Largo do Machado

| Rank: 19º de 86 | Praças

Quer receber ofertas do(a) Largo do Machado?

É uma praça grande com estação de metrô, algo como uma Praça da Sé carioca. Embora o Largo do Machado seja bem menor, tem aquele clima de centro, com moradores de rua, pombos e comércio de rua no horário comercial. Tem muita vaga de estacionamento em volta, mas estão sempre ocupadas, mesmo com aquele limite de duas horas do rotativo. Não cheguei a testemunhar nenhum ato de violência, mas o pessoal do Rio reclama muito de menores infratores por ali. Mas, mesmo com todos os problemas, eu gosto de praças. Acho legal ter um espaço com árvores em meio ao caos urbano. Numa de minhas passagens por lá, havia uma banda se apresentando.

Assim como várias outras localidades na cidade do Rio de Janeiro, tem um potencial e uma história enormes, mas precisa de melhoras urgentemente. A praça central do bairro, onde fica uma entrada/saída do metrô, é um local com uma arquitetura muito bonita, tem até chafariz, mas é vítima do abandono e do descaso por parte do poder público. É suja e assaltos são comuns, por exemplo, o que afasta qualquer passante ou frequentador.

Reúne em seu entorno excelente comércio e a Igreja Nossa Sra. da Glória.

Personalidades já passaram por lá, que já acolheu inclusive o monumento de Duque de Caxias que hoje está no Panteon, no Centro.

Sempre tem uma feirinha muito boa, mais a praça e bastante perigosa com a presença de moradores de rua

Na Galeria Condor realmente a Rotisseria Sírio-Libanesa é sensacional. Sempre uma boa passar no fim da tarde para comer uma esfirra ou quem sabe duas....recomendo.

Uma bela praça no bairro do Catete, que carrega a alcunha de Lardo do Machado desde os tempos de Colônia aproximadamente século XVIII.

Hoje também empresta o seu nome a uma estação do metro, tendo integrações para o Cosme Velho e Estácio / Rodoviária.

Você pode ter a sorte de em um dia comum, sair do metro e bater de frente com algum grupo musical, tocando jazz por exemplo.
A Praça do Largo do Machado é um local muito interessante. No entorno está a Matriz da Igreja Nossa Senhora da Gloria e o colégio Amaro Cavalvanti que são duas obras de arquitetura muito bonitas.
Na Galeria Condor, que tem esse nome porque antes estava instalado ali o cinema Condor, abriga dois restaurantes árabes que são muito bons e baratos, com comida farta.
Muitas árvores centenárias e alguns quiosques de flores que dão ao lugar um charme especial.
Também na praça está instalada uma daquelas muitas academias públicas onde a turma da melhor idade capricha toda manhã.
Existe também algumas mesas de damas/xadrez e as infindas partidas dos profissionais do buraco que estão sempre lá.
Necessário cuidar os celulares e bolsas porque também estão lá alguns moradores de rua atentos a esses objetos.
Foto opinião do Tania sobre Largo do Machado
"Pracinha" - foi o que pensei quando passei por lá.

Não é pequena, aliás, ocupa um bom espaço no centro.

Possui alguns comércios em volta, mas como passei num domingo, vi apenas uns botecos abertos.

De lá é possível comprar o bilhete de entrada que já vem com o traslado até o Cristo Redentor. É mais barato que ir de bondinho e não é necessário agendar horário.

Como já citado, é cheia de moradores de rua e pombos; apesar de não ter lixo (devido à lei Cidade Limpa), tem a aparência de suja pois está meio judiada do tempo.
Foto opinião do Omar Ajoue sobre Largo do Machado
Você conhece o Largo do Machado? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral