Mercado Público Municipal
Mais na região Como chegar

Endereço Rua Conselheiro Mafra, 255, Centro - Florianópolis , SC - Brasil

Telefone 048 3225... Clique para ver

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Visitei o mercado no fim de 2014 e infelizmente não pude conhecê-lo totalmente, pois havia uma das alas que estava fechada para obras, inclusive era a ala que ficava o famoso restaurante Box 32. Então minha visita foi breve. O mercado conserva a arquitetura externa, mas por dentro ele é todo reformado, parecendo um simples shopping de compras com pequenos boxes onde vendem calçados, roupas e há algumas lanchonetes. Do lado de fora da ala que visitei havia uma sorveteria e um bar que servia algumas porções e chope gelado. Utilizavam uma cobertura de lona para oferecer um pouco de sombra aos clientes, que podiam se sentar um pouco para apreciar a comida local. A visita ficará mais interessante quando reabrirem a ala que está em reforma.
Situado no centro da cidade, o mercado é um dos cartões postais de Florianópolis. Eu particularmente dentro alguns q conheço em outras cidades, o nosso mercados só é bonito de arquitetura, no demais quesitos deixa bastante a desejar. Bom pra passiar, almoçar, possui dois blocos de lojas, um deles com as peixarias, loja de temperos, e o famoso boxe 32. O outro lado tem o predomínio de lojas de calçados.
Funciona em horário comercial, então se passar em um domingo, não verá nada além do prédio pois tudo está fechado, não há eventos culturais, de preferência a dias de semana.
O Mercado público de Florianópolis além de ser um ponto histórico e turístico é um lugar de comprar e passeio, tem de todo e para todos. Podes encontrar restaurantes para almoçar com música ao vivo, lojas de roupa e calçado, lojas de artículos turísticos e de pesca, e variedade de postos de peixe e frutos do mar onde sempre encontras os melhores preços da ilha.
Se você vai nestes dias, tome em consideração que mercado esta em reforma, várias lojas e postos estam temporariamente fechadas.
O Mercado Público de Florianópolis é menor que os mercados tradicionais de capitais, mas um charme. Lá você encontra botecos lotados (pre-pa-ra, lota pra caramba), mas com uma cervejinha gelada e um peixinho de qualidade. Os boxes são pequenos, o corredor também, mas é uma delícia de ambiente.

Há um espaço aberto também, com mesas na rua, e com a vista do centro histórico da cidade. O mercado tem fácil acesso por estar próximo ao terminal de ônibus. E pra quem vem de carro, há um estacionamento bem amplo, próximo ao Mercado.

Está também próximo ao camelô, por isso que o foco é mais peixes e frutos do mar que propriamente artigos em geral e artesanato. Os preços e a qualidade do pescado é bem mais barata que em outros lugares.

Vale tanto como turista com local.
Desde que conheço Floripa conheço o Mercado Público, fica no centro da cidade se você vai no centro com certeza já passou pelo menos no lado dele.

Ele é um ponto obrigatório para quem quer conhecer a história e cultura da cidade. Nele tem várias lojinhas e claro peixarias e o bar mais famoso de Floripa (que ainda não tive a oportunidade de ir).

