Igreja Senhor do Bonfim

Endereço Praça Senhor do Bonfim, 25, Bonfim - Salvador , BA - Brasil - 40415-475

Telefone 71 3316-... Clique para ver

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Tá ai um ótimo passeio turístico, ou mesmo um lugar pra ir pra fortalecer sua fé, a depender de sua crença. A Igreja do Senhor do Bonfim fica em cima de uma colina e já foi inspiração para a confecção de músicas. Anualmente ocorre a lavagem das escadarias do Bonfim, feitas por baianas que carregam água de cheiro em um jarro com flores em cima da cabeça. A festa popular é algo q vale a pena ir e conferir.

Uma tradição do local são as fitinhas do Sr. do Bonfim. Vc compra (não é caro), faz um pedido e amarra nas grades da frente da igreja. São tantas fitinhas coloridas amarradas nessa grade q dá um visual lindo. Por dentro da Igreja existe uma parte com próteses de mãos, cabeça ou pés, amarradas no teto. Essas próteses significam os pedidos das pessoas q estão com um parente enfermo naquela determinada região para q seja curado.

Sr. do Bonfim no sincretismo religioso é conhecido como Oxalá pelo Candomblé e é algo lindo de se ver as religiões convergindo e convivendo (coisas q só se vê na Bahia). No alto da colina a vista é linda e tem pessoas q sobem a pé pra pagar promessa, dai vem o ditado popular q "quem tem fé vai a pé". Mtas pessoas levam coisas pessoais para receberem a benção do padre. É uma programação Gratuita.
A Igreja do Senhor do Bonfim é uma visita obrigatória em Salvador, sendo o santuário mais importante da cidade e que realiza a maior festa religiosa da Bahia, a Lavagem das Escadarias do Senhor do Bonfim.
A Igreja é linda e ao contrário das que visitei no Recife e outras cidades é muito bem conservada, lembrando algumas igrejas de Minas.
Bem ao lado você terá uma linda vista da praia e pra completar o passeio é possível comer comidas típicas bem perto.
Tente organizar a sua visita à igreja para também ir ao Forte de Mont Serrat que fica próximo e vale muito a pena visitar. Pra mim é um dos lugares mais bonitos de Salvador!
Um dos principais cartões postais da cidade de Salvador, esta Igreja, localizada na (sagrada) colina do bairro do Bonfim, costuma ser bastante visitada em todas as épocas do ano. Não importa o dia e hora, ainda que não seja verão ou período de férias: Se você aparecer lá, é muito provável acabar encontrando algum turista na porta, tirando várias fotografias e com vendedores grudados neles querendo que comprem as tão famosas fitinhas, para serem amarradas nos pulsos ou presas nas grades que perfazem o entorno da Igreja.

Fazem cerca de 250 anos desde sua inauguração e esta Igreja se mantem imponente na região. Possui uma boa estrutura, sendo belíssima, com um interior muito bem cuidado, com decoração nas cores branco e dourado. Acho curioso a iluminação, feita com uma espécie de tubo (PVC???) com uma lâmpada fluorescente espiral na ponta, simulando diversas velas espalhadas por todo canto. Apenas acho que o interior é um pouco pequeno e estreito já que, ao olhar por fora, transmite uma sensação de que seria maior.

Costumo ir todos os anos na Lavagem do Bonfim, perfazendo o percurso, a pé, desde o Mercado Modelo, no Comércio, até a Igreja. Mas dificilmente acabo entrando nela, apenas em ocasiões especiais, como recentemente, onde fui a uma missa com toda a família, em homenagem a um tio.
Lugar de muita fé e turismo é a Igreja do Senhor do Bomfim, a tradição de amarrar fitas do santo na grade da igreja é uma referência clássica das tradições baianas criadas, além da famosa lavagem.

A igreja é linda, sempre cheia, devido ao grande numeros de turistas que recebe, além dos fieis que moram próximo e tem hábito de ir diariamente.

O acesso é relativamente tranquilo, possui ponto de ônibus logo em frente, e um estacionamento aberto
A praia da ribeira normalmente é o próximo ponto turistico do circuito da região, por ser tão perto da igreja, basta descer uma ladeira logo atrás da igreja.
Para os baianos a igreja do Senhor do Bonfim é um dos maiores centro de fé católica e de religiões africanas.
A igreja atrai muitos devotos, turistas e peregrinos, e é famosa pelos portões cobertos com as famosas fitinhas do Sr do Bonfim, logo de início vem pessoas te oferecendo seis fitas por 2 reais , mas perto da igreja tem lojas que vende as fitinhas bem mais baratas que isso.

A igreja é famosa também pela sua festa que tem também a lavagem das suas escadarias, onde reúne milhares de pessoas. Inicia-se com o cortejo de baianas que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro. O percurso é de oito quilômetros de festa.
A igreja Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador, foi construída entre 1746 e 1754, para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa, em 1745. Em 1927, o papa Pio XI elevou o templo à dignidade de Basílica.
A arquitetura é em estilo neo-clássico e fachada em rococó. Segue o modelo das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19, com belos afrescos e azulejaria.

