Instituto Ricardo Brennand

Telefone 081 2121... Clique para ver

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Um de meus cantinhos preferidos em Recife. Recentemente, quando estive na cidade, a primeira coisa que fiz ao sair do aeroporto foi ir direto para este local.

Pra começar, você já se depara com sua grandeza já na entrada, onde é possível pegar um carrinho e seguir por um longo caminho entre coqueiros e muita área verde. Depois, após adquirir o ingresso (R$ 20,00 a inteira), é só seguir um pouco adiante e já se encantar (um pouco mais) com as belezas naturais do local. Com bastante área verde e um lago bem cuidado.

O passeio se dá no Castelo o qual reúne uma série de obras tanto do próprio Ricardo Brennand quanto de diversos outros artistas cujo trabalho ele vem reunindo com o tempo. Tem de tudo. De tudo mesmo! Difícil até de falar algo aqui e ser injusto com o que poderia ficar de fora. Por isso estou postando algumas fotos para que tenham uma ideia. Esculturas de diversos tamanhos, materiais e estilos, quadros, armaduras medievais, espadas e armas diversas, medalhas, tapetes, móveis, livros...

O que mais me chamou a atenção foi a sala contendo esculturas em tamanho real representando o julgamento de Nicolas Fouquet perante o Rei Luís XIV da França. Confesso que a todo momento fiquei achando que tinha alguém "infiltrado" entre os bonecos e surgiria de ímpeto para dar algum susto, tamanha a realidade e grandeza de detalhes destes. Realmente, impressionante!

Um passeio encantador e que, por mais que você fique por horas lá, permanecerá com a sensação de que não viu tudo. Daí a vontade de retornar... e se encantar mais uma vez!
Ouso dizer que é um pedaço da Europa dentro de Recife, um lugar completamente fora dos padrões brasileiros e que é um "must visit" para qualquer pessoa que não conheça.

Brennand mantém aberta para visitação o museu com obras e Albert Eckhout que mostra em suas pinturas o retrato do Brasil Colônia, e em outro "castelo" há uma exposição com sua coleção de armas brancas, espadas, armaduras, escudos, armas, etc... uma visita 100% nerd.

Fotos, apenas sem flash dentro do museu.

Horário: terça a domingo, das 13h às 17h. Abriremos o Instituto RB para grupos agendados nas terças de manhã.
Entrada:
R$ 20,00 (Inteiro).
R$ 10,00 (Pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos mediante documentação comprobatória).
Já faz alguns anos que estive nesse Paraíso.Parece que ao adentrar os portões desse maravilhoso lugar ,somos envolvidos por uma forte sensação de fazer parte de um história medieval.Tudo é bem corservado e perfeito desde o lindo e imponente Castelo,as esculturas ,alguma do próprio Brennand que gosta de pintar e esculpir o corpo humano despido,principalmente o das mulheres, aos jardins que são lindos e bem cuidados .Tem uma parte do acervo pessoal dele,que os guias nos contam algumas estórias da vida dele.Muito bacana mesmo e muito rico de curiosidades e informações.O lugar fica um pouco afastado do Centro de Recife,mas nada que atrapalhe a visita.Na última terça do mês a entrada é Free.Vale apena conhece.Recomendadíssimo!
Curto e grosso: é longe "pakas", mas vale a pena. É um museu, embora os nativos tentem te convencer que não... tem uma das maiores coleções particulares de armas brancas do mundo, e a maior de pinturas de Frans Post.
A propriedade toda é linda de viver, como diria Hebe Camargo! Tem uma entrada de cinema, e tudo que você imagina é casar num lugar desses (haja dinheiro). Meu pedacinho favorito é o jardim dos fundos do castelo do meio, onde fica a cafeteria, tem macaquinhos soltos, em dias mais vazios eles até se aventuram perto da gente!
São 3 castelos abertos à visitação: um das armas, um das pinturas e esculturas e um de exposições itinerantes.
As descrições das obras peca muito, muito mesmo. No castelo das armas, por exemplo, todas possuem um número, apenas um número, e na entrada fica um livro com a descrição pelos números...que isso gente?! Arruma isso! Na esculturas, muitas são réplicas de outras famosas...e não fazem essa menção...não contam onde está a verdadeira, etc...
Há uma sala escondidinha onde tem a exposição dos bonecos de cera. A mediação é muito importante para usufruir de todo o potencial dos castelos, mas não está sempre disponível, por isso é bom ligar antes e solicitar o mediador (guia).
Há uma cafeteria delicinha para finalizar o passeio! Tomar café, com uma fatia de bolo Souza Leão, olhando os macaquinhos pular de galho em galho é muito legal!!
Para quem pensa que Recife é só praia e gastronomia, este é um excelente passeio para mergulhar na rica história local! O Instituto Ricardo Brennand fica situado na Várzea, próximo à UFPE/Cefet, dividido em 3 áreas (Galeria, Pinacoteca e Castelo São João) todas com um imenso acervo, parte de obras fixas e parte temporárias, desde quadros e esculturas a relíquias como relógios, louças, tapeçarias e armamentos históricos.
Além da cultura, o local é lindo, com jardins e lago bem conservados, e dispõe de amplo estacionamento gratuito com seguranças. O valor do ingresso é R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudante e professores).
O instituto é um lugar muito lindo ,tem uma arquitetur amuito linda,com muitos tipos de obras, de varios artistas, e varias esculturas, quadros , tem uma vasta coleção de facas e armas do tempo da guerra, também a varias bonecos de cera e varias armaduras de cavaleiros e muito mais ,dentro do instituto não pode tirar fotos, mas no entorno tem um jardim que é de tirar o folego, com varia esculturas e fontes que são maravilhosas, onde você pode tirar fotos e curtir o lugar, que é lindo para você relaxar, pençar na vida e se divertir porque o lugar é lindo!
O Instituto Ricardo Brennand é um lugar que vale a pena visitar, tanto turistas, quanto os próprios recifenses. O local é muito bem cuidado, limpo e oferece lindas paisagens para fotos. No interior do castelo é permitido tirar fotografias (sem flash).
Como pernambucana, gostei muito de conhecer a exposição Frans Post e o Brasil Holandês, conheci mais sobre a história do estado e pude ver um vídeo de 9 minutos sobre este pintor. É só pedir aos funcionários que eles passam o filme.
Me encantei com os itens orientais que estavam expostos, belíssimos, além de muito conservados. Há também um espaço reservado para bonecos de cera, não gostei muito de vê-los, achei o espaço pequeno, por isso vários personagens de 'histórias' diferentes ficaram agrupados sem sentido.
A lanchonete do local é agradável, com lanches saborosos e preço aceitável e o melhor: aceitam cartão de crédito, a lojinha de souvenires fica ao lado.

A entrada custa R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia. Funciona de terça a domingo. Na última terça do mês a entrada é gratuita para todos.
Para chegar ao local, pegue algum ônibus que vá para o terminal Caxangá e pegue um taxi para o Instituto, pois fica próximo. Se puder ir de carro, o estacionamento é amplo e gratuito.
O lugar é legal, tem um jardim muito bonito e uma arquitetura de castelos medievais, ótimo para fazer algumas fotos, massss eu definitivamente não gosto de museus rs. O lugar é incrível (para quem gosta), com uma coleção de peças antigas, quadros, moedas, mapas etc, tudo aquilo que é fantástico para quem gosta e cansativo para quem não vê a menor graça rs. A parte que eu achei mais legal foi o castelo com vários ambientes, que possui coleções de armaduras, facas, canivetes, armas e essas coisas que você só vê em filme. A entrada custa R$20,00 e estudantes e idosos pagam meia entrada.
O Instituto Ricardo Brennand, é um espaço cultural construido em estilo castelo medieval. Na entrada o visitante pode apreciar a linda alameda de palmeiras imperiais que conduz ao jardins das esculturas e lagos encantadores.

Em seu interior encontra-se peças exclusivas como: esculturas, tapeçarias, móveis, além de pinturas, mapas e moedas relativas ao período da invasão holandesa em Pernambuco. No museu das armas estão reunidas armaduras da Europa medieval e cerca de três mil armas brancas –entre facas e canivetes - fabricadas em diversas partes do mundo.

O instituto, criado em 2002 pelo colecionador Ricardo Brennand disponibiliza um tour virtual em 360 graus verticais e horizontais, e está aberto de terça a domingo, das 13h às 17h.

Preço por pessoa: R$ 15,00 -inteira- R$ 5,00 para - Estudantes, Professores e Idosos acima de 60 anos com documentação comprobatória.
Obs.: Crianças até 7 anos tem acesso gratuito.

Mais informações através dos telefones: 81 2121-0352 / 81 2121-0365
O Instituto Ricardo Brennand, é um dos museus mais visitados da capital Recife. Para quem vem para visitar, e curti obras de artes de todos os tipos, é para lá que você deve ir. São obras de artes das mais diversas procedências e épocas. Lá você pode além de ir para se encantar com as obras de artes da exposição, o lindo lugar com muito verde. Você pode ainda parar para tomar um café e papear um pouco com quem você estar, na cafeteria do IRB, ou até ir até a lojinha do Instituto para presentear aquele alguém especial, lá você vai encontrar acessórios que via de R$ 2,00 à R$ 100,00. No primeiro dia em que fui, me sentir encantada com tanta beleza escultural, artística e pelo ambiente tranquilo. As pessoas atenciosas, um atendimento excelente. Vale a pena conferir! O Instituto é aberto da terça ao Domingo, das 13h ás 17h, para quem vai com grupo de turista, os agendamentos são feitos para as quartas-feira pela manhã. A entrada custa, R$ 20,00 ( inteira), R$ 10,00 (Pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos mediante documentação comprobatória), R$ 7,00 Grupos escolares agendados. Acesso Gratuito Crianças até 07 anos; Escolas públicas agendadas; Guias de turismo e taxistas (mediante documento profissional atualizado); Membros do Conselho Internacional de Museus – Icom (mediante documentação comprobatória). E atenção, na última terça-feira de cada mês, é gratuito para todos.
Vou deixar o meu legado das coisas do nosso Recife me referindo a vários locais, quer gastronômicos, quer culturais, quer intelectuais, quer ecológicos: Instituto Ricardo Brennand, excelente vivência da cultura barroca-renascentista; cinema do teatro da Fundação, com seus excelentes filmes de arte; parque Dona Lindu, espaço ecológico, sóciocultural e artístico maravilhoso, para todos os gostos, preferencialmente de qualidade.
Sal e Brasa, na Avenida Recife, pertinho do Aeroporto; Boi e Brasa, não só da Caxangá, mas do Pina oferecem uma boa dose de diversificação de pratos, além de oferecer rodízio de carnes, com opções especiais de salmão, faisão, pato e mais alguns espécimes exóticos da natureza. Se procurar, vai achar o que fazer e aonde ir nesta nossa cidade tão linda, se estendendo, evidentemente à nossa queridíssima, apreciada, e frequentada cidade-irmã: Olinda, Cidade!!!
Lugar esplêndido! Me encantei quando pisei no Instituto.
Um lugar perfeito pra fazer festas cerimoniais, passeios com a família e amigos e conhecer as obras de artes do Ricardo Brennand e se não me engano, obras do seu irmão Francisco Brennand.
Vale muito a pena conhecer, com cenários perfeitos para fotografar e guardar boas lembranças.
Lugar belíssimo! Encantador! Um castelo em plena área urbana. A localização é de fácil acesso, na zona oeste da cidade do Recife, em uma ZEPA-Zona Especial de Proteção Ambiental,onde podemos desfrutar de clima com oxigênio 100% puro,clima fresco, beneficiado por parte da mata atlântica. A recepção no Instituto é feita por profissionais muito bem capacitados, bons recepcionistas e excelente guias ...O acervo de armas, quadros,livros digitais, esculturas, tudo de primeira qualidade e estimulantes aos olhos de até um leigo. Vale apena visitar e visitar e visitar!!!
Nota geral Você conhece o Instituto Ricardo Brennand? Escreva uma opinião! Dê sua nota!
Título da opinião