O local atualmente está passando por uma grande reforma, vamos ver como ficará ^^
Localizado no coração do centro da cidade num casarão amarelo ao estilo açoriano, o Mercado Público é um dos marcos históricos mais famosos da Ilha da Magia e é como uma fênix, pois literalmente renasceu das cinzas algumas vezes ao longo dos anos, o local já enfrentou mais de um incêndio mas todas as vezes voltou a funcionar normalmente, para a felicidade dos moradores de Floripa.
O mercado é o melhor lugar – na minha opinião - para comprar frutos do mar fresquinhos com variedade e alguns legumes e produtos orgânicos/caseiros/coloniais, é verdade que a higiene não é um quesito em que o local ganharia 5 estrelinhas, mas ainda assim julgo que é seguro e vantajoso comprar lá. Além do mais, há inúmeros postos de artesanato e culinária local, que oferecem uma verdadeira imersão na cultura açoriana. Um dos estabelecimentos mais badalados na área gastronômica do mercado é o quase lenda Box 32, que divide opiniões entre quem já foi.
É visita mais que obrigatória para os turistas!
Mercado público municipal de Floripa é um local a ser visitado nos passeio a Floripa. Bem diferente dos Mercados Publicos que já conheci, o forte dele são os frutos do mar. Os produtos são fresquinhos e o preço é atrativo. Não muda muito o valor de uma loja pra outra, o que muda é a qualidade do produto. Fora a parte de frutos do mar confesso que não me interessei muito pelo resto. Tinha um açougue lá que confesso que achei meio anti-higienico, não compraria lá.
O que me deu vontade de conhecer foi o Box 32 que ouvi dizer que tem vários petiscos maravilhosos, mas como era próximo da hora do almoço tava muito cheio, terei de deixar pra próxima.
No mercado publico há uma grande variedade de peixarias que precisam melhorar pois há uma pequena falta de higiene por parte dos funcionários, conta com umas lojinhas com uma variedades de produtos naturais muito boa, e é lá que fica o box 32 bem famoso, há lojas de roupas e sapatos que não são de boa qualidade, mas o preço é muito bom.
O Mercado Pública faz parte da história de Floripa. Desde a época de Desterro, quando o mar batia em suas paredes, passando pelo incêndio recente, os enterros da tristeza na semana antes do Carnaval, até os próprios bailes de carnaval, peixaria, lojas e o famoso Box 32, conhecido até internacionalmente. Um ótimo lugar para tomar aquela cervejinha e comer um petisco em pleno centrão e ainda levar uma lembrança ou um peixinho para preparar em casa.
Infelizmente, ou felizmente, pois ele ficará mais moderno e seguro, o Mercado está em reformas (uma das alas) e elas devem encerrar apenas meados de 2015. Porém, algumas lojas já estão funcionando na parte que já está pronta. E a estrutura externa é digna de fotos com seu estilo açoriano.
Não vá embora de Floripa sem dar uma passadinha por lá!

Não tenho informações a respeito dos restaurantes que tinham na ala, porém as peixarias foram alocadas para o antigo terminal de ônibus, próximo à Praça XV. E na ala já reformada há uma gelateria do mesmo dono do Box 32. :D Ainda não provei, mas considerando o primeiro empreendimento esse deve ser uma delícia também!
Aprecio muito passear em mercados públicos. É o ambiente perfeito para conhecer a culinária local, os gostos da região e principalmente a cultura. Na minha opinião mercados públicos são museus mais rústicos que com seus cheiros te apresentam o que há de melhor na sua região.
A fachada desse mercado, em vista de todos que já visitei em outras cidades, é sem dúvida a mais linda e convidativa. Minha expectativa era de me perder dentro pela continuação da beleza da arquitetura assim como pela variedade de produtos ou quem sabe por presenciar algo mais cultural por ser um ponto turístico. No entanto, é um local que com um visita relativamente breve, é possível apreciar tudo que o mercado oferece.
A limpeza e a organização, é um ponto bastante forte, característica que nem sempre é vista em mercados públicos. Há uma variedade maravilhosa de pescados ideal para quem aprecia frutos do mar. Há algumas lojas de temperos e conservas, artesanatos e bares nas suas proximidades localizados do lado de fora.
A sua localização central facilita a visita de quem está nas proximidades. Apesar de não apresentar nada demais é um local interessante de ser visitar tanto como ponto turístico como ponto de compra de peixes.
Sempre que passo pelo centro de Floripa vou no mercado lá encontro sempre o que procuro para uma ceia de frutos do mar. Peixes, camarão, lula, marisco, tudo de muito novo e saboroso.
Variedades de lojas, peixarias, alem de ter uma praça de box de alimentações variadas e pra uma pausa saborear um petisco e uma boa bebida bem gelada.
O lugar é histórico, alegre e muito movimentado sempre.
Imperdível a visita no mercado Publico.
Impossível você ir a Florianópolis sem passar algumas horas no mercado público. O lugar é muito mais que um mercadão, se firmando talvez como o principal ponto turístico e histórico da ilha, junto com a ponte Hercílio Luz em sua eterna reforma que já deve ter enriquecido muitas família abastadas.
Construído em 1898, substituiu o antigo mercado que foi demolido em 1896, depois de 45 anos aberto.
Local de encontro de diversas manisfestações públicas, artísticas, políticas e populares, é palco de discuções e acontecimentos históricos desde sua construção.

Umas das grandes atrações turísticas do mercado é o Box 32. O segredo do sucesso deste lugar com certeza está na presença do proprietário Beto Barretos, que pode ser visto sempre a frente do caixa. Atendendo seus clientes em até 7 idiomas, o box 32 já é conhecido nacional e internacionalmente. Lá você pode comer desde um pastel de camarão com 100g de camarão pesados até pratos sofisticados com escargots, caviar, lagosta e presunto "pata negra". O lugar é bom, mas não é nada barato.

O mercado público possui outros bares e restaurantes, inclusive em seguida posto sobre outro bar do Mercado, menos conhecido, a antiga fiambreria Espinoza que hoje se chama Bar do Alvin mas que sou frequentador assíduo desde criança.
Empórios com produtos locais também fazem parte do mercado, sempre que vou compro sementes de urucum para fazer colorau sem fubá e aquela farinha de mandioca que só tem por aqui.

Mas a grande atração do mercado são as bancas de peixes e frutos do mar. É o mercado de peixe mais limpo e com peixes e frutos do mar mais frescos que conheci. Seu abastecimento é diário e aprendendo a comprar os produtos em sua época, os preços são muito bons.
Agora estamos entrando na época da tainha e ela está em todos os boxes, grandes, chegando a 3 kilos cada uma ou mais... o preço? Ainda está 6 reias o kg pois são as primeiras do ano, mas daqui a 1 mês chegam a custar 4kg por 10 reais.

E as ovas??? Fresquíssimas, com as maiores chegando a quase 1kg podem ser compradas junto com a Tainha por 10 reais o peixe com a ova ou só a ova por outro valor. Neste final de semana estavam 30 reais a congelada e 50 reais a fresca. Dourar levemente essas ovas grandes e frescas no azeite só com sal e pimenta é algo surreal!!!

Além dos peixes, os camarões também enchem o mercado... tem camarão de todo tipo e tamanho, branco, cinza, da Lagoa ou de cativeiros vindos do sul do estado, os preços são menos da metade pelo que se paga em São Paulo sem o mesmo frescor...
No meio do mercado...
Dá uma comparada no tamanho do camarão com a mão do vendedor no canto superior direito da foto... 50 reais o kg...
As ostras cultivadas na ilha também podem ser compradas no mercado...um pouco mais caras que diretamente no fornecedor, ainda são bem baratas comparadas a qualquer outro lugar do país...

O mercado ainda possui lojas de artesanatos, roupas e muita cultura nativa. O lugar é ponto de encontro de intelectuais, boêmios, artistas e políticos.
Aos sábados o vão central é tomado por bandas de samba e pagode e o mercado público vira uma grande festa.

Talvez o mercado de Florianópolis não seja mais o mesmo em breve...a justiça obrigou a realização de licitação para a ocupação dos espaços do mercado e isso pode fazer muita gente ter que sair dali... tenho certeza que o mercado vai superar tudo isso, mas realmente espero que se mudar seja para melhor...

Mercado Municipal de Florianópolis
As lojas ficam abertas de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábados das 9h às 12h.
Durante a semana, os bares ficam abertos até as 22h, aproximadamente.
Aos sábados ficam até as 15h, em média. Não abre aos domingos.
Rua Conselheiro Mafra, 255, Centro.
Telefone: (48) 3225-8464.
Exibindo de 1 a 14
Total de opiniões: 74
Você conhece o Mercado Público Municipal? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Passe o mouse pelas estrelas clique para dar nota
Título da opinião

Opinião
Para enviar fotos ou preencher os campos adicionais, faça seu (Você não perderá a opinião escrita)