Jun Sakamoto

Endereço: Rua Lisboa, 55, Jardim Paulista - São Paulo , SP - Brasil - 05413-000

Preço: $$$$  (Mais que R$100)

Em um ambiente refinado e com apenas 8 lugares, o restaurante de Leonardo Jun Sakamoto (considerado um dos melhores sushimans do Brasil) oferece apenas uma sequência completa de 16 iguarias orientais. O cliente irá saborear opções como ostra empanada com caviar, sushis, niguiris, lula com sal negro do Havaí, salmões, atuns, tempurás e muitas outras. Como sobremesa, o sorvete de maçã verde surpreende. A casa ainda oferece um pequeno menu à la carte. Faça reserva com antecedência.

Quer receber ofertas do(a) Jun Sakamoto?

Baixar Grátis

Especialista em Restaurantes Japoneses com 34 opiniões

Para ter o privilégio de ser atendido pelo mestre Sakamoto não é fácil, eu e meu marido tivemos muito trabalho até conseguir sermos um dos 8 felizes clientes que iriam apreciar o seu menu degustação e olha que o preço é bem salgado R$ 260,00 por pessoa, mas com certeza valeu a pena, eu já havia provado sushi de polvo e gostado, mas não um com um sabor tão especial quando o de Sakamoto, o detalhe que eu observei na preparação é que o arroz dos sushis era bem mais gostoso do que os que eu já havia provado e olha que eu como direto comida japonesa, mais leve, derrete na boca, gostei também das ovas de ouriço (nunca tinha provado isso na vida) e do tempura de enguia (realmente muito bom), o jantar foi delicioso, uma verdadeira experiência gastronômica, valeu a pena insistir.

Esperei muito por muito pouco desse lugar.
Pedi o menu degustaçao.
Tirando a entrada de vieira, o tartar de salmao com ovas e a enguia, o resto nao passa de nigiri com variaçoes de peixes.
De forma nenhuma é ruim, pelo contrario. Mas esperava algo exepcional, fora do comum, diferenciado. Nao vi nada disso.
E nao vale o preço mesmo se fosse feito pelo Papa.
O paraíso existe – e serve peixe cru!!!
Por Alexandre Scaglia*

Sim, ele é um dos chefs mais premiados do País. E, dizem, um cara pouco afeito a dar atenção aos clientes. O que eu pude confirmar na minha primeira visita (eu preciso voltar lá! PRECISO!!!) ao restaurante de Jun Sakamoto é que a primeira afirmação é real. E a segunda, não. O cara, além de um sushiman genial, é bom papo.

Estive no restaurante para um jantar corporativo e, infelizmente, não me sentei no balcão. Mas mesmo assim provei 15 diferentes tipos de cortes nos sushis, além de um tartar de atum com foie gras de entrada que é qualquer coisa! Ah! Tinha um molho de peixe com saquê delicioso para acompanhar.

O mais interessante é que os sushis de Sakamoto são completamente fora do comum. Mesmo um básico niguiri de atum ganha sabores deliciosos, caso do sushi de atum com foie gras (ele de novo!).

Dos 15 cortes provados (cada vez que eu vejo a lista com minhas anotações, dá água na boca…), o destaque fica para:

- Enguia – um corte de enguia marinada, que vem assim do Japão e no restaurante recebe acabamento com um molho tarê;

- Ostra – um maki raso, de pouco arroz e com uma ostra monstruosa e saborosa como nenhuma outra que eu já tinha provado na vida. Beira a perfeição;

- Carapau – simples e maravilhoso: arroz na medida, gengibre ralado e nada mais. Babei no teclado… ;

- Robalo – sim, entre os top 5 está um sushi de robalo, quase básico. Quase porque esse recebe um corte de shisô, um arbusto japonês cujo sabor é indescritível. E perfeito para o peixe;

- Atum com foie gras – um dos cortes que fez a fama do restaurante. Fama mais que justificada, diga-se.

Para finalizar a degustação, uma ostra escaldada em saquê e limão siciliano. Quem ainda estava em condições, provou um delicioso sorvete de maçã verde com gelatina de saquê de sobremesa. Eu, que não gosto de doces, adorei.

Na mesa, duas pessoas pediram uma degustação diferente, que era finalizada com duas postas de atum grelhado cujo aroma tomou conta da mesa. A vontade era avançar no prato do pessoal.

Claro que uma visita ao Jun Sakamoto não é para todo dia, infelizmente. Primeiro porque os preços são altos (não vi a conta, mas amigos que lá estiveram gastaram entre 200 reais e 300 reais em uma degustação, devidamente acompanhada de champagne). Claro que dá para gastar menos, mas se essa for a opção, não deixe de lado o saquê. Nunca!

O segundo motivo para a dificuldade de visitar o restaurante é que o local é pequeno e atende a um número limitado de clientes por dia, sempre com reservas. Mas o atendimento é atencioso e, a cada corte que chega à mesa, o cliente é informado sobre o que está comendo e se deve ou não colocar shoyu. No balcão a coisa é mais rígida, com Sakamoto pessoalmente temperando as iguarias.

Sakamoto lançou um livro de culinária, onde ensina alguns de seus segredos. Mas, como ele mesmo disse, não se aventure a fazer sushi em casa. “Come-se muito melhor em restaurantes. De preferência aqui”, garante. Eu assino embaixo.

*Alê Scaglia é jornalista de tecnologia, colabora com o Braun Café e tem muita sorte!
Fotos: Roberta Prescott, outra sortuda. Tratamento: Cris Calegaro (valeu girl)

(Post publicado originalmente no blog Braun Café em 30 de novembrode 2007)

Especialista em Restaurantes Japoneses com 83 opiniões

Ontem finalmente consegui ir no Jun Sakamoto e gostei bastante dos sushis servidos. O restaurante fica bem próximo da Av. Rebouças e a entrada do lugar é bem discreto e possui um vallet (R$ 20,00). O lugar é pequeno, mas bastante movimentado e muito bem organizado.

Ao passar pelo portão da entrada, o lugar impressiona pela decoração e o jogo de luzes. Como reservamos o balcão com uma semana de antecedência, achei que pegamos um bom lugar e optamos pelo menu de degustação (R$ 290,00).

O menu é composto por uma prato de entrada, 16 niguiri sushis, dois pratos, sendo que um deles é quente e uma sobremesa. No dia que fui, a entrada era um somen com tofu frito, os niguiri sushis de atum, atum chamuscado, salmão, buri, lula, foie gras, vieira, ostra, ovas de salmão, robalo, enguia e os outros que não me recordo... eheheh. O prato quente foi uma ostra com um caldo que lembra mais água quente com limão, outro prato era tartar de atum com foie gras e de sobremesa um sorverte de maça-verde com gelatina de sake.

Tanto a entrada quanto os niguiri sushi estávam ótimos, mas do sushis, o que gostei mais foi do salmão, que derretia na boca e depois foi o de ostras, que nunca tinha experimentado e o que menos gostei foi de lula. A sobremesa também estava muito bom.

Além de experimentar o menu de desgustação, inicialmente pedimos para acompanhar uma dose do sake Hakushika Chokara Jun-mai (R$ 27,00), mas não havia quantidade suficiente para uma dose, então o garçon sugeriu o Hakushika Karakuchi Jun-mai (R$ 26.00) e gostei bastante, mas me pareceu mais forte do que Chokara, talvez seja por causa do grau do polimento do arroz. A carta de sake que o Jun Sakamoto oferece é extenso e tem para todos os gostos e bolso.

Foi uma boa experiência gastronômica e com certeza eu voltaria. Mas é bom reservar a mesa ou balcão antes, pois o lugar fica lotado.

Especialista em Restaurantes Japoneses com 120 opiniões

Finalmente fui conhecer o restaurante japonês melhor avaliado aqui no Kekanto! Reservamos uma mesa com antecedência, pois o local é pequeno e bastante movimentado. Desde a entrada e do primeiro atendimento, o local já passa a impressão de "premium'. Garçons andando rapidamente com fones de ouvido e ao mesmo tempo atentos aos clientes.

Logo ao entrar já avistamos o Jun preparando as iguarias para as 8 pessoas que estavam desgustando o menu de 16 sushis, 2 pratos e sobremesa. No balcão, não pode ter frescura: você come o que o chef escolher e isso leva em conta os melhores ingredientes do dia.

Sentamos na mesa ao fundo e pedimos um saquê. O menu de drinks é bem extenso e encontramos um saque gostoso e com preço bom (R$ 11,00). O menu principal tem pratos quentes (teppan, yakissakana, tempurá) e frios (ostras, niguiri sushi). O preço dos pratos quentes é por volta de 40~50 por pessoa e os niguiris individuais de 8 a 12 reais.

Contaminado pelo ambiente e pela ocasião especial, resolvi optar pelo menu degustação de R$ 240 que serve 16 niguiri sushis do dia, 1 prato quente e 1 prato frio. Nas mesas você pode optar por trocar os sushis exóticos por outros, mas resolvi confiar no chef e pegar a combinação do dia.

O primeiro prato que chegou foi um tartar de atum e Foie gras, que tinha uma apresentação bem "imponente": vinha no centro de um prato com gelo picado em volta e ovas em cima. Definitivamente uma das melhores partes do jantar!

Logo chegou um trio de salmão, buri (olho de boi) e atum torô (a melhor parte da barriga). Confesso que nunca comi nada parecido! Os sashimis tinha um gosto muito suave e todos eles derretiam na boca. Esse foi o primeiro niguiri sushi de verdade.

Depois vieram os outros 14 da sequência: vieira, ovas, robalo, pargo, carapau, água viva, lula (ika), barbatana de tubarão e outros que eu nem lembro. Alguns deles não precisam de shoyo, outros usam ingredientes exóticos como sal de vulcão, e nem todos vem com wasabi (erva verde forte). Um dos que eu mais gostei além dos 3 iniciais foi o de cavala marinada. Para finalizar, 3 harumakis de vieira e camarao quentes e bem gostosos. A sequência inclui uma sobremesa que no dia era um sorvete de maça verde delicioso com gelatina de sakê.

A minha conta saiu 306 reais com serviço, um pouco caro, mas a experiência valeu a pena. O atendimento é impecável e eles explicam cada prato que chega. Eu voltaria para comer novamente o torô e talvez um dia para sentar no balcão. O local é ideal para jantar de negócios, mas é bom reservar antes.
"Hashi"
Você conhece o Jun Sakamoto? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral