos a conta e tivemos uma grata surpresa com o valor: R$ 200,00 já com o serviço. Valor justo por uma comida bem feita, outros restaurantes deveriam seguir o exemplo do Mocotó! ;)
Adoro o Mocotó, vou desde pequena quando nem era famoso. Além de ser um restaurante gostoso, vende comida tipicamente brasileira (norte e nordeste), e tem um preço bom com a quantidade de comida que é servida. Os atendentes são simpáticos e comunicativos, peça sugestão a eles pois é certeiro o pedido. Na última vez que fui comi dadinho de tapioca, baião de dois, escondidinho de carne seca e torresmo, tudo isso foi servido em porções pequenas porém generosas para 2 pessoas. Ahhhh, e o purê de aipim!!! Meu deus, é o céu no prato. De sobremesa dividi com meu marido uma tapioca com coco, morango e doce de leite (super recheada e dica da atendente), sai satisfeita e sem pagar um absurdo, recomendo. O restaurante Mocotó virou point para quem está conhecendo São Paulo, minha amiga sempre que tem visitas em casa leva nesse restaurante, a cara do Brasil. O único ponto ruim é o preço do vallet, bem mais salgado que o preço das refeições.
Adorei este restaurante (eu que não sou fã de comida nordestina...)! A comida é maravilhosa! Pedi uma salada Marajoara, um escondidinho de carne seca e um baião de dois (tudo tamanho pequeno, pois lá há essa opção de tamanhos, desde o mini até o grande!). O cardápio deu para duas pessoas, mas caberia mais uma tranquilamente. Tempero maravilhoso, bom atendimento e lugar agradável. Só a fila de espera é que pega um pouco, mas vale muito à pena.
Na moral? Nunca fui numa casa do norte tão boa quanto essa. Vou desde pequena, meu pai me levava lá sempre, pra recordar suas origens hahahahaha e putz, a favada de la! Provem a favada de lá. O ambiente é aconchegante, tudo decoradinho com madeira, artesanato e uma luz amarela que parece que você está numa casa de madeira, esperando sair a comida do forno a lenha. Só nao gostei do sarapatel, mas isso é porque nenhum sarapatel que provei ate hoje era bom, então é coisa do meu paladar mesmo!
O Mocotó vale a viagem, já que moro do outro lado de Sampa e vale a espera por uma mesa, o chef Rodrigo Oliveira é um dos mais estrelados chefs da cidade e o mais legal é que é super simples, conversa com os clientes ajuda até a escolher os pratos e bebidas.
Sabe aquele lugar onde vc se sente em casa? Esse é o lugar e a comida é deliciosa bem brasileira, adoro as saladas e o baião de dois que tem três tamanhos P, M ou G, todos muito bem servidos e claro deliciosos.
Vale a pena pedir também uma porção do petisco do dia que é sempre um bolinho bem diferente e que vc não vai achar em outro lugar.
Os preços também são muito bons.
Se você procura boa comida, ambiente agradável, preço justo e bom atendimento, esse é o local.
Se for almoçar ou jantar, vá com tempo, pois a espera costuma ser de 1h30 em média. Porém sempre vale a pena.
Se não tiver tempo, fique no balcão e peça uns petiscos. O caldinho de mocotó, o baião-de-dois e o torresmo seqquinho e crocante são M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S e eles têm porções mini ou metade da maioria das entradas, o que permite degustar várias opções.
Os drinks são diferenciados e bem servidos, peça a sugestão do dia, que não tem como errar.
De sobremesa, a mousse de chocolate com cachaça é campeã.
Os garçons são bem-humorados e atenciosos e o jantar generoso, com entrada, bebidas e sobremesa, para 2 pessoas, sai em média por 130,00. Recomendo de olhos fechados.
Já conhecia o restaurante, mas confesso que a dificuldade geográfica havia impedido um repeteco, que aconteceu neste final de semana.
Cheguei bem cedo (11:20) e a fila estava mediana, mas quem pensou em chegar 15 min depois já ficou para fora.
O restaurante é bem simples. Mesas e cadeiras com cara de boteco, algumas pinturas na parede e só.
Atendimento excelente. Aqui você não tem que ficar esperando ninguém. Super eficiente.
Vamos aos quitutes:
- dadinho de tapioca: sabor delicado que harmoniza muito bem com o molho agridoce. Divino. R$18,90.
- queijo coalho com melado: ganhou meu coração! Queijo torradinho com o melhor melado que já provei. R$6,50 a unidade.
- torresmo: aqui pedimos os dois jeitos. O primeiro um pouco mais carnudo e gordinho ganhou meu coração, mas não do restante da mesa. R$4,90. O segundo era mais crocante e com menos gordura. Muito bom também. R$12,90.
- baião de dois: mistura perfeita entre arroz, feijao, carne seca e queijo coalho. Estavamose m 4 pessoas e pedimos a porção M. R$24,90.
- carne de sol com manteiga de garrafa: pedi sem grandes expectativas, mas estava maravilhosa. Me surpreendeu mesmo. Acompanha sempre um farofa, que era de abobrinha, e um purê, que no dia era de inhame. R$36,90.
Prove tudo isso com o drink de cachaça, limão e rapadura (minha nega) e uma cerveja geladissima!!!
Retorne para a casa, dormir será necessário.... Rs
P.S: as pessoas que chegaram após 13:30 já não podiam ser atendidas, pois a capacidade da casa já havia esgotado!
A quinta estrela fica por conta da simplicidade e carinho que Rodrigo Oliveira tem por seus clientes, assim como seu pai, seu Zé Almeida que disse que após 40 anos, não aguenta mais comer mocotó (rsrsrsrs) fuma 3 maços de cigarros por dia e bebe cachaça.
Estivemos com um casal de amigos noivos italianos (o Aldo é Italiano e Carolina reside há 23 anos na Italia) Aldo quiz saber o que era rapadura (pelo sorvete de rapadura) e Rodrigo na maior paciência explicou em ingles e ainda enviou como cortesia a mesa uma cartola de Engenho (O clássico pernambucano que combina banana, queijo-manteiga e farofinha de açúcar e canela ) muito bom.
Rodrigo pode se considerar um superstar na constelação dos grandes chefes, mas retirou os pratos sujos da mesa pessoalmente para que a sobremesa fosse servida, pode parecer um ato natural, mas vejo muitos maitres que nem isso fazem.

Bem, começamos com o óbvio, dadinhos de tapioca e torresmo, depois adentramos para o caldo de mocotó e uma salada Marajoara e finalizamos com um belo baião de dois com pure de mandioca cremosa e farofa para cairmos (nos jogamos) nas sobremesas, o sorvete de rapadura com calda de catuaba e o pudim de tapioca. Acho a mandioca um produto de excelencia e merece ter melhor exploração.
Como não bebemos bebida alcolica, a conta resultou em R$153, muito barato pela quantidade e qualidade
Opinião direto ao ponto!

O que é EXCELENTE
- Dadinho de tapioca! Obrigatório provar!
- Costelinha de porco a moda do Engenho! EXCELENTE para pedir como prato principal
- Cocada de sobremesa
- Francesinha - Cachaça temperada da casa

O que é BOM:
- caipirinha de três limões
- Baião de dois
- Pudim de leite

O que é OK:
- Escondidinho de carne seca
- Caldinho de mandioca
- Doce de banana e mamão

Dica de ouro: Chegue na casa as 11h30. Cheguei ao meio dia de um sábado e esperei 1h40 para pegar mesa.
Não me canso de ir a este restaurante e escrever sempre me remete a lembrança de boa comida, ando ultimamente meio farto de mesmice e se você quer coisa diferente a um preço justo achou o local.

Estava a serviço em plena terça feira a noite com mulher e criança e lembrei depois das 10:30 da noite que estava bem perto do sabor da Bahia, já estive em Salvador algumas vezes e nunca comi coisas tão boas quanto aqui.

Desta vez começamos tomando uma caipirinha(pinga de alambique) de mexerica com pimenta dedo de moça acompanhado de serramalte no comes o tradicional dadinho de Tapioca, seguidos de baião de dois juntamente com uma vaca atolada de sobremesa fomos de creme brullé de doce de leite coberto com um vitrificado de hummmmmm não me lembro, mas deixa pra lá chef Rodrigo avete.
O Mocotó tem décadas de história. Começou em 1973, em outro endereço mas já na Vila Medeiros. Funcionava como um mercadinho e servia o famoso caldo de mocotó. Não demorou muito para a casa ficar pequena para a quantidade de pessoas que se espremiam para consumir o caldinho. Atualmente, em um domingo, não é difícil encontrar pessoas que passem até três horas na fila para conseguir se sentar. E sempre vale a pena!

Comece sempre com os dadinhos de tapioca, um dos hits do restaurante. A porção de torresmo é uma das melhores que já experimentei. Alguns itens do menu são sazonais, mas no geral todos os pratos satisfazem.

O segredo está no uso dos ingredientes típicos da culinária nordestina com um toque gourmet no preparo.

Se for durante o fim de semana, se programe para chegar por volta de 11h30, apesar do restaurante abrir somente ao meio-dia, para não ficar muito tempo na espera.

E não dê ouvidos para quem diz que é muito longe, o legal é ir de metrô até a estação Tucuruvi e pegar a linha 121G/10, que sai da porta da estação e te deixa na esquina do restaurante. Assim dá para aproveitar a carta de cachaças da casa sem se preocupar!
Nota geral Você conhece o Mocotó? Escreva uma opinião! Dê sua nota!
Título da opinião

Baixe o app grátis Veja mais