A primeira vez que entrei, fiquei maravilhada... é LINDA!
Quem tem fé vai a pé... A Igreja é simbolo de fé na Bahia e tradicionalíssima, Alem de ser linda por dentro e por fora, conta também com uma paisagem linda ao seu redor. Para quem visita pode comprar as fitinhas que são facilmente vendidas na entrada da igreja. Infelizmente a falta de policiamento deixando o local um pouco inseguro, vale a pena ter cuidado.
Com certeza a Igreja do Bonfim é o ponto turístico mais visitado de Salvador. Lugar de paz, mistico e de uma energia, uma fé, inabalável!!! Não há uma só vez que eu não vá ao Bonfim e não me emocione.

A Igreja é belíssima!!! Logo quando chegamos nos deparamos com aquele colorido maravilhosos das fitinhas do Senhor do Bonfim amaradas na grade da igreja. Cada fitinha reflete a fé dos baianos e turistas que ali estiveram para conhecer, rezar, agradecer, pedir, deixando um lindo visual, um mar de cores!!! E quem nunca tirou uma foto naquela monte de fitinhas balançando ao vento rsrsrs...Lindo de se ver!!!

Dizem que se deve amarrar a fitinha no braço e fazer 3 pedidos a cada nó dado. Quando a fitinha se rompe é porque os pedidos foram atendidos. Se tem fé, que mal faz não é verdade?!?

A parte interna da igreja é maravilhosa, com sua riqueza de detalhes, peças folheadas em ouro, seus santos e encantos!!!

A tradicional lavagem das escadarias é mundialmente conhecida e arrasta multidões de fieis, que seguem em procissão até a colina sagrada.É o famoso ditado...Quem tem fé, vai a pé!!! Os fieis andam cerca de 8km ou mais. Sem contar a parte profana da festa, com os cortejos, som, bebidas e muita farra!!!
Linda com suas grades cheias de fitinhas coloridas e pedidos de todos os cantos do mundo. ( a minha também está ali.. rsrsrsr). Se for a igreja, vá pela manhã que um padre fica atendendo a todos que ali vão para benzer as fitas, abençoar as águas e etc. Se for supersticioso, pegue sua fitinha e prenda nas grades,

via Windows Phone

Colina de muita fé, adorada/visitada por turistas e baianos. A igreja é toda trabalhada com pinturas ate o teto, muito linda, sempre que posso assisto a uma missa, gosto de ir dias de domingo, a igreja fica super lotada ate as escadas mas assim mesmo sempre dou um jeitinho de entrar (espero acabar uma missa ;) )
Na minha opniao é uma das mais bonitas da cidade, te da ate uma vista maravilhosa la de cima e te rende otimas fotos.
O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana. A igreja atrai muitos devotos, turistas e peregrinos. As famosas fitinhas do Senhor do Bonfim são confeccionadas desde o início do século 19.

Interessante a história não é? Ouvir e ver a quantidade de pessoas que vão a tradicional Festa do Bonfim que é celebrada desde o século 18, em janeiro no dia do padroeiro que ocorre no 2º domingo, e assistir a Missa logo pela manhã em devoção, e agradecimento, é muito lindo essa cultura religiosa, independente de religião!

A festa inicia-se com o cortejo de baianas que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro. O percurso é de oito quilômetros de festa. Termina ao som de trios elétricos e ainda tem o Bonfim Ligth uma festa fechada de camisa com atrações ótimas, geralmente sempre tem Timbalada pelo que ouço falar!

Nunca fui, um dia irei para dar uma olhadinha! Dizem que tem muito ladrão, mas onde não tem? Ainda mais em festas que contém um grande número de pessoas!
Não vou mentir, costumo visitar a igreja em duas situações: casamento e de 5 em 5 anos. Pelo que sei casar lá é um tanto quanto disputado e caro, por ser uma igreja tradicional, linda, turística e tudo mais. A imagem da grade cheia de fitinhas do Senhor do Bonfim (estas que já foram exportadas para outros estados – SÓ COMPRE AS ORIGINAIS EM SALVADOR rsrs) é uma foto clássica dos turistas e até dos naturais. Por fora parece que está precisando de uma pintura e por dentro a coisa é muito mais deslumbrante. Confesso que não sou muito religioso, mas gosto das igrejas de Salvador, quase todas com um “Q” histórico. Tem gente que faz promessa ai pra subir de joelho, respeito, cada um com sua fé e sua crença.
A igreja possui história e obras de arte. O lugar é aprazível com uma vista bonita da cidade e uma praça em frente. A festa é celebrada no segundo domingo após o dia 06 de janeiro de todos os anos e na quinta-feira anterior acontece uma grande lavagem.Tem a sala dos milagres onde várias pessoas curadas deixam as suas próteses, o que leva o povo de todo o Brasil ao Bonfim é a fé pois não existe devoção maior que esta no país.
Você conhece o Igreja Senhor do Bonfim? